Pular para o conteúdo

Checklist de documentos de viagem para passear no Canadá

Passport_Joe

Antes de começar a escrever o post quero avisar que quando eu tive a idéia de fazer um checklist de documentos para a viagem do Canadá eu esperava ter uma lista longa – o que não foi o caso. O que quero dizer é que viajar para o Canadá é super simples e não necessita de muitos documentos. Mesmo assim, é legal ficar ligado e preparar a documentação com antecedência.

Uma das partes mais importantes e chatas de uma viagem é organizar os documentos. Isso porque, se não tivermos todos os documentos necessários, a viagem pode começar de uma maneira ruim ou nem começar… Por isso eu resolvi fazer um checklist de documentos de viagem para o Canadá, que vai ser útil. Alguns documentos são óbvios – como passaporte e visto – mas já ouvi histórias de pessoas que os esqueceram; portanto, um cuidado extra não faz mal a ninguém.

Passaporte_GNCanada

Este é o documento mais óbvio mas já vi relatos em blogs de pessoas que esqueceram o passaporte e que perderam o vôo por causa disso. Todo cuidado é pouco e sempre que você planejar uma viagem certifique-se que o passaporte está válido para não ter problemas. Pelo que eu sei o Canadá não exige como os EUA que o passaporte tenha validade mínima de 6 meses, mas na dúvida não arrisque. Se você não possui um passaporte clique aqui e veja maiores informações no site da Polícia Federal do Brasil.

Visto_GNCanada4

Se você está vindo ao Canadá como turista deverá tirar um visto (como estudante e trabalhador também, mas vou falar neste post especificamente do turista). O visto de turismo pode ser de entrada única ou de múltiplas entradas. Como o nome diz o visto de entrada única permite que o visitante entre no Canadá apenas uma vez. Porém, há uma (ótima) exceção nesta regra: visitantes com o visto de 1 entrada podem ir e voltar para os EUA várias vezes, desde que o visto esteja dentro da validade e que o trajeto seja feito por terra. O visto de múltiplas entradas permite que o visitante entre e saia do Canadá quantas vezes quiser enquanto o visto estiver válido.

Os vistos Canadenses são processados em São Paulo mas, diferentemente do visto Americano não é necessário que o requerente vá pessoalmente. Você pode usar um serviço de despachante. Para maiores informações sobre vistos clique aqui e visite o site do Governo Canadense (em português).

CIH_Canada_GNC3

Não é necessária, pois você pode dirigir e alugar carros aqui no Canadá usando a sua carteira do Brasil. Mas se algo acontecer (acidente, multas) como sua carteira está em português vai levar mais tempo para que o problema se resolva – já que o documento unificado evita desconforto entre os estrangeiros e os órgãos de trânsito locais devido a falta de informação ou até mesmo dificuldades com o idioma -, então indico que vocês façam a CIH se pensam em dirigir por aqui. Sempre que viajamos o marido faz a carteira internacional, pois é uma maneira mais fácil para dirigir em outros países. É importante destacar que a CIH não substitui sua habilitação brasileira, ou seja, no Brasil você deve sempre trafegar portando sua CNH.

Para fazer sua CIH você precisa ir a um DETRAN e levar os seguintes documentos: (1) original e cópia do documento de identificação, com registro da naturalidade (preferencialmente carteira de identidade); (2) original e cópia da Carteira Nacional de Habilitação; e, (3) original do comprovante de pagamento da taxa de serviço. A CIH é geralmente emitida 24 horas depois de o cliente entregar a documentação exigida.

DocumentsVisitCanada_GNC2

Não é necessário ter o certificado internacional de vacinação para vir para o Canadá. Na dúvida – ou se você está vindo passar uma grande temporada por aqui – traga. Eu trouxe e foi importante para meus estudos e meu trabalho no hospital. Mas se você vier apenas como turista e vai ficar por aqui poucos dias não vejo necessidade. Maiores informações sobre este documento clique aqui.

CartaConvite_GNC

Carta convite é uma carta escrita pelo seu familiar ou amigo, que mora no Canadá e irá te receber. Esta carta não é obrigatória mas geralmente é solicitada ao se fazer a imigração. Todas as vezes que alguém vem nos visitar eu mando uma carta convite pois acredito que facilite o processo de imigração. Já recebemos ligação do policial Canadense confirmando os dados (você está esperando alguém? quantas pessoas? etc…). Além da carta, o visitante deve ter cópias dos documentos do familiar ou amigo que está visitando.

Clique aqui e baixe um modelo de carta convite (em inglês). Não esqueça de anexar cópia do passaporte do familiar + documento

CopiaDocs_GNC

Acho fundamental levar cópia de todos os documentos e cartões, pois isso pode te livrar de muita dor de cabeça se você tiver o imenso azar de perder algum documento ou ser assaltado. Ter a cópia dos documentos pode agilizar o processo de, por exemplo, cancelar cartões de crédito ou fazer uma segunda via do passaporte. Se Você tiver vouchers traga-os impressos – algumas empresas pedem a versão em papel e, às vezes, até ficam com ela.

Clique aqui e baixe um resumo desta lista.

78 comentários em “Checklist de documentos de viagem para passear no Canadá”

  1. Muito bom o post, Gaby!
    Realmente é trabalhoso reunir todos os documentos, principalmente aqueles que são necessários para obter o visto…
    Vou para Toronto em maio e estou providenciando o visto agora em janeiro. O processo não é complicado (achei beem mais fácil e prático do que o visto americano), mas a gente precisa ter muita atenção para preencher os formulários e reunir certinho todos os documentos. Depois o alívio de ter o visto em mãos compensa tudo rsrs
    É tanta emoção na hora de viajar que sempre é bom ter atenção redobrada e conferir várias vezes se temos todos os documentos né? hehe
    E esse passaporte do Joe então… um luxo! hehe
    Beijos!

  2. Gaby!!
    Estou indo em Maio também para ficar 6 meses. Estava pensando em levar minha carteira de vacinação ( nunca se sabe quando precisamos né rs )
    Qual processo que você fez para levar a sua?

    Adoro seuu blog, insta, face rsrs
    Beijoos

    1. Ola Mariana! Não custa trazer né? Eu mandei minha carteira para a Universidade quando estava me inscrevendo no PhD (acho que porque iria trabalhar no hospital) e juro que não lembro se fiz algo (tradução, etc)… acredito que não. Beijos e obrigada pelo carinho

      1. Olá meninas, existe a carteira internacional de vacinação da Anvisa. Normalmente eles só marcam as vacinas exigidas para a viagem, mas se der uma insistida, dizer que vai trabalhar com saúde de repente podem marcar todas… Beijos!

        1. Obrigada Ana… no meu caso eu fiz mas não foi aceito na UofT porque não tinha todas… Quando vc vai a algum lugar que exije uma vacinaÇão ai é super importante fazer (cito no post isso) mas obrigada pela dica!

  3. Olá Gaby !
    Em primeiro lugar, quero dizer que gosto muito do seu Blog e da forma simples e apaixonante que você expressa o prazer de morar em um país como o Canadá.
    Minha noiva e eu, estamos querendo passar um mês de férias no Canadá. Pensei em aproveitar esses dias para estudar inglês. Nesse caso, qual tipo de visto você me recomenda ? Outra coisa, posso procurar um curso de inglês já estando no país ?

    Abraços.

    Luiz Fernando

    1. ola Luiz. Obrigada pelo recado. Se não me engano, o visto de visitante (turismo) é tirado para que vai a turismo ou programa de estudos com duração inferior a 6 meses. Vc pode aplicar para o visto de turismo e retirar uma permissão de estudos (destinada às pessoas que desejam estudar no Canadá por ate 6 meses). Para requerer o visto, entre outros documentos você pode atestar que estará indo para estudar e então anexar a carta de aceitação da escola com período de estudos não maior do que 6 meses ou ir como Turista a passeio e então anexar o roteiro turístico que fará, voucher dos hotéis e ticket aéreo.
      O ideal é que, se vc vai ficar apenas 1 mês, reserve a escola antes para não perder tempo de procurar ao chegar!
      Abraços

  4. Bom Dia Gaby,

    Conheci seu blog hoje e achei muito interessante seus posts.
    Irei para Toronto em 28 de março, e ficarei por um mês em intercâmbio, meu visto ja foi aprovado e esta válido até jan/2017…

    Minha dúvida é referente a temperatura entre 28 de março e 30 de abril… Preciso desta informação para preparar minha mala…

    Desde já agradeço!

    Isaque Gambary

    1. Ola Isaque… obrigada pelo recado e visita ao blog. Definir uma temperatura é muito dificil pois nos quase 4 anos que moro por aqui tivemos temperaturas diferentes todos os anos. Uma coisa é ceta: não estará calor… acho que vai ficar entre frio do Brasil e alguns dias mais frios. Não chega a ter tempertauras extremas, mas ja pegamos neve inicio de abril… o idea l – para ter certeza mesmo – é que vc cheque a previsão alguns dias antes de viajar (geralmente a previsão é certa por aqui e vc consegue ver de 14 dias)… ai vc deixa um espaço na mala e coloca mais roupa de frio ou meia estação! 🙂
      Não deixe de curtir a pagina do blog no facebook https://www.facebook.com/GabynoCanadaBlog

  5. Pingback: Are you ready for Toronto? | Gaby no Canada

  6. Olá,

    Estou tirando o meu visto para o Canada este mês, vi em sua matéria que você comentou que é possível ir para os Estado Unidos com o mesmo visto, caso a pessoa pegue o de 1 entrada? posso visitas NY por exemplo? já que estarei em Toronto? Obrigado

  7. Pingback: Viajando de carro pelos Estados Unidos | Gaby no Canada

  8. Pingback: Viagem | Diário de Toronto 2014 – Post 01 | LaPartieDiva

  9. A carta convite pode ser mandada por email? A pessoa que vai fazer pra mim vai mandar por email e uma fotografia dela assinada, junto com a foto do documento dele.
    Pode ser ou ter que ser por email?

  10. Gabi, estou planejando ir para Toronto, porem queria passar ao menos 2 dias em NY para conhecer, farei o trajeto Toronto/NY por avião. tenho que ter o visto dos dois paises? o visto de multipla entrada correto?

    1. Ola Rafael.
      Você precisa ter o visto dos dois países. 1 entrada significa que você vai entrar 1 vez somente no país. Multiplas entradas serve para você entrar e sair várias vezes. Se você vai a NY estando em Toronto (sai e volta para Toronto) precisará do multipla entradas Canadense. Obrigada pela visita ao blog

  11. Oi Gabi,
    há alguns meses acompanho seu site e o acho muito útil aos brasileiros que se encontram ou pretendem vir à terras canadenses. Obrigada!
    Com relação ao seu post, tenho uma dívida sobre a carta convite. Apenas Residentes Permanentes podem fazê-la? No meu caso, tenho Work Permit válido até maio/15, e com residência fixa em Montreal até lá, acha que posso convidar uma amigo a me visitar nesse meio tempo?
    Grata desde já!
    Vivi.

  12. Oi gaby, meu sonho é ir estudar no Canadá, queria saber se eu poderia obter dois vistos, um de estudante e outro de trabalho. Obrigada pela atenção :*

  13. Mariane Martins Delaterra

    Boa tarde

    Não consigo acessar o resumod da documentação exigida, poderia me ajudar? Vou ficar 35 dias estudando em Toronto, vou tirar o visto de residente tempóraio com multiplas entradas.

    Gostei muito do seu blog. Parabéns!!
    Mariane

    1. Não entendi sua pergunta? Para os documentos para o visto de turismo de múltiplas entradas você pode entrar no site do governo Canadense… Cic.gc.ca e aí você coloca em visitar. Espero que ajude! Beijos

  14. Olá Gabi! Tenho uma dúvida: morei ilegal nos EUA. Eu, meu marido e filho estamos com visto negado… Vc sabe dizer se dificulta tirar o visto canadense??? Temos uma vida estabilizada aqui no Brasil. Vc tem alguma dica! Agradeço desde já! Carol

    1. Ola Carolina… não sei dizer mas acredito que possa complicar sim pois eles perguntam se você teve visto negado e o motivo. O ideal é que vc procure um agente de viagens com experiência e veja o que pode ser feito. Boa sorte

  15. Oi Gabi!
    Algumas dúvidas: 1) Qual a quantia estimada / prevista para manter-me no Canadá no período de seis meses (aluguel, comida, luz, água, transporte) e quanto à assistência médica e odontológica (se precisar) como devo fazer? Grata pela atenção. Abçs

    1. Olá Tâmara. Depende muito do seu estilo de vida, de onde você vai morar, do que gosta de comer, de onde será sua escola ou trabalho. Tenho um post sobre custo de vida de Toronto que trago alguns valores. Aí vc pode somar baseado nos seus gastos, multiplicar por 6 e ter uma noção do valor. Para médico e dentista você precisa de um seguro de saúde, da pra fazer quitação nas agência de turismo. Abraços

  16. Oi Gaby, tenho uma amiga vindo para Toronto. Ela já tem o visto aprovado.
    Gostaria de saber se é necessário ela levar a carta-convite e a carta de suporte financeiro para passar na imigração.
    Na carta convite consta uma data diferente da viagem, já que tínhamos inicialmente planejado uma data e depois mudamos. Tem algum problema?

    Desde já agradeço,
    Sálvio.

  17. Olá colega, poderia me ajudar com algumas dúvidas?
    1° Terei que provar que sei a língua inglesa para entrar no país, ou algo do tipo?
    2° Ficarei uma semana em Toronto por causa dos jogos pan americanos. Gostaria de saber se precisarei de seguro sáude, ou algo do tipo, pois vi que é necessário para estudantes do ciência sem fronteiras.
    3°Você recomendaria alguma empresa para fechar pacotes desse tipo?

    Muito obrigado, e feliz ano novo!

    1. Ola Juan.
      Vamos as suas respostas:
      1. Depende, se for somente com visto de turista nao precisa. Se vc so vai ficar 1 semana (como disse no ponto 2, nao ha necessidade). Mas precisara do visto, obviamente.
      2. Acho importante vc ter o seguro saude. Eu nunca viajo sem… eh uma daquelas coisas que vc paga para nao usar. Nao eh mandatory, mas eu acho super importante. Vc vem estudar? Fiquei confusa agora… se vier somente a passeio nao eh regra, mas como disse anteriormente acho muito importante.
      3. Va em uma agencia de viagens da sua cidade e veja as opcoes deles.
      Feliz Ano Novo!

  18. oi Gabi, como vai? Estão, no seu tag sobre visto, vc comenta que quem tem o visto canadense de entrada unica, pode desde que viajando por terra, entrar nos USA? Tenho planos pra visitar Toronto, mas meu amigo Canadense me falou que pra fazer compras, é melhor nas pequenas cidades americanas na fronteira com os USA. Um abs.

  19. Olá, Gabriela! Prazer em conhecê-la.
    Recentemente eu recebi minha aprovação de visto. Nos formulários, eu informei que pretendia passar 8 dias no Canadá. A viagem será no dia 05/03. Mas, agora, 1 mês antes da viagem, eu decidi casar com uma canadense.
    A dúvida é: Eu posso fazer uma extensão de 5 meses do meu visto quando eu estiver lá?

  20. Solicitei o visto de turista para um intercambio de 1 mês, e me foi solicitado uma carta convite como documento obrigatório (além da carta de aceite da escola). Entretanto a escola ainda não definiu minha homestay. Será que posso enviar um documento informando isso?

  21. Pingback: Viagem | Diário de Toronto 2014 – Post 01 | LaPartieDiva - visual: lapartie

  22. Ola Gaby, gostaria de tirar uma dúvida quanto a chegada na imigração no Canadá (Toronto).. Tenho dupla nacionalidade brasileira e portuguesa, estou indo para os EUA e usarei o visto e passaporte brasileiro, e dos EUA irei para Toronto visitar um amigo, e como não tenho visto canadense, pensei em utilizar o passaporte português que é isento de visto para a imigração no Canadá… Teria algum problema quanto a isso? E outra o que mais eu precisaria levar fora esse passaporte de Portugal e uma carta convite? Obrigado.

    1. Olá Ricardo… Não sei. Acho que não terá problemas, mas como quando compramos a passagem tem que darão número do passaporte o ideal é que vc veja com um agente de viagens (que deverá saber a resposta mais precisa). Quanto aos documentos, acho que é só isso mesmo! Boa viagem

  23. Para ficar dez dias no Canadá, com excursão, estou em dúvida quanto ao passaporte brasileiro, que vencera em janeiro de 2016. Será que terei de providenciar outro visto múltiplo junto com a renovação do passaporte?????
    Grata.

  24. Oi Gaby,
    Tudo bem? Eu tenho uma pergunta, se o seu visto for de múltiplas entradas no Canada eu posso ir nos Estaudos Unidos fazer compras sem o visto americano? Obrigada

  25. Olá, Gaby! Tudo bem?
    Faz menos poucas semanas que voltei do Canadá, viajando pela costa leste, e fiquei tão encantada que quero visitar a costa oeste nas minhas próximas férias (pretendo ficar o mês todinho!). Uma dúvida: quando é dito que o passaporte (e o visto, né) precisa ter 6 meses de validade, significa que é 6 meses da data de ida ou de volta?
    Obrigada!

  26. Olá viajei aos Estados Unidos ano passado, com passaporte europeu, fiquei 9 meses alem dos 3, precisei voltar ao brasil por força maior agora em marco, meu Esta vence em novembro sera que consigo voltar pelo canada em vias terrestres? Detalhe nao carimbaram minha saida, e minha autorización era de 2 anos..a imigracao terrestre sera que me.deixa passar de boa? Ja que tenho autorizacao para entrar? Posso dizer que sai via terrestre de usa para canada e agora estou retornando?

  27. Olá!
    Estou me preparando para viajar.
    Gostaria de maiores informações sobre documentos que seriam interessantes traduzir e levar.
    Pode me ajudar?

  28. bom dia!

    Gabi vamos em 18 pessoas para Canada em setembro. Todos tem visto americano. Li que a partir de marco quem tem visto americano e entra por via area nao precisa tirar visto canadense. Mas no nosso roteiro iremos para Bufallo (cidade americana). Gostaria de saber se podemos sair do Canada por via terrestre e conseguiremos entrar novamente ou nao

    1. Ola Denise. A partir de março de 2016 brasileiros que tiverem visto válido para os Estados Unidos ou que já tiverem tirado o visto canadense nos últimos 10 anos poderão ingressar no Canadá apenas com o visto eletrônico eTA. Vocês precisarão retirar este visto eletrônico. Aqui a informação oficial no site do governo Canadense: http://www.cic.gc.ca/english/department/acts-regulations/forward-regulatory-plan/eta-expansion.asp
      Com o visto você poderá entrar e sair do pais, sem problemas.

  29. Olá Gabi,
    Vou ao Canadá agora em fevereiro , vou com minha filha que tem 10 anos.
    No passaporte dela já informa que tanto eu quanto meu esposo podemos viajar com ela .
    A dúvida é , e necessário levar a autorização dele por escrito ?

    Agradeço desde já !

    Nice

  30. Olá…gostei muito do post!
    Gostaria de tirar uma dúvida, vou viajar para o Canadá em Outubro/2016 junto com meu namorado e queremos ficar lá por três meses. Não vamos fazer curso de Inglês a princípio. Iremos ficar algum tempo em casa de família, ajudando nos serviços de casa, sem nenhuma remuneração, trocando o serviço por hospedagem e alimentação, pois não temos visto de trabalho, somente de turismo. E algum tempo iremos ficar em hostels. Você acha que preciso de carta-convite de alguma família para passar na imigração? Acredita que possamos ter algum problema na imigração por querermos ficar 3 meses sem trabalhar e estudar, somente viajando?
    Aguardo
    Beijos

  31. Marcela Silva de Oliveira

    Boa tarde gabi! Estou saindo do EUA parA o Canadá de carro. Eu posso atravessar a fronteira com a carteira de motorista do Brasil?

  32. Oi gabi, parabéns pelo seu blog, tenho uma pergunta. Fui pro Canada ha 2 meses e conheci um canadense, estamos sempre em contato e nos gostando de verdade, ele quer que eu va pra la daqui a 2 semanas, ele poderia fazer a carta convite? Eu tive problemas na imigração quando entrei no Canada pois ha 10 anos fiquei mais tempo que podia nos EUA, mesmo assim eles me deram um viato pra eu poder ficar 20 dias, tenho passaporte europeu mas por eu estar voltando em tão curto espaço de tempo, eles vao implicar, a carta seria a melhor opção? O canadense poder fazer a carta ou só brasileiros podem? Preciso muito saber! Bjss

  33. Olá Gabi!
    Eu vou ao Canadá (Toronto) de 16/07-05/08 estudar Inglês, vou por conta própria e meu visto é de estudante, quero ir a um show em Montreal nesse período, é possível com o visto que tenho?
    ir de uma província pra outra sem visto de turista, certo?
    Abraços,
    seu blog é muito útil.

  34. Olá Gabi, tudo bom?

    Quero saber as condições e o que é exigido para ficar de 6 meses a um ano por lá e qual visto preciso para ficar esse tempo. Ah, lembrando de que eu vi que agora a partir de 2016 não será necessário visto de brasileiros para o canadá.

    Abraços, post muito bom.

    1. Olá Raphael. Em primeiro lugar será necessário visto sim – esta lei ainda não está em vigor e você terá que ter o visto. Quanto ao tipo de visto vai depender do que você vai fazer aqui neste tempo: estudar, trabalhar… Se for só passear o visto de turismo é de 6 meses. Você encontra toda informação no site do governo canadense cic.gc.ca Espero ter ajudado

  35. Olá! Sou de Portugal, e fiz uma eTA para entrar no Canadá. Mas enganei-me na data de validade do passaporte ao preencher o formulário, mas a autorização foi aceite na mesma. A minha dúvida é que se terei algum problema, por causa da data errada. Obrigada!

  36. Olá Gabi! Parabéns pelo blog! Estamos planejando ir a Vacouver em Dezembro, meu marido e eu, passar 10 duas. Os vistos já foram liberados, a minha pergunta é se é necessário um atestado médico expedido por médico credenciado?

  37. Gabi. Já morei ilegal na França 3 anos e por último estive na Alemanha vencimento dos 3 meses voltei isto me ajuda de alguma forma consegui visto de trabalho no canada

  38. Rafaela Passos Rezende

    Oi Gabi, bom dia.
    Tudo bem?

    Tenho mais uma pergunta…rs!
    Para a imigração, a carta convite precisa ser original ou pode ser enviada por email? Tipo a pessoa faz, imprimi, assina e envia via email.

    Aguardo e obrigada.

    Att
    Rafa
    (:
    <3

  39. Oi Gaby, parabéns pelo blog!
    Vou passar 30 dias em Montreal fazendo curso de inglês. Como a grana está curta para todo este período, gostaria de saber quanto à facilidade de conseguir algum tipo de trabalho informal para ajudar nas despesas. Há alguma dica neste sentido?

  40. Olá Gabriela, estou visitando Massachusetts, gostaria de ir visitar o Canadá,vou de carro,preciso somente do visto americano ou preciso do visto canadense também, obrigada.

  41. Olá! Tudo bem?
    Tenho 2 dúvidas:
    – preciso fazer seguro de saúde? É obrigatório?
    – preciso levar alguma quantia específica de dollars canadenses? Eles devem perguntar se eu tenho como me manter e se eu posso provar? Já procurei no site da embaixada mas não tem informações sobre isso. Você poderá me ajudar?
    Abraço!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *