Pular para o conteúdo

10 produtos de Natal que você encontra nos supermercados canadenses

Não adianta: nesta época do ano as lojas se transformam e ficam repletas de produtos natalinos (e consumidores desesperados). E os supermercados não ficam fora desta regra: comidas, enfeites, presentes e muitos produtos que remetem esta época do ano estão nas prateleiras mais destacadas das lojas. Antes de vir para o Canadá eu tinha muita curiosidade de saber quais produtos natalinos são mais populares nos supermercados daqui e foi pensando nisso que eu resolvi fazer esta listinha – para “matar” a curiosidade daqueles que como eu tem vontade de saber sobre isso. Espero que gostem e, como sempre, não deixem de comentar o que acham do post e se acrescentariam mais algum produto.

1. Latas de bolacha

Um dos produtos mais populares nos supermercados daqui são latas de bolacha. É só o Natal chegar que os supermercados ficam cheios de latas lindas com diversos tipos de bolacha dentro. Parece ser um presente bem popular de se dar entre os Canadenses – até mais popular do que caixas de chocolate. Os preços variam muito mas as médias das latas estão em torno de C$10.

img_7458

2. Panettone

Sim, você encontra panettones de Natal na maioria dos supermercados. E, surpreendentemente, você também encontra o Panettone Bauducco. Este da foto eu encontrei em um Loblaws e estava em promoção por C$6.99.

img_7447

3. Gingerbread house

Uma tradição do Natal Canadense são as casas de biscoito de gengibre. E você encontra diversos kits nos supermercados nesta época do ano. Os kits possuem tudo que seus filhos precisam para montar a casa de biscoitos (eu já montei uma e você pode ver o post e o vídeo aqui). Há vários tipos e tamanhos de kit e você encontra kits por C$10 até C$20.

img_7449

4. Calendários do advento

Uma outra tradição de Natal que encontramos por aqui são os calendários de advento. Esses calendários são formados por 24 janelinhas que correspondem a um dia do advento (período que cobre os 24 dias do mês de dezembro até a chegada do Natal). No primeiro dia do mês as crianças ganham o calendário e a cada novo dia elas abrem uma janelinha. Geralmente os calendários vendidos nos supermercados possuem um chocolate em cada janelinha. Este que bati foto é da Lindt e custa C$14.

img_7456

5. Diferentes tipos de chocolate

Apesar de eu achar as latas de bolacha mais tradicionais você encontra diferentes tipos de chocolate nos supermercados. Um bem clássico são estes “pirulitos” com símbolos do Natal. Estes estavam em torno de C$8 se não me engano e eram feitos de chocolate caseiro.

img_7451

6. Bolos e panettones de Natal de vários lugares do mundo

Assim como encontramos Panettone Bauducco por aqui também encontramos outros bolos de Natal de vários lugares do mundo. Entre os mais populares estão os italianos, que são recheados de nozes, limão, chocolate e outras gostosuras. O melhor de tudo é o preço: não são caros e dificilmente o valor da unidade passa dos C$20.

img_7450

7. Christmas crackers

Se você esteve em um supermercado canadense durante o final de ano deve ter notado caixas com vários pacotes de presente em formato de balas, geralmente brilhosos… são as christmas crackers, uma tradição na Inglaterra e suas colônias (incluindo o Canadá). O cracker consiste em um tubo de papelão envolto por um papel luminoso, que lembra um doce de grandes dimensões (tipo um bombom gigante). Durante o almoço de Natal os Canadenses colocam estes crackers na mesa. O cracker é puxado por duas pessoas e, como aqueles ossos de galinha da sorte, o cracker divide de forma irregular. Dentro de cada cracker há um prêmio (um chaveiro, uma caneta, etc) e quem tirar a parte maior ganha o presente. Os valores das caixas de Christmas crackers varia muito em função do tamanho e tipo do presente.

img_7453

8. Flores de Natal

A poinsétia é uma planta muito utilizada para fins decorativos na época do Natal, devido às suas folhas serem semelhantes a pétalas de flores vermelhas. Como é uma planta de dia curto floresce exatamente no solstício de inverno que coincide com o Natal no hemisfério norte. Nos supermercados canadenses você certamente encontrará esta planta para vender.

img_7457

9. Ferrero Rocher

Sim, por aqui você também encontra caixas e caixas de Ferrero Rocher nesta época do ano. Assim como no Brasil aqui também é tradição presentear com esta delícia. Os preços das caixas variam muito mas no Walmart estão em torno de C$13 (24 bombons), C$14 (30 bombons) e C$28 (28 bombons em caixa de formato de árvore de Natal).

img_7454

10. Enfeites de Natal

Canadense também gosta de enfeitar a casa nesta época do ano e os supermercados estão cheios de enfeites que vão de ornamentos para árvores de Natal até louças para decorar a mesa. Os preços variam mas são bem mais baratos quando comparados com os preços dos mesmos produtos no Brasil.

img_7452

E ai, gostaram da minha lista? O que mais vocês acrescentariam? Não deixem de comentar aqui no post. E se quiserem conhecer alguns dos supermercados de Toronto não deixem de ler este post aqui.

7 comentários em “10 produtos de Natal que você encontra nos supermercados canadenses”

  1. Oi Gaby! Legal demais, muitas delicias!
    So uma pequena questao sobre o Advento, que na verdade nao sei se e uma correçao ou so observaçao… Nao sei sobre outras religiões, se usam essa palavra, mas na Igreja Catolica o Advento e o periodo liturgico que antecede o Natal, e ele começa 4 domingos antes do Natal. A data certa depende do ano, esse ano por exemplo começou dia 26/11.
    Como disse, nao sei sobre outras religiões, se usam o termo advento ou não.
    Abraços!

    1. Ah legal Natalia, adorei saber. Estranho que eles contam somente ou 24 dias que antecedem o Natal no calendário – uma pena pois se eles contassem os 4 domingos as crianças teriam mais chocolate para comer! Brincadeiras à parte vou me informar sobre o assunto. Beijos

      1. Pois e hehehehe acho que a logica deles e fazer uma contagem regressiva em dezembro, nao sei de onde pegaram o termo Advento para isso… Enfim, uma adaptação para outro objetivo, talvez para ser mais ecumenico

        1. Gabi, tudo que posta curto muito, pois meu filho/nora moram em Berri/Ontário Canadá, e dá saudade!!!
          Tudo está perfeito, adorei!! mesmo sendo no dollarama, é uma festa, amo fazer compras na rede.
          Feliz e Santo Natal e um 2018, cheio de saúde, sucessos!!

  2. Muito legal o texto! Estou me planejando para ir morar no Canada, entao estou me tornando uma leitora avida por qualquer informacao canadense rsrsrs
    O que eu acho mais interessante disso tudo e entender como toda essa cultura chega ate nos aqui no Brasil, um pais tropical, um calor danado, mas que continua seguindo a mesma linha natalina dos paises nortenhos de inverno rigoroso. Por exemplo, sempre via poisentias artificiais para vender aqui na epoca do Natal e nunca parei para me perguntar o porque. Hoje voce me explicou! rsrsrsrs Acho muito interessante como esse processo todo acontece!
    Parabens pelo blog!! (desculpe, estou sem acento no teclado)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *