Pular para o conteúdo

Navut: ferramenta para encontrar o melhor bairro para você morar em Toronto

Já falei para vocês aqui no blog que uma das perguntas que eu mais respondo é “qual é o melhor bairro para eu morar em Toronto?”. E a resposta geralmente é “não sei”. O motivo de eu não saber é simples: cada pessoa é único e possui diferentes características que irão fazer um local ser melhor ou pior para você. Certamente o bairro que é melhor para mim e minha família pode não ser o melhor para você, já que temos empregos diferentes, famílias diferentes, costumes diferentes e aquilo que é prioridade para mim pode não ser para você.

Porém, não se desespere pois hoje vou compartilhar com vocês uma ferramenta online que pode te ajudar na busca do melhor bairro para morar em Toronto (e em outras cidades Canadenses como Calgary, Edmonton, Montreal, Ottawa, Vancouver e Winnipeg). Esta ferramenta chama-se Navut e foi construída por Brasileiros.

Como usar o Navut?

Para navegar no Navut é muito fácil. Primeiro você escolhe para onde vai mudar: Toronto, Calgary, Edmonton, Montreal, Ottawa, Vancouver ou Winnipeg.

Passo1_Navut

Em seguida, você classifica o grau de importância de cada uma das categorias (moradia, escola, mobilidade, vizinhos, qualidade da vizinhança). Vale falar que cada uma das categorias possuem subcategorias como “valor do aluguel” e “melhor vizinhança para casais, solteiros, famílias, etc”.

Passo2_Navut

No passo 3, o site irá selecionar no mapa quais os lugares que encaixam no seu perfil (dados de mais de 20 fontes diferentes e confiáveis com as suas preferências são pesquisados e no mapa aparece um ranking dos 5 melhores bairros pra você). Depois de selecionados os 5 melhores bairros para você, você pode clicar em “see neighborhood profile” e ver mais informações sobre aquele bairro (incluindo as escolas, fotos, dados demográficos, etc). Na página do bairro você também consegue ver propriedades que batem com suas características (incluindo seu budget).

Passo3_Navut

Caso você não encontre nenhuma propriedade há sempre um contato para você falar com os Neighborhood Specialists, que são corretores que podem te ajudar a comprar, alugar, vender ou tirar dúvidas em relação a estas transações.

Consultado_especialistas_Navut

Algumas informações importantes para facilitar sua pesquisa:

1. Segurança é um fator super importante e não é porque estamos no Canadá que não há violência. No Navut há um filtro para você na tab “Neighborhood Quality” (ou qualidade do bairro). Aliás, acho esta tab a mais importante de todas. Se quiser saber mais sobre bairros mais seguros e perigosos, clique aqui.

2. Na informação dos bairros há um índice chamado de Walk Score, que é baseado na facilidade de locomover-se em um determinado local sem carro. Não leva em consideração a beleza da área. O Walk Score vai de 0 a 100 e quanto maior, mais fácil. Clique aqui e pesquise sobre o Walk Score de diversas regiões.

3. Se você estiver procurando um lugar para morar com sua família eu sugiro que coloque o filtro “Homeowners” (ou proprietários) como muito importante. Isso significa pessoas que compraram o imóvel e lutam pela comunidade e mais chances de encontrar vizinhos legais que se importam com a região ou o condomínio.

4. Nas informações dos bairros você encontra o “Average Family Income” ou a média de salário anual que uma família ganha naquele bairro (não um indivíduo, mas uma família caracterizada por um casal com ou sem filhos). Em Ontario, a média de salário da família em 2012 foi de aproximadamente C$75,000 (clique aqui e veja mais informações). Isso quer dizer que valores menores do que este são encontrados em bairros aonde pessoas ganham menos do que a média da província (podem ser bairros mais pobres) e valores maiores aonde pessoas ganham mais do que a média da província (podem ser bairros mais nobres).

5. Outra informação muito importante que o Navut nos dá é a cultura do bairro. Você pode encontrar informações sobre língua mais falada na região, porcentagem de imigrantes e não imigrantes vivendo por lá, e qual a cultura predominante (por exemplo, chinesa, indiana, etc). Acho super importante pesquisar bem sobre cada região.

6. Como o site pega informação de mais de 20 fontes, o ideal é que você mexa em todas as categorias (moradia, escola, mobilidade, vizinhos, qualidade da vizinhança). Mexendo somente em uma pode vir informações de somente uma fonte, então vale colocar o maior número de informações possíveis, para que o site cruze todas elas e ache seus bairros favoritos.

Bom, espero que a dica tenha sido válida, vale a pena dar uma pesquisada no site para entender a cidade que você vai morar. Ah, esqueci de falar que todo o site é em inglês (então bora treinar esta língua, afinal se você tem planos de vir para cá vai ter que aprender uma hora ou outra não é mesmo?).

10 comentários em “Navut: ferramenta para encontrar o melhor bairro para você morar em Toronto”

  1. Gaby,antes de mais nada quero dizer que adoro seu blog e leio sempre que tem uma atualização. Viajo pra Toronto no dia 30 e vou passar 1 mês por ai em Intercambio em casa de família. Só que agora que chegou minha acomodação, achei o lugar tão estranho e não parece ser um bairro Muito Bom.. Você saberia me dizer se conhece? O endereço é 4 Wetherby Drive, Toronto, Ontario, M1J1L6. Estou realmente com medo, nunca fiz uma viagem internacional antes e pelo que vi nas fotos não me pareceu um lugar muito bacana. Se puder me ajudar, realmente ficarei muito grata. Obrigada Gaby!

    1. Ola Thaty… obrigada pelo recado e pela visita ao blog… eu não conheço esta região, fica à leste de Toronto. Mas se você ver o comentário do leitor anterior verá que ele disse que parece uma boa região. Acho que você sempre pode testar e se não gostar pode pedir para mudar, não? Infelizmente não conheço a região…. Boa sorte

  2. Oi Gaby, sou super fã sua, e do blog. Infelizmente o Navut parece que não existe mais. Deve ter sido comprado pois o endereço é sempre direcionado para um site de real estate comum ( Nestready). Que pena . Acho que o Navut teria me ajudado muito pois estou o processo de comprar casa e mudar para o Canadá. Toda sorte e Luz pra vcs.

  3. Prezada Gabi,
    estou tentando usar o NAVUT e o link me joga em uma pagina onde não encontro o caminho. Vc poderia me ajudar?
    Obrigada.

  4. So agora vi o comentario da Ligia em 11/2017, desculpe. Vc tem alguma outra dica para pesquisar qual o melhor bairro levando em conta variáveis como transporte publico, qualidade das escolas e segurança?
    Obrigada,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *