Como tirar sua carteira de motorista na província de Ontario

adventure-awaits-driving-car-inspirational-image-quote-picture-nu-life-art-photography

Esta semana finalmente consegui minha carteira de motorista do Canadá. Demorou quase 3 anos para eu criar coragem (i.e. vergonha na cara) para fazê-la. A gente fica com aquele pré-conceito que “já sabe dirigir”, que “não precisa”, e se acomoda mesmo. Espero que este post seja bem explicativo e consiga descrever bem como funciona este processo e animar aqueles que moram aqui e estão com a mesma “preguiça” que eu tinha.

Por que tirar minha carteira de motorista no Canadá? A minha carteira do Brasil não vale por aqui?

BrazilXCanada_carteirademotorista

A primeira pergunta é óbvia: por que tirar uma carteira de motorista Canadense? A carteira de habilitação Brasileira vale por 60 dias para residentes ou 90 dias para turistas. Se você está vindo ao Canadá a passeio não se preocupe. Mas se você vai morar ou mora aqui a carteira Canadense vai ser importante na hora de comprar seu carro, já que as concessionárias a exigem na hora da compra. Ainda, se você planeja comprar um carro só daqui a um tempo, os seguros (obrigatórios) dão descontos baseado no tempo que a pessoa tem a carteira (quanto mais tempo, mais desconto).

Como é a carteira de motorista no Canadá?

G1_G2_G_gabynocanada

Diferente do Brasil, onde a carteira de motorista é nacional, aqui no Canadá a carteira é provincial (ou estadual), ou seja, ela é válida em todo o país apenas se você estiver viajando. Se você decidir mudar para outra província (estado) vai precisar tirar uma nova carteira, já que cada província tem suas próprias leis e regras de trânsito. Vou falar especificamente de Ontario (aonde moro). Aqui há 3 níveis de carteira: a G, G1 e G2.

G1 – Quem tem essa carteira precisa estar acompanhado de uma pessoa com mais de 4 anos de carteira G para dirigir, não pode ter álcool no sangue, não pode dirigir entre meia-noite e 5 da manhã e não pode dirigir em rodovias (highways e vias expressas).
G2 – Quem tem essa carteira também não pode ter álcool no sangue, mas já pode dirigir em rodovias e não há restrição de horário. Também pode dirigir sozinho. Porém há menos tolerância com pontuação e multas que a carteira G e por isso a pessoa pode ter a carteira suspensa mais facilmente.
G – Essa carteira também é chamada de “full licence”. Com ela a quantidade aceitável de álcool no sangue é 0.08% e o motorista só tem a carteira suspensa se fizer mais de 15 pontos em infrações (ao contrário da G2, que perde com 9 pontos).

Quais são as etapas para conseguir cada um dos níveis da carteira de motorista?

drivers-ed-cartoon

A carteira G1 você consegue fazendo uma prova teórica (40 questões de múltipla escolha) e a G ou G2 através de teste prático.

Primeiro de tudo, se você já possui sua carteira de motorista Brasileira, deve levar os seguintes documentos ao Consulado Brasileiro para legalizar sua carteira: original e cópia da CNH brasileira, original e cópia do passaporte, cópia impressa da consulta de pontos da CNH obtida no site do Detran do estado onde a CNH foi emitida, ordem de pagamento (money order) ou cheque administrativo (certified cheque) em favor do “Consulate General of Brazil in Toronto” (consulte o valor antes de fazer o cheque e você pode fazer isso em qualquer banco).

A segunda etapa é fazer sua prova da G1 (prova teórica). Procure no site do Service Ontario os locais para fazer a prova. Não há a necessidade de agendar. Você deve levar: documento do consulado Brasileiro, passaporte ou PR, carteira motorista brasileira original e pagar uma taxa de aproximadamente 100 dolares (eles aceitam cartão de crédito). Há alguns lugares que exigem uma tradução juramentada da sua carteira de motorista, mas aonde fiz não precisou. Ai você vai preencher um monte de papéis, fazer exame de visão e físico, tira foto e faz sua prova escrita (o resultado sai na hora). São 20 questões sobre sinalização e 20 questões sobre leis. O ideal é que você estude antes, já que as leis são diferentes do Brasil e tem sim algumas pegadinhas. Você pode comprar o Handbook para estudar em bancas e lojas Canadian Tire, vê-lo online, ou fazer testes online (por exemplo, aqui). Você pode errar 4 questões em cada tema (8 no total).

Por último, com sua G1 na mão você pode marcar seu teste de direção da G2 ou G. De acordo com as regras para motoristas com carteira do exterior, se você já tem carteira Brasileira há mais de 2 anos pode escolher fazer a prova prática para a tirar a carteira G direto, sem tirar a G2, como é exigido de quem tira a carteira aqui pela primeira vez. Ou pode realizar a prova para a G2 e depois para a G logo em seguida, sem precisar esperar o tempo estipulado entre elas (de 1 ano). A opção é sua. Dizem que é mais fácil tirar a G2 primeiro.

Minha experiência

Porque eu dirijo há mais de 10 anos resolvi fazer a prova da G direto, sem fazer aula ou saber as leis certinhas. Meu marido me deu uma lições, mas não foi suficiente para eu passar. Rodei a primeira vez que fiz o teste da G porque uma ambulância veio e eu “hesitei” em colocar o carro para a direita e parar. Detalhe: a ambulância não estava com a sirene ligada. Pois bem, esperei os 10 dias e marquei outra prova. Porque eu não passei na G tive que fazer a G2. E, também não passei. Fiz em Waterloo (município vizinho a Toronto, pois dizem ser mais fácil passar fora da cidade do que em Toronto) no inverno. Achei que iria passar e não fiz aulas ou estudei as leis do Canadá.

Pois bem, depois de rodar 2 vezes eu resolvi fazer aula. Me inscrevi numa escola, tive aulas teóricas por 40 horas e 10 aulas práticas. Fiz tudo certinho, aprendi as leis Canadenses, e tive paciência. E desta vez passei no teste, num centro em Toronto, de maneira tranquila com poucos erros e a certeza que agora sei dirigir com segurança por aqui!



49 Comment threads
40 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
49 Comment authors
Fernanda castro

Ola Gaby tudo bem?!
Tentei achar a minha pergunta nos comentários, não sei se olhei… enfim: e se minha cnh já venceu?! Ainda consigo pular pra g full ou preciso fazer o processo como se fosse sem cnh?!
Ps amooo seu blog ♥️

Markian

Oi Gabi, tudo bom? Só para que você possa atualizar uma informação importante no site. O consulado também aceita pagamento por cartão de débito, ok?

Até, e parabéns pela família.

PS: minha esposa, eu e vc temos vários amigos em comum lá de Floripa.

Fernanda

Olá Gabi,

O que acontece se a carteira brasileira tiver pontos de multa?

Milena

Oi Gaby! Muito obrigada pela informação. Eu vou mudar pro Canadá com meu marido em março. Eu ainda não tenho minha carteira do Brasil, e não sei se tirar agora ou esperar e tirar direito no Canadá. O que você acha melhor pra eu fazer? E você sabe quanto é o costo atual no Canadá para tirar a carteira? Obrigada

Rogerio de Castro

olá Gaby! Ótimo post, parabéns! tenho uma dúvida… após passar no teste da g1, da pra agendar o road test(da full g) só com a autorização que sai na hora ou tem q esperar a autorização chegar pelo correio para só então agendar o teste da full g? em resumo, da pra agendar no mesmo dia em q vc passar no teórico da g1? vc sabe dizer qto tempo tem levado entre o agendamento e a realização da prova? obrigado!