Pular para o conteúdo

Sobre os Feriados e Datas Comemorativas em Ontário

Não conheço ninguém que não goste de um feriado. Como é bom quando “a semana é curta”, ou quando no meio da semana você consegue acordar tarde ou quando você acaba viajando no meio do mês, não é mesmo? No Brasil somos acostumados a ter muitos feriados, e uma das perguntas que eu mais recebo é se tem muitos feriados aqui no Canadá e a resposta é SIM! Além dos feriados, por aqui também temos muitas datas comemorativas (como por exemplo Dia das Mães e Halloween) que nem sempre caem nos mesmos dias que no Brasil ou não são comemorados por ai. Resolvi escrever este post falando sobre alguns dos feriados e datas comemorativas de Ontario (província que moro). Vale falar que cada província possui seus feriados e por isso estarei falando especificamente de onde moro.

New Year’s Day

O dia 1 de janeiro é feriado por aqui, assim como no Brasil. Mas o que difere muito entre os dois países é que no dia 2 já temos que voltar para o trabalho, a folga mesmo é somente no dia 1. Por exemplo, este ano o dia 1 de janeiro caiu em uma quinta-feira e tivemos que gastar um dia das férias para poder emendar com a sexta-feira e ter um feriadão.

Family Day

Este é o feriado mais recente que temos (começou em 2008 aqui em Ontário) e acontece na terceira segunda-feira do mês de fevereiro (por aqui e nas províncias de Alberta, Manitoba, Nova Scotia, Prince Edward Island e Saskatchewan – nas 3 primeiras o nome do feriado é diferente). Em British Columbia, o Dia da Família acontece na segunda segunda-feira do mês de fereveiro. Uns amigos canadenses nos falaram que este feriado foi criado para valorizar o tempo em família, especialmente nos meses de inverno rigoroso. E é muito legal ver atividades e eventos mesmo com temperaturas tão negativas: os rinks de patinação estão lotados e há vários festivais pela cidade, muito legal.

DSC_8624

Valentine’s Day

O dia do São Valentino (ou dia dos namorados como conhecemos ai no Brasil) é celebrado no dia 14 de fevereiro e, ao contrário do que muita gente pensa, não é feriado. Clique aqui e leia mais sobre esta data comemorativa.

Good Friday e Easter Monday

A Páscoa é também muito celebrada por aqui, apesar de não vermos nos supermercados e lojas aquele consumismo desespero para comprar chocolates. Por aqui a sexta-feira santa é chamada de “Good Friday” e é feriado. Uma diferença é que empregos governamentais fazem feriado na segunda, na chamada Easter Monday. Esta data é feriado na província de QC somente, porém no hospital que trabalho em Ontário eles adotaram este feriado (oba!).

DSC_0250

Victoria Day

É um feriado federal canadense comemorado na última segunda-feira do mês antes do dia 25 de maio em honra do aniversário da rainha Victoria, que foi rainha da Inglaterra entre 1837 e 1901. EM QC este feriado é chamado de Dia dos Patriotas.

Dia das Mães e Dia dos Pais

O dia das mães aqui no Canadá acontece na mesma data do Brasil (segundo domingo de maio), porém o dia dos pais acontece em junho (diferente do Brasil, que é em agosto). Vale falar que aqui não tem dia das crianças, ou melhor, até tem (nem lembro quando) mas não é comercial celebrado como no Brasil.

Canada Day

O feriado mais típico do país é o dia do Canadá, que acontece no 1 de julho. O dia do Canadá é um feriado estatutário federal comemorando o aniversário do país, que surgiu em 01 de julho de 1867 com a promulgação da Lei Constitucional de 1867, que uniu três colônias em um único país chamado Canadá dentro do Império Britânico. Originalmente chamado Dominion Day o feriado foi rebatizado de Dia do Canadá em 1982, ano em que a Lei de Canadá foi estabelecida.

DSC_8245

Civic Holiday

A primeira segunda-feira de agosto é feriado na maior parte do Canadá, mas o motivo é diferente em cada uma das províncias e até em cidades da mesma província. Por exemplo em Alberta este feriado é chamado de Heritage Day e acontece para reconhecer e celebrar a herança cultural variada da provincial. Aqui em Toronto é chamado de Simcoe Day em homenagem à John Graves Simcoe, um governador que lutou contra a escravidão por aqui. Outras cidades da província de Ontário possuem o mesmo feriado mas com outro nome/objetivo.

Labour Day

O nosso feriado do dia do trabalho acontece na primeira segunda-feira de setembro e é marcado pelo final das férias de verão. Um dia triste, pois sabemos que o frio e o inverno estão próximos.

Thanksgiving

O dia de ação de graças aqui no Canadá acontece na segunda segunda-feira de outubro e é um dos feriados mais importantes do país (tão importante quanto o Natal). Clique aqui e veja mais sobre esta data. É nesta data que os Canadenses capricham e fazem uma mesa farta com peru, delícias de abóbora, molho de

DSC_7231

Halloween

Uma das celebrações mais legais e diferentes que temos por aqui. Sempre acontece no dia 31 de outubro e (infelizmente) não é feriado. Se você andar pelas ruas verá várias pessoas fantasiadas (adultos e crianças) e nas semanas que antecedem o dia 31 várias abóboras iluminadas na porta das casas (chamadas por aqui de Jack o’Lantern).

Remembrance Day

O Remembrance Day (Dia de Lembrança) é o dia em que todos relembram os militares que lutaram e morreram na Primeira Guerra Mundial. Todas as pessoas compram tipo broches de red poppy flowers (papoulas vermelhas) que simbolizam esta data e, apesar de não ser feriado, é uma comemoração muito bonita. Clique aqui e veja post sobre esta comemoração.

Christmas Day

Por aqui o feriado é somente dia 25 de dezembro. No dia 24 – véspera de Natal – a maioria das pessoas (com exceção de lojas e restaurantes) trabalham até o meio-dia.

DSC_5162

Boxing Day

Um dia depois do Natal – 26 de dezembro – é feriado aqui em Ontario (quando o dia 26 cai em um final de semana o feriado é adiado para a segunda-feira). Historicamente, esta data era marcada por patrões presentearem os trabalhadores. Por aqui, o excesso de mercadorias de numerosos estabelecimentos comerciais entra em liquidação, sendo vendida por preços significantemente menores do que os preços originais. É um dos dias mais movimentados, em vendas totais, do comércio no Canadá.

E ai? Qual feriado ou data comemorativa vocês mais gostam? Algum que não inclui?

2 comentários em “Sobre os Feriados e Datas Comemorativas em Ontário”

  1. Nossa que legal saber quem tem feriados…rsrs Na minha cabeça só era feriado no Natal, Thanksgiving e ano novo.

    bjos.

  2. O que eu mais gostei foi o boxing day, é tão triste ter que trabalhar dia 26/12 rs.
    Mas o Family day eu acho muito bacana, principalmente se as pessoas realmente valorizarem o motivo da data.

    Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *