Pular para o conteúdo

Como tirar sua carteira de motorista na província de Ontario

adventure-awaits-driving-car-inspirational-image-quote-picture-nu-life-art-photography

Esta semana finalmente consegui minha carteira de motorista do Canadá. Demorou quase 3 anos para eu criar coragem (i.e. vergonha na cara) para fazê-la. A gente fica com aquele pré-conceito que “já sabe dirigir”, que “não precisa”, e se acomoda mesmo. Espero que este post seja bem explicativo e consiga descrever bem como funciona este processo e animar aqueles que moram aqui e estão com a mesma “preguiça” que eu tinha.

Por que tirar minha carteira de motorista no Canadá? A minha carteira do Brasil não vale por aqui?

BrazilXCanada_carteirademotorista

A primeira pergunta é óbvia: por que tirar uma carteira de motorista Canadense? A carteira de habilitação Brasileira vale por 60 dias para residentes ou 90 dias para turistas. Se você está vindo ao Canadá a passeio não se preocupe. Mas se você vai morar ou mora aqui a carteira Canadense vai ser importante na hora de comprar seu carro, já que as concessionárias a exigem na hora da compra. Ainda, se você planeja comprar um carro só daqui a um tempo, os seguros (obrigatórios) dão descontos baseado no tempo que a pessoa tem a carteira (quanto mais tempo, mais desconto).

Como é a carteira de motorista no Canadá?

G1_G2_G_gabynocanada

Diferente do Brasil, onde a carteira de motorista é nacional, aqui no Canadá a carteira é provincial (ou estadual), ou seja, ela é válida em todo o país apenas se você estiver viajando. Se você decidir mudar para outra província (estado) vai precisar tirar uma nova carteira, já que cada província tem suas próprias leis e regras de trânsito. Vou falar especificamente de Ontario (aonde moro). Aqui há 3 níveis de carteira: a G, G1 e G2.

G1 – Quem tem essa carteira precisa estar acompanhado de uma pessoa com mais de 4 anos de carteira G para dirigir, não pode ter álcool no sangue, não pode dirigir entre meia-noite e 5 da manhã e não pode dirigir em rodovias (highways e vias expressas).
G2 – Quem tem essa carteira também não pode ter álcool no sangue, mas já pode dirigir em rodovias e não há restrição de horário. Também pode dirigir sozinho. Porém há menos tolerância com pontuação e multas que a carteira G e por isso a pessoa pode ter a carteira suspensa mais facilmente.
G – Essa carteira também é chamada de “full licence”. Com ela a quantidade aceitável de álcool no sangue é 0.08% e o motorista só tem a carteira suspensa se fizer mais de 15 pontos em infrações (ao contrário da G2, que perde com 9 pontos).

Quais são as etapas para conseguir cada um dos níveis da carteira de motorista?

drivers-ed-cartoon

A carteira G1 você consegue fazendo uma prova teórica (40 questões de múltipla escolha) e a G ou G2 através de teste prático.

Primeiro de tudo, se você já possui sua carteira de motorista Brasileira, deve levar os seguintes documentos ao Consulado Brasileiro para legalizar sua carteira: original e cópia da CNH brasileira, original e cópia do passaporte, cópia impressa da consulta de pontos da CNH obtida no site do Detran do estado onde a CNH foi emitida, ordem de pagamento (money order) ou cheque administrativo (certified cheque) em favor do “Consulate General of Brazil in Toronto” (consulte o valor antes de fazer o cheque e você pode fazer isso em qualquer banco).

A segunda etapa é fazer sua prova da G1 (prova teórica). Procure no site do Service Ontario os locais para fazer a prova. Não há a necessidade de agendar. Você deve levar: documento do consulado Brasileiro, passaporte ou PR, carteira motorista brasileira original e pagar uma taxa de aproximadamente 100 dolares (eles aceitam cartão de crédito). Há alguns lugares que exigem uma tradução juramentada da sua carteira de motorista, mas aonde fiz não precisou. Ai você vai preencher um monte de papéis, fazer exame de visão e físico, tira foto e faz sua prova escrita (o resultado sai na hora). São 20 questões sobre sinalização e 20 questões sobre leis. O ideal é que você estude antes, já que as leis são diferentes do Brasil e tem sim algumas pegadinhas. Você pode comprar o Handbook para estudar em bancas e lojas Canadian Tire, vê-lo online, ou fazer testes online (por exemplo, aqui). Você pode errar 4 questões em cada tema (8 no total).

Por último, com sua G1 na mão você pode marcar seu teste de direção da G2 ou G. De acordo com as regras para motoristas com carteira do exterior, se você já tem carteira Brasileira há mais de 2 anos pode escolher fazer a prova prática para a tirar a carteira G direto, sem tirar a G2, como é exigido de quem tira a carteira aqui pela primeira vez. Ou pode realizar a prova para a G2 e depois para a G logo em seguida, sem precisar esperar o tempo estipulado entre elas (de 1 ano). A opção é sua. Dizem que é mais fácil tirar a G2 primeiro.

Minha experiência

Porque eu dirijo há mais de 10 anos resolvi fazer a prova da G direto, sem fazer aula ou saber as leis certinhas. Meu marido me deu uma lições, mas não foi suficiente para eu passar. Rodei a primeira vez que fiz o teste da G porque uma ambulância veio e eu “hesitei” em colocar o carro para a direita e parar. Detalhe: a ambulância não estava com a sirene ligada. Pois bem, esperei os 10 dias e marquei outra prova. Porque eu não passei na G tive que fazer a G2. E, também não passei. Fiz em Waterloo (município vizinho a Toronto, pois dizem ser mais fácil passar fora da cidade do que em Toronto) no inverno. Achei que iria passar e não fiz aulas ou estudei as leis do Canadá.

Pois bem, depois de rodar 2 vezes eu resolvi fazer aula. Me inscrevi numa escola, tive aulas teóricas por 40 horas e 10 aulas práticas. Fiz tudo certinho, aprendi as leis Canadenses, e tive paciência. E desta vez passei no teste, num centro em Toronto, de maneira tranquila com poucos erros e a certeza que agora sei dirigir com segurança por aqui!

90 comentários em “Como tirar sua carteira de motorista na província de Ontario”

  1. HEHEH!!Parabéns…acho que eu eu iria rodar algumas vezes também…iria achar q não precisaria de aulas e tal…vc mais uma vez dando seu recado Gabi..eh isso ai prima..vc é demais! bjão e fica com Deus amada…

  2. Olá, bom artigo. Estava com algumas duvidas a respeito, me ajudou bastante.
    Você sabe me dizer se a CNH internacional vale mais que 90 dias?
    Obrigado

    1. – A validade da Habilitação Internacional é de 1 ano, porém se a Carteira Nacional de Habilitação tiver validade restante inferior a 1 ano, a Habilitação Internacional terá o mesmo prazo de validade da Nacional.

      – A Habilitação Internacional não é renovável. Ao vencer, deve ser tirada uma nova.

      Espero ter ajudado! Obrigada pela visita ao blog.

      1. Gabriela, ajudou muito. Como pretendo ficar um pouco mais de 1 ano, acho que vai valer pegar a internacional mesmo. Muito obrigado pelas dicas!

  3. Oi Gaby! Cheguei em Toronto há 3 semanas e há alguns meses antes de vir, comecei acompanhar seu blog! Ele é ótimo! suas fotos são lindas!
    Sobre o tema carteira de motorista, eu e meu marido decidimos tirar isso da frente o quanto antes e suas dicas nos ajudaram bastante. Só uma dúvida, onde vc fez a prova q não precisou da tradução juramentada da carteira do Brasil? Obrigada! 🙂

    1. Fiz em Etibicoke Flávia. E que bom que minha dicas foram úteis! Não esqueça que vc precisa validar sua carteira na Embaixada do Brasil! Obrigada pela visita e nao esqueça de gostar da pagina do blog no facebook.

      1. Oi Gabi , tudo bem?
        Voe sabe dizer se foi no Service centre de Etobioke que fica na Bloor ? pois achei uma que fica na Eglinton.
        Obrigado

        1. O Service Ontario que fui fica perto do aeroporto. Chequei no site do Service Ontario e o endereço parece ser esse: Centenial Park Plaza
          5555 Eglinton Avenue W
          Etobicoke, ON M9C 5M1
          😉

  4. Ely Del Bianco Oliveira

    Uma pergunta. Entrando com visto de turista, se consegue tirar Carteira de habilitacao sem problemas? Ou tem que ser legal no pais pra obter a mesma? Pois nos EUA, e quase impossivel obter se nao for legal no pais.

    1. Olá Ely! Vc vai precisar ter um endereço Canadense para eles enviarem sua carteira, mas acredito que com visto de turista vc pode sim tirar a carteira. Eles me pediram o passaporte (Brasileiro) + minha carteira brasileira autenticada + meu endereçoCanadense. Boa sorte

    1. Ola Christiana! Tem sim, no site do Ontario Service vc pode ver quais os locais de prova que possuem a prova escrita em portugues. Tenho amigos que fizeram em portugues! Obrigada pelo recado e pela visita ao blog. Nao deixe de curtir a pagina do blog no facebook. Beijos

    1. Ai faz a prova escrita, pode fazer a prova prática para a G1 e precisa esperar 1 ano para fazer a G. Mas pode fazer a carteira aqui, sem problemas 🙂
      Obrigada pela visita!

  5. Tenho 17 anos e acabei de chegar ao Canada, fiquei sabendo que pode tirar a habilitação a partir dos 16 anos! Gostaria de saber se posso ja tirar com 17 anos ou se devo esperar completar os 18, e quanto tempo demora para tirar a habilitação?

    1. Ola Victor. Obrigada pelo recado. Como vc não tem a carteira de motorista do Brasil o processo é mais complexo: vc precisa fazer aula, tirar a G2 e ficar 1 ano com ela, e só depois pode tirar a G. Acho que vai demorar em torno de 1,5. Pelo menos é isso que eu acredito… porque eu só consegui fazer rapidamente pois tinha experiência no Brasil. 🙂

  6. Gabi, o aluno que for fazer a prova prática tem que levar o próprio carro na hora do exame? Você passou por isso? Obrigada pelo post, muito explicativo 😉

    1. Oi Babi. Sim, tem que levar!
      Aproveito para falar que meu marido está escrevendo umas séries de post sobre dirigir no Canadá e um deles vai dar dicas sobre o teste. Fique ligada aqui no GNC! Beijos

  7. Oi Gaby,

    Fiquei com uma duvida: Para fazer a G, precisa primeiro tirar a G1? Quanto tempo de G1 é preciso ter para tentar a G?

    Obrigadaaaa

  8. ola gabriela!gostaria de saber se vc tem imformações de categorias de cnh !se minha categoria E e valida?e para tirar a canadense tenho que começar do zero novamente?obrigado sucesso!!!!

    1. Ola Clovis. Para retirar a carteira Canadense – tendo a Brasileira – você precisa tirar direto a G (tem explicação no post sobre as carteiras). Sobre as categorias, aqui também tem – para moto, onibus, por exemplo, mas não sei detalhes. Obrigada pela visita ao blog

  9. Olá Gaby,
    Boa tarde, li todos os posts para saber informações sobre minha dúvida e não achei. Então vamos lá! Preciso saber de vc se carteira vencida no Brazil procede da mesma forma para tirar direto a G1 e se isso influi no seguro. E se no caso há no Canada lugar onde eu possa validar minha carteira do Brazil para tornar meu seguro menos caro. Vivo aqui no Canada a quase dois anos. Vivo em Mississauga. Obrigada querida. Adorei seu site. Muito objetiva em suas resposta, gosto disso.
    Thank you.

    1. Ola Rosangela. Infelizmente sua carteira precisa estar válida para que você possa tirar a G1 direto. O seguro aqui é caro sim… o que fiz para o seguro ficar um pouco mais barato foi fazer aulas em uma auto-escola. Fora isso, tem que esperar pois é um processo demorado, chato e caro mesmo. Boa sorte!

  10. Boa noite amiga. Quero saber de você se há site em português para que eu possa estudar as leis, e se tem book free para estudar pela internet. Grata tenha um bom fim de semana!

  11. Gaby, vou me mudar para toronto em fevereiro de 2015. Tenho 23 anos e to na segunda habilitação. Queria saber o seguinte: se eu tirar uma carteira de motorista internacional aqui no Brasil ainda assim vou precisar me submeter ao processo no Canada?? Parabéns pelo blog, passo horas lendo seus posts.

  12. Olá Gaby !
    Você gastou quanto com as aulas teóricas, práticas e tudo mais? Tem como fazer aula teórica em português também? Como é a prova teórica, muito complicada? Estudo mais as placas??

    1. Ola Cibelly.
      Não dá para fazer as aulas em português, mas você pode pedir a prova em português se quiser. No post tem um link com exemplos de testes online (e as questões são bem parecidas, cai de tudo). Eu não lembro quanto eu paguei, mas foi em torno de C$400 incluindo aulas práticas, teóricas e os testes (que tbem custam).
      Obrigada pela visita

  13. Pingback: Tarefas pós landing – Documentos iniciais e etc. | Canadá: Um sonho a dois

  14. Pingback: Morar no Canadá: checklist do que você precisa fazer antes de vir para cá - Gaby no Canadá

  15. Oi Gaby!
    Amei o seu site, e esse post foi super informativo. Estou em Toronto a trabalho por pelo menos 2 anos. Vc sabe se precisa ter Residência Permanente pra tirar a carteira, ou se com o visto de trabalho já pode tirar? Eu não tenho carteira de habilitação no Brasil, então vou ter que começar o processo do zero aqui, né?
    Super obrigada!
    Lindo site!

  16. Oi Gaby! Tudo bem?
    Comecei a acompanhar seu blog ontem e estou adorando tudo! Parabéns pelo trabalho 🙂
    Desculpe caso alguém já tenha perguntado, mas dei uma conferida e não encontrei essa duvida nos comentários.
    Em relação a carteira de motorista japonesa, você saberia informar se ela tem validade no Canadá ou precisaria obter a canadense? agradeço desde já!
    Beijinhos.

  17. Quanto a tirar a G primeiro essa eh uma boa opcao quando vc quer ter mais disconto no seguro do carro. Pois, seguindo a logica, pra tirar a G direto sem passar pela G2 vc precisa comprovar sua experiencia anterior (nesse caso, do Brasil). Assim, o Governo aceita sua experiecia e vai constar no sistema daqui a data da sua primeira habilitacao do Brasil. Eh isso que as seguradoras veem (ou se perguntarem a data da sua habilitacao, vc deve informar). mas quando vc tira a G2 isso ficar registrado aqui, entao as seguradoras sabem que vc eh (e consideram vc ) um iniciante da carteira canadense. E o valor do seu seguro aumenta por isso, Portanto a melhor sacada eh ja tirar a G se passar pela G2.

    1. Eu levei todos os documentos para o consulado primeiro e eles validaram minha carteira de motorista. Por isso não precisei traduzir… Você pode fazer isso e ir em qualquer lugar fazer a prova. Para mais informações entre em contato com o consulado e o governos e Ontario

    2. Boa noite Gabi, tudo bem c vc?
      EU tirei a G aqui em Ontario há pouco tempo (maio 2019) e gostaria de saber se os anos de experiência que tenho na minha carteira de motorista no Brasil podem ser “transferidos” pra cá?
      Pq o seguro pra motorista “novo” eh mtoooo caro…

  18. Olá boa tarde pelo que percebi por aqui se não sei ler e escrever inglês posso fazer o teste em português talvez não tem escola para estudar è isto ?? Também talvez não consigo muito material para estudar para o teste já vi em espanhol mas não consigo obrigada fico esperando se poder a ajudar

  19. Oi Gaby tudo bem? Fiquei com uma dúvida, para a G1 é necessário apenas a prova teórica e pode dirigir desde que esteja uma pessoa com a G do lado e após um ano posso fazer os testes para a G2? Tenho carteira daqui do Brasil e meu esposo também, ele vai se candidatar direto para a G e eu para G1. Ainda acho meio confuso esses “G´s” daí kkkkk.
    Beijos!

  20. Olá Gaby, + 1x aqui. 1º, mt saúde pro seu bebê e q Deus a abençoe. Bom, vc sabe me informar quais os valores do teste teorico e o pratico da G? Entrei no Service Ontario, mas fiquei confusa. Obrigada pela atençao !!!

  21. Oi Gaby! Primeiro muita saúde pra vc é seu bb! Vc poderia me dizer esse documento que eles pedem da pontuação é se perdemos algum ponto na carteira ou eles querem saber quanto tiramos na nossa avaliação? Obrigada!

  22. Oi gaby tudo bem?Tenho uma duvida, estou indo para o canada dia 09/09.Tenho 28 anos e tenho apenas 4 meses de carteira de habilitaçao brasileira.Vou precisar aguardar um ano com a g1 antes de fazer o teste para g2?
    desde já agradeço!
    Att,
    Fabio

  23. Amigos(as) vocês sabem me dizer se aqui em Toronto algem da lições de carro manual . Se alguém souber agradeço se me dizem o nome e adereços ,um de já obrigado

  24. Olá Gabriela ! Parabéns pelo post. Ficou bem detalhado e dá para entender muito bem o passo-a-passo que devemos fazer. Somente uma dúvida: Necessariamente eu preciso ter um carro para fazer o exame prático ? Tem alguma outra opção ? Desde já agradeço sua atenção.

  25. Oi gaby, desculpe a pergunta, mas para tirar a cnh em Toronto é necessario ir com seu carro certo? E para comprar o carro não é necessario ter cnh local?! tb queria saber em quanto tempo posso tirar a habilitação caso eu faça o processo bem rapidinho. Mto obrigado e seu post me ajudou bastante

    1. Olá Paulo. Isso, você tem que ir com um carro. Você pode alugar com a carteira do Brasil ou contratar uma auto-escola e ir com o carro da empresa. Não sei o tempo, vai depender de quando você consegue agendar sua prova ou muita gente vai e fica esperando dar uma vaga para fazer – alguém desistir ou as provas agendadas acabarem mais cedo. Tem tbem um tempo que você tem que esperar entre uma carteira e outra (não lembro qual é, tem que ver no link que passei).

  26. Olá Gaby! Uma dúvida, quanto tempo durou todo esse seu processo de obtenção da carteira de motorista?
    Ah, seu blog é ótimo!! Parabéns!

  27. Ola Gabi. Parabens pelo blog. Suas dicas são incríveis e muito úteis. Uma pergunta: existe algum livro/manual pra estudarmos pra prova escrita? como podemos ter acesso ao “livrinho”? É possível obter no site “a materia”? Tendo acesso aqui no Brasil, ja dava pra adiantar os estudos antes de embarcar.
    Obrigada

  28. Olá Gaby eu já tenho a drivers License da California e eu gostaria de tirar a carteira G será q eu posso ? E qual o procedimento

      1. Bom dia gabi moro no Brasil trabalho com caminhão tenho habilitação categoria D e estou vendo a possibilidade de ir ao Canadá tenta trabalho aí nessa área como fazer quais primeiros passos já que não conheço nada no país e nem falo francês e inglês se poder me passa watshap agradeço para melhor comunicação obrigado

  29. Olá GabY eu sou brasileiro e moro nos United States eu tenho a drivers license do estado da Florida a 2 anos e eu pretendo visitar o Canadá por 4meses eu já posso tirar a Carteira G sem ir para a G1 G2 e outra pergunta a Drivers license da Florida e válida no Canadá

  30. Olá boa tarde? Eu já morei em nova York por 6 anos! Eu gostaria de saber se no Canadá tem trabalho de motorista de carreta ou limosine para brasileiros habilitado na função? Quero ir com a família de vez para ficar!! Thanks.

  31. olá Gaby! Ótimo post, parabéns! tenho uma dúvida… após passar no teste da g1, da pra agendar o road test(da full g) só com a autorização que sai na hora ou tem q esperar a autorização chegar pelo correio para só então agendar o teste da full g? em resumo, da pra agendar no mesmo dia em q vc passar no teórico da g1? vc sabe dizer qto tempo tem levado entre o agendamento e a realização da prova? obrigado!

  32. Oi Gaby! Muito obrigada pela informação. Eu vou mudar pro Canadá com meu marido em março. Eu ainda não tenho minha carteira do Brasil, e não sei se tirar agora ou esperar e tirar direito no Canadá. O que você acha melhor pra eu fazer? E você sabe quanto é o costo atual no Canadá para tirar a carteira? Obrigada

      1. Não acontece nada (se você não atingir a quantidade de pontos que gera a punição de suspensão). Os pontos são utilizados para que o consulado analise a sua situação e conclua se sua carteira está ou não válida (se tem mais ou menos de 20 pontos no ano) pois é isso que a administração de Ontario precisa saber e é isso que constará no documento expedido pelo consulado brasileiro: desde quando se tem a carteira e se a autorização está ou não está válida.

  33. Oi Gabi, tudo bom? Só para que você possa atualizar uma informação importante no site. O consulado também aceita pagamento por cartão de débito, ok?

    Até, e parabéns pela família.

    PS: minha esposa, eu e vc temos vários amigos em comum lá de Floripa.

  34. Ola Gaby tudo bem?!
    Tentei achar a minha pergunta nos comentários, não sei se olhei… enfim: e se minha cnh já venceu?! Ainda consigo pular pra g full ou preciso fazer o processo como se fosse sem cnh?!
    Ps amooo seu blog ♥️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *