Ripley’s Aquarium of Canada, o aquário de Toronto

images

Depois de 2 anos de construção, alguns atrasos e mais de 130 milhões de dólares gastos, em 16 de outubro de 2013 foi inaugurado o Ripley’s Aquarium of Canada em Toronto. Este é o maior aquário do Canadá e também a maior coleção de tubarões da América do Norte.

O aquário fica localizado ao lado da CN Tower e para chegar de transporte público você deve saltar na estação de metro Union e caminhar 750m pelo Skywalk até a atração (clique aqui para ver o mapa). Fomos em um dia de muita neve e caminhamos muito pouco na rua, portanto esta é uma atração super indicada para um dia de frio, quando não se tem muito o que fazer na rua.

Os ingressos custam $29.98 + taxa para adultos (14+ anos), $19.98 + taxa para idosos (65+ anos) e crianças (6-13 anos), e a dica é que você compre os ingressos online aqui antes de ir (pode ser 1 dia antes). Quando fomos entramos direto com os ingressos comprados online e as pessoas que deixaram para comprar na hora tiveram que esperar 30 minutos para entrar. Há um local para guardar seu casaco ($2 por cabide), fundamental pois ninguém merece andar com o casaco pelo aquário.

AquarioToronto_GNC1

RipleysAquario_GNC2

Eu_noaquario_GNC

Ripleys_numeros

RainbowReef

Dicas: visite o aquário nos dias de semana, e os melhores horários são entre 9am-10am e depois das 3pm. Para conhecer o aquário com calma e bater fotos de todos os animais diferentes que você encontrar você precisará de no mínimo 2.5 horas (foi o que levamos em um sábado cheio de gente porém já li relatos de que 2 horas são sufientes para passar por todas as galerias).

A atração principal do local é o Dangerous Lagoon (Lagoa Perigosa) que leva os visitantes por um túnel de 97 metros, numa esteira rolante, passando por várias espécies de tubarão (como o tubarão-cinza, tubarão tigre areia e tubarões de recife). Ainda por lá você verá tartarugas marinhas, barracudas, peixes-espadas e garoupas.

Ripleys_GNC3

Ripleys_GNC5

Ripleys_GNC6

Ripleys_GNC7

Tunellotado_GNC

Há também uma galeria de Águas Canadenses que exibe animais aquáticos do país, tanto do mar quanto de água doce. Uma das partes que mais me chamou a atenção foi a Floresta Kelp, que possui um mecanismo que reproduz a maré do litoral da Columbia Britânica. Além disso há polvos gigantes, peixes-sombra do Ártico, enguias-lobo e até as raras lagostas azuis.

Ripleys_GNC8

Uma outra galeria legal é a de águas-vivas (com cinco espécies e muita cor).

Ripleys_Aguaviva_GNC1

Ripleys_aguaviva_GNC2

Ripleys_aguaviva_GNC3

Animais exóticos, como os dragões-marinhos-arbustos, cavalos-marinhos e peixes venenosos como o peixe-leão vermelho (foto abaixo) e peixe-pedra, também estão sendo exibidos no Ripley’s Aquarium.

Cavalo-marinho_GNC

SeaDragon_GNC

Redlionfish_GNC

Eu poderia parar o post por aqui e somente escrever que o aquário é lindo, mostrar as fotos que eu bati e falar o quanto vale a pena o passeio. Mas resolvi falar um pouco do que li sobre a história do local e também dar minha opinião mais crítica em relação a isso. Em primeiro lugar, não é tão fácil conseguir construir uma atração turística aqui em Toronto. Parece que há um conselho que já vetou vários projetos – casinos, parques de diversões – e ninguém sabe como a construção do aquário foi aprovada depois de negociações de mais de 5 anos. Porém acho importante destacar antes de escrever minhas críticas de como é importante ter centros de pesquisa de espécies em extinção, que são capazes de explorar questões complexas no que diz respeito à ciência ambiental e colocá-lo em perspectiva, ou seja, de uma maneira que as pessoas possam ver e entender. Em outras palavras, mostrar como os animais vivem podem despertar a importância da preservação da natureza. Conscientização é a palavra.

Não sei quanto a vocês mas eu me sinto um pouco dividida em relação a ter animais presos para que nós possamos apreciá-los. Quem me conhece sabe que eu não gosto de zoológicos. Em relação a aquários nunca tive nenhum problema, mas sempre fiquei com um pé atrás pensando que animais que são acostumados a nadar na imensidão do mar tenham que estar sujeitos a alguns metros quadrados, por maior que os aquários sejam nunca é suficiente. Pensando nisso fiquei um pouco triste ao saber que 10 tubarões tigre foram “encomendados” e capturados especialmente para o aquário de Toronto. Mas ao mesmo tempo esses tubarões estão em risco de extinção pois é comum serem capturados (a sopa de tubarão tigre é o prato típico do casamento chines). Segundo pessoas associadas ao aquário, a captura destes é uma forma de preservá-los e estudar seu ciclo de vida, reprodução e comportamento.

Segue vídeo com os highlights deste passeio:

** No interior o aquário é geralmente bastante escuro e a maioria das criaturas do mar não são estacionários, então vamos apenas dizer que bater uma boa foto pode se tornar um desafio, ainda mais quando o aquário está lotado (como no dia que fomos).



14 Comment threads
7 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
10 Comment authors

[…] que é imperdível (na minha opinião) subir na CN Tower ou visitar o Aquário da cidade, mas Toronto possui inúmeras atrações gratuitas que você irá curtir muito e economizar […]

Maila

Oi Gaby! Tudo bem?
Estou com visitas e procurando tickets com desconto para aproveitar as atrações de Toronto. Vc sabe se o site go group deals é seguro?

[…] 288 Bremner Blvd. Clique aqui para ver um post detalhado sobre o […]

[…] estamos há pouco tempo aqui em Toronto ainda não fomos em muitas atrações. Por enquanto, o Aquário de Toronto é a nossa atração […]

[…] Aquarium – Eu tenho pânico de água, nunca poderei fazer mergulho na minha vida e a sensação de […]