Pular para o conteúdo

Checklist para estar pronto para o inverno

Faltam 37 dias para o inverno chegar e apesar de parecer muito a estação mais fria do ano requer muito planejamento, portanto 30 e pouco dias não é muito tempo. E, tem o fato de que o frio chega bem antes do inverno começar, então quando a gente pensa em se organizar para o inverno toda a preparação acontece bem antes da data em si. Eu recebo muitas mensagens de pessoas que estão vindo para o Canadá a passeio no inverno ou que vieram morar aqui de vez, e estão passando seu primeiro inverno no Norte. E as mensagens são cheias de perguntas, medo e insegurança, o que é super normal já que no Brasil não temos frios extremos e neve. O que eu posso dizer – e que está escrito neste post aqui – é que o inverno é uma estação linda e que, com planejamento e organização, pode ser a estação do ano que a gente mais aproveita o Canadá.

Outro dia eu e meu marido estávamos conversando o que precisávamos fazer agora que o frio estava se aproximando e fizemos uma checklist de algumas coisas que precisávamos arrumar aqui em casa, comprar e organizar. E eu achei que a checklist ficou tão legal que eu resolvi compartilhar aqui no blog com vocês, pois pode ser útil para aqueles que irão presenciar o inverno pela primeira vez. Espero que gostem e, como sempre, não deixem de comentar se acrescentariam algo na minha listinha.

1. Roupas adequadas para o frio

DSC_6802

O item número 1 do checklist tem que ser roupas. Isso porque se você vier para o Canadá no inverno terá que investir em boas roupas – um bom casaco, uma boa calça, sapatos adequados e acessórios de frio). Eu sempre digo que quando você estiver planejando a sua viagem para o Canadá no frio você tem que incluir no seu orçamento um valor para as roupas de neve, porque se não investir em roupas de qualidade não conseguirá sair de casa e não irá curtir a viagem como deveria. Eu tenho vários posts com dicas do que usar no frio e irei colocar alguns deles abaixo. Quando eu e meu marido estávamos organizando nosso checklist os pontos que pensamos foram os seguintes:

Guardar as roupas de calor e colocar as roupas de frio no guarda-roupa: uma tradição que temos aqui é trocar as roupas do guarda-roupa todo, já que temos um inverno quente e um verão congelante. Eu não lembro de fazer isso no Brasil mas aqui a gente guarda mesmo as roupas e no caso de Toronto só vamos pensar em colocar as roupas de verão de volta lá por final de maio.

Checar os casacos e acessórios e ver se não precisamos comprar nada novo: nós já moramos no Canadá a 8 anos e já temos todos os casacos e acessórios que precisamos. Mas eu gosto sempre de checar todos eles para ter certeza que está tudo ok e que a gente tem gorros e luvas suficientes (porque a gente perde bastante durante a season). E também ver se as botas ainda estão ok (às vezes a gente guarda com sal e pode danificar o material depois de tantos meses guardadas). E a razão de olhar isso é que agora as lojas estão cheias de opções, então agora é a hora de comprar acessórios legais. E também olho os casacos para ter certeza que estão servindo e que zíper e botões estão ok.

Compras roupas novas para crianças e cachorros: o Thomas está em uma super fase de crescimento e a gente sabe que todo ano ele vai precisar de casacos e acessórios novos. Então com novembro chegando a gente já vai se organizar e comprar uma bota de neve nova, uma calça impermeável e um bom casaco de neve. E para o Joe a regra também funciona, já que ele usa o mesmo casaco todos os dias e a gente lava bastante por causa da neve, então todos os anos a gente compra um casaco novo para ele (clique aqui e veja a marca de casacos que eu indico para cachorros).

Onde e quando comprar seu casaco de inverno em Toronto

Como se vestir no inverno Canadense

As camadas de roupas que você deve usar nos dias mais frios

Como se vestir para praticar ski ou snowboard

Como vestir seu cachorro para o frio

2. Decidir qual esporte e atividades de inverno vai praticar

IMG_4513

O segundo item do checklist pode parecer não tão importante, mas é! Isso porque se você não abraçar o inverno e suas atividades a vida no Canadá vai se tornar horrível – quase que insuportável – já que metade do ano é frio por aqui. Neste item a minha dica é que você pense quais atividades quer fazer, experimentar e faça um plano de como vai praticar estes esportes ou atividades. Há MUITA coisa legal que você só consegue fazer no inverno e você tem que realmente aproveitar esta época do ano para fazer estas atividades, que são super divertidas.

Ski ou snowboard: são esportes de inverno super legais, que requerem treino e também um pouco de investimento, especialmente se você não tem equipamento e precisa de aulas. Há muitas montanhas de resorts de inverno espalhados por Toronto, mas nenhum deles é uma super montanha (então se você é um esquiador bom, pode se decepcionar). Eu e meu marido amamos esquiar e fazer snowboard e sempre nos planejamos no início da season para ver comprar tickets das montanhas (sempre mais barato antes dela começar) e arrumar equipamentos. Abaixo alguns posts que podem te ajudar neste assunto:

Ski e Snowboard dentro da cidade de Toronto

Ski e Snowboard próximo a Toronto

Comparação entre Blue Mountains e Mt St Louis Moonstone

10 locais perto de Toronto para você esquiar à noite

Outros tipos de esportes: além do ski e snowboard há outros esportes de gelo que você pode praticar no inverno, como cross-country ski, ice hockey, o curling, o ice skating, o ice fishing, andar de snowmobile e fazer snowshoe. Vale a pena ler sobre o assunto e ver qual deles você se identificaria mais. Cross-country ski é o ski praticado através de movimentos alternados de braços e pernas em que, se empurrando, garantem a locomoção do esquiador em pistas planas ou levemente inclinadas (não em morros). Ice hockey é o hockey no gelo que é a paixão nacional dos canadenses (assim como o futebol é para nós brasileiros). No inverno você encontra vários rinks de hockey nos parques e eles estão sempre lotados. Dá também para você assistir a um jogo do Toronto Maple Leafs (time da cidade) ou Toronto Marlies (time da “série B” que eu assisti aqui). O curling é um esporte cujo objetivo é lançar pedras de granito o mais próximo possível de um alvo, utilizando para isso a ajuda de vassouras. Há vários clubes de curling em Toronto (clique aqui e veja uma lista). Ice skating é a patinação no gelo, que é extremamente popular em Toronto. Toronto possui 52 outdoor rinks (gratuitos) e 40 indoor rinks. Clique aqui e veja mais informações sobre pistas internas e externas, horários e aulas. Ice fishing é considerado também um esporte, que é quando as pessoas vão pescar nos lagos congelados (a experiência é muito canadense e se você estiver em Ontario pode ver mais informações aqui). Snowmobile são aquelas “motinhos com rodas de trenó” que você pode alugar para fazer trilhas na neve (nós já fizemos o passeio e contei para vocês aqui no blog). Por fim tem o snowshoe, que é um esporte de caminhada com raquetes presas nos pés dos praticantes para evitar que eles afundem na neve.

Atividades com crianças: este é o ponto que eu e meu marido mais conversamos quando estávamos nos organizando para o inverno. Isso porque Thomas agora tem 2 anos e está super ativo – não dá mais para ficar com ele em casa quando a rua está coberta de neve como fizemos inverno passado. Este ano ele vai querer ir para rua e a gente vai ter que aprender tudo que podemos fazer com ele. Abaixo compartilho com vocês a listinha que fiz de atividades que quero fazer com o Thomas:

– fazer anjos na neve
– fazer um boneco de neve
– brincar com trenós de neve
– fazer uma guerra de neve
– brincar de fazer bolinhas de sabão que congelam no frio
– brincar de retirar a neve com uma pá
– procurar por pegadas na neve
– tobogã nos hills da cidade

Alguns outros posts que podem te ajudar a planejar atividades para o inverno:

10 motivos para visitar Toronto no inverno

Formas de amar o inverno canadense

Como curtir o inverno de Toronto com pouca grana

3. Planejar com antecedência o que você vai fazer nos feriados

dsc_8664

O inverno possui 3 grandes feriados: Natal, Ano Novo e Family Day. Se os finais de semana do inverno já são caros, imaginem nos feriados. Fazer um programa legal nesta datas é quase que impossível se você não se planejar com antecedência, e é por isso que eu e meu marido sempre tentamos – na medida do possível – saber o que iremos fazer nestas épocas do ano. No nosso caso a semana entre Natal e Ano Novo é quase que uma mini-férias, já que tanto no meu serviço quanto no do meu marido a gente tem recesso, então conseguimos sempre fazer uma viagem. Mas como voltamos para o trabalho já na primeira segunda-feira do ano a gente não pode ir longe. Então geralmente a gente sempre planeja alguma viagem aqui perto, para curtir mesmo a semana no frio. Vou tentar falar um pouco sobre cada um dos feriados, e no próximo item deste checklist irei dar sugestões de passeios que vocês podem fazer em qualquer final de semana do inverno, sendo melhor fazer nos feriados para aproveitar os dias a mais de folga.

Natal: o Natal em Toronto é bem especial, mas quando as pessoas que estão aqui a pouco tempo ou viajando perguntam o que fazer eu realmente não sei. Isso porque é diferente (e até estranho) passar o Natal longe da família e amigos do Brasil, e por isso nada que eu disser que aconteça na cidade na noite do dia 24 ou no dia 25 irá substituir o abraço da família e a felicidade de estar no calor do Brasil. Abaixo eu tenho uma série de posts com dicas de Natal que podem te ajudar a planejar o que fazer nesta época do ano aqui em Toronto. Quanto a nós, ainda não sabemos o que iremos fazer. Uma dica importante se você tem filhos é que você planeje o encontro com o Papai Noel nos shoppings com uma super antecedência, porque eles tendem a ficar lotados super rápido.

Guia de Natal 2016 em Toronto

Tradições de Natal no Canadá

Eventos Natalinos em Toronto

Carta para o Papai Noel via correio

Montando uma árvore de Natal natural em casa

Minha primeira gingerbread house

dsc_8533

Ano Novo: se o Natal é parado aqui em Toronto o Ano Novo é pior ainda… sério gente, super desanimador. Não espere grandes festas populares ou queimas de fogos: tudo é bem simples e rápido, tipo 2pm já está todo mundo nas suas casas dormindo (e eu não estou exagerando). Todos os anos nós passamos a virada do ano em casa mesmo, refletindo bastante sobre a data e fazendo planos para o ano que se inicia. Mas eu já preparei posts com algumas dicas desta época do ano e estou colocando os links aqui (irei escrever também este ano, aguardem).

10 eventos para curtir o Reveillon em Toronto

Polar Bear Dip: mergulhando nas águas geladas do lago Ontario para celebrar a chegada do Ano Novo

Family Day: é um feriado que acontece na terceira segunda-feira de fevereiro, quando a gente já não aguenta mais o frio e o inverno. Muitas pessoas aproveitam para fugir para um lugar quente e outras querem é curtir o último feriado de frio e neve. A cidade fica repleta de atividades e os parques e ruas da cidade bem cheios, com eventos para a família toda (clique aqui e veja algumas atividades do Family Day deste ano). Se você quiser se planejar e ficar na cidade não se preocupe pois muita coisa irá acontecer – e eu estarei escrevendo sobre o assunto mais próximo. Senão, já se planeje com antecedência – veja passagens e hospedagem em hotéis – porque os preços neste final de semana estarão altos. A data do Family day em 2018 aqui em Ontário será 19 de fevereiro.

4. Pesquisar e escolher destinos para visitar durante o inverno

dsc_8904

Sim, é possível – e muito divertido – viajar no inverno. Claro que todo cuidado é pouco e roteiros sempre tem que ser flexíveis, especialmente se você foi fazer uma roadtrip. Eu recebo muitas mensagens perguntando sobre dirigir na neve e minha resposta é a mesma, sempre: 1) as estradas são sempre muito bem limpas; 2) use pneus de neve; 3) se as condições da estrada estiverem ruins pare o carro e não force a barra; 4) tenha calma e faça o trajeto em tempo dobrado para ter certeza que você estará seguro. Não sou nenhuma expert no assunto mas acho que é importante ter cuidado, especialmente se você não é acostumado a andar em uma rodovia fora do país e com neve. Mas dá sim para planejar passeios incríveis e abaixo eu seleciona uma lista de destinos super lindos que você deve visitar no inverno saindo de Toronto de carro (e a dica é que você comece a se planejar e ver preços e disponibilidade, pois estes locais são bem populares).

1. Mt Tremblant: a minha estação de ski favorita da parte leste do Canadá, com uma vila incrível, ótimos hotéis e restaurantes. Esta montanha de ski que fica a 1h de Montreal e é linda demais (dá só uma espiadinha aqui, aqui e aqui para ver posts do local). Se quiser ver uma lista de hotéis para se hospedar no local clique aqui.

2. Blue Mountains: é uma montanha de ski bem popular aqui em Ontario, a 2h de Toronto. O local possui uma vila, ótimos restaurantes e lojas e é o destino perfeito para um final de semana. Clique aqui, aqui e aqui para dicas do que fazer no local – e já adianto que há muito o que fazer.

3. Stowe: cidadezinha + estação de ski a 700km de Toronto. Stowe fica localizada no estado de Vermont (nos Estados Unidos) e possui em torno de 4000 habitantes, vivendo principalmente do turismo (que acontece no ano todo, não só no inverno). A cidade é super fofa e a estrutura da montanha é incrível. Tenho um post super completo sobre um final de semana que passamos na região (só clicar aqui).

4. Quebéc City: sim, Quebéc City é lindíssima no inverno e durante os meses de frio há festivais e muita coisa legal para fazer, incluindo o Hôtel du Glace, o hotel feito todinho de gelo. Clicando aqui você consegue ver muitos posts que já rolaram aqui no blog sobre o que fazer em Quebéc City.

5. Orillia: é uma cidadezinha simpática localizada a 131km Nordeste de Toronto, que já fomos algumas vezes para andar de snowmobile ou passar o final de semana no inverno. O local possui restaurantes, hotéis, festivais e lá você consegue ter a experiência de um inverno diferente – fora da cidade e com muito mais frio e neve. Dá para praticar outros esportes e realmente ver a beleza do inverno. Clique aqui e leia mais sobre a região.

6. Niagara Falls: visitar a região de Niagara no inverno é incrível. Dependendo do frio do inverno você consegue ver parte das quedas d’água congeladas. Além disso as vinícolas tem geralmente festivais de icewine em janeiro, o que torna o passeio ainda mais encantador. Eu tenho muitos posts aqui no blog com dicas de Niagara, incluindo o que fazer em Niagara Falls e as melhores vinícolas da região – só clicar aqui e ver todos eles.

7. Barrie: é uma cidade que fica na beira do lago Simcoe e pertinho de Toronto – mais especificamente 1h ao norte. Eu adoro visitar o local durante todo o ano, inclusive no inverno. Todos os anos a gente tenta dar uma fugida para lá e curtir algumas atividades. Passar um final de semana por lá é uma ótima opção no inverno, mais especificamente no Horseshoe Resort, que é pet-friendly e bem central, pertinho de diversas atrações. Entre as atividades eles possuem um super snow tubing, que é um dos melhores de Ontario e tem até um all-you-can-tube e all-you-can-eat combinados, onde você paga $23 por pessoa e pode fazer tubing e comer em um buffet de massas quantas vezes quiser. Ali pertinho também fica St Louis Moonstone, Blue Mountain, que é uma das nossas estações de ski preferidas. Aliás, o próprio hotel Horseshoe tem uma pequena montanha de ski.

8. Kawartha Lakes: é uma região a 2h de Toronto e o caminho é lindo e de fácil acesso. A região é pouco turística (ou seja, preços melhores) e é um lugar incrível para você visitar e ter uma real experiência canadense. Regiões como esta de lago e cottages são super populares entre os canadenses durante todo o ano, e no inverno o atrativo é a linda paisagem branco e os esportes de frio. A dica aqui é se hospedar no Viamede Resort, um hotel super legal que já tivemos a oportunidade de visitar (e aprovar) em um final de semana (clique aqui pare ler sobre esta experiência).

9. Ottawa: sim, visitar a capital do Canadá no inverno pode ser uma aventura bem divertida. Isso porque no centro da cidade é feita uma das maiores pistas de patinação do gelo do mundo, dentro do canal Rideau. Eu já fui para Ottawa no inverno e adorei porque a cidade é cheia de museus, então a gente consegue curtir bem eles. E além disso há o canal e festivais de inverno. E vale falar que este ano haverá uma pista de patinação no Parliamente Hill, portanto mais um motivo para visitar Ottawa. Clique aqui e veja todos os posts que tenho aqui no blog sobre a cidade. Também indico o blog Like a New Home, escrito pela brasileira Adriane com muitas dicas de passeios na cidade e regiões vizinhas.

5. Baixar um bom aplicativo no celular e entender termos básicos sobre o frio

DSC_4273

O meu último item do checklist é importante para aqueles que estão vindo para o inverno pela primeira vez: ter um bom aplicativo de celular para checar a previsão do tempo e entender os termos básicos sobre o frio. O frio é perigoso e pode matar. A gente tem que estar sempre checando a previsão do tempo e nos preparando para dias de mais frio. Tenho vários posts sobre o assunto e estarei listando abaixo:

Glossário: avisos meteorológicos no inverno

Os cuidados que você deve ter com o Extreme Cold Weather Alert em Toronto

E ai, gostaram das dicas? Espero que estes 5 itens tenham sido úteis e, por favor, planejem-se. O inverno é longo e sem planejamento a gente chega no final dele sem forças. Ju-ro!

12 comentários em “Checklist para estar pronto para o inverno”

  1. Muito bacana Gaby!! Acompanho seu blog tem um tempinho e acabamos de chegar em Ontário, mas por causa do trabalho do meu marido, moramos em uma cidade bem pequena. Acabei começando um
    Blog também, (blogmyllaamancio.blopspot.ca) e é muito legal ver as diferenças dos países mas principalmente de viver em uma cidade pequena em outro país..!!!

  2. Gabi, programamos a viagem p/ Canadá há alguns meses e todos os seus posts foram incríveis para nos ajudar desde o roteiro, atrações, enfim…Sei que fez um Guia do Natal 2016 e gostaria muito da sua ajuda para o Natal 2017 em Montreal. Vamos viajar com três crianças entre 6 e 12 anos. Nos ajuda Gabi!!!!

  3. Oi Gabi! Acho seu blog muito orientativo. Vou passar um mês em Toronto em fevereiro/2018 para melhorar o inglês e suas dicas estão me ajudando muito no meu planejamento, principalmente com relação as roupas, o que fazer
    Continue nos ajudando sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *