Pular para o conteúdo

Doors Open 2015: explore os edifícios de Toronto de graça

DOT15_Horizontal Wordmark_With Dates

Doors Open Toronto é um dos eventos – senão “o” evento – mais legais e interessantes da cidade. Primeiro porque é sempre no último final de semana de maio, em uma ótima época do ano quando as temperaturas já estão elevadas e você quer ficar na rua, já que ficou hibernando por 6 meses. Segundo porque envolve conhecer lugares incríveis da cidade de graça, ou seja, você pode conhecer vários pontos turísticos sem pagar nada. Terceiro porque acontece durante durante dois dias (sábado e domingo) então dá para fazer muita coisa e curtir muito. Por fim, é o maior evento do gênero no Canadá e um dos três maiores eventos de portas abertas no mundo. Portanto, razões para você participar são várias!

O Doors Open Toronto 2015 é a 16th edição do evento e acontecerá nos dias 23 e 24 de maio, oferecendo acesso gratuito a mais de 155 edifícios arquitetonicamente, historicamente, culturalmente e socialmente significativos em toda a cidade. Em honra aos Jogos Panamericanos de 2015, o tema deste ano será “esportes, recreação e lazer” e trará acesso a diferentes centros esportivos privadas e públicas, que vão desde centros aquáticos a estádios de atletismo.

Você pode pesquisar locais para visitar clicando aqui. Mas como eu sou muito boazinha, irei facilitar a vida de vocês e fazer uma lista de 10 lugares para visitar que já fomos e recomendamos. Vale falar que sempre é bom fazer um planejamento antes, ver a localização de cada edifício, quando os locais estarão abertos (e.g. alguns abrem mais cedo, outros somente no sábado). Planejamento é a palavra para que você consiga curtir bastante o evento.

1. Osgoode Hall

Osgoode Hall é um patrimônio histórico do Canadá com sua construção iniciada entre 1829 e 1832 nos estilos de Paládio e Neoclássico. Abriga o Tribunal de Recurso de Ontário, o Tribunal Divisional do Superior Tribunal de Justiça, e da Law Society of Upper Canada. O nome do edifício honra William Osgoode, o primeiro juíz chefe da província de Ontario. O edifício abrigou a Osgoode Hall Law School até 1969, quando a faculdade foi transferida para o campus da Universidade de York, na comunidade de North York. Clique aqui e veja post sobre este edifício lindo.

DSC_9259

2. Teatro Elgin e Winter Garden

Os teatros Elgin e Winter Garden (Jardim de Inverno) são um dos últimos teatros do tipo stacked (empilhados) do mundo. Estão localizados na Yonde Street, pertinho do Eaton Centre, sendo que o Winter Garden fica localizado 7 andares acima do teatro Elgin. Foram originalmente construídos em 1913 (este ano estão fazendo 100 anos e em setembro vários eventos irão comemorar esta data).Clique aqui e veja post detalhado sobre estes lugares únicos e incríveis.

ElginTheater1

3. Commerce Court North

O prédio do Commerce Court North fica no meio do centro financeiro de Toronto e hoje fica escondido no meio de tantos arranha-céus. Porém, acreditem: este prédio de 34 andares construído em 1931 já foi considerado o maior do pais. A estagnação econômica da Depressão, e a interrupção da Segunda Guerra Mundial garantiram o reinado incontestado deste edifício como mais alto no Canadá por mais de trinta anos. Além da arquitetura exterior incrível do prédio, o que também chama a atenção no edifício é seu “banking hall”, com um teto alto, lustres enormes, teto de ouro, arcos e grande janelas. Clique aqui e leia mais sobre este local.

DSC_9422

4. Black Creek Pioneer Village

A Black Creek Pioneer Village (em português, a vila pioneira do riacho negro) é um museu à céu aberto, que recria o estilo de vida dos Torontonianos no século 19. Lá você encontra uma coleção de edifícios e artefatos que vão fazer você imergir na vida, costumes e arredores dos primeiros moradores da cidade, que construíram as bases para a Toronto moderna. Abrangendo mais de 30 hectares de paisagens rurais intocadas, a Vila é uma experiência única com edifícios históricos – algumas originais, outras realocadas ou reconstruídas – de comunidades em todo o centro-sul de Ontário, que foram fielmente decorados com mobiliário original e artefatos. Estivemos lá no outono passado e contei tudo para vocês aqui.

IMG_7630

5. Canada Life Building

O Canada Life Building é daqueles edifícios que fazem você ficar de boca aberta de tão lindo. Fica localizado na University Avenue e possui 15 andares (+2 na torre central). Lá fica a sede da Canada Life Insurance Company (empresa de seguros do Canadá) e este é um dos poucos edifícios de escritórios em Toronto que as janelas podem ser abertas por seus ocupantes. O observatório no 17th andar é incrível. Clique aqui e veja mais sobre este edifício lindo e histórico.

DSC_9224

6. Hart House

Um dos edifícios mais lindos e mais históricos do campus St George da UofT é a Hart House. A Hart House é um dos primeiros centros estudantis da América do Norte, fundado em 1919 por Vincent Massey, um ex-aluno e benfeitor da universidade que colocou o nome do local em homenagem ao seu avô, Hart Massey. Eu já falei sobre a Hart House aqui no blog e várias pessoas me perguntaram sobre como visitar o local. Portanto, uma chance para conhecer este lugar incrível e histórico.

DSC_3425

7. Thomas Fisher Rare Library

A Thomas Fisher Rare Book Library constitui-se no maior repositório de livros e manuscritos raros acessíveis publicamente no Canadá, incluindo uma extensa coleção de primeiras edições de Lewis Carroll (autor de Alice no Pais das Maravilhas), material biográfico, e fotográfico. Há muita coisa diferente, como uma coleção de rótulos vintage de cervejas Canadenses, manuscritos da Era Medieval, entre outros. O manuscrito mais antigo da biblioteca data de 1789 B.C (antes de Cristo). Vale a pena a visita. Clique aqui e leia mais sobre este lugar incrível. Vale falar que a biblioteca só estará aberta para visitas no sábado.

8. Fort York

Toronto possui um forte militar histórico localizado no oeste da cidade (perto do lago e da Gardiner) e construído pelo governo do Reino Unido em 1793. O Fort York é super lindo e geralmente palco de vários eventos (como o festival gastronômico taste of toronto, que fomos ano passado e contei aqui para vocês). No caso do Doors Open Toronto você terá acesso ao Fort York National Historic Site, uma espécie de museu que conta a história do forte e traz artefatos militares e outras surpresas.

DSC_9307

9. Old City Hall e Toronto City Hall

O prédio da antiga prefeitura (Old City Hall) destaca-se no centro de Toronto: estilo neo-romanesco, antigo cercado de edifícios modenos, uma torre com relógio e 3 sinos que tocam a cada hora. Difícil acreditar que durante a construção do Eaton Centre este edifício quase foi demolido. O Old City Hall foi a casa do conselho municipal entre 1899-1966 e continua sendo uma das estruturas mais importantes da cidade. Vai estar aberto para o Doors Open Toronto mas você não pode bater fotos (mesmo assim vale muito a visita).

DSC_9283

Pertinho dali fica a atual prefeitura de Toronto (Toronto City Hall), casa do governo municipal que foi construída em 1899 para substituir a antiga prefeitura devido a uma escassez de espaço e fica localizada na famosa Nathan Phillips Square. Durante o Doors Open você consegue visitar algumas áreas mais restritas do edifício, como o terraço da torre leste. Clique aqui e veja mais sobre as prefeituras da cidade.

DSC_9315

10. Assembléia Legislativa de Ontario

O quinto prédio da Assembléia Legislativa de Ontario fica localizada ao sul do Queens Park e é um edifício lindo por fora e mais ainda por dentro. Lá fica localizado o cabinete do Premier, que na prática é o líder da Província de Ontario (o nosso governador no Brasil). O edifício possui 2 alas, uma leste e outra oeste, muito diferentes devido a um incêndio em 1909 que destruiu parte da ala oeste. Por causa disso, a ala leste é formada de madeira escura, incluindo colunas de madeira e grades. Por outro lado, a reconstrução da ala oeste resultou em um projeto maravilhosos de mármore branco italiano. Clique aqui e leia mais sobre este edifício lindo.

assembleia1

Espero que tenham gostado das minhas dicas de edifício e não deixem de comentar se vocês acrescentariam mais algum local. Aguardem pois estaremos visitando novos lugares (minha listinha está enooorme) e estarei contando tudo para vocês. Ah, não deixem de usar a hashtag #gabynocanada para eu poder ir acompanhando as fotos de vocês no dia do evento.

5 comentários em “Doors Open 2015: explore os edifícios de Toronto de graça”

  1. Caramba, meu irmão pegou essa época quando ele fez intercambio para Toronto, ja quando eu fui era outono…dai não vi 🙁 ai que saudade de Toronto!!! Mas eu volto, e volto pra ficar <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *