Pular para o conteúdo

Oeste Canadense [Parte 6: Icefields Parkway]

Viajar pelos 232 km da Icefields Parkway é experimentar um dos tesouros nacionais do Canadá e um dos destinos mais lindos do mundo. A estrada fica no coração das Rocky Mountains e é considerada Patrimômio Mundial, seguindo o seu caminho através de dois parques nacionais e apresentando uma paisagem única e insubstituível, rica em história e beleza natural incomparável. É difícil dizer o que esperar da viagem: lagos cristalinos?, deserto de montanhas?, animais selvagens?, vales deslumbrantes?, geleiras antigas? paisagens de tirar o fôlego?… uma combinação de tudo isso?. Esta foi a segunda vez que passamos por esta estrada e a impressão foi de que nunca estivemos por lá tamanha a beleza e falta de palavras que ficamos… o local é realmente lindo (e cheio de cuidados, como vocês podem ver na foto abaixo das placas com as regulamentações)!

CostaOesteP6_gabynocanada10

OesteCanadaP6_gabynocanada1

OesteCanadaP6_gabynocanada4

CostaOesteP6_gabynocanada12

CanadaOesteP6_gabynocanada5

Já havia escrito aqui no blog sobre a Icefields Parkway, quando fizemos o trajeto completo em 2009. Desta vez, selecionamos algumas das melhores atrações para repetir. Porém, gostaria de deixar registrado que no caminho há vários locais para parar foto, vários lagos e a estrada em si é uma atração a parte.

Hector Lake
Bem no começo do caminho, um pouco depois de você passar pela entrada do parque, você vai encontrar o Hector Lake, ou como é chamado o Lago de Espelho, na beira da estrada. O lago é do tipo glaciar e quando você estiver visitando-o estará a 1800m de altura. É incrível a harmonia entre o lago e as montanhas ao redor e o reflexo parece de mentira. Uma dica aqui é que não há acostamento ou estacionamento e como o lago fica numa curva tome muito cuidado com os carros passando pela estrada.

CanadaOesteP6_gabynocanada2

CostaOesteP6_gabynocanada15

Peyto Lake
Para visitar este lago você precisa fazer uma trilha curta mas íngreme. A subida é puxada mas a vista compensa: o Peyto Lake fica abaixo do local de observação e a vista é linda (o lago fica a 1800m e o observatório a aproximadamente 2100m). No verão fica super (super!) lotado; então tente chegar antes das 10am ou depois das 4pm. O lago é alimentado pelas geleiras próximas, porém vários cientistas estão monitorando o local já que o tamanho do lago esta diminuindo rapidamente (uma pena!).

CostaOesteP6_gabynocanada9

CostaOesteP6_gabynocanada14

CanadaOesteP6_gabynocanada3

CostaOesteP6_gabynocanada13

A maioria das pessoas anda somente na trilha pavimentada. Porém, se você é aventureiro, pode pegar uma outra trilha de 3km – chamada Bow Summit Lookout – para ter uma vista mais especial. Não fizemos esta trilha, mas está na nossa “to do list” para a próxima vez que visitarmos a região.

Athabasca Glacier
Um passeio imperdível é o de caminhar sob o Glaciar Athabasca, um dos 6 “dedos” da Columbia Icefield. Atualmente o glaciar diminui 2-3 metros por ano e já diminuiu mais de 1.5 km nos últimos 125 anos, perdendo metade do seu volume original. Esta atração fica aberta do meio de Abril até Início de Outubro e recebe milhares de pessoas todos os dias. Para viver esta experiência você deve dirigir até o Columbia Icefield Centre (na beira da Icefields Parkway), pegar um ônibus até um trecho próximo do glaciar e um trator (literalmente) para andar no gelo. Se você planeja fazer este passeio leve um casaco porque embora esteja 30C no dia, a proximidade com o gelo dá muito frio. Ah, leve também uma garrafa para beber água diretamente das geleiras.

CostaOesteP6_gabynocanada16

CostaOesteP6_gabynocanada8

CostaOesteP6_gabynocanada6

CostaOesteP6_gabynocanada7

Para finalizar este post, indico que você clique aqui e baixe flyers com informação da região. Ah, e lembrando que foi neste passeio que avistamos a mamãe ursa e seus filhotes.

17 comentários em “Oeste Canadense [Parte 6: Icefields Parkway]”

  1. Nossa vcs estão bem longe de casa….fizeram td de carro? O lugar eh lindo mesmo Gabi, perto do Alaska…..morro de vontad de conhecer essa região cheia de gelo e lagos tão azuis….lindo mesmo…..viajo junto cm vcs vendo estas fotos…..bjokas

    1. Oi Kiki! Não! Fomos de avião até Calgary e de lá é 1h e pouco até os parques nacionais. O lugar é lindo mesmo, e vale muito a pena visitar! Beijos e obrigada pelo recadinho

  2. Obrigada pelas dicas!
    Eu e minha família faremos esse passeio semana que vem!
    Espero que minhas fotos tenham pelo menos 1/3 da beleza das suas fotos!!! rsrs
    beijos

    1. Ola Rachel… eu não sei a resposta a sua pergunta. Tenho um amigo que foi em setembro e estava super frio, nublado… até as fotos ficaram escuras e não parecia o mesmo lugar (pode ter sido azar – por exemplo 1 semana de frio ou a época do ano ser ruim, não sei mas não arriscaria. A primeira vez fomos no meio de julho (verão) e foi otimo! A segunda vez fomos meio de agosto (ainda verão) e já estava ais frio… imagina outubro. Bom, espero ter ajudado, como não fui nesta epoca não posso opinar mais do que isso! Beijos

  3. Gabi,
    Dá pra fazer por conta propria como os folders que vc colocou?
    É bastante sinalizada a estrada e atraçoes?
    Vou pra o canada em final de maio inicio de junho de 2015 e queria passar 06 dias nas montanhas rochosas. É suficiente?

  4. Gabi,
    Para o fazer o passeio (em julho) de caminhar sob o Glaciar Athabasca e pegar o trator especial. Tem como comprar com antecedencia ou não precisa ? Lindad fotos !!!

  5. Maria Cristina Morales

    Oi Gaby,
    Sou fã do seu blog! E os posts sobre as rochosas são o máximo!
    Moro em Winnipeg e estou planejando uma viagem para as rochosas em agosto com minha família. Ficaremos lá por 6 dias, e queremos conhecer os lugares que você colocou nos posts, como Banff e arredores e a Icefield Parkway. Minha dúvida é se devemos ou não ir até Jasper. Você conhece?
    Obrigada!
    Beijos,
    Cris

  6. Olá Gabriela!! Seu site é muito inspirador!! estou amando!!! estou programando viagem ao canada este ano, qual o melhor mes para visitar as rochosas (clima)? junho, julho ou agosto?

  7. Oi Gaby, usei algumas informações dos seus posts sobre as Rochosas Canadenses para a viagem que estou fazendo agora ( thanks ?) e percebi que tem um lago que vc cita que o nome tá trocado, esse lago da foto é na verdade o Herbert Lake, passei agora a pouco pela curva que vcs pararam para bater a foto e queria avisar que tem uma entrada sinalizada e segura pra fotografar esse lago, onde dá para estacionar o carro e caminhar até a água. Tambem passei pelo mirante sinalizado do Héctor Lake, que na verdade parece com o Peyto. Espero que vc não se chateie de eu estar avisando. Juro que só quero ajudar, pq gosto muito do seu blog. ???

  8. Gaby, Gostei muito das informações que disponibiliza. Parabéns! Anotei as dicas para a viagem que farei com minha esposa por período de 12 dias em Agosto/17 (dia 6 a 18). Peço por gentileza, sua sugestão de pernoites partindo de Calgary, Banff, Jasper, Kamloops e Vancouver, bem como quais locais reservar hotéis em cada cidade. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *