Pular para o conteúdo

Lista de clínicas e hospitais para crianças em Toronto

Thomas e sua amada mamadeira no colo da mamãe enquanto esperamos para sermos atendidos em uma clínica.
Thomas e sua amada mamadeira no colo da mamãe enquanto esperamos para sermos atendidos em uma clínica.

Tá ai uma ótima maneira de começar o post de sexta-feira: mamãe descabelada e cansada depois de uma noite em claro dando uma mamadeira para seu baby Thomas enquanto esperam para serem chamados em uma clínica já que o pequeno passou a noite toda com febre. Detalhe para o Thomas de pijama e o lindo mural dos animais pegando um streetcar (e sim, eu bati foto enquanto esperava a consulta porque fiquei ma-lu-ca por este mural).

Mesmo morando em Toronto há 7 anos eu ainda fico bem nervosa quando o Thomas fica com febre porque a maneira como a saúde daqui funciona é diferente do Brasil (leia mais aqui). Tive o Thomas no Canadá, portanto nunca vivi na prática o papel de ser mãe no Brasil mas pelas histórias ouvidas por conhecidos o cuidado com as crianças no Brasil é acompanhado mais de perto pelos pediatras, que muitas vezes dão seus telefones para as mães e fazem consultas por whatsupp nos finais de semana e nas noites. Por aqui isso não funciona. E ainda o fato da família não estar por perto assusta um pouco também. Somos eu, meu marido, Jojoe e Thomas e um tem que dar suporte ao outro, em todos os aspectos. Mas claro que na hora do susto a gente tem que ter um plano B (C e D), até porque nem sempre os dois estão juntos (trabalhamos longe, meu marido em outra cidade), então o jeito é se planejar e ter a “rota” toda traçada quando algum dos nossos bebês fica doente (temos plano tanto para Thomas quanto para Jojoe). Vale lembrar que fazemos isso tanto aqui em Toronto quanto quando estamos viajando.

Papai triste com o bebê doente e o bebê mostrando para nós o que estava acontecendo: dente, muitos dentes.

No final de semana passado o Thomas não estava bem, e na noite de sábado para domingo teve uma febre chata, que não queria passar. No domingo ele ainda estava para baixo, então resolvemos levá-lo para uma clínica. Eu tenho uma lista de clínicas de criança ao redor de Toronto por região, assim se ele estiver doente em uma área X eu sei o local mais próximo onde poderei ir. Também tenho alguns sites super confiáveis com ótimas informações que uso sempre para me informar (e irei mostrar para vocês também neste post quais são). Já adianto que (felizmente) Thomas não estava com nada não: só dois dentes enormes que resolveram sair na mesma hora. E o pior foi que nem nos tocamos, mesmo ele colocando a mão na boca o tempo todo enquanto esperávamos para ver o médico (como na foto acima dele com papai).

A lista de clínicas foi feita baseado nos relatos de amigos e também em buscas da internet. Não sei se todas são boas (pois não fui em todas), mas resolvi compartilhar com vocês. Vale ainda falar que as informações aqui podem estar desatualizadas dependendo da data que você está vendo este post.

Inevitavelmente uma pergunta deve vir na cabeça de vocês: eu não posso levar meu filho para uma walk-in clinic normal (i.e. que atende jovens, adultos, idosos)? Claro que sim. Você pode. E isso vale também para hospitais: todos atendem crianças. Mas se você ficar mais tranquila em procurar um atendimento mais especializado (como eu) deve procurar as clínicas que só atendem crianças. Eu acabo sempre levando o Thomas nas especializadas e me sinto mais confortável nelas. A nossa family doctor se mudou e agora seu consultório fica um pouco longe da nossa casa, então dependendo do motivo acabamos levando o Thomas em uma clínica especializada em crianças que é perto da nossa casa. Achamos mais prático e menos arriscado.

O vão central do Sick Kids Hospital de Toronto: parece um shopping ou um hotel.
O vão central do Sick Kids Hospital de Toronto: parece um shopping ou um hotel.

Vale ainda comentar que dependendo do que seu filho tiver a dica é sempre levá-lo ao Sick Kids Hospital, o hospital de crianças de Toronto, que é considerado um dos melhores do mundo (e parece um shopping ou hotel, de tão grande que é – olha só a foto acima). O hospital é enorme, fica na University Avenue e há vários especialistas, emergência, walk-in clinic, entre outros serviços. Nós já levamos o Thomas lá e ele foi muito bem atendido – e super rápido. E olha que ele “só” estava com vômito e diarréia (nada muito grave, graças a Deus).

Thomas lendo um livrinho enquanto espera para ser atendido em uma clínica.
Thomas super concentrado lendo um livrinho enquanto espera para ser atendido em uma clínica.

Se você está na parte leste de Toronto

Children’s After Hours Clinic
Endereço: 235 Danforth Ave, Toronto.
Telefone: (416) 461-3000
Horários: dias de semana 6pm-9pm e finais de semana 10am-4pm

Se você está na parte oeste de Toronto

CIBC Just for Kids Clinic dentro do St Joseph’s Hospital
Endereço: 30 The Queensway, Toronto.
Telefone:(416) 530-6611
Horário: dias de semana 10am-8pm e finais de semana 10am-2pm

Roundhouse Pediatrics
Endereço: 3093 Dundas St W, Toronto.
Telefone: (416) 769-5437
Horários: dias de semana 10am-6pm (fechado nos finais de semana e há horários específicos para walk-in)

Se você está no centro de Toronto

The Hospital for Sick Kids
Endereço: 555 University Ave, Toronto, ON M5G 1X8
Telefone:(416) 813-1500
Horários: Aberto 24h

Pediatric Clinic dentro do St. Michael’s Hospital
Endereço: St. Michael’s Health Centre, 61 Queen St E, Toronto.
Telefone: (416) 867-3655
Horários: dias de semana 8am-4pm (fechado nos finais de semana)

KidCrew
Endereço: 1440 Bathurst Street, Toronto.
Telefone: (416) 654-5437
Horários: dias de semana 10am-7:30pm e finais de semana 10am-2pm

Se você está no norte de Toronto

kidEcare – Pediatric Walk In Clinic
Endereço: 491 Eglinton Ave W #301, Toronto.
Telefone: (416) 860-6696
Horários: dias de semana 6am-10pm e finais de semana 10am-4pm

Se você está na região de Mississauga

Pediatric Urgent Care
Endereço: 3885 Duke of York Blvd C107, Mississauga.
Telefone: (905) 366-4441
Horários: dias de semana 9am-8pm (fechado nos finais de semana)

Se você está na região de North York

Children’s After Hours Clinic
Endereço: 1100 Sheppard Ave E, North York.
Telefone: (416) 250-5000
Horários: dias de semana 6am-9pm e finais de semana 10am-2pm

Para informações confiáveis online em Português

O site About Kids Health – desenvolvido por profissionais do Sick Kids Hospital – possui muitas informações sobre a saúde de crianças. E o melhor de tudo é que estas informações estão apresentadas em várias línguas, incluindo o português.

Um ótimo site sobre a saúde da criança

A Dr Dina Kulik é uma pediatra super conhecida por aqui, daquelas que aparece em programas de TV. Ela é a responsável pela clínica KidCrew do centro (listada acima) e é super ativa nas redes sociais. Ela possui uma página maravilhosa, com muitas informações, incluindo ótimos vídeos. Eu acho super importante ver vídeos daqui pois as doenças e viroses que acometem as crianças aqui no Canadá são diferentes da do Brasil – talvez possa ser a mesma doença mas a manifestação se dá algumas vezes diferente. Então é legal acompanhar isso pelas lentes de alguém daqui. O site da Dr Dina é o drdina.ca e eu o descobri através de uma colega de trabalho.

8 comentários em “Lista de clínicas e hospitais para crianças em Toronto”

    1. Ola Tatiana. Nós não pagamos porque temos o OHIP. Se você vem como turista imagino que tenha um seguro saúde e geralmente vc liga para o seguro e eles tem indicam uma clínica para ir. Sobre preço eu não sei quanto custa.

  1. Gabi, qual plano que seu JoJoe usa aqui em Toronto?! Já olhei 5 planos de saúde, uns tem odontológico e vacina incluso. Qual vc indicaria? O meu amiguinho é um shitszu de 9 anos❤️

  2. Olá Gaby! Fui conhecer teu blog há 3 dias, estou amando!fiquei encantada com a claresa e organização dele, parabens!!! Estou indo morar em Totonto dia 11/6, com meu marido e nossos filhos, Helena de 7 anos e Vitor de 3.. Ficaremos inicialmente por um ano aí. Meu marido participa de um grupo no Face de pessoas que estão aí na mesma situação em que ele estará, porém, todos são medicos alopatas. Aqui no Brasil usamos homeopatia há bastante tempo, ou, pelo menos, sempre que possivel. Estou preocupada em não encontrar esse tipo de especialista aí. Tu saberia me dar alguma informação. No grupo ele não teve nenhum retorno, provevelmente por não fazerem uso…
    Desde já agradeço!
    Abraço
    Adriana

  3. Pingback: Sem rotina, com amor - Gaby no Canadá

  4. Oi Gabi, seu blog é sensacional! Estou partindo para o Canadá (começando por Toronto) no próximo dia 10, e com meu filho de 2 anos e 3 meses… busquei todos seus posts de mãe para me inteirar, e o principal… hospitais é claro! Primeira viagem longe com meu filho, e em outra língua rs… claro que não quero precisar de hospitais, mas é imprescindível mapeá-los e saber o que e como fazer! Super obrigada por suas dicas… ABÇ

  5. Oi Gaby, muito obrigado por esse post! Ajudou bastante a mim e a meu filho.

    Queria só apontar uma pequena correção, a clínica Children’s After Hours Clinic fica aberta durante os finais de semana das 6pm as 8:45pm e não das 6am. Fonte: http://www.kidsafterhoursclinic.ca/locations/

    Para questão de informação, eu passei ontem lá (19/09/2017) e o valor da consulta simples era $85,00.

    Abraços, e continue com o seu excelente trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *