Pular para o conteúdo

Plano de imigração para o Canadá em 2017

Se você pensa em morar no Canadá talvez 2017 seja o “seu ano”. Isso porque ontem foi noticiado o plano de imigração para 2017, anunciado pelo ministro da imigração John McCallum. Abaixo eu vou colocar alguns links desta notícia (em inglês e em português) que foram publicados nos principais jornais do Canadá e após um resumão do que eu li para manter vocês informados.

Canada to open door to more skilled workers, immigrant families in 2017 (cbc.ca)

Canada to let 300,000 immigrants enter country in 2017 (theguardian.com)

Canada on track to welcome more than 300,000 immigrants in 2016 (theglobeandmail.com)

Canada Will Let 300,000 Immigrants Into the Country in 2017 (time.com)

Canadá receberá 300 mil imigrantes ao ano a partir de 2017 (globo.com)

Canadá receberá 300 mil imigrantes ao ano a partir de 2017 (exame.com.br)

Canada to maintain immigration target, welcome 300,000 in 2017 (globalnews.ca)

Government says it will bring in 300,000 immigrants next year (ctvnews.ca)

Ano passado o liberal Justin Trudeau ganhou as eleições de primeiro ministro aqui no Canadá e uma das suas promessas era aumentar o número de imigrantes no país. Pois bem, isso está para acontecer. O seu governo liberal está aumentando o número base de imigrantes autorizados para o Canadá em 2017 para 300.000, para ajudar a impulsionar o crescimento econômico como o país lida com um envelhecimento demográfico. O ministro de imigração John CcCallum disse que este novo alvo “estabelece as bases para o crescimento futuro do país”. A meta anterior (2011-2015) foi de 260.000, e em 2016 o número chegou próximo dos 300.000 devido ao acolhimento de refugiados da Síria. Em 2017 e nos anos seguintes 300.000 será um número base, apesar da recomendação do conselho de crescimento econômico ter sido algo em torno de 450.000. Esta meta foi rejeitada por McCallum na segunda-feira. Veja abaixo como estes 300.000 novos imigrantes estarão distribuídos (fonte: news.gc.ca):

screen-shot-2016-11-01-at-10-11-28-am

Em uma notícia publicado no site do governo canadense na segunda-feira, foi indicado que uma parcela significativa dos recém-chegados em 2017 serão selecionados de programas econômicos específicos. Segundo a notícia o alvo do próximo ano para acolher os recém-chegados através da classe econômica é 172.500 (em 2016 foram 160.600) e o alvo para refugiados irá diminuir de 2016 55.800 em 2016 para 40.000 em 2017. A figura abaixo foi retirada no site mencionado e mostra o números de residências permanentes concedidas de 2011-2015 e projetadas em 2016 e 2017.

20161031-bg-eng-2

Vale citar que se o plano for aplicado com sucesso a população do Canadá, que hoje é de 35 milhões de pessoas, irá triplicar até o final deste século. Se você tem planos para imigrar 2017 pode ser o seu ano!

82 comentários em “Plano de imigração para o Canadá em 2017”

  1. Uma dúvida, eu estou me formando em Técnico de Informática (apesar do nome, o curso foca em lógica de programação e programação em si), gostaria de saber se pra eu poder imigrar para o Canadá com apenar o curso técnico, ou, eu devo por obrigação ser formado em Eng. Computação ou similar??? Se eu pudesse ir assim, eu faria a faculdade lá mesmo. Nós sabemos como os “gringos” não dão muito valor para as nossas faculdades.

    1. Olá André. Não sei como funciona somente com curso técnico mas acho que o pessoal aqui valoriza muito os cursos superiores, ainda mais se for em universidades conceituadas no Brasil. Meu marido por exemplo tem diploma em ciências da computação e não teve dificuldade em conseguir emprego. Acho que tem outros fatores também além do diploma que são levados em consideração. Enfim, algo para vc pensar.

  2. Gaby, obrigado por sempre nos ajudar com essas boas notícias.

    Sou formado no Brasil em Sistemas de Informações, estou querendo migrar em 2017.

    Estou com algumas dúvidas:

    – A ideia a principio é fazer um College e depois trabalhar para conseguir a pontuação, você acha que esse é o caminho mais fácil?
    – Existe como conseguir um visto de trabalho sem ter que passar por College? (lembrando que sou formado aqui e trabalho na area por mais de 5 anos)
    – Caso eu vá para fazer o College, sabe se consigo solicitar uma União Estável, e minha namorada ir com visto de trabalho? Pelo que sei precisa ter 1 ano no minimo de Uniao Estavel, porem aqui no Brasil conseguimos fazer aquela uniao estavel e falar q estamos a mais de 1 ano junto, certo?
    – Quanto tempo antes eu tenho que dar entrada caso o meu College comece em Setembro/2017?

    1. Olá Fernando, tudo tranquilo? Não sou a Gabi e nem especialista, mas como estudo a imigração canadense por quase 4 anos, vou tentar te responder e depois a Gabi poderá expandir essas ideias 🙂

      1. É difícil dizer o que é mais fácil, mas esse caminho é bastante promissor, já que na eleição do ano passado o presidente também prometeu dar mais enfâse aos estudantes, o que se confirmou nas notícias recentes. “McCallum said other measures will be announced at a later date to streamline the process for economic applicants and to improve the process for permanent residency for international students. He said the students are among the best candidates to become Canadians, yet they have been “shortchanged” by the system in the past.” (http://www.cbc.ca/news/politics/canada-immigration-levels-mccallum-1.3829496).
      2. Existe, mas aí você precisa ter uma oferta de emprego de uma empresa canadense, o que, estando no Brasil, não é tão fácil de conseguir. Meu primo está vivendo uma situação muitíssimo similar a sua, e ele estará usando os serviços da VanHack para o auxiliar com isso. Dá uma checada na página da VanHack no FB… Segundo meu primo, lá você encontrará essas informações nos mínimos detalhes, já que eles assessoriam exclusivamente o pessoal de TI.
      3. Sei pouca coisa sobre essa questão, mas já vi mais de uma pessoa que conseguiu o visto de estudante com seu cônjuge, com que havia solicitado a União Estável em menos de um mês. Procura no site do IRCC, que provavelmente tem essa info.
      4. As universidades geralmente começam a abrir seus sistemas de inscrição em outubro ou novembro do ano anterior, para o Fall term (setembro). Depois que você receber a Letter of Acceptance, cujo processamento varia de college pra college (o meu foi uma semana, mas tem uns colleges de TO que já vi ficarem 1 mês enrolando a pessoa), você pode tirar o visto. Dica: o mais rápido possível depois de receber a LOA, melhor. No mínimo, mínimo, uns 4 ou 5 meses antes, na minha opinião.

      Beijos, boa sorte! You can do it! 🙂

  3. Gabi, boa tarde, tudo bem?
    Meu nome é Ana Luisa, sou formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior, tenho seis anos de experiência na área e dois de experiência na área financeira.
    Preenchi um questionário no site Immigration.ca e recebi um e-mail dizendo que tinha as habilidades exigidas e havia sido aprovada nesta primeira etapa.
    Me enviaram também dois tipos de ajuda que o advogado Collin R. Singer oferece mediante pagamento para conseguir imigrar para o Canadá.
    É seguro efetuar esse pagamento? Ele tem prestígio aí? É um escritório sério?
    Confesso que estou bastante insegura.
    Pode me ajudar com essas informações?
    Obrigada.
    Att;

    Ana Luisa

  4. Oi Gabi!
    Meu nome é Ana Luisa e fui aprovada num primeiro momento para tentar a imigração para o Canadá através do Immigration.ca do advogado Mr. Colin R. Singer.
    É seguro? Esse escritório é confiável?
    Pergunto porque é preciso optar por uma das opções que nos é oferecida, pagando de US$ 2 a US$ 4 mil dólares.
    Você conhece?

  5. Olá gabi, tenho 20 anos e meu esposo 21. Temos um filho de 03 anos.
    Nosso sonho é irmos para o Canadá, fazer uma imigração permanente, mas todos os seus posts e comentários, vejo que pra morar ai e ter um “trabalho” é preciso ter um curso superior? é isso? Só temos o ensino médio, queríamos ai pra nos especializarmos e dar um futuro melhor para o nosso filho. O processo de imigração é muito dificil? Preciso muito de sua ajuda.

    1. Ola Sabrina. Não sou expert em imigração e só sei este caminho pois foi o que seguimos. Sugiro que vc contacte uma empresa que pode avaliar seu perfil e o de sua família. Você também pode ver mais informações (e opções) no site do governo canadense. Boa sorte e obrigada pela visita ao blog!

      1. Obrigada Gabi, daqui há 03 anos iremos fazer um college no Canadá e lá pra frente se Deus quiser iremos imigrar. Estamos no plano Canadá ainda, reforçando o inglês e ajuntando dinheiro para irmos, obrigada pela ajuda em seus posts <3

  6. Gaby,

    Encaro com muita alegria esta noticia da meta de imigrantes. Estou tentando junto à minha esposa com consultoria especializada conseguegui a imigração. Estou ponderando ir antecipadamente como estudante para poder iniciar num trabalho e assim conseguir mais pontos para o express. Sou engenheiro de alimentos, e ouvi falar que no meu caso não precisaria validar meu diploma ai…vc sabe onde posso procurar esta informação e se este meu plano é bom?

    Muito obrigado
    René

    1. Olá René,
      Obrigado pelo recado e pela visita ao blog. Eu procuraria a associação de engenheiros alimentares de Ontario ou do Canadá (se é que existe) – para ver sobre a validação do diploma. Se vc tem consultoria eles podem te informar qual o melhor plano.
      Boa sorte!

      1. Oi Gaby! Eu que agradeço pela sua dedicação ao blog que traz muitas informações importantes.

        Eu acompanho muito o “de bem com a vida” da Mariana e venho falando bastante com ela, visto ser Calgary meu interesse de destino.
        A consultora eh mais especializada na documentação pos escolha do governo pelo express…essas duvidas sobre ir antecipadamente ela não me respondeu direito…vc acha mais interessante ir com um visto de estudante ou um work permit?

        Quanto a sua sugestão de procurar uma associação vou correr atras sim…brigadao pelas dicas!
        Abraço

  7. Pingback: Express Entry: imigrando para o Canadá como um profissional qualificado - Gaby no Canadá

  8. Gabi , quero ir para Toronto em março de 2017 , eu tenho o curso de cuidador de idosos ,técnico de enfermagem e nível superior em recursos humanos . Em qual área e mais facil arrumar emprego ?
    Obrigada

    1. Olá Patricia. Obrigada pelo recado e pela visita ao blog. Difícil responder sua pergunta mas acredito que seja em recursos humanos – onde vc tem o nível superior. Mas depende muito de vários fatores e as vezes a oportunidade vem na área que a gente menos imagina. O bom é que vc tem essas 3 qualificações (parabéns por isso). Boa sorte na sua jornada!

  9. Olá, Gabi, tudo bem?
    Parabéns pelo blog, gosto muito dos seus textos!
    Como sei que você está inserida no contexto acadêmico aí, gostaria de perguntar sobre algo.
    Sou nutricionista e sei que, para exercer, preciso validar o diploma no Canadá. Mas minha dúvida é a seguinte: títulos de mestrado e de doutorado também precisam ser validados? Caso seja para seguir carreira acadêmica, também preciso validar o diploma da gradução ou só para exercer a profissão de forma estrita?
    Agradeço desde já a sua atenção! Beijos

    1. Olá Dani
      Ótima pergunta!
      Pois bem, para fazer meu doutorado aqui eu só precisei traduzir meu diploma de mestrado e também as disciplinas que fiz. Acredito que isso funcione também no caso da sua pergunta – mas cada instituição tem suas regras então é difícil dizer em detalhes qual pré-requisito é necessário. Fato é que o mercado é super competitivo e talvez um diploma de fora não seja tão valioso quanto um interno. Para seguir carreira acadêmica vc deve ter diploma de pós-graduação – não acredito que o diploma da graduação influencie. Espero ter ajudado a responder sua pergunta… Obrigada pela visita ao blog.

  10. Boa tarde! Sou Graduado em Engenharia Mecânica e Pós Graduado em Engenharia da Manutenção. Tenho muito interesse em me mudar para o Canadá, porém, para trabalhar em minha formação. Existe algum plano de imigração para o meu caso? Qual a sua sugestão? Obrigado e parabéns pelo blog.

      1. Olá estou a pensar em emigrar para o Canadá alias já comprei dólares e tenho morada, eu já tive aí alguns anos atrás e ainda era menor tentei legalizar me. E cheguei ir a emigração, e chegue a ter o cartão provisório da segurança social Numbers, com 17 anos mas nunca fiz descontos porque meti na cabeça quando fizer se 18 vinha pra Portugal , mas agora gostaria trabalhar e fazer descontos, aliás era homem assinar um acordo com o país de nunca receber rendimentos de ajuda , quero sempre trabalhar e descontar para o país já, ja que não sou canadiano ao menos ajudo a economia e o país ajuda me na minha qualidade de vida que se tem enquanto se trabalha nesse país , acho que é um país de oportunidades,

  11. Olá Gaby, tenho formação como barbeiro profissional aqui no Brasil, trabalho em barbearia e me destaco com meus trabalhos… quero ir embora para o canadá… sabe me dizer se por ai o segmento de barbearia e salões de beleza é forte… qual sua opnião.. um amigo foi para os EUA na mesma situação que a minha e ja está a 9 meses lá, no primeiro mes ja arrumou trabalho em uma barbearia e está até hoje, e o dono da barbearia esta conseguindo toda a documentacao pra ele ficar legal no pais.

  12. Marcos de Almeida Camilo

    Ola Gaby,
    Gostaria de saber sobre Visual Merchandising de lojas no Canada,se e bem forte como nos EUA.
    Tenho muita experiencia nesta area de montagem de lojas e visual merchandising.

  13. Olá !
    Fiquei feliz ao ler os artigos.
    Espero que eu esteja entre os próximos que vão migrar. Pois desde 2014, aguardo o meu PR. Sou casada com um canadiense e já estamos cansados de tanto esperar.
    Desde abril desse ano , recebi um documento do Governo de Quebec, certificando que já sou uma permanente residente. O problema é a demora do Consulado canadense no Brasil.
    Espero que em breve, eu possa receber o meu PR e embarcar.
    Atenciosamente,
    Paula

  14. Bom dia ,
    Gabriela estou planejando uma mudança com minha esposa (30 anos ) e filho (02 anos) ,ela é profissional de eduacação física e eu sou Oficial de marinha mercante, pela sua experiência o que você nos recomendaria em relação a mercado de trabalho ?Recomenda alguma consultoria .

    1. Olá Rafael. Obrigada pelo recado e pela visita ao blog. Eu sempre recomendo para todos que venham para cá antes conhecer o país e ver se o Canadá é o local certo para vc. Depois eu indico uma consultoria sim: procurar uma equipe qualificada para te ajudar em qual processo vc e sua família podem aplicar baseado no seu perfil. Enquanto isso sugiro vc ler bastante e tbem visitar o site cic.gc.ca e conhecer os processos de imigração disponíveis. Ah, começar a estudar a língua o quanto antes é fundamental tbem. Espero ter ajudado e boa sorte!

      1. Gabriela, gostaria de saber como.faço para migrar para o.Canadá com.minha esposa, juntamos dinheiro o ano todo e queremos estudar e trabalhar no Canadá , vc pode nos ajudar com suas dicas ?

  15. Olá Gaby!Meu marido está aí há 1 ano.Só que infelizmente ilegal?pretendo ir para o meio do ano,só que gostaria de ir com tudo certinho…Tenho um filho de 8 anos e como ele tem que estudar não sei como isso funciona.Faz,por favor um post de como funciona as escolas,ou me indica um site pra eu poder pesquisar.Obrigada e sucesso pra ti!

  16. Oi Gabriela ,gostei muito do seu blog com essas dicas para imigrar , eu queria saber quais são minhas chances de imigrar para O Canada , ainda sou de menor ,vou fazer o terceiro ano do ensino médio nesse ano (2017)e queria saber como eu poderia ir morar no Canadá assim q eu termina meu ensino médio ,se eu faço um ensino superior que esteja em demando no express entry ou se tem alguma forma de ir sem curso superior .obg ficarei grato com a resposta

  17. Boa noite Gabi,

    Você poderia me indicar uma consultoria para imigração para o Canadá? Tenho interesse em investir no país e mudar com toda minha família.
    Obrigada

  18. BOA NOITE GABY sou brasileiro moro em Bauru SP e estou querendo ir morar com minha esposa e dois filhos pequenos qual cidade do CANADA vc pode me aconselhar era empresario no BRASIL ate ano passado quebrei e vou recomeçar do zero de novo , como e a escola para as crianças ai, e emprego area de frigorifico e construção civil , segurança particular qualquer coisa eu faço e trabalho qualquer carga horaria . obrigado

  19. Boa Tarde Gabi!
    Eu estou me mudando em Agosto pra Toronto, meu marido passou em um MBA e eu estou com muitas dúvidas, afinal mudar de país é algo complicado, sobre os programas pra imigrantes, você sabe se a prefeitura de cursos de inglês para imigrantes? Aqui no Brasil com os sirios e os africanos tem se tornado comum programas desse tipo.
    att

    1. Olá Mel
      Estou a procura de programas de MBA. Poderia por favor me ajudar com informações sobre o programa em que seu marido passou?

  20. olá, sou farmacêutica aqui no brasil, tenho 40 anos, tenho dois filhos de 8 anos, meu esposo tem 49 anos. tem idade minima para conseguir trabalhar no canada ? existe algum incentivo para trabalhar ai?

  21. Sou angolana 50 anos com mestrado, professora universitária, três filhos (27, 23 e 19 anos) a estudar na faculdade um deles a fazer mestrado, todos solteiros sem filhos. Queremos emigrar nós 4. Para os que ainda não terminaram o bacharelato as universidades dão equivalência? Validam os certificados ou tem que começar outro curso?

  22. Gaby, vim aqui até este post pra dizer que sim, 2017 é O ano! Meu marido e eu nos preparamos 2 anos e recebemos o ITA do express entry. Estamos mega felizes ❤️

    1. Oi Lais, parabéns pela sua conquista, também estamos querendo nos mudar para o Canadá, estamos começando a planejar, talvez pra 2019. Gostaria muito da sua ajuda.

  23. olá. so angolana tenho 35 anos , e quero muito viver no Canadá com os meus filhos de 3 e 8 anos e tenho apenas o médio de gestão. será que vai dar certo?

  24. Ola sou Moçambicano gostaria de viver e trabalhar em canada com minha família composta de um casal de filho e a minha mulher, sou técnico de Informática e a minha mulher e técnica superior de Saúde Materno infantil

  25. Olá
    Fique sabendo hoje sobre tal questão sobre Canadá está aceitando a migração pois gostaria de ir como faço pra isso acontecer

  26. Ola Gabriela, sou formada em Processos Gerencias, trabalhei sempre gerenciando comercio e a quase 5 anos sou gerente administrativo, morei por 5 anos nos USA, fiz varios curso de ingles la, enfim quero muito ir trabalhar no Canada, sou casada e tenho um filho de 7 anos, qual seria a melhor forma de iniciar um plano, somente para trabalho tenho chance ou o melhor seria ir para estudar e trabalhar part time….tenho mesmo q pagar uma agencia ou consigo fazer tudo sozinha??
    Tem a questao de escolher o estado para iniciar o processo e muito dificil para quem esta aqui …

  27. Ola, sou Luis Fernando,brasileiro, quero me mudar pra Quebec, vejo que a forma mais ideal é de fazer faculdade, no caso de arquitetura porque sou arquiteto, e acaba sendo mais facil que documentos para a equivalencia. Preciso de ajudar, posso contar contigo? sendo sim, como, por email, pelo whatsapp?

  28. Estimada,
    Bom dia.
    Parabéns pelo excelente trabalho.
    Moro, atualmente, nos EEUU, mas penso em imigrar para o Canadá e educar meu filho de dez anos neste país fantástico.
    Fui aprovado, inicialmente, no programa do Québec. Tenho 62 anos e acredito que tenha pontuado nos cursos e idiomas.
    Minha pergunta:
    – Existe algum programa da imigração para aposentados que possam imigrar sem a necessidade de trabalhar?
    Como disse antes, gostaria de educar meu filho aí…
    Penso também no doutorado. Você poderia indicar algumas faculdades e informar preços?
    Mais uma pergunta:
    – Eu posso viajar e dar entrada no processo do doutorado ou qualquer curso estando no país?

    UAU, quantas perguntas…
    Desculpe-me, ok.

    Muito obrigado pelo apoio.

    GRANDE ABRAÇO

  29. Inácio Bartolomeu Navio

    Prezados,

    Tenho grande interesse de migrar para o Canadá, sou angolano, formado em Petróleo (Processamento e tratamento de Petróleo e Gás Natural) e Técnico Superior de Administração de empresa. Gostaria de Saber o processo para a migração, e quais as garantias de trabalho, tenho familia composta (Minha esposa, uma filha de 3 anos ) Estou com 32 anos de idade estamos disposto a dar a nossa contribuição ao Canadá. Aguardando o vosso retorno.

  30. Sou Santo Antônio, Angolano, 45 anos de idade , Fisioterapeuta, gostaria imigrar para Canadá. Quais são os passos a seguir para lá chegar e oportunidade de emprego.

  31. Boa tarde.
    Sou natural da provincial de Cabinda e eu e a minha familia estamos com interesse em imigrar para o Canada.
    por favor nos informa o que devemos fazer.
    Eu sou tecnico de contrucao civil, e trababem sou carpinteiro, pintor, marceneiro. a minha esposa e professora temos 4 filhos ainda menores. ajude-nos com informacoes concretas sobre o que devemos fazer
    Andre

  32. Boa dia.
    Eu é a minha esposa planejamos imigrar para o canadá, temos três filhas, de 8anos, 5anos e 2anos.
    Sou Engenheiro Eletrotécnico trabalho na Empresa PRODEL-EP e a esposa é
    professora. Somos casados à 7anos.
    Por favor informem-nos o que podemos fazer para viajarmos.
    Somos Angolanos.
    244- 924785902
    244-924885902

  33. Ola Gaby.
    Estamos no aguardo da saída da documentação de residencia de meu filho para então fazermos imigração como parents – minha esposa e eu. Nesta condição você saberia informar se podemos investir no país, ou seja, iniciarmos um negócio local ? Negocio este em que temos expertise já à alguns anos.

  34. Quero agradecer a dicas obtidas em seu blog, pois estivemos por 25 dias em Edmonton e passamos um tempo em Toronto .
    A lida de seus relatos muito ajudou em nossos passeios, principalmente no quesito compras e alimentação. Valeu.

  35. Tenho uma dúvida e se alguém puder responder agradeço imenso. Posso me inscrever para o express visa e ao mesmo tempo pedir um visto de estudante para fazer uma pos graduação lá?

  36. Olá, bom dia!
    É possível um angolano imigrar para o Canadá? Caso sim, gostaria de saber quais são os requisitos para que tal imigração seja possível?

  37. Telma da Conceição Pacheco

    Sou Angolana, vivo em Angola, tenho 37 anos e gostaria de imigrar com a minha família 7 filhos dos quais ( um de 26 anos, uma de 22anos, um de 19anos, uma de 16 anos, um de 9 anos, um de 4 anos, e o último de 2 anos, para o Canadá, o que devemos fazer????

  38. Boa noite, Sou Elber, tenho 21 anos vivo em Cabo Verde e sou casado, queria saber se tenho alguma chance e o que devo fazer para conseguir um visto para viver e trabalhar no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *