Pular para o conteúdo

Tudo sobre o mês de Setembro/2017 em Toronto

Foto do espetáculo VOLTA que acontece em setembro em Toronto (utilizada com autorização do Cirque du Soleil). Créditos: Patrice Lamoureux
Foto do espetáculo VOLTA que acontece em setembro em Toronto (utilizada com autorização do Cirque du Soleil). Créditos: Patrice Lamoureux

Pára tudo: eu ainda não acredito que já estamos no mês de setembro. Este ano está passando muito rápido e infelizmente (ou felizmente) setembro é o último mês do ano que você pode aproveitar todos os dias de temperaturas quente (ou não, já que o clima de Toronto é meio louco como eu contei para vocês aqui no blog). De qualquer maneira eu adoro setembro pois, além de ser o mês de volta às aulas, é um mês onde as coisas acontecem, um mês super produtivo (mais ou menos como o nosso março no Brasil) e também com um clima super gostoso na cidade. Como virou rotina aqui no blog no primeiro dia de cada mês eu escrevo um post com dicas de eventos, shows e a previsão do clima em Toronto naquele determinado mês… e hoje é o dia de setembro de 2017.

Clima

Setembro é um mês ótimo aqui em Toronto: não é frio mas também não é quente – é um mês com temperaturas amenas e gostosos, com manhãs mais frias e tardes quentes. Segundo a previsão do Old Farmer’s Almanac a média de temperatura para setembro de 2017 é de 15C (0.5C acima da média), com uma média de chuvas de 90mm. Os primeiros dias do mês (mais precisamente 1 de 2 de setembro) serão de calor e sol. Entre os dias 3 e 12 de setembro teremos pancadas de chuva e calor. Entre os dias 13 e 17 de setembro a temperatura irá começar a mudar, e após algumas tempestades de chuva o clima ficará mais ameno. Entre os dias 18 e 25 a cidade terá muita chuva e temperaturas amenas e no final do mês volta a esquentar um pouco com pancadas de chuva por causa do calor. Para saber qual roupa usar neste mês leia este post aqui.

Feriados

A primeira segunda-feira do mês – no caso de 2017 dia 4 de setembro – é feriado por aqui, o chamado Labour Day (ou dia do trabalho). A data é marcada pelo final das férias de verão e após esta data as crianças voltam para aulas depois de ficarem de férias desde o final de junho. Confesso que é um feriado triste, pois sabemos que o frio e o inverno estão mais próximos e que calor mesmo só teremos no outro ano.

Festivais

Buskerfest: festival de artistas de circo que acontece nas ruas de Toronto. 1 a 4 de setembro no Woodbine Park

Canadian International Air Show: de 1 a 4 de setembro se você estiver em Toronto você deve olhar para o céu. Isso mesmo: na beira do laho Ontario acontece o Canadian International Air Show, um festival com aviões e caças que é simplesmente demais. Neste site aqui você acha todas as informações e em resumo muitas pessoas vão para a CNE nos seus últimos dias (já que a feira acaba dia 4 de setembro) para passear pelo local e ter uma ótima visão dos shows aéreos.

Kensington Market Jazz Festival: se você gosta de jazz vale a pena visitar o bairro de Kensington Market entre 15 e 17 de setembro, quando acontece o Jazz Festival por lá. O festival acontece em vários restaurantes e bares do local, que cobram ingresso para você entrar e assistir as apresentações.

Shows musicais

Entre os diversos shows musicais que acontecerão na cidade no mês de setembro eu destaco Lady Gaga (6 e 7 de setembro no Air Canada Centre), Matchbox Twenty and Counting Crowns (6 de setembro no Budweiser Stage‎), The Weeknd (9 de setembro no ACC) e Seu Jorge, fazendo um tributo a David Bowie (19 de setembro no Massey Hall – um lugar show para assistir shows que você pode saber mais clicando aqui). Vale citar que Kate Perry estava vindo para Toronto fazer dois shows em setembro mas teve que reorganizar sua nova turnê e passará por aqui somente final de outubro. Para saber sobre outros shows e comprar ingressos para os que citei acima eu indico o site stubhub (onde compro todos os meus ingressos) e você pode ler mais sobre isso aqui.

Eventos esportivos

Baseball: no mês de setembro acontecem os últimos jogos da temporada regular de baseball, já que os playoffs começam dia 3 de outubro. O Blue Jays – time de Toronto – está bem ruim este ano e não sei se passará para a próxima etapa. Então se você quer ter a experiência de assistir a um esporte diferente em um estádio lindo (Rogers Centre) vale a pena se programar para ver em setembro. O time jogará na cidade 12 jogos: de 8 a 13 de setembro e de 19 a 24 de setembro.

Futebol: o Toronto FC jogará 3 vezes aqui em Toronto em setembro, nos dias 9, 20 e 30. Os jogos acontecem no BMO Field na Lakeshore e a vista para a CN Tower é linda se você ficar na arquibancada oeste. Os jogos ficam lotados e o time até que é bom para os padrões norte-americanos, mas não espere uma super partida se você for assistir.

Futebol Americano: o Argos é o time de futebol americano de Toronto. Infelizmente a liga canadense é separada da americana, e as regras daqui são um pouco diferentes das do jogo dos vizinhos do sul (e digo infelizmente porque nenhum time “bom” vem jogar aqui em Toronto). De qualquer maneira se você curte o esporte os jogos estão rolando em setembro no BMO Field (o mesmo estádio do futebol) nos dias 16 e 23 de setembro.

Ice Hockey e Basketball: os jogos da pré-temporada só começam no meio de outubro e a temporada em novembro.

Eventos diferentes e imperdíveis

Toronto International Film Festival (Tiff): o festival internacional de cinema de Toronto acontece em 2017 nos dias 7 a 17 de setembro e agita a cidade. Várias celebridades vem para cá e você pode estar em um café e dar de cara com Jennifer Aniston, como aconteceu com algumas pessoas em meses anteriores. O festival é muito famoso entre os amantes desta arte e vários filmes lançados aqui já ganharam o Oscar, como 12 Years a Slave, American Beauty, Argo, Dallas Buyers Club. Algumas ruas do centro ficam fechadas e há tapetes vermelhos, onde você pode ver artistas famosos. Este ano várias celebridades já estão confirmadas, entre elas George Clooney e Emma Stone (clique aqui e veja a lista completa). E vale falar que a experiência de atender a um filme exibido para o Tiff é incrível: você assiste o filme e depois tem uma seção de perguntas e respostas com o diretor ou os atores (eu fui em uma em 2010 e adorei).

Cirque du Soleil VOLTA: todos os anos em setembro o Cirque du Soleil arma uma tenda em Toronto (na região de Portlands, leste da cidade) e exibe um show novo todos os anos. Este ano o show chama-se VOLTA e é voltado para esportes de aventura, muita acrobacia e ação. Os shows começam dia 7 de setembro e vão até 12 de novembro em Toronto, com ingressos a partir de CAD$49. Há shows quase todos os dias e em diferentes horários, incluindo domingos à tarde (um horário que achei ótimo para ir com criança.

Terry Fox Run: a corrida do Terry Fox para vencer o câncer acontece todos os anos no Canadá desde 1981. Não precisa ser nenhum super atleta para participar e o evento é super tradicional por aqui, acontecendo em várias cidades do país e em vários locais de Toronto. Leia mais sobre este herói canadense aqui no blog.

Etsy Made in Canada: Etsy é um site que vende produtos artesanais lindos, geralmente de pequenas empresas. Eu sou maluca pelas coisas do Etsy e o site faz o maior sucesso aqui. Porém às vezes eu fico com um pé atrás de comprar as coisas online, porque quero tocar e ver tudo para ter certeza que o que estou comprando é realmente aquilo que eu quero. E é por isso que eu estou amando que no dia 23 de setembro acontecerá no MaRS de Toronto o Etsy Made in Canada, onde artistas daqui irão expor seus produtos.

Invictus Games: é um evento no qual militares doentes e feridos de 17 nações competem em 12 esportes adaptados. Os jogos tem repercussão mundial e o Prince Harry virá pela primeira vez em 25 anos ao Canadá para abrir o evento. vale falar que há vários shows musicais associados aos jogos, com artistas super legais. O evento acontece de 23 a 30 de setembro em Toronto.

Toronto Fashion Week: sim, Toronto também tem a sua semana da moda e ela acontece entre 5 a 7 de setembro no Yorkville Village shopping centre (no bairro lindo e chique de Yorkville, pertinho da famosa intersecção da Bloor e Younge). Como parte do evento há uma exposição de Salvador Dali durante praticamente todo o mês de setembro (7 à 30), no mesmo local.

Nuit Blanche: é um festival de arte que acontece todos os anos em Toronto. Em 2017 o evento será dia 30 de setembro e as exposições e shows ficam rolando durante toda a madrugada, principalmente no centro da cidade. Este é um evento incrível que eu já fui várias vezes – agora não mais por causa do Thomas – mas que você pode ver dicas clicando aqui.

Espero que vocês tenham curtido as dicas e não deixem de comentar se acrescentariam algo na minha lista.

9 comentários em “Tudo sobre o mês de Setembro/2017 em Toronto”

  1. POTIRA BARBOSA RIBEIRO ALVES

    Gaby, como sempre seus posts são muito interessantes e úteis. Comecei a te seguir tem pouco tempo, mas estou curtindo tudo que você posta. Meus filhos estão morando aí, e em breve irei visitá-los, daí a importância de estar em contato com pessoas como você. Deus continue te abençoando.

  2. Amei!!

    Muito bom esse post, estou adorando visitar e ler os posts deste blog, sempre tem posts legais e com dicas interessantes, informações e muitas coisas boas…

    Parabéns !!!

  3. Gaby adorei as dicas, estarei.com a minha familia por ai na semana que vem… Enloqueci ao ler sobre o festival de filmes e que o George Clooney estará por ai ?? alguma dica por onde andar para tentar ver alguém? Rs

    1. Ola Katia. Tem várias dicas de hotéis e lugares que eles frequentam…. dá uma pesquisada no site do Tiff mesmo. Mas acho que tem que ter um pouco de sorte mesmo! Teve um ano que a Jennifer Aniston e o marido resolveram que queriam comer brunch em um lugar super popular e foram na maior… e todo mundo enlouqueceu. Então tem que torcer por estes momentos.

  4. Oi Baby td bom? Amo seu blog!!!
    Chegarei em Toronto dia 30 desse mês, você acha que esse mês de Outubro que esta por vir, será de muito frio? Estou planejando levar apenas 3 casacos para 1 mês.
    Obrigada beijoo

  5. Boa tarde,
    Onde eu posso comprar fisicamente os ingressos para o Cirque du Soleil em Toronto?

    E parabéns pelo blog, vem me ajudando em muito aqui em Toronto.

    1. Ola Gilmar. Ano passado eles tinham uma barraquinha no Distillery District, mas este ano não sei se eles tem. O que li é que dá para comprar no guichê, na hora do evento: o nome é onsite box office.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *