Pular para o conteúdo

Tudo que você precisa saber sobre Universidades e Colleges em Toronto

IMG_2314

Você decidiu que quer vir para o Canadá estudar, melhorar seu curriculum para voltar para o Brasil com maior oportunidade de emprego ou quem sabe aproveitar para ver se curte a vida aqui no Canadá e dar entrada em um processo de imigração. Seja qual foi o motivo o Canadá é um ótimo país para você estudar, já que é super receptivo para pessoas que não falam inglês ou francês como primeira língua e possui valores mais em conta quando comparados com os cursos nos USA ou Inglaterra, por exemplo.

A decisão de estudar no Canadá é relativamente fácil de ser tomada, mas quando você começa a pesquisar os diversos tipos de curso e instituições de ensino que existem por aqui é que as dúvidas surgem, especialmente quando a pergunta é: devo fazer uma universidade ou um college? qual curso devo escolher? qual instituição devo estudar? E é por isso que eu resolvi escrever este post para vocês, mostrando na prática como cada uma destas instituições de ensino funcionam e informações que acho importantes relacionadas a este assunto.

Definição

Se você procurar na internet encontrará diversas definições de college e palavras como qualificação, nível superior, ensino profissionalizante e tecnólogo certamente estarão presentes nestas definições. Os colleges são instituições de ensino superior que visam preparar o aluno para o mercado de trabalho. Elas podem ser tanto públicas quanto privadas e, em sua maioria, oferecem cursos técnicos com um diploma após 2 anos de estudo. Os colleges se assemelham muito aos cursos técnicos que conhecemos no Brasil. Eles são uma ótima oportunidade para ingressar no mercado de trabalho aqui no Canadá, já que durante alguns cursos há a oportunidade de fazer estágios na área e conhecer empregadores e empresas.

As universidades tem a mesma estrutura do que somos acostumados a ver nas universidades no Brasil. Por aqui as universidades possuem cursos de graduação (chamados de undergraduation) e pós-graduação (chamado de graduation). Os cursos de graduação tem duração de 4 anos e resultam em um título de bacharel. Já os cursos de pós-graduação tem duração de 2 ou 4 anos e os títulos são Mestre (Masters) e Doutor (PhD).

É engraçado ver como a nossa cultura brasileira influencia muito nestas definições e na escolha de onde estudar, já que muita gente acha que as universidades são melhores ou tem mais prestígio do que os colleges. Mas não é isso que acontece aqui. O que diferencia mesmo é o tipo de curso e o reconhecimento que você terá no final dele (diploma, certificado, título de bacharel, mestre ou doutor). E você lerá mais abaixo neste texto que a escolha vai depender do seu perfil e do que você está buscando.

O vídeo abaixo da Loonie Canada mostra a diferença entre Universidade e College sendo explicada por um representante do Centennial College, um dos maiores colleges de Toronto (em português).

Tipos de reconhecimentos

Certificado: se você participar de cursos mais simples de especialização (duração de 1 ano ou 2 semestres) você ganhará um certificado. Este é o mais simples dos programas e o estudante não precisa ter experiência anterior alguma. Clicando aqui você pode ver todos os Certificate Programs nos colleges da província de Ontario.

Diploma: cursos mais longos (de no mínimo 2 anos) que dão um diploma ao aluno no final do curso. O Advanced Diploma é um programa quando os estudantes cursam o college por 3 anos. Diploma é um equivalente a um curso técnico e um Advanced diploma equivale a um tecnólogo. Clique aqui e aqui e veja a lista de Diploma Programs e Advanced Diploma Programs em Ontario, respectivamente.

Título de bacharel: por aqui os cursos de bacharelado tem duração mínima de 4 anos (como na maioria dos cursos no Brasil) e podem ser conquistados em Universidades e Colleges. Este é o título considerado sólido, pois inclui teoria e prática.

Título de mestre ou doutor: para conseguir este título e cursar um graduate program os estudantes precisam ter um certificado de um college ou universidade, mostrando que já tem conhecimento sobre um determinado assim. O mestrado geralmente é feito em 2 anos e o doutorado em 4. Uma coisa que acontece aqui é que muitos alunos começam com o mestrado e conseguem transferir-se para os programas de doutorado, fazendo os 2 em 4 anos.

Há ainda programas chamados de Collaborative & Joint Degree Programs, Co-op Programs e Apprenticeship Programs que podem te dar diplomas, certificado ou títulos, dependendo do que você estiver cursando.

Preços

Estudar em um college é bem mais barato do que estudar em uma universidade, principalmente se você é um estudante internacional. Eu contei em detalhes neste post aqui quanto custa estudar em uma universidade no Canadá e em média, aqui na província de Ontario, um estudante internacional de pós-graduação gastará uma média de C$20.647 por ano. O valor médio de 1 ano de College público em Ontario fica em torno de C$14,000. Claro que estes são valores médios e podem mudar em função do curso que você escolher e da instituição que quiser ingressar.

As Universidades e Colleges de Toronto

Toronto possui 3 universidades (University of Toronto, Ryerson e York University), 1 universidade de arte e design (OCAD University) e 4 colleges de artes e tecnologia aplicadas (Centennial College, George Brown College, Humber College e Seneca College). Mais de 130.000 estudantes frequentam as universidades e mais de 61.000 os colleges.

DSC_0067

A Universidade de Toronto sempre está no topo das listas de melhores universidades do mundo e foi onde eu fiz meu PhD. Eu tenho vários posts sobre ela e se seu sonho é estudar nesta instituição de ensino vale a pena ler alguns destes posts clicando aqui. A UofT (como ela é chamada) possui 3 campus espalhados por Toronto: o St George (no centrão da cidade), o Scarborough Campus (na parte oeste da cidade) e o Mississauga Campus (chamado de UTM, na cidade vizinha de Mississauga, a oeste de Toronto). É a maior universidade do Canadá. Mais informações sobre a UofT você acha em www.utoronto.ca.

A Ryerson University é uma universidade pública cujo campus fica no centrão de Toronto, na parte mais movimentada da cidade. Esta universidade é focada foco na educação aplicada e orientada para a carreira (meio que o que o college busca) e é famosa pela sua escola de business Ted Rogers School of Management. É a décima maior universidade do Canadá. Mais informações sobre a Ryerson University em www.ryerson.ca.

A York University – a segunda maior Universidade de Toronto e terceira maior do Canadá – possui 11 faculdades e programas pioneiros, como engenharia de espaço. O campus da universidade fica no norte de Toronto (região de Keele) e logo logo o TTC chegará no local (em uma estação LINDA). O campus da York Universidade está todo sendo revitalizado e está ficando lindo, mas já adianto que se você for no local no inverno espere pelo menos uns 10 graus a menos do que outros lugares de Toronto (oh, lugar frio!). Mais informações sobre a York University você encontra em www.yorku.ca.

O Centennial College é o mais antigo dos colleges em Toronto e possui 4 campus, todos em Scarborough (leste da cidade). O local possui estudantes de 100 grupos culturais, onde 80 línguas são faladas. Há cursos de negócios, computação, ciências da saúde, teatro, design, cinema, entre outros. O Centennial também oferece cursos de bacharelado de 4 anos. Mais informações sobre o Centennial College em www.centennialcollege.ca.

O George Brown College é um college no centro de Toronto que oferece 35 programas de diploma, 31 programas avançados e 6 bacharelados. Há cursos super diferentes como chef de cozinha e maquiagem e estética. O Campus de Ciências da Saúde abriu em 2012 pertinho da Sugar Beach, na frente do lago Ontario, e é lindo. Mais informações sobre o George Brown College você encontra em coned.georgebrown.ca.

O Humber College me supreendeu pois eu achava que seria um dos menores colleges mas não: ele possui nada mais nada menos que 150 programas incluindo bachelor, diplomas, certificados, post-graduação e apprenticeships, em 40 áreas de estudo. O Humber’s Business School é considerado a escola com mais áreas de estudo desta especialidade quando comparado com outros colleges. Mais informações sobre o Humber College você encontra em humber.ca.

O Seneca College é outro grande college em Toronto, com 145 programas de período integral e 135 programas part-time. Possui 11 campus espalhados por Toronto, sendo que o maior deles fica na parte norte de Toronto. Mais informações sobre o Seneca College você encontra em www.senecacollege.ca.

Perfil dos alunos

A escolha de uma universidade ou college não depende só da parte financeira, mas sim do perfil do aluno e do que ele pretende alcançar com o curso. Vou usar o meu exemplo, já que vim para Toronto estudar (fazer meu PhD). Eu busquei uma universidade pois queria continuar na área acadêmica e queria ter esta vivência de pesquisa científica aqui. Além disso, eu tenho um perfil de trabalho independente: vou atrás e não gosto de ter provas e testes para testar meu conhecimento. Eu estudo porque gosto e acho que é por isso que estudo até hoje. A vida nas universidades canadenses é meio sozinha e o aluno tem que ser bem motivado pois uma grande parte da aprendizagem acontece por conta própria (isso na minha experiência é claro). O que ouço é que os colleges são mais interativos e os alunos tem uma maior interação com professores e profissionais da área.

É sempre bom fazer uma reflexão antes de escolher onde você vai estudar. Abaixo eu escrevi algumas perguntas que eu fiz e que me ajudaram na minha escolha.

1. Quais são seus interesses e habilidades?
2. Qual o tipo de treinamento ou nível de educação que é exigido para você trabalhar na sua área?
3. Existe uma maior oportunidade de emprego se eu fizer este curso?
4. Que tipo de aluno eu sou?
5. Em qual ambiente eu consigo aprender melhor?
6. Qual o valor monetário que eu posso investir?
7. Quanto tempo eu conseguirei me dedicar aos meus estudos?

IMG_7297

Quem pode te ajudar a fazer esta escolha?

Tenho certeza que 50% dos leitores já estão perdidos no final deste post depois de tanta informação. E sim, é normal a gente se sentir inseguro porque estudar fora é um investimento que necessita muito planejamento e muito conhecimento, para ter certeza que a escolha que estamos fazendo é a correta. E é por isso que eu realmente acredito que você deve procurar uma empresa especializada para te ajudar na decisão de escolher a melhor escola e o melhor curso em universidade ou college, baseado no seu perfil. E a empresa que eu indico é a Loonie Canada. Eu já apresentei a empresa aqui no blog e entre seus serviços está ajudar seus clientes a encontrarem a melhor instituição de ensino baseado no seu perfil e objetivos.

15 comentários em “Tudo que você precisa saber sobre Universidades e Colleges em Toronto”

  1. Boa matéria, Gabi, para esclarecer que “College” não é “faculdade”.

    Aqui vão os meus “2 cents”.

    O que chamamos de “cursos” no Brasil, aqui chamam-se “programs”, que podem ser “undergraduate” (mínimo de 4 anos) ou “graduate”. O que chamam de “courses” aqui são as “matérias” dentro de cada “program”, sendo algumas “optional” (facultativas) e outras “compulsory”.

    As escolas profissionalizantes (Colleges) não têm ensino acadêmico por voltarem-se para o mercado de trabalho. Daí o brasileiro achar o seu ensino fraco por cofundí-las com as faculdades brasileiras.

    O diploma universitário chama-se “degree”, o que não se obtém estudando num College. Para quem pretende trabalhar em IT, muitas empresas esperam, no mínimo, o “degree” em bacharelato (mínimo de 4 anos).

    O College oferece estágio (co-op) mas não é garantia de emprego. Algumas universidades oferecem algo semelhante, chamado “internship”, quando o aluno interrompe os estudos para trabalhar.

    Para o pessoal de Artes (incluindo Computer Graphics), o College mais concorrido é o Sheridan. O requerimento para entrar é tão exigente que eles criaram um preparatório de 1 ano chamado “Arts Fundamentals” para que os potenciais alunos concorram para entrar para o “program” de artes.

    O “program” (desculpem repetir a palavra, mas é só para não confundirem com “course”) de “Computer Graphics” tem tal renome que a cada ano a Pixar (aquela que produz animações para a Disney) vem atrás de pessoal no Sheridan.

    Apesar de os Colleges não terem a vertente acadêmica, não se enganem, o curriculum pode ser bem puxado. Muitos dão vários “assignments” (trabalhos) aos alunos e esperam que os alunos se virem para completá-los. Isso põem logo no início um fim à ilusão de conseguir estudar e trabalhar.

    Outra, ninguém precisa de mestrado ou pós para se empregar aqui. Aliás, se você não vai se voltar para o ensino ou a pesquisa, isso não faz diferença na hora de concorrer a um emprego. Isso é basicamente, a meu ver, o que se tem que levar em conta na hora de escolher entre uma “university” ou um “college”.

    Boa sorte !

    PS: Se vocë têm fluência em ingles e experiência de trabalho (mesmo no Brasil) suficiente para passar por uma entrevista, o “College” é uma perda de tempo de dinheiro. Nunca passei por um e foram apenas a minha fluência e experiência de trabalho que me ajudaram a obter o meu primeiro emprego, duas semanas depois de chegar aqui.

    PPS: Invistam no seu inglês. Há excelentes escolas de línguas privadas no Brasil e foi numa delas que estudei. Muitas têm até colônias de férias em sítios onde só se fala inglês do acordar ao dormir, muito mais em conta do que qualquer intercâmbio. Não, não sou nenhum gênio, só estive na escola certa. É claro que também lia muito em inglês devido ao meu curso de engenharia e procurava atividades extras par praticar inglês.

    1. Dizer que college é uma perda de tempo pra quem tem inglês e experiência é no mínimo radical. Adquirir conhecimento nunca é perda de tempo. Estou prestes a me formar em um college e aprendi milhões de coisas que não sabia, mesmo com inglês fluente e experiência de trabalho prévia ao curso.

  2. Seu blog foi um dos responsáveis por eu me encantar pela Universidade de Toronto e começar a pesquisar Universidades no Canadá. Depois de pesquisar muito e enfrentar todo o processo de seleção, consegui uma vaga pra fazer o Master na Uoft! Obrigada mesmo por todas as informações super úteis sobre pós-graduação no Canadá.
    Estou pensando em morar no ‘family housing’ da Universidade e vi no blog que você passou um tempo lá. Se você tiver um minutinho, se importaria em dizer se gostou da experiência? Obrigada!!
    Ps. Desculpa não assinar o nome, é que o projeto Canadá ainda não é do conhecimento de todos e, sempre pode ter algum conhecido por aqui!

    1. Oi Mestranda,

      Não sou a Gaby mas deixa eu tentar te ajudar (Gaby espero que você não se importe!).
      Estou fazendo meu mestrado na UofT e hoje moro no Family House.

      A Family House é uma facilidade incrível para quem vai para Toronto estudar na UofT. Primeiro porque ela é quase dentro da faculdade. Uma caminhada de uns 15/20 minutos e você já está na sua sala ou perto do prédio que você precisa estar no campus. Depois porque o custo é muito bom. Pelo o que eu pesquisei e vi com colegas, aqui chega a custar a metade do que muitos pagam para morar em downtown. Então se você está pensando em custos (como eu estava/estou quando vim para cá), o Family é uma excelente opção. Por fim, o family fica perto de quase tudo. Você tem mercados, transporte público, restaurantes e todo mais o que você precisar muito perto de você. Para quem está a pé ou de bicicleta é demais.

      Espero ter te ajudado!

      Abraços

      1. Ajudou demais Bruno! Obrigada por compartilhar. A minha impressão era essa, de que a proximidade e os custos fariam valer a pena, que bom que sua experiência tem sido positiva! Já apliquei no site, torcendo para conseguir uma vaga antes das aulas começarem!

  3. Gabi, excelente post! 🙂

    Tenho uma dúvida… Estudantes de PhD costumam pagar para estudar, ou só com as scholarships dá pra manter o estudo/fees? Estou terminando o mestrado no Brasil e pretendo fazer o doutorado em Toronto, mas não sei se conseguiria manter os custos do programa de PhD.

    Abraço!

  4. Gabe,, obrigada por sua ajuda em esclarecer essas diferenças. Senti falta do Lambton College na sua descrição. Estou matriculada nele para janeiro/18, mas você não falou nada dele no seu Post. Você conhece?

  5. Muito bom o texto! Bem elucidativo!
    Mas ainda me restaram duas dúvidas:
    1. Não existem bacharelados de 3 anos? Eu vi vários “programs” nessas escolas que você citou que ofereciam cursos de 3 anos que se diziam bacharelado…
    2. E o que é o tal do Honours Bachelor? Vi esse “título” algumas vezes nas minhas pesquisas…

    Muito obrigado pelo post!

    P.S.: Kleber, você já foi com o PR? Qual visto você usou?

  6. Gaby, bom dia tudo bem?

    Nossa adorei o seu post, me ajudou muito. Eu sou da área acadêmica também, acabo de concluir o mestrado aqui no Brasil pela UNIFESP. Sou graduado em Engenharia Química e mestre em Engenharia e Ciência de Materiais. Eu e minha família (mulher, filho e cachorro) estamos entrando no processo de imigração pelo Express Entry e acredito que temos pontos suficientes para conseguir o PR direto daqui do Brasil. Pretendo continuar os meus estudos e fazer um PhD no Canadá. Lendo o seu post não me restou dúvidas de que o melhor lugar para tal seria na Universidade de Toronto. Eu já havida lido a respeito, inclusive o montante de dinheiro que eles recebem que é voltado para pesquisa. Bom, como disse, tenho muito interesse em ingressar na UoT, porém gostaria de saber de você o que eu posso fazer desde já para me preparar para o momento de aplicar para o PhD. Como posso aumentar as minhas chances de conseguir entrar nesta faculdade que me parece muito concorrida? Outra dúvida crucial que tenho é com relação a viver no Canadá sendo um estudante de Doutorado, visto que tenho família preciso de uma renda. Existe a possibilidade de conseguir uma bolsa que me ajude financeiramente nas despesas de casa?

    Novamente gostaria de parabenizar pelo post, muito esclarecedor e simples de ler.

    André Bepe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *