Pular para o conteúdo

2015: o ano dos Jogos Panamericanos de Toronto

2015_Pan_American_Games_logo

O ano de 2015 chegou e junto com ele um dos eventos mais aguardados dos últimos anos: os Jogos Panamericanos de Toronto. Eu nem acredito que moro em uma cidade que vai ser anfitriã de um dos maiores eventos esportivos do mundo – os Jogos Panamericanos são a terceira maior competição multi-esportiva do mundo, superada apenas pelos Jogos Olímpicos de Verão e os Jogos Asiáticos. Eu, que já sou apaixonada por Toronto, tenho certeza que vou ficar ainda mais deslumbrada quando a 17o edição dos jogos acontecer no verão. Vale falar que os Jogos Panamericanos já aconteceram duas vezes no Canadá – em 1967 e 1999 – ambos os anos em Winnipeg, na província de Manitoba. Toronto já se candidatou para ser sede das Olimpíadas de verão 2 vezes – em 1996, perdendo para Atlanta e em 2008, perdendo para Beijing. Desta vez Toronto ganhou o direito de sediar um evento esportivo de grande porte e tenho certeza que fará bonito. Abaixo, descrevo algumas das informações sobre o evento que achei mais importante descrever aqui. Nem preciso falar que mais perto do evento e durante o mesmo estarei escrevendo mais informações aqui no blog e, principalmente, na página do blog no facebook.

Data

Os Jogos Panamericanos acontecem do dia 10 à 26 de Julho. Os Jogos Para Pan-Americanos serão realizados 12 dias depois (estão sendo geridos pelo mesmo comitê organizador, o TO2015). Se você quer saber quantos dias faltam para os jogos começarem não deixem de passar pela Nathan Phillip Square e conferir o relógio dos jogos.

IMG_6046

Cerimônia de Abertura e Encerramento

As cerimônias de abertura e encerramento serão realizadas no Rogers Centre, que por razões de patrocínio será chamado de Pan Am Ceremonies Venue ou Pan Am Dome durante os Jogos. A cerimônia de abertura acontece no dia 10 de julho e será comandada pelo Cirque du Soleil. Os ingressos custam entre C$105 e C$355 e podem ser comprados aqui. A cerimônia de encerramento está sendo organizada pela Live Nation (uma empresa que traz várias bandas para a cidade), e acontecerá no dia 26 de julho. Os ingressos custam entre C$95 e C$205 e podem ser comprados aqui.

Esportes e locais dos jogos

Apesar do título – Jogos de “Toronto” – os eventos esportivos acontecem não somente por aqui, mas em mais 14 outras cidades espalhadas por Ontário: Ajax, Hamilton, Innisfil, Markham, Milton, Minden Hills, Mississauga, Mono, Oro-Medonte, Oshawa, Palgrave, St. Catharines e Welland. Para saber aonde seu esporte preferido irá acontecer, clique aqui e veja mais informações. Eu vou citar abaixo alguns dos meus esportes favoritos e aonde eles irão acontecer.

IMG_6042

Beach Volleyball – Gente, eu AMO assistir volley de praia, ainda mais pelo Brasil sempre fazer bonito. Os jogos de volley de praia (masculino e feminino) irão acontecer em uma arena temporária que será construída no meio do Exhibition Place e será chamada de Chevrolet Beach Volleyball Centre. Eles vão trazer 3000 metros cúbicos de areia e vão construir uma praia no meio da cidade.

Basketball – Nem preciso falar aqui da minha paixão por basketball. Apesar de saber que o dream team dos USA vai somente para os Jogos Olímpicos – eles mandam jogadores do college para outros torneios – eu quero muito ir a uma final de basketball masculino (quem sabe não temos uma final contra o Brasil e até vitória dos Brasileiros como no Panamericano de 1987 quando o time Brasileiro liderado por Oscar Schmidt ganhou dos USA de 120-115). O local dos jogos será o Ryerson Athletic Centre, que fica localizado bem no centrão de Toronto (metro College).

Volleyball – Volley é bom demais não é gente? É um esporte que eu adoro e, melhor do que tudo, dá sempre muitas alegrias (e medalhas) pro Brasil. Por exemplo, o Brasil ganhou ouro tanto no masculino quanto no feminino nos últimos jogos panamericanos. Tenho certeza que a festa aqui será linda e não quero perder por nada. Os jogos de volley vão acontecer no Exhibition Centre (100 Princes Boulevard, Toronto).

Atletismo – As competições de atletismo são a cara dos jogos e eu adoro assistir aquelas corridas que duram 20 segundos (hehehe). Estava lendo que a presença de Usain Bolt ainda não está confirmada – parece que ele tem outro evento esportivo na mesma época e talvez não venha (vamos torcer para que ele venha, afinal ele sempre dá show). Aqui em Toronto o atletismo vai acontecer na York University, em um estádio que está sendo construído e será chamado CIBC Pan Am / Parapan Am Athletics Stadium. Uma nova linha de metro está sendo construída para chegar até o novo estádio, mas parece que só vai ficar pronta em 2016. Para maiores informações sobre a extensão do metro, clique aqui.

Futebol – Como Brasileira eu não poderia deixar de falar de futebol. Os jogos de futebol acontecerão em Hamilton (cidade que fica a 70 km de Toronto) no CIBC Hamilton Pan Am Soccer Stadium. A última vez que a seleção masculina de futebol ganhou ouro nos Jogos Panamericanos foi em 1987. Porém, li aqui que a CBF vai boicotar os jogos de Toronto e não vai enviar nenhuma equipe masculina ou feminina para cá, já que os gramados serão sintéticos… será? Espero que não.

Natação – Eu não sei se tenho paciência para ver as competições de natação (mesmo na TV de casa eu não consigo ver quem ganhou e fico um pouco irritada). De qualquer maneira vale falar sobre esta competição aqui, já que o Brasil está na lista de favoritos e sempre ganha umas medalhas. As competições deste esporte irão acontecer no CIBC Pan Am / Parapan Am Aquatics Centre and Field House, que fica na parte leste da cidade (pertinho do campus da UofT de Scarborough).

Remo – Acho que nunca escrevi aqui, mas meu primo Gibran já foi remador e ganhou várias medalhas nos jogos panamericanos passados. Ele é casado com a Fabiana Beltrame, que também é remadora e campeã mundial e virá para Toronto competir. Claro que torceremos muito por ela e por toda a equipe do Brasil. As competições de remo irão acontecer no Royal Canadian Henley Rowing Course, que fica em St. Catharines, uma cidade linda pertinho de Niagara Falls.

**Na foto abaixo (tirada em uma festa junina ou festa de são joão da minha família em 2007) eu e o Ju estamos com meu primo Gibran e a Fabiana. Detalhe o Ju com a medalhe de prata que meu primo tinha ganhado no Panamericano de 2007 no Rio. Espero que a próxima foto da família com uma medalha seja aqui em Toronto, hein?!

IMG_5192

Melhorias na cidade

Union Pearson Express é um novo trem expresso que levará passageiros do Aeroporto Internacional de Toronto Pearson para a Union Station e será lançado na primavera de 2015 (antes dos Jogos Panamericanos). haverá trens de 15 em 15 minutos e o trajeto (que hoje pode demorar até 1 hora) levará 25 minutos. Maiores informações clique aqui.

Um outro projeto bem legal é a revitalização do Ontario Place. O Ontario Place é um parque na beira do lago aonde fica o Molson Amphitheater, um parque de piscinas e ficavam outras atrações (que devido ao pouco uso foram fechadas em 2011). O prejeto de revitalização foi lançado ano passado (clique aqui) e inclui fazer um parque e trilhas. No site do governo não há datas mas vamos torcer que tudo fique pronto para o Pan, já que a area fica bem perto do Exhibition aonde vão ocorrer vários eventos.

Os novos streetcars também fazem parte da preparação de Toronto para o Pan. Havia uma previsão de que a maioria deles estaria funcionando em 2015 para os jogos; porém, infelizmente, não é isso que irá contecer. Em 31 de agosto de 2014 os streetcars começaram a fazer a rota da Spadina. Em Dezembro este número deveria ser 43, porém devido a atrasos na Bombardier (empresa que está construindo os streetcars) há apenas 3 streetcars em serviço. Clique aqui para maiores informações.

Uma curiosidade para citar aqui – que não deixa de ser uma “melhoria” – é que os Jogos de 2015 serão a primeira edição do Pan ecologicamente correta, ou seja, serão neutras de emissão de carbono. Muito bom! Well done, Toronto!

Voluntariado

Para acontecer, os Jogos Panamericanos de Toronto precisam de mais de 23,000 voluntários. Há várias maneiras de se voluntariar e acho uma ótima oportunidade de você participar dos jogos de uma maneira única. Clique aqui e veja todas as informações.

Vila Olímpica

Para quem tem curiosidade, a vila olímpica está localizada no bairro West Don Lands (que fica a leste do centro de Toronto, na Front Street entre a Bayview Avenue e a Cherry Street). A vila terá capacidade para acolher 10 mil atletas e depois será convertido para residência.

***

Enfim, espero ter animado todos a virem para Toronto e participarem dos jogos. Tenho certeza que julho de 2015 será um mês inesquecível para quem estiver por aqui. Vale falar que o Canadá está querendo muitas medalhas por dois motivos: 1) por estar em casa; e 2) por ter perdido o terceiro lugar no quadro de medalhas para o Brasil nas últimas edições. Historicamente o Canadá é o terceiro melhor país do Pan, atrás apenas dos USA e Cuba. Vamos ver como será em Toronto daqui a 182 dias.

Espero que tenham gostado do post e não deixem de comentar e compartilhar. Finalizo meu post com o comercial oficial dos Jogos Panamericanos para a TV.

18 comentários em “2015: o ano dos Jogos Panamericanos de Toronto”

  1. Que lindo será! Que legar o metrô até o aeroporto! A cidade vai ficar MAIS linda ainda! A cada dia “invejo” mais esse país. Parabéns Toronto e parabéns aos torontonienses.

  2. Oi Gaby, fiquei super empolgada com seu post, cheio de dicas, bastante informativo e esclarecedor. Como vamos em abril, já estaremos aí e gostaria muito de participar de algum desses eventos. Quem sabe até combinamos de ir a algum juntas, seria ótimo! Parabéns pelo post! Abraço!

  3. Ola Gaby!
    Que ótima notícia sobre o transporte até o centro… Será tipo em Vancouver (Canada Line)??? Porque essa baldeação de 192 até a Kipling e daí em diante cansa um pouco….rs

    Seu post, como sempre, recheado de informações! Parabéns e que 2015 seja de muita saúde e realizações para vc e sua família!

    Bjs, Nathalie

  4. Que máximo, Gaby!!! Eu tb adoro competições esportivas, muito bacana ter uma tão grande assim acontecendo na cidade em que vc mora! Eu não deixaria de ver o vôlei de quadra, sou fã e vejo sempre na tv todos os campeonatos. E, é claro, o remo, para torcer pela Fabiana.
    Beijão

  5. Olá Gaby…. Gostei bastante do seu blog… amei as dicas… no entanto ainda me sinto insegura…
    Irei ao Canadá em novembro, pra estudar, ficarei em Toronto, e estou perdida em montar um roteiro prático, divertido e que inclua tudo de apaixonante que é o Canadá!!! O que você acredita que deve estar incluso no meu roteiro, onde não posso deixar de ir?!
    Ficarei apenas um mês no Pais, mas estou disposta a tudo!!! rsrs
    Outro detalhe…. estou com medo de passar frio… rsrs
    O que você indica, pra nós brasileiro em relação as vestes?!

    Grata, Aldeni

  6. Oi Gabyy!!!
    Nem acredito que vamos estar ai nas competições. Estávamos tãão focados em organizar tudo para viajem que nem nos demos conta que chegaremos em tempo de ver alguns jogos e se der tudo certo o encerramento.
    E desde sempre seu blog cheio de informações, super completo e agora abrindo os olhos com essa super atração na nossa estadia nessa bela cidade.
    Você passando varias dicar para o Pan, ficou mais fácil para colocar em nosso Itinerário os eventos. Muito obrigada!
    Parabéns por todo o blog!
    Beeijo

  7. Oii Gaby, adoro ver as postagens do seu blog antes mesmo de estar aqui em Toronto eu já te acompanhava. E agora que moro aqui sempre que quero saber algo sobre a cidade venho aqui no seu blog conferir suas postagens que são muito boas.
    E agora em relação ao Pan Americano fiquei super empolgada pra assistir a abertura, mas fiquei mt triste ao saber que já se esgotaram todos os ingressos :/ Queria saber se vc sabe a respeito disso se realmente é verdade ? Ou se há alguma outra possibilidade de conseguir comprar .

    Bjus !

  8. Pingback: UP (Union Pearson Express): o trem que ligará o aeroporto ao centro de Toronto - Gaby no Canadá

  9. Olá Baby
    Deve ser abreviatura de Gabriela, correto?
    Qual a.temperatura média no período dos.jogos?
    Onde.serão as competições de Hipismo?
    A leitura de seu blog é super agradável. Muito obrigado.
    De onde.no Brasil?
    Necessita de.alguma.informação daqui?
    Abs
    Sérgio

  10. Pingback: Doors Open 2015: explore os edifícios de Toronto de graça - Gaby no Canadá

  11. Olá Gaby! Enfim mudamos para Toronto do Brasil e seu blog tem nos ajudado muito :))) Eu sou completamente apaixonada por Volleybol e não estou encontrando os dias que a seleção do Brasil vai jogar. Você sabe se saiu o sorteio? Bjusss

  12. Pingback: 10 informações super importantes para quem pretende curtir os Jogos Panamericanos de Toronto - Gaby no Canadá

  13. Pingback: E o Pan acabou... - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *