Pular para o conteúdo

Projeto 6 on 6 Canada | Junho 2016: Prédios Históricos

6on6logoRED

Hoje é dia 6 de junho e estamos na metade do 6 on 6 de 2016 (já!). Neste mês as 6 blogueiras brasileiras que moram pelo Canadá irão falar de um tema que tem tudo a ver com turismo: prédios históricos. Por mais que você seja uma pessoa que não goste de museus e história garanto que em uma de suas viagens você já se impressionou com alguma construção antiga ou quis saber mais um pouco sobre ela. E é por isso que eu resolvi selecionar 6 prédios históricos de Toronto e falar uma curiosidade de cada um. Os prédios estão organizados por data de construção, do mais antigo para o mais novo.

1. The Scadding Cabin

DSC_5310

Ano: 1794
Endereço: CNE Grounds, Toronto.
Curiosidade: Esta é a casa mais antiga de Toronto. Foi construído por John Scadding, que acompanhou o tenente governador John Graves Simcoe para a região chamada de Upper Canada em 1792. Originalmente a casa ficava situada na margem leste do Don River, ao sul da Kingston Road. Em 1879 a casa foi movida para a região do Exhibition (próximo às margens do lago Ontario) pela York Pioneer and Historical Society como parte das comemorações da inauguração da Toronto Industrial Exhibition (precursora do CNE).

2. Edificações do Fort York

DSC_9218

Ano: 1813-1815
Endereço: 250 Fort York Blvd, Toronto.
Curiosidade: O Fort York é forte militar histórico localizado no oeste de Toronto e construído pelo governo do Reino Unido em 1793. Tirando 3 cabins (casinhas pequenas) e um farol localizado nas ilhas de Toronto as construções do Fort York são as mais antigas da cidade. No final de 1700 quando a área não era mais que um pequeno posto comercial rodeado por uma floresta, o forte foi estabelecida pelo exército britânico e milícia canadense para defender a área, então chamado York, dos Estados Unidos. No local acontecem eventos como o Taste of Toronto, que vale muito a pena pois mistura história e comida.

3. Campbell House

DSC_9148

Ano: 1822
Endereço: 160 Queen St W, Toronto.
Curiosidade: Originalmente, a casa estava localizada a 1.5 km sudeste de seu local atual. Depois que seus donos morreram a propriedade foi leiloada. Durante a maior parte do século 19 a casa foi mantida como uma residência particular. Em 1890 o bairro aonde estava localizada transformou-se em uma zona comercial e industrial e o edifício passou a ser usado por várias empresas como espaço para escritórios. Em 1972, os últimos proprietários do imóvel queriam demolir a casa para ampliar seu estacionamento. Antes da demolição da casa os proprietários a ofereceram para qualquer empresa que quisesse removê-la. Foi ai que a associação profissional de advogados conhecidos como Advocates Society lançou uma campanha para salvar o edifício. Por fim, a casa de 270 toneladas foi movida para seu local atual com a ajuda de caminhões de manutenção do TTC em 1972. O movimento foi um grande espetáculo e atraiu uma grandes multidões. A preservação da casa é tomada como um importante marco na preservação arquitetônica em Toronto.

4. Legislative Assembly of Ontario

DSC_6530

Ano: 1892
Endereço: 111 Wellesley St West, Toronto.
Curiosidade: Este é o quinto prédio da Assembléia Legislativa de Ontario, local do cabinete do Premier, que na prática é o líder da Província de Ontario (o nosso governador no Brasil). O edifício possui 2 alas, uma leste e outra oeste, muito diferentes uma da outra devido a um incêndio em 1909 que destruiu parte da ala oeste. Por causa disso, a ala leste é formada de madeira escura, incluindo colunas de madeira e grades; já a ala oeste – que pegou fogo – foi reconstruída e é toda em mármore branco italiano.

5. Old City Hall

DSC_9283

Ano: 1899
Endereço: 60 Queen St W, Toronto.
Curiosidade: O prédio da antiga prefeitura (Old City Hall) destaca-se no centro de Toronto: estilo neo-romanesco, antigo cercado de edifícios modenos, uma torre com relógio e 3 sinos que tocam a cada hora. Difícil acreditar que durante a construção do Eaton Centre este edifício quase foi demolido. Foi um grupo de cidadãos e ativistas comunitários – conhecido como “Amigos de Old City Hall” que convenceram os responsáveis a preservar este importante marco. O Old City Hall foi declarado um local histórico nacional em 1989.

6. Commerce Court North

DSC_9422

Ano: 1931
Endereço: 25 King St W, Toronto
Curiosidade: Este prédio de 34 andares foi construído em 1931 e foi considerado o maior do pais. A estagnação econômica da Depressã, e a interrupção da Segunda Guerra Mundial garantiram o reinado incontestado deste edifício como mais alto no Canadá por mais de trinta anos. O que chama a atenção no edifício é seu “banking hall” no andar térreo (foto), todo revestido de ouro. Ainda, o local possuia uma plataforma de observação pública no seu último andar que ficou aberta por poucos anos devido a segurança (não, naquela época ninguém se preocupava com ataques terroristas: o medo ali era de suicídios). Na época, as pessoas precisavam pagar CAN$0.25 para apreciar a melhor vista da cidade.

Agora não deixem de conferir os prédios históricos das outras cidades Canadenses nos blogs das meninas que participam deste projeto.

canada6x6-3

De bem com a vida (Mariana, Calgary)*
Edmonton Feelings (Juliana, Edmonton)
Minha Neve e Cia (Caroline, Mississauga)
Like a new home (Adriane, Ottawa)
Jess in Montreal (Jéssica, Montreal)

*Mais uma mudança no 6 on 6: mês passado a Juliana de Edmonton entrou no lugar da Jaque (Regina, SK) e este mês a Mariana de Calgary vai substituir a Carina (Vancouver, BC). Uma pena que não teremos mais uma representante da bela Vancouver, mas fico feliz que a Carina tenha topado participar pois adorei o blog dela e acredito que vamos conhecer muito mais sobre Calgary acompanhando seus posts. Seja bem-vinda Mariana!

Por fim, se você gosta do projeto e tem alguma sugestão de tema não deixe de comentar por aqui.

12 comentários em “Projeto 6 on 6 Canada | Junho 2016: Prédios Históricos”

  1. Oi Gaby, tudo bem?
    Adoro seu blog e em especial o projeto Six on Six. Gostaria de participar também, mas como moro Edmonton e já tem uma blogueira daqui, acho que não seria tão interessante…
    De qualquer forma, caso você tenha algum outro projeto em mente e gostar do meu blog e das coisas que eu escrevo… Não hesite em me convidar hehehe!
    Ah e eu tenho uma dica de tema, porque vocês não fazem algo sobre as Chinatown de cada cidade?
    Beijos.

  2. Muito bom o post, adoro conhecer mais sobre os prédios históricos.
    Não sabia da história da Campbell House, que ela foi removida da sua localização original :O
    Super interessante!
    Beijos, Gaby!

  3. Oii Gaby! Desculpe a invasão nesse post!
    Gostei mto do seu blog! Vou para o Canada em setembro, eu e meu marido. Vamos ficar próximo ao Hotel do TIFF. Gostaria de saber se vc tem dicas de onde tomar cafe da manha ali por perto!
    Obrigada!

      1. O Hotel onde tem o Festival de Cinema! Tiff bell lightbox! Vamos ficar num apartamento na Richmond. Procurei Starbucks mas nao sei se é longe. Se vc tiver dicas desse bairro me fala?

        1. Ola Andrea. Fica no centro da cidade (na aba “Toronto” do blog há varias dicas da cidade). Você encontra tudo por lá e certamente terá um Tim Hortons ou Starbucks por perto. A rua que fica o cinema – King Street West – é bem badalada e cheia de restaurantes…

          1. Já olhei mtaaaaass paginas de la!! Mas nao achei nada da regiao que vou ficar…
            Brigadao!!

  4. Adorei conhecer um pouco mais sobre a história de Toronto Gaby! Eu faço várias listas de lugares que pretendo conhecer e com certeza os prédios históricos entraram pra lista! Beijão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *