Checklist de documentos de viagem para passear no Canadá

Passport_Joe

Antes de começar a escrever o post quero avisar que quando eu tive a idéia de fazer um checklist de documentos para a viagem do Canadá eu esperava ter uma lista longa – o que não foi o caso. O que quero dizer é que viajar para o Canadá é super simples e não necessita de muitos documentos. Mesmo assim, é legal ficar ligado e preparar a documentação com antecedência.

Uma das partes mais importantes e chatas de uma viagem é organizar os documentos. Isso porque, se não tivermos todos os documentos necessários, a viagem pode começar de uma maneira ruim ou nem começar… Por isso eu resolvi fazer um checklist de documentos de viagem para o Canadá, que vai ser útil. Alguns documentos são óbvios – como passaporte e visto – mas já ouvi histórias de pessoas que os esqueceram; portanto, um cuidado extra não faz mal a ninguém.

Passaporte_GNCanada

Este é o documento mais óbvio mas já vi relatos em blogs de pessoas que esqueceram o passaporte e que perderam o vôo por causa disso. Todo cuidado é pouco e sempre que você planejar uma viagem certifique-se que o passaporte está válido para não ter problemas. Pelo que eu sei o Canadá não exige como os EUA que o passaporte tenha validade mínima de 6 meses, mas na dúvida não arrisque. Se você não possui um passaporte clique aqui e veja maiores informações no site da Polícia Federal do Brasil.

Visto_GNCanada4

Se você está vindo ao Canadá como turista deverá tirar um visto (como estudante e trabalhador também, mas vou falar neste post especificamente do turista). O visto de turismo pode ser de entrada única ou de múltiplas entradas. Como o nome diz o visto de entrada única permite que o visitante entre no Canadá apenas uma vez. Porém, há uma (ótima) exceção nesta regra: visitantes com o visto de 1 entrada podem ir e voltar para os EUA várias vezes, desde que o visto esteja dentro da validade e que o trajeto seja feito por terra. O visto de múltiplas entradas permite que o visitante entre e saia do Canadá quantas vezes quiser enquanto o visto estiver válido.

Os vistos Canadenses são processados em São Paulo mas, diferentemente do visto Americano não é necessário que o requerente vá pessoalmente. Você pode usar um serviço de despachante. Para maiores informações sobre vistos clique aqui e visite o site do Governo Canadense (em português).

CIH_Canada_GNC3

Não é necessária, pois você pode dirigir e alugar carros aqui no Canadá usando a sua carteira do Brasil. Mas se algo acontecer (acidente, multas) como sua carteira está em português vai levar mais tempo para que o problema se resolva – já que o documento unificado evita desconforto entre os estrangeiros e os órgãos de trânsito locais devido a falta de informação ou até mesmo dificuldades com o idioma -, então indico que vocês façam a CIH se pensam em dirigir por aqui. Sempre que viajamos o marido faz a carteira internacional, pois é uma maneira mais fácil para dirigir em outros países. É importante destacar que a CIH não substitui sua habilitação brasileira, ou seja, no Brasil você deve sempre trafegar portando sua CNH.

Para fazer sua CIH você precisa ir a um DETRAN e levar os seguintes documentos: (1) original e cópia do documento de identificação, com registro da naturalidade (preferencialmente carteira de identidade); (2) original e cópia da Carteira Nacional de Habilitação; e, (3) original do comprovante de pagamento da taxa de serviço. A CIH é geralmente emitida 24 horas depois de o cliente entregar a documentação exigida.

DocumentsVisitCanada_GNC2

Não é necessário ter o certificado internacional de vacinação para vir para o Canadá. Na dúvida – ou se você está vindo passar uma grande temporada por aqui – traga. Eu trouxe e foi importante para meus estudos e meu trabalho no hospital. Mas se você vier apenas como turista e vai ficar por aqui poucos dias não vejo necessidade. Maiores informações sobre este documento clique aqui.

CartaConvite_GNC

Carta convite é uma carta escrita pelo seu familiar ou amigo, que mora no Canadá e irá te receber. Esta carta não é obrigatória mas geralmente é solicitada ao se fazer a imigração. Todas as vezes que alguém vem nos visitar eu mando uma carta convite pois acredito que facilite o processo de imigração. Já recebemos ligação do policial Canadense confirmando os dados (você está esperando alguém? quantas pessoas? etc…). Além da carta, o visitante deve ter cópias dos documentos do familiar ou amigo que está visitando.

Clique aqui e baixe um modelo de carta convite (em inglês). Não esqueça de anexar cópia do passaporte do familiar + documento

CopiaDocs_GNC

Acho fundamental levar cópia de todos os documentos e cartões, pois isso pode te livrar de muita dor de cabeça se você tiver o imenso azar de perder algum documento ou ser assaltado. Ter a cópia dos documentos pode agilizar o processo de, por exemplo, cancelar cartões de crédito ou fazer uma segunda via do passaporte. Se Você tiver vouchers traga-os impressos – algumas empresas pedem a versão em papel e, às vezes, até ficam com ela.

Clique aqui e baixe um resumo desta lista.



Comentários

Olá! Tudo bem?
Tenho 2 dúvidas:
– preciso fazer seguro de saúde? É obrigatório?
– preciso levar alguma quantia específica de dollars canadenses? Eles devem perguntar se eu tenho como me manter e se eu posso provar? Já procurei no site da embaixada mas não tem informações sobre isso. Você poderá me ajudar?
Abraço!!

Olá Gabriela, estou visitando Massachusetts, gostaria de ir visitar o Canadá,vou de carro,preciso somente do visto americano ou preciso do visto canadense também, obrigada.

Oi Gaby, parabéns pelo blog!
Vou passar 30 dias em Montreal fazendo curso de inglês. Como a grana está curta para todo este período, gostaria de saber quanto à facilidade de conseguir algum tipo de trabalho informal para ajudar nas despesas. Há alguma dica neste sentido?

Oi Gabi, bom dia.
Tudo bem?

Tenho mais uma pergunta…rs!
Para a imigração, a carta convite precisa ser original ou pode ser enviada por email? Tipo a pessoa faz, imprimi, assina e envia via email.

Aguardo e obrigada.

Att
Rafa
(:
<3

Gabi. Já morei ilegal na França 3 anos e por último estive na Alemanha vencimento dos 3 meses voltei isto me ajuda de alguma forma consegui visto de trabalho no canada