Pular para o conteúdo

Inverno versus Verão

Eu posso dizer com certeza que 90% (ou até mais!) dos Brasileiros que vem para o Canadá tem medo do frio. Eu recebo muitas mensagens sobre isso, com pessoas curiosas e, principalmente, apavoradas com a idéia de estar em uma cidade quando os termômetros marcam temperaturas negativas. E é normal sim gente ter este medo porque nós não estamos acostumados com as temperaturas congelantes. Eu sou do sul do Brasil e lá a gente tem sim um inverno rigoroso e em alguns deles até neva (olha só esta reportagem aqui de 2013 para vocês verem que eu não estou mentindo). Mas, apesar de eu passar mais frio dentro de casa no Brasil do que aqui no Canadá, o frio congelante e extremo é sim diferente e desconhecido. Então é normal sentir medo e curiosidade.

Mas, você vai sobreviver! Isso eu posso dizer depois de viver 8 invernos. E de certa forma pode até começar a gostar do inverno (olhem só este post aqui). Eu não entendo como a maioria dos Brasileiros só pensa no verão, ignorando a beleza das outras estações do ano. Eu sei que o inverno pode ser uma estação desafiadora, mas com o casaco certo e a atitude certa pode ser a estação mais linda (e inesquecível) do ano. Há vida no inverno e há vida no verão.

Pensando nisso eu resolvi escrever uma listinha de diferenças entre o inverno e o verão de Toronto. Coisas do dia-a-dia que acontecem por aqui, e que de alguma forma diferem (ou não) entre as estações. Espero que vocês consigam notar a diferença e entender o que eu quis colocar anteriormente neste texto.

Clima

IMG_0015

Inverno: o clima de Toronto no inverno é frio e neva frequentemente (clique aqui e veja post sobre a neve na cidade). Durante os meses de inverno (Dezembro, Janeiro e Fevereiro), a temperatura na maioria de Toronto geralmente está abaixo de zero, dia e noite. O vento é o seu pior inimigo no inverno, baixando bastante a sensação térmica e deixando insuportável ficar na rua. As temperaturas podem cair abaixo de -25C e já peguei sensação de -38C por aqui.

Verão: o clima de Toronto no verão é quente e seco, e a gente pode ter temperaturas de calor extremo como estamos acostumados no Brasil. Pela manhã as temperaturas são mais amenas – na casa dos 20C – e é à tarde que o calor vem mesmo, com as temperaturas aumentando para 30C ou mais. Os meses mais quentes são Julho e Agosto mas não há regra, já que o clima de Toronto é meio louco.

Atrações

IMG_0947

Inverno: as principais atrações de Toronto – CN Tower, museus, aquário – estão abertas e podem ser aproveitadas o ano todo. A Lakeshore – que é a minha atração preferida da cidade – pode ser visitada em dias mais quentes (como fica na beira do lago se estiver ventando e muito frio pode ser insuportável). A neve pode viver atração e certamente irá te deixar feliz quando cair (até hoje eu acho lindo ver a rua branquinha). Rinks de patinação no gelo também irão virar atração.

Verão: dá para curtir a cidade como um todo, literalmente. Parques, praias, ilhas, lakeshore, atrações turísticas… tudo está aberto e funcionando a todo vapor. O que acontece no verão é que todo mundo quer aproveitar os poucos meses de calor, então a cidade está sempre lotada (de moradores e turistas) e para quem mora aqui não é tão agradável, por exemplo, passear na lakeshore no final de semana. Vale destacar as praias da cidade, que apesar de serem de água doce são lindas e valem a visita – Toronto tem 11 praias e eu falei de 5 neste post aqui.

Roadtrip

Inverno: no inverno é sim possível viajar e passear para cidades e locais próximos de Toronto, só é necessário um pouco mais de atenção e flexibilidade. Digo atenção porque você pode ser o melhor motorista, mas dirigir no inverno não é tarefa fácil. E flexibilidade porque se uma nevasca cair o melhor a fazer é reorganizar os planos e continuar a viagem quando o clima melhorar. Entre os lugares para visitar perto de Toronto no inverno eu destaco Blue Mountains, qualquer montanha de Vermont (nos USA), Mt Tremblant e Orillia.

Verão: verão é sinônimo de roadtrip por aqui. Dá para passear muito nesta época do ano porque os dias são longos e todo mês tem um feriado. Neste post aqui eu trago dicar de alguns lugares – no Canadá e USA – que você pode ir de carro e curtir um final de semana do verão saindo de Toronto. A parte ruim é que é tudo mais caro e também bem mais cheio. Então paciência e dim dim são fundamentais.

Cores

dsc_8325

Inverno: engane-se quem pensa que o inverno é “preto e branco” e sem graça. A neve – apesar de ser branca – deixa as outras cores super vivas. E o céu do inverno é lindo e colorido. Então, o inverno tem sim suas cores. Mas você deve estar preparado para “encontrar cor” em outras maneiras, pois já peguei invernos aqui cinzentos e com apenas 48.5h de sol em 31 dias (clique aqui e leia mais sobre isso).

Verão: não é a estação mais colorida do ano – para mim é o outono – mas é a mais azulada e amarelada. As cores do verão estão não só na natureza, mas nas pessoas, que se vestem com cores mais vivas (nada de casacos pretos todos os dias da semana) e na vida, que de alguma forma fica mais colorida com o sol e o calor.

Comida

IMG_0005-(1)

Inverno: chocolate, fondue, tortas e cookies, sopas, poutine, massas… vamos combinar que no inverno a gente come MUITO e O TEMPO TODO. Nada de patios ou festivais nas ruas (mas mesmo assim a gente acha um jeitinho de se reunir para comer).

Verão: muito sorvete – e todos os seus derivados, sucos, frutas, saladas, churrasco, milho… eu confesso que eu adoro comer no verão. Estar na rua, comer nos patios e nos parques, é muito bom! Tem também os food trucks e os milhares de festivais gastronômicos e culturais que acontecem na cidade. E tem os sorvetes de Toronto, que são incríveis (clique aqui e veja uma listinha de alguns deles).

Roupa

DSC_7696

Inverno: camadas (2 ou até 3), muitos acessórios (luva, gorro, cachecol, meias apropriadas) e um sapato bom e resistente… você precisará de tudo isso no inverno (e um pouco de criatividade para não parecer estar com a mesma roupa em todas as fotos da estação). Lembre-se que dentro dos locais será quente por causa da calefação, então esteja preparado para tirar as camadas e ser um pouco “normal” dentro dos ambientes. Clique aqui e veja mais sobre se vestir para o inverno.

Verão: o verão de Toronto é quente, então as roupas para o verão em geral são as que somos acostumados no Brasil. Mas – e sempre tem um mas quando o assunto é clima aqui em Toronto – você deve trazer um casaquinho e algumas calças, porque o vento pode chegar e as temperaturas podem ficar mais baixas (tipo uns 17-20C, que é frio para alguns Brasileiros de regiões mais ao Norte do Brasil). E tem também o ar condicionado dos lugar no modo polar (isso mesmo, todos os lugares tem ar condicionado e as pessoas tendem a colocar muito gelado, o que requer casacos e roupas mais protegidas).

Para Crianças

FullSizeRender

Inverno: patinação no gelo, snowtubing, brincadeiras com neve, e muita criatividade dos pais nos dias frios.

Verão: splash pads, piscinas, bicicletas, parquinhos, praias, correr livre na rua o máximo que puder antes do inverno chegar.

Festivais

DSC_9315

Inverno: engana-se quem acha que não acontece nenhum evento ou festival em Toronto porque está frio. Tem muita coisa acontecendo na cidade e muitos destes eventos são outdoor (ao ar livre mesmo). No início do inverno temos os mercados de Natal, depois vem os festivais de luzes e esculturas nos parques e praias – como este aqui que fomos ano passado, o festival de esculturas no gelo, o de icewine, e por ai vai.

Verão: é o mês dos festivais. Eu acho que todo final de semana de Toronto tem pelo menos uns 5 festivais ou eventos para fazer – e eu juro que não estou exagerando. Verão é a época de sair de casa mesmo e se contarmos nos dedos são somente 15 finais de semana no verão, e nem todos são quente. Então o jeito é abrir o calendário e pensar em quais festivais você vai querer ir. E se você estiver vindo para a cidade nesta época planeje-se bastante para ir a pelo menos um festival, para entender como Toronto funciona e como seus moradores se divertem.

Bebidas

DSC_8946

Inverno: chocolate quente, lattes, cervejas, vinhos… as bebidas quentes lideram o ranking de melhores bebidas do inverno e nos cardápios das cafeterias da cidade há vários sabores diferentes e festivos. E engana-se quem ache que cerveja é só no verão: várias cervejarias criam sabores exclusivos para o inverno e Toronto tem até um festival de cerveja no inverno (clique aqui para ver a nossa experiência quando fomos a alguns anos atrás).

Verão: iced capps, frappuchinos, cervejas, vinhos, milkshakes… cafés gelados são disputados no verão e os queridinhos dos Torontonianos. E, é claro, cervejas também estão em um lugar especial.

Cuidados

Inverno: o frio extremo é super perigoso e pode matar. Cuidados incluem: checar a previsão do tempo antes de sair de casa, proteger a pele, vestir-se adequadamente, estar sempre seco, entre outros. Clique aqui e veja um post super completo com os cuidados que você deve ter quando o frio é extremo. Estes cuidados devem se extender para todos os membros da sua família, incluindo os peludos.

Verão: engana-se quem pensa que não há cuidados que devem ser tomados no verão. Estando em Toronto nesta época do ano você ouvirá avisos sobre problemas de saúde causados ​​por calor, sol e poluição atmosférica.

Esportes

IMG_4513

Inverno: ski, snowboard, patinação no gelo, hockey, curling e snowshoeing são alguns dos exemplos. É engraçado pensar que o pessoal aqui sai na rua no frio para se exercitar, mas isso acontece (e muitos aqui esperam ansiosos pelos meses de frio para poderem fazer estes esportes). As crianças já começam a patinar desde pequenas e os jovens vão desesperados para as estações de ski para testar novas manobras. Eu acho que os esportes de neve são um dos grandes motivos que o inverno não é tão sofrido para quem mora aqui – por isso eu sempre sigo para quem está se mudando que é importante escolher um esporte de inverno para chamar de seu.

Verão: corrida, bike, natação (apesar da água do lago ser gelada o ano todo), volley (há várias quadras nas praias da cidade), basketball (não há muitas quadras mas as que existem são bem legais – clique aqui para ler mais), e por ai vai. Os moradores da cidade AMAM fazer esporte e os parques e ruas da cidade ficam lotados de praticantes de esporte nesta época do ano.

Vida

DSC_0644-(1)

Inverno: Normal.

Verão: Normal.

Espero que tenham gostado da minha comparação entre inverno e verão. Este post faz parte do projeto #vidaemTO – onde 5 blogueiras Brasileiras vivendo aqui trazem a sua visão sobre um mesmo tema. Não deixem de acompanhar o que as outras blogueiras que participam do projeto tem a dizer sobre este assunto:

Carina Iani | Blog Outside Brazil
Livi Souza | Blog Baianos no Pólo Norte
Mariana Cimini | Blog Virei Canadense
Mirella Matthiesen | Blog Mikix

12 comentários em “Inverno versus Verão”

  1. Eu sempre me regulo quanto a minha atitude em relação ao inverno porque o meu impulso inicial é sempre reclamar dele. Mas como você disse, a atitude certa e a roupa certa fazem toda a diferença. Eu não gosto do frio mas aprendi a curtir os detalhes e as coisas que só temos no inverno. Beijos

  2. oii Gabi, estarei embarcando para Toronto dia 11/06 deste ano, e ainda estou preocupada com o clima do mês de junho, pois ficarei 9 dias, vc saberia me informar qual a média de clima desse mês? pq não quero sair daqui com 358 casacos e passar mt calor, ou levar nenhum e passar frio kkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *