Pular para o conteúdo

Como ser um turista na cidade que você mora

Eu já moro em Toronto há quase 6 anos e apesar de me sentir “em casa” eu adoro explorar a cidade e muitas vezes me pego agindo como uma turista. Alguns exemplos disso: se estou em uma rua que tem uma bela vista da CN Tower eu não resisto e sempre bato uma foto, eu adoro ver as novidades e eventos que estão acontecendo na cidade, gosto muito de ler sobre a história de um determinado bairro ou rua que irei visitar, visito sim os lugares turísticos e bato fotos clichês, e por ai vai. Claro que eu não nasci aqui e mesmo estando aqui há algum tempo tudo ainda é novo e fascinante. Mas mesmo assim eu consigo aproveitar momentos comuns e eu não preciso “viajar” para curtir momentos incríveis e inesquecíveis; na verdade, estes momentos costumam acontecer bem aqui, na cidade que eu moro. Por isso resolvi selecionar algumas dicas de como você pode ser turista na cidade que você mora para ajudar aqueles que estão desanimados ou que acabam passando o final de semana todo em casa porque “não tem o que fazer”.

1. Explore a cidade ao lado de alguém que a está conhecendo pela 1a vez
Essa primeira dica é ótima e eu faço sempre, já que sempre estamos recebendo visitas. Quando famílias e amigos vem para Toronto eu acabo aproveitando e levando-os para explorar a cidade. Além de visitar vários lugares eu acabo vendo Toronto pelos olhos de quem a está visitando pela primeira vez, e posso observar coisas que muitas vezes passavam desapercebidas pois com o dia-a-dia se tornaram comuns. Uma coisa que faço é olhar as fotos batidas pelas visitas, pois as fotos retratam exatamente este novo olhar que eu busco. A foto que coloquei abaixo foi batida em maio deste ano, quando fui mostrar o campus St George da UofT para familiares e me deparei com um Kings Cross Circle todo florido – eu nem imaginava que as árvores que estão plantadas ao redor do círculo ficavam tão lindas na primavera.

IMG_9735

2. Observe com olhos curiosos tudo que está ao redor no seu dia-a-dia
Muitas vezes a gente passa pelo mesmo lugar todos os dias e não percebe algo especial naquele trajeto ou lugar. Algumas vezes é legal você passar pelos mesmos lugares observando outros ângulos – pode ser difícil mas garanto que você vai encontrar muita coisa linda que nunca havia notado. Eu, por exemplo, dirigia todos os dias para o trabalho pela DVP e nunca tinha notado o prédio do Aga Khan Museum, que se destaca na rodovia. Só depois que visitei o museu é que notei que o prédio lindo – que na minha opinião é a principal atração do local – ficava no caminho que passava todo dia.

DSC_0186

3. Busque dicas do que fazer em blogs ou guias de viagem
Em outras palavras, seja um turista. Vale a pena pesquisar sobre roteiros e o que fazer na cidade. Aja como se você estivesse viajando, só que o destino não precisa de malas e você não precisa se deslocar para chegar nele. Por exemplo, quando eu vou na livraria Indigo eu adoro checar a seção de livros sobre Toronto (eles possuem diversos livros sobre história da cidade, monumentos, o que fazer). Eu sempre acabo encontrando algo diferente e que eu tenho vontade de visitar. Outra dica é visitar blogs de pessoas que moram aqui e a exploram de uma maneira diferente – eu sempre acabo encontrando algo que não conheço, especialmente visitando blogs de Canadenses que moram aqui.

DSCN4377

4. Fale com quem mora na cidade há bastante tempo ou nasceu por lá
Quando estiver com amigos – especialmente aqueles que já moram há um bom tempo na cidade ou que nasceram nela – pergunte sobre o que eles mais gostam de fazer na cidade, o que eles indicam, o que eles acham imperdível. Os locais geralmente amam a sua cidade e falam cheio de orgulho sobre o que gostam, o que já fizeram, aonde costumam comer… e geralmente essas dicas são valiosas. Foi assim, por exemplo, que descobrimos o Old Yorke, o melhor fish and chips da cidade (é delicioso e está sempre lotado, geralmente por famílias e pessoas mais velhas que moram na cidade a bastante tempo e frequentam o lugar com regularidade).

DSC_4632

5. Marque day trips ou viagens de final de semana para explorar as regiões vizinhas
Se você precisa mudar de ares para poder relaxar ou dormir em um hotel para se sentir como um turista minha dica é que você passe o dia ou o final de semana em regiões vizinhas à sua cidade. Nós fazemos isso sempre e é uma ótima maneira de turistar, mesmo que pertinho de onde você mora. Clique aqui e veja uma lista de cidades pitorescas incríveis pertinho de Toronto.

DSC_9752

6. Faça uma “to do list” dos lugares que você não conhece na cidade
Uma ótima maneira de explorar a sua cidade é fazer uma lista das principais atrações e ir marcando aquelas que você já conhece e aquelas que você quer conhecer. Eu mesma tenho uma lista grande de lugares que ainda não visitei em Toronto – como o Bata Show Museum – e sempre que posso elimino alguns desses lugares. Às vezes eu e meu marido não temos planos para o final de semana e ai dou uma olhadinha na lista e sugiro algum dos lugares para a gente visitar.

DSC_5511

7. Saia sempre com uma máquina fotográfica
Minha última dica é simples mas infalível: saia sempre com uma máquina fotográfica. Inevitavelmente você irá querer explorar mais a parte da cidade que você está quando tem uma câmera à mão.

3 comentários em “Como ser um turista na cidade que você mora”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *