Pular para o conteúdo

Morar no Canadá: o que fazer antes de viajar

Untitled-1Você decidiu morar no Canadá e não sabe por onde começar? Não se desespere, eu te entendo perfeitamente e estou aqui para te ajudar. Isso porque esse “recomeço” foi mais ou menos o que aconteceu comigo em 2010: recebi a carta de aceite da Universidade de Toronto no início de maio e minhas aulas iriam começar no início de setembro (eu ju-ra-va que não ia conseguir passar no processo seletivo e nem estava me preocupando com nada). Ainda, apesar de não estar trabalhando na época, tinha minha casa toda montada (em SP e em Floripa), meu marido (que tinha um ótimo emprego) e meu cachorro (que era e continua sendo meu amor). É um momento de alegria e muita ansiedade… que você pensa que vai se desesperar a qualquer momento. Quando você decide morar fora do Brasil há sim muito o que fazer, mas com planejamento e calma dá tudo certo. Neste post eu resolvi listar alguns pontos simples sobre o que você precisa fazer antes de vir morar no Canadá. Espero que seja bem útil e aguardo comentários e sugestões de outros pontos que possam ser importantes mas foram esquecidos.

1. Documentação e visto

MorandoForaBrasil1Não dá para decidir vir para o Canadá, comprar a passagem e chegar aqui. Você precisa de vários documentos e de visto para entrar no país. Se você estiver vindo para cá como turista ou pretende morar temporariamente (estudar ou trabalhar) você vai precisar de visto. Clique aqui e veja informações sobre como retirar o seu visto de turismo, aqui para visto de trabalho, e aqui para visto de estudos.

Agora, se você pretende vir para cá permanentemente, há vários processos de imigração. Eu não sou nenhuma expert e não conheço as categorias. Sempre sugiro que meus leitores entrem no site do governo Canadense, verifiquem se são elegíveis e vejam as categorias para imigração. O processo é confuso e se você não se sentir seguro sugiro contratar algum profissional para fazer isso por você. EU fiz meu processo sozinha, não conheço ninguém para indicar.

Além do visto você vai precisar de um passaporte válido. Sempre confira a data de validade do seu passaporte e se estiver com poucos meses eu sugiro você fazer um novo passaporte para não se preocupar com isso. Um outro ponto é que pelo Canadá ser tão pertinho dos USA eu sempre recomendo que as pessoas já façam o visto Americano durante este processo de coleta de documentos. Você tem a opção de fazer o visto aqui em Toronto na Embaixada dos USA (que fica na University Avenue). Para informações sobre o sito americano de turismo clique aqui.

Em relação a carteira de motorista, a carteira do Brasil tem validade de aproximadamente 3 meses para turistas e 2 meses para residentes. Há a opção da carteira internacional, mas se você vem permanentemente é ideal que você faça a carteira canadense (você só poderá comprar carro se tiver este documento). Eu já contei sobre o processo todo aqui no blog.

Uma outra dica é fazer a tradução juramentada de documentos importantes, como certidão de nascimento e casamento, certificados universitários, etc. Isso, principalmente, se você estiver vindo para cá com visto de estudos e trabalho mas tem interesse em ficar permanentemente. As traduções não tem validade e podem ser úteis para outros propósitos, além da aplicação para residência permanente (por exemplo, para alugar nosso primeiro apartamento aqui eu tive que comprovar que era casada – pois era uma residência familiar da UofT e precisei da minha certidão de casamento).

2. Escolha da cidade

MorandoForaBrasil2O Canadá é enorme e há várias opções de cidades. As cidades mais populares entre os imigrantes são Vancouver, Toronto, Montreal, Ottawa,  Calgary e Victoria e muitos sites de imigração falam que os novos imigrantes devem apostar em regiões menos visadas, como Regina e Halifax. Novamente, não sei como o processo funciona e não sei se é mais fácil você escolher ou não uma cidade menos popular. Apesar do processo, acho que você deve levar em consideração a cidade em si, se ela te agrada e se você conseguiria viver por lá muito tempo (se este é o seu objetivo). Eu sempre sugiro que as pessoas que pensam em imigrar tentem vir antes para o Canadá para fazer um curso de inglês de curta duração ou mesmo passear, para ter certeza que é aqui que você vai encontrar tudo que procura. Como o inverno em algumas cidades é extremo, vale a pena também pesquisar pelas médias de temperaturas nas cidades Canadenses antes de tomar sua decisão.

3. Hospedagem

MorandoForaBrasil3Hospedagem é um dos maiores questionamentos quando o assunto é morar fora e certamente há muitas opções de hospedagem: hotel, hostel, aluguel de apto, airBnB, casa de família, casa de estudantes, etc. Se você está vindo para cá eu sugiro que fique nos primeiros dias em um AirBnB ou Hostel. Utilize estes primeiros dias para visitar apartamentos nas regiões da cidade que você pretende morar, contactar um realtor ou fazer pesquisas de apartamentos na região que você quer morar. Às vezes, caminhando pelo bairro que você quer morar, você vê placas de aluga-se e pode encontrar seu apto (isso já aconteceu com uma amiga). Outra dica é que nos finais de semana (pelo menos aqui em TO) acontecem os open houses (os imóveis ficam abertos para visitação).

Para pesquisar locais para alugar há vários websites: realtor.ca, viewit.ca, rentit.ca, gottarent.com, etc. Há ainda a opção do craigslist e kijiji mas já vi muita gente entrar pelo cano (alugar antecipadamente e depois de pagar o depósito a pessoa sumir e não ter apto nenhum). No fundo eu só conseguiria alugar direto de um agente, e aqui em Ontario uma das agências mais conhecidas é a REMAX e no site deles vocês podem pesquisar por imóveis também.

4. Dinheiro

MorandoForaBrasil4Quanto você vai precisar trazer e quanto vai precisar economizar… esse é um assunto super pessoal e que eu não gosto de responder, pois cada um possui seu estilo de vida e cada um gasta de uma maneira diferente. Por isso, escrevi um post geral com o custo de vida em Toronto, que possui uma lista de vários gastos (ai você pode somar os gastos relacionados ao seu estilo de vida). Se você está vindo para turistar ou quer saber quanto em geral deve trazer para cada dia bem aproveitado na cidade, clique aqui e veja um outro post que escrevi para vocês.

Um ponto bem importante é que quando você for alugar seu apto, a imobiliária ou o proprietário vai pedir pelo menos 2 meses de aluguel adiantado (o primeiro e o último). Ainda, como você recém chegou por aqui e não tem crédito, eles irão pedir mais do que 3 aluguéis adiantados (conheço pessoas que tiveram que pagar 6 meses). Então, planeje-se!

Se você vem para o Canadá em definitivo, o ideal é fechar suas contas em bancos Brasileiros. Mas se por algum motivo você não puder e ainda quiser manter sua conta no Brasil é preciso avisar o banco que você está indo viajar e ver se o mesmo oferece opções de saques internacionais. Increver-se no bankline para movimentar sua conta pela internet é super importante. Outra coisa, ligar para desbloquear os cartões de crédito também é fundamental.

Abrir contas em bancos canadenses não é difícil, mas lembro que meu limite de saque inicialmente era super baixo, assim como o crédito dos meus cartões canadenses (que inicialmente eram em torno de $500 por mês). Lembro que quando fomos comprar nossa TV tivemos que pagar um pouco com cartão de crédito, um pouco com débito e um pouco em cash para dar o valor total. Isso tudo acontece também porque você não tem crédito por aqui. Então fica a dica! Lembrando que o máximo em espécie que cada viajante pode trazer do Brasil para o Canadá é R$10.000,00 (ou o equivalente em dólares canadenses). Se você trouxer mais do que isso, deverá declarar o excesso aqui.

5. Saúde

MorandoForaBrasil5Acho super importante você fazer um seguro de viagem e um seguro saúde quando estiver vindo para cá, mesmo que venha em definitivo. Não sei quanto às outras províncias, mas aqui em Ontario você só será elegível a ter o OHIP (seguro de saúde da província) depois de 3 meses de entrada no país (e com o PR é claro).

Uma outra dica que eu dou é: faça check-ups com seu médico e dentista antes de mudar para cá. Isso porque conseguir um médico de família aqui no Canadá não é muito fácil. Médico de família é um clínico geral que vai te acompanhar, fazer exames e te encaminhar para especialistas. Em relação aos serviços odontológicos, aqui no Canadá eles não são cobertos pelo sistema de saúde e você terá que pagar suas limpezas out of your pocket. Às vezes, algumas empresas oferecem planos de saúde complementários, que te darão direito ao dentista, medicamente e outros serviços como fisioterapeuta, massagens, etc. Portanto, quando for aceitar um emprego sempre pergunte se há health insurance.

Ainda, acho super importante que você traga uma mini-farmácia com você, isto é, traga um estoque de alguns remédios que você toma diariamente e também os de emergência. Isso porque pode demorar para você descobrir qual tomar por aqui. Aqui você encontra vários remédios (eu, por exemplo, só tomo os daqui agora), mas no começo você fica um pouco confusa no que comprar e na hora do apuro não dá para arriscar. E se você toma algum remédio com prescrição médica, traga a receita e caixas extra.

6. Legalização no Brasil

MorandoForaBrasil6Muita gente pensa que para sair do Brasil e morar no Canadá é só arrumar as malas, pegar o passaporte com o visto e vir para cá. Gente, tem tanta burocracia que se você não estiver determinado irá desistir. EM primeiro lugar, você precisará legalizar a situação no Brasil, ou seja, comunicar a saída do Brasil. Para isso, você precisará entregar dois documentos: a comunicação de saída definitiva e a declaração de saída definitiva. Esses dois documentos são super importantes em relação ao imposto de renda e o ideal é que você procure um advogado para te ajudar a fazer isso.

Uma outra dica super importante é que você deixe uma procuração com alguém da família. Esta procuração era chamada de “plenos poderes”, mas hoje quando você chega no cartório e explica a situação eles já tem um modelinho e sabem como fazer. Basicamente você irá nomear alguém para representá-lo no Brasil caso algo precise ser feito em bancos, universidades, órgãos públicos, etc. Para fazer a procuração é necessário que você e a pessoa que será seu procurador estejam presentes no cartório e tenham em mãos documento de identidade e CPF.

7. Arrumando as malas

MorandoForaBrasil7É possível colocar toda sua vida em 2 malas de 30 kg? Muita gente pode responder que não, impossível. Nós viemos para o Canadá e trouxemos o mínimo possível e deixamos no Brasil tudo que não era importante. Refizemos toda a nossa cozinha (da-lhe Ikea) e enxoval e foi muito legal “recomeçar” em todos os aspectos. O que fizemos foi trazer roupas, documentos e algumas coisas que gostávamos e deixei malas arrumadas com mais coisas para quando a família viesse pudesse trazer para nós. Até hoje, quase 5 anos depois, quando meus pais vem para cá eles trazem alguma coisa – sejam fotos, uma toalha de crochê que minha avó bordou para mim, um enfeite de casa com um significado especial.

Eu nunca fui apegada às coisa materiais, mas tinha minhas casas “montadinhas” e, apesar da felicidade em estar realizando um sonho (de estudar fora do Brasil) eu sofri um pouco no começo em desfazer-me de quase tudo que tínhamos. Isso mesmo, não trouxemos nada: jogos de cristais, 3 jogos de jantares que ganhamos no casamento, nossos álbuns de viagem, coleção de vinhos e bebidas, utensílios domésticos, roupas de cama e banho com bordados, quadros de parede, tapetes… tudo ou foi vendido, ou foi doado, ou está guardado em caixas na casa da minha sogra para serem abertas por nossos netos. Enquanto me desfazia dos meus bens materiais para vir para o Canadá viver um sonho eu passei a me questionar sobre as coisas que havia comprado e comecei a perceber que muitas das coisas que eu tinha não iriam me deixar mais feliz. Eu não estaria feliz por ter um jogo de cristais lindo, ou uma geladeira que tinha um bebedouro na porta. Todas essas coisas materiais não me faziam felizes. O que estava me fazendo feliz naquele momento era a conquista de ser aceita em uma das melhores Universidades do mundo e a certeza que viveríamos os melhores anos das nossas vidas em um país diferente, redescobrindo-nos em um lugar novo.

8. Despedidas

MorandoForaBrasil8Comece a fazer as despedidas 1 mês antes da data de partida. Isso porque você vai ter que almoçar com suas amigas, tomar café na casa de sua avó, jantar com seus pais, sogros, irmãos… e ainda tem seus tios, primos, colegas de trabalho. Você vai querer ver todo mundo e os últimos dias que antecedem a viagem são muito estressantes e ocupados. Então sugiro que você já marque com antecedência e vá vendo todo mundo. No meu caso, como eu morava em SP e minha família em Floripa eu tinha poucos amigos para me despedir e foi mais fácil. Outro ponto que foi mais fácil é que somente meu marido me levou para o aeroporto, então não precisei me despedir de muitas pessoas (somente dele). Para quem não sabe, eu vim antes para o Canadá – pois minhas aulas começavam em Setembro – e ele e o Joe vieram em Janeiro do outro ano.

176 comentários em “Morar no Canadá: o que fazer antes de viajar”

  1. Gabi, seu post ficou super completo!! Muito útil esse checklist pra quem está de mudança e também é reconfortante saber que praticou o desapego e caminhou para a realização do seu sonho.

    Poderia recomendar alguns seguros saúde que tem boa cobertura aí? Quando seus familiares e amigos do BR vão quais seguros eles fazem normalmente?
    Beijos

    1. Ola Damille. Meus pais usavam o do cartão de credito mesmo (alguns cartões possuem). Minha mãe esta aqui agora e ela fez o assistcard. Nunca usou para saber se funciona, mas foi recomendada pela agente de viagens que ela vai! Beijos

  2. Ai Gaby, passei e estou passando por tudo esse processo. Foi muito difícil ver as pessoas levando minhas coisas, a maioria delas tinha trocado a pouco tempo. Já vendemos ou doamos praticamente tudo, tanto que ficou sem condições de continuarmos no nosso apto e estamos passando esses últimos dias na casa da sogra. Faltam apenas 49 dias e começamos a contagem regressiva. Já me preocupo com a despedida, como estamos indo os 3 juntos, vai ser impossível não irem nos deixar no aeroporto, não tenho bons precentimentos em relação a esse momento, vai ser muito difícil. Enfim, que Deus nos ajude nessa nova caminhada. Abraço!

    1. Que legal Marta! Falta pouco mesmo! Tenha calma e pense que você esta fazendo tudo isso para viver em um lugar muito especial, com ótima qualidade de vida! Isso justifica se desfazer de tudo e tbem ficar longe da família. Abraços

  3. Adorei as dicas Gaby!!

    Em breve vou para Toronto fazer intercambio por uns 6 meses, mas ja estudo a possibilidade de futuramente morar definitivo!!
    acompanho praticamente todos os dias seu blog, face, instagram e estão me ajudando muito a conhecer cada vez mais Toronto e a cada dia estou mais empolgada!

    Beijos!

  4. olá tudo bem?
    Estou pensando em mudar de país, para dar um futuro melhor a minha filha, já que todos sabemos a real situação do Brasil, mas tenho muito medo de dar tudo errado, e eu perder tudo, meu marido trabalha há anos numa empresa, na qual sabemos que não há chances de crescimento, e que um dia será descartado kkk, não somos formados e tbm não falamos inglês fluente, segundo uma conhecida, disse que no Canadá há muita procura por garçons, jardineiros, etc… Gostaria de saber, quais são as chances de ir e conseguir um emprego, qto paga em média, e se esse salário, dá pra sustentar moradia, alimentação, filhos, etc…
    muito obrigada

  5. Oi, Gaby… seu post veio em boa hora para nós porque estamos fazendo as malas para o Canadá! Desmontando o apartamento – temos muita coisa e estamos doando/vendendo/guardando tudo, afe! – e descobrindo uma inexorável verdade para o imigrante: o excesso de bagagem é uma realidade!! Por exemplo: minha mulher comprou, durante as visitas exploratórias, vários appliances de cozinha de que precisava já. Vamos levar tudo! kkkkk

  6. Gaby, que post maravilhoso! Além de super detalhado, está no capricho! <3
    Eu só gostaria de adicionar que eu uso a PID para dirigir até hoje – enquanto se está com visto de estudante, a PID tem a validade da sua carteira de habilitação brasileira. Eu renovei a CNH antes de vir e em seguida pedi a PID para ter 5 anos de validade. Ou seja, enquanto eu manter meu visto de estudante, não preciso fazer a carteira de habilitação daqui.
    Não sabia que alguns sites de imigração sugerem minha linda cidade, Regina, como opção. Interessante saber!

  7. Como sempre, um post super completo com dicas para quem quer vir pra cá. Sabe que eu também me desfiz de tudo quando vim? Doei, vendi, e não fiquei com dó, com apego das coisas não. É engraçado como esse processo de mudança de país muda a gente por dentro, né?

  8. Oi Gaby. Parabéns pelo blog!

    Tenho pensado na imigração para o Canadá, porém tenho uma preocupação muito grande com meus pais.
    Você sabe me dizer se, após concluído o processo de imigração, temos facilidade em fazer a imigração de nossos pais para o Canadá também?
    Não consigo pensar na ideia de deixa-los sozinhos no Brasil.

    Espero que possa me ajudar.

    Agradeço desde já!

    Bjs,
    Marcelle

  9. Oi Gabi,
    Voce acha que eh seguro uma mulher ir sozinha pra Toronto procurar emprego? Estou em uma cidade do Canada em que a situacao de emprego esta muito dificil. Como meu marido te um emprego certo (que paga as contas), estou pensando ir sozinha aventurar um emprego e um apt. Depois disso meu marido vai.
    Estava pensando em ficar em um homestay.
    Agradeco qualquer ajuda.

    1. Ola Candy. Não acho que tenha problema, mas TO é uma cidade grande então não dá para pensar que é 100% seguro. Acho que vc deve usar do seu bom-senso e procurar por oportunidades nas quais os empregadores são empresas conhecidas. Boa sorte

  10. Olá Gaby! Parabéns pelo blog…estava procurando um check-list para minha viagem ao Canadá e descobri esse “mundo” de informações bacanas que é o seu blog.
    Então Gaby…fui aceita num college em Toronto e como meu inglês ainda não esta 100% farei o programa Pathway e somente em setembro iniciarei o college. No momento estou nos trâmites para tirar o visto de estudante (super ansiosa inclusive! rs). Minha pergunte é: meu grande objetivo é imigrar com meu marido e filha, e por isso acabei optando por fazer um college, após muito pesquisar e tals. Entretanto, meu desejo é fazer um mestrado e futuramente um doutorado, sou enfermeira e sei que validação do diploma, regulamentar-se perante o órgão e tals…leva tempo! Tanto que não consegui ser aceita num college na área da saúde, pois para estudantes internacionais é quase impossível…mas enfim…voltando a questão do mestrado…gostaria de saber se é possível conseguir alguma bolsa para cursar o mestrado e como funciona o processo para ser elegível ao programa? Saberia me informar? Li diversas informações, desde que você pode entrar em contato direito com um professor de alguma Universidade e saber se tem um projeto que esta desenvolvendo e se há possibilidade de conseguir se inserir ou você apresentar seu projeto e participar do processo seletivo de alguma Universidade….enfim…gostaria que pudesse me dar uma “luz” , se possível! Outra coisa, qual seria uma Universidade boa na área da saúde? Sei que há diversas, mas que nem todas são boas em determinadas áreas, por isso tenho essa dúvida.
    Meu marido foi para o Canadá recentemente e passou 3 meses, justamente por essa questão de conhecer o país, saber como será nossa adaptação, conhecer as instituições que me matriculei…etc…ele voltou faz duas semanas e está encantado! Isso só me deixou ainda mais animada para seguir nessa jornada, pois assim como você, eu também terei que ir na frente (previsão para início de abril) e somente final do ano minha família irá.
    Bom..acho que por hora é isso!
    Desde já agradeço todos os esclarecimentos que puder me dar com relação as minhas dúvidas e uma vez mais, parabéns pelo blog! Muita boa sorte em seu caminho!

    Gde Bju 🙂

    1. Olá Aninha. Obrigada pelo recado e pela visita ao blog. Tenho alguns posts aonde falo sobre como fazer pos graduação no exterior. Da uma procurada. Quanto a bolsas, as de mestrado são mais difíceis, mas não impossíveis. O processo seletivo depende do seu departamento e do seu orientador. Acredito que a UofT seja uma ótima opção na área de saúde. Espero ter ajudado. Da uma “fuçada” por aqui que você acha muita coisa. gaby

  11. Oi Gaby! Tudo bem?! Acompanho seu blog há um tempo já porque estou no processo de imigração e acho muito bacana! Vc disse no post que seu marido tinha um empreo muito bom né? Ele saiu do emprego ou pediu transferência? Como foi esse processo de decisão? Beijos e obrigada!

  12. Oi Gaby, descobri o seu blog por acaso, fazendo uma busca pela internet pq estou decidindo se vou ou não fazer um curso de inglês por 3 meses em Toronto. Os seus comentários e dicas estão me ajudando muito e esclarecendo muitas dúvidas, tb sou casada e um dos maiores receios era esse, mas depois da sua história acho q 3 meses não são nada rsrs.
    Nunca fiz uma viagem pra fora do Brasil, sai do emprego em dez/14 depois de 22 anos e como a economia brasileira não vai muito bem pensei em fazer esta reciclagem antes de procurar emprego novamente, o meu inglês não é lá estas coisas então acho q profissionalmente será um passo importante para minha recolocação no mercado, estou criando coragem.
    Beijos

    1. Gaby, mais uma dúvida, vc acha a cidade perigosa? Pergunto isso pq no Brasil e em especial em SP vivemos um terror constante, segurança zero, então sempre fico com este medo qdo vou pra algum lugar diferente.

      1. Ola Patricia. Obrigada pelos recados e pela visita ao blog. Comparado com o Brasil aqui é super seguro. Há sim assaltos e um pouco de violência (como toda cidade grande) mas os índices sao baixos. Acho super seguro morar aqui e nunca tive problema! Espero ter ajudado 😉

  13. Eu li sua publicação e notei que vc eh minuciosa nos detalhes, isso se torna ferramenta à quem busca uma mudança tão radical de vida que é mudar de país, principalmente em se tratando de sair do Brasil, o clima e nosso idioma são totalmente diferentes, sem falar nos zilhões de outros detalhes. Eu e esposa temos vontade, me sinto muito comprometido com os bens e tarefas por aqui, mas estou desanimado com a corrupção que domina este país e por isso busco algo melhor, quem sabe não me incentivo mais depois de ler sua publicação, sorte!

  14. Ola Gabi, gostei muito do seu texto. Mas quando você foi p canada, p estudar, o seu marido ja tinha um emprego ou ele procurou? Essa é uma duvida do meu noivo, pois ele tem medo de não conseguir um emprego fácil e ficar sem dinheiro. E quando você passou nessa faculdade, como você fez o processo seletivo, era pela faculdade que você já estudava em são paulo ou você já começou ai?

    1. Olá Gisele. Quando meu marido veio ele não tinha emprego. Realmente é um desafio, por isso é preciso planejamento, incluindo juntar $ para os meses sem emprego. Fiz o processo direto por aqui e não estudava em SP, apenas morava lá. Fiz todo meu Phd através da UofT. Boa sorte!

  15. Olá Gabi,
    Achei seu blog buscando por dicas para morar no Canada. Estive com meu marido aí em 2013 e nos apaixonamos, agora sonhamos em morar aí, mas ainda tenho mto medo da mudança e nem sei por onde começar. Oi inglês fluente é realmente primordial.? Vc acredita que com intermediário (conseguindo se virar)conseguimos seguir com o processo ou seria melhor antes de testar focar em ficar fluente no inglês ou francês?
    Sou da área de TI e meu marido Engenheiro e sabemos que são 2 áreas em alta no pais….

    1. Olá Suellen. Obrigada pelo recado e pela visita ao blog. Há vários processos de imigração e a maioria deles pede um inglês bom. Além disso, acho importante ter inglês para conseguir um emprego bom – afinal, vc vai estar competindo com Canadenses, que possuem um inglês fluente. E um dos requisitos para ter uma vida boa, na minha opinião, é ter um bom emprego – que vc consegue com bom inglês, CV, etc. Essa é minha opinião. Boa sorte!

  16. Olá Gaby, tudo bem?

    Poderia me indicar o profissional ou empresa que fez a tradução juramentada da sua documentação?

    Abcs

    1. Olá Natália. A maioria dos dica fiz no Brasil e não lembro o nome da empresa. Para a imigração eu peguei a indicação do site do governo Canadense e vi um mais perto de casa. Espero ter ajudado

  17. fabiola dos santos garcia

    Ola Gabi, td bem? Estava procurando informacoes de como morar no Canada e achei seu blog, adore. Meu “namorido” (nao somos casados, somente moramos juntos) meu lerguntou se eu aceito mora fora, e nao sei o que dizer, pedi pra ele me deixar pensar. Minha faculdade de Adm esta trancada, o que vc acha, melhor conclui-la aqui ou tentar concluir ai? Isso se eu tiver a coragem de ir mesmo. 🙂 bjs

    1. Ola Fabiola. Obrigada pelo recado e visita ao blog. Sobre sua pergunta, acho que deve ser uma decisão sua. Leve em consideração o preço das universidades (para estudantes internacionais os valores são altos e não há faculdades públicas), se seu curso poderá ser validado (ou você terá que fazer tudo novamente), etc. Eu sempre sou a favor de estudar e terminar tudo que vc começou, mas não sei a situação e fica difícil de opinar. Boa sorte na sua decisão. Beijos

  18. Oi Gaby! Eu estava pesquisando coisas sobre o Canadá porque em 2017 quero apenas trabalhar e em outubro viajar para Moncton e visitar um amigo, mas como sempre foi meu sonho morar fora do Brasil um dia eu sinceramente estou vendo isso como uma chance de eu conseguir morar lá. Eu ainda estou no 2º ano do Ensino Médio e queria saber se seria fácil eu fazer faculdade lá e conseguir um emprego também para eu começar a construir minha vida. Ou seria melhor eu viajar para lá, voltar para fazer faculdade aqui e depois voltar quando eu estiver formado? Queria sua opinião.

  19. Olá Gaby, gostei muito do seu blog. Gostaria de saber se poderia me dar umas dicas. De um tempo para cá, tenho pensado em me mudar do Brasil para o Canadá. Sou professora de português para estrangeiros há mais de 10 anos, tenho dois filhos 13 e 10 que falam inglês fluentemente, mas meu marido não fala inglês. Gostaria de trabalhar como professora de português, mas vc acha que meu marido conseguiria alguma coisa até aprender a língua? Obrigada.

    1. Olá Ana. Obrigada pelo recado e pela visita ao blog. A resposta a sua pergunta é depende, e depende de tantos fatores (o CV do seu marido, a situação econômica do pais quando vocês imigrarem, o tipo de visto ou o processo de imigração que ele fizer, as skills dele, etc). Difícil responder sua pergunta… Abraços

  20. Oi Gabi, tudo bem? Gostei das informações. Eu e meu marido estamos nos planejando para irmos morar no Canadá no proximo ano. Gostaria de saber se conseguimos participar de algum processo seletivo aqui do Brasil para conseguirmos um emprego. Ou conseguimos nos mudar sem ter emprego já? Você sugere algum lugar para melhorar a minha pesquisa?
    Obrigada!

  21. Gaby! Boa noite! Penso em iniciar um processo de imigração para o Canadá, entende como essencial ter o teste de proficiência? TOEFL ou CAEL? Minha intenção inicial é conquistar o visto permanente…. Quero também fazer alguma pos é trabalhar por lá…

  22. Olá Gabi, tudo bem? Tenho algumas dúvidas que se tu pudesse me ajudar seria incrível. Então, eu sou brasileira, tenho 18 anos e morei 10 anos nos EUA, mas hoje em dia moro no Brazil e infelizmente ainda não me adaptei. Nos EUA acho muito difícil virar cidadã, já andei procurando e vi que no Canadá é um pouquinho mais fácil. Queria saber de quais formas posso ir morar ai? Gostaria de virar cidadã, mas não sei se é possível. É só fazendo um curso e estudando aí que posso morar aí? Sei que existe o visto de trabalhador, mas também acho difícil contratarem alguém de fora para a vaga quando existe tantos já qualificados para a mesma no país. Help, please! Beijão 🙂

  23. Hélio Rubens Alves de Sousa

    Gabriela, boa tarde!
    Eu sou um profissional do setor de alimentos e bebidas, sou garçom e cozinheiro, nunca morei fora do Brasil, tenho uma enorme vontade de ir morar no Canadá, ainda não sei falar inglês, aliás eu só falo o português. O que eu devo fazer para realizar o meu sonho de um dia trabalhar e morar no Canadá?

  24. Boa tarde Gaby, devo morar em Toronto por um ou anos a partir de 2016, mas tenho uma cachorra e gostaria de levá-la. Existem day-care de cachorros, ou dog-walkes? quanto custam esses serviços no Canadá? Obrigada

  25. Oi gaby, td bem? Acabei de ler esse seu post e achei muito bom, tenho vontade de morar no Canada, porém, ainda não sei qual o melhor jeito de imigrar. Vi que falou que foi aceita pela faculdade pra poder ir, você pode me passar o link ou algo que me auxilie a entrar em contato com alguma faculdade para tentar o mesmo. Ja sou formado em engenharia mecânica, então talvez seje mais fácil uma pós.
    Obrigado,
    Gustavo

  26. Ola Gaby, tudo bem? Adoro o Canada, estive no país 2x e tenho certo que me adaptaria bem. Porem meu marido é medico e tudo que lemos a respeito de mudar e exercer a profissao é desanimador. Gostariamos de falar com alguem que esteja passando por essa experiencia ou que passou, vc conhece alguem? Bjos

    1. Olá Fabiola. Obrigada pelo recado e pela visita ao blog. Realmente se seu marido quer exercer a profissão de medico aqui o caminho é super longo, mas se é isso que vocês querem não desanima não. Não conheço ninguém que esteja passando por isso… Beijos e boa sorte

  27. Oi Gabriela,boa tarde!vi que seu.post eh recente.meu marido tem passaporte italiano e queríamos mto imigrar para o Canadá, ele Eh mecânico de carros e temos uma filha de 3 anos.leio leio e fica difíci l saber qual melhor forma de realizar esse sonho.Eu falo um inglês intermediário e ele não fala nada.atualmente estamos em Dublin. Sou veterinaria no brasil, ja pensei em fazer o toelf, mas tenho medo de nao passar…VC sabe me dizer se podemos ir para ai normal ,sem visto?e se ele arrumar um trabalho aí ,podemos mudar o visa??obrigada

  28. Oi gabi, nunca viajei pra fora do brasil, quero viajar para o Canada ver como é o país, vc sabe me informar quanto é a passagem de ida e volta?

  29. Olá Gaby, muito boas as sua dicas, eu morei nos Estados Unidos por 12 anos, já estou aqui no brasa a 5, estou pensando em ir para o Canadá por uns 6 ou 8 meses, você acha que compensa o investimento que eu vou ter que fazer, falo inglês muito bem e sou cozinheiro, gostaria de voltar para USA, mas acho que não consigo novo visto, aguardo.

  30. Boa noite Gabriela,tudo bom?

    Li seu post e gostei muito,tenho uma empresa de jardinagem eu e minha esposa estamos com a ideia de morarmos aí.

    Minha esposa está indo no início do ano que vem estudar aí irá ficar 3 meses .

    O ramo de jardinagem é bom por aí?

    Abraço..

  31. Olá, Gaby
    Nossa amei seu blog , tinha algumas duvidas sobre o Canadá e vc detalha tudo muito bem…..to achando muito util. Eu e meu marido estamos querendo largar nossos empregos aqui no Brasil e partir para Toronto para estudar e trabalhar, ele já esteve por ai fazendo intercambio e já tem um inglês avançado, eu vou precisar ralar um pouco para conseguir um emprego acredito já que meu inglês não é bom. Minha duvida é quanto ao seu cachorrinho, vc conseguiu levar numa boa ? Eu tenho uma dog e não quero deixa-la, nos estamos indo com a intenção de permanecer por 6 meses mais se conseguirmos um emprego legal e as coisas fluírem bem, pode ser que nem voltamos mais…..então fico na duvida quanto ao meu cão, em relação a locação de casa tem alguma restrição devido ao cachorro ?

  32. Olá Gabi,
    Gostaria muito de me mudar para o Canadá comn minha familia. Tenho dois filhos que são policiais rodoviários federais e outro que se forma esse ano em direito. Sou advogado tb e minha esposa professora. Temos um bom nível social, cultural e econômico. Desejo saber se os meus filhos policiais poderiam ser aceitos na mesma profissão de PRF mediante um curso de aperfeiçoamento às leis canadenses e o outro fazer um curso de adaptação em direito para poder advogar por lá.
    agradeço o retorno
    Att
    Arthur

  33. caramba esse seu blog me ajudou mt Gaby, to querendo iniciar meus estudos ai no Canada, e tenho muitas dúvidas, gostaria que você me retornasse, ou entrasse em contato. desde já muito obrigado !!

    1. Ola Ramon. Fico feliz que o blog tenha ajudado. Escreva suas perguntas por aqui ou facebook, eu não tenho tempo (infelizmente) de responder a todos e por email. Não esqueça de ver os posts de FAQ que possuem as perguntas mais frequentes que recebo (talvez sejam as suas dúvidas tbem). Obrigada pela visita!

  34. Oi Gabriela. Tenho interesse em morar em alguma das seguintes províncias(por que parecem ter clima mais agradável): New Brunswick, New Scotia, Prince Edward Island. Você tem algum post sobre elas? Será que tem muitos brasileiros lá?
    Abçs 🙂
    Grato, Themistocles

  35. oi gaby, adorei seu blog, estou pensando em me mudar para Toronto, gostaria de saber se vc tem algum site para alugar casa ou apartamento por la?? gostaria de algumas dicas de emprego tambem *-*

  36. Gabi adorei seu relato. Estou pensando seriamente em ir em Agosto de 2016. A única coisa que preciso saber mesmo é sobre o dinheiro que temos que levar de reserva pois cada pessoa me fala uma coisa. Sou professora da rede estadual em SP e vou pedir afastamento do cargo por tempo indeterminado. Pretendo ficar no mínimo 6 meses. Quero estudar inglês e trabalhar. Eles exigem um valor mínimo?

  37. Olá. Gostei de tudo ! Primeiramente, parabéns !

    Olha, estou pensando em ir morar no Canadá futuramente, morei 5 anos em Portugal, mais do jeito que vão as coisas lá, não ta muito bem não ! Voltei pro Brasil tem 2 semanas e já não aguento mais haha ! Tenho uma Loja alugada a anos uma renda associavel a 2 salario minimos e meio no Brasil, é possivel eu viver com isso no Canadá ? Queria ir para aprender Inglês e morar definitivamente sendo que tenho essa renda fixa praticamente sempre !

  38. Oi Gabi, Prentendo ir para Toronto em Abril de 2016 queria saber se consigo um ¨sub-emprego” com o visto de turista. É fácil ou muito difícil conseguir um emprego deste? Tenho um inglês intermediário e sou formado em engenharia aceitaria trabalhas como waiter, washdishes, cleaner etc. Você acha que vale apena eu arriscar?
    Abraços.

  39. Você sabe como funciona se a pessoa quiser ter um baby aí?
    Penso em um dia ir definitivamente para o Canadá e fico pensando como ficaria se tivesse meu baby aí… quão caro será os processos médicos e etc..

  40. olá gostei muito do seu site, estava precisando dessas informações pois pretendo ir em 2017, Pretendo seguir uma carreira de DJ esse é meu sonho, mas vendo tantos postes que ja li fiquei meio com medo, por que, a maioria das pessoas que postavam as ajudas ja era formadas em alguma profissão, e fiquei imaginando se eu teria alguma oportunidade ai como DJ ou contruir uma profissão ai, VOCÊ TEM ALGUM CONSELHO PARA ME DAR ? AGRADEÇO DESDE JA !

    1. Olá Cássio. É difícil para mim dizer o que você pode fazer pois não passei por isso – vir para ca para tentar uma nova profissão. Acho que meu conselho seria: estudo inglês e não desista nos primeiros obstáculos. Boa sorte!

  41. Nossa, obrigada por essa postagem. Eu e meu namorado decidimos que assim que nos formarmos vamos nos mudar para o Canadá (daqui uns dois anos!). Porém eu sou meio ~ansiosa~ e já estou pesquisando mil e uma coisas sobre mudança/ visto/ emprego e seu post me deu uma direção de “vamos por partes” haha

    Obrigada.

  42. Muito bom os seus posts.
    Meu maior sonho e me mudar para fora e minha principal opção e o Canadá,pretendo ir daqui no máximo 3 anos. Eu tenho também o objetivo de trabalhar com computação gráfica e Animação mas estou pensando em me formar em Análise de sistemas pois vi que e uma mão de obra em falta no Canadá e seria “mais fácil ” de arrumar emprego e me mudar permanentemente. Queria muito trabalhar com CG mas tenho medo de não arrumar trabalho por aí por não ter demanda.

  43. É verdade que aposentados são aceitos com mais facilidade pelo país??
    Meu esposo se aposenta daqui 2anos e meio e gostaríamos muito de ir morar aí, eu, esposo e 3 filhos adolescentes! Me ajude!

  44. Oi Gabi, boa tarde.

    Estou buscando informações sobre a tradução juramentada de históricos e diplomas escolares, além de documentação para aplicação para o College. Uma empresa me solicitou que reconhecesse firma das assinaturas dos documentos antes de traduzir juramentado, assim o documento seria “mais oficial” pois ele validaria também essa autenticação. Porém, estou com dificuldade de localizar todas as pessoas envolvidas, uma vez que me formei há algum tempo… rsrsrsrs.

    Você saberia me dizer se realmente é necessário esse reconhecimento de firma antes de tradução juramentada, seja para a aplicação dos colleges canadenses ou para o processo de imigração / cidadania?

    Agradeço mais uma vez por sua ajuda!

    Bjs,
    Marcelle

    1. Olá Marcelle. Eu fiz todas as traduções no Brasil já muito tempo, não lembro se precisei de autenticação da assinatura – mas a empresa deve saber o que é melhor né? Acho que isso não determina se o documento e mais ou menos oficial, mas eu não trabalho com isso e realmente não sei. Desculpe não ajudar… Beijos

  45. gabi, uma opinião sua
    atualmente moro no US com visto J1 , e a duração do meu visto J1 é até 2017. porém tem uns amigos meus que estão de mudança para o CA e gostaria de ir tbm. O que voce acha, eu por ter meu visto J1 aqui no US é mais fácil para conseguir o visto CA temporário ? e será que consigo resolver tudo isso daqui do US ?

    grato, eduardo

  46. Olá! Muito bom o texto, bem completo, lendo outros não vi falarem sobre saúde e nem tão pouco com tanta riqueza de detalhes. Parabéns! Obrigada!

  47. Boa noite Gabi, li aspectos super importantes para ida ao Canadá, tenho uma dificuldade tremenda em relação. Pretendo muito ir embora do Brasil, mais ainda não tenho visto e outras demais documentos. Me dê uma dica, tenho 15mil reais em mãos, consigo tirar a documentação completa e ir para o Canadá para morar e trabalhar definitivamente? Obrigado.

  48. Oi, estou com vontade de ir para o Canadá, sou profissional da área da beleza, gostaria de uma opinião sua sobre esse mercado aí, e qual cidade tenho mais chance de sucesso nesta area. Obrigada

  49. Oi, Gaby! Tudo bom?
    Estou no terceiro ano do ensino médio e quero cursar a faculdade no Canadá, vi que preciso de uma excelente nota no enem para isso e todas informações necessárias, mas não achei nada relacionado a bolsas de estudos… Você sabe me informar?

    1. Olá Anaceli. Não sei como funciona o processo de bolsas para cursar o undergrad (faculdade). Minha dica é que você entre no departamento de alguma universidade que pretenda fazer e veja o que é necessário. Lembrando que cada universidade tem um processo diferente. Também não sei se dá para aplicar via governo Canadense…

  50. Olá boa noite tenho muito vontade de trabalhar no Canadá mais estou fazendo faculdade de engenharia civil e atualmente trabalho de corretor de imóvel gostaria de saber se o mercado e bom para corretor de imóvel

  51. Olá, quanto tempo que demora o processo de aluguel do apartamento? Eu e meu marido estamos nos mudando no final do ano para Vancouver e não sabemos quanto tempo que devemos nos hospedar em um hotel até a mudança.

  52. Olá!! Gabi , sou formada em engenharia civil e com essa recessão no Brasil não estou conseguindo emprego, li que ha um incentivo muito grande para Brasileiros irem para Quebec, mas pesquisei e o inverno lá é bem rigoroso,eu e meu namorado estamos nos organizando a ideia é irmos no fim do ano , sabe me informar se a grandes facilidades de empregos em outras cidades ,para engenheiros brasileiros assim como e Quebec ??

    1. Olá Lívia. Infelizmente não sei sobre esta área. A minha área é da saúde. Às vezes dá para aguentar alguns anos no frio até conseguir o PR (residência permanente) e depois você corre para os lugares mais quentes!

  53. Oi tudo bem?
    Então eu e meu marido estamos querendo ir embora do Brasil e morar no Canadá, mas queria ter alguém conhecido ai pra não nos sentir sós.
    Obg pelas dicas bjs

  54. Parabéns pela coragem e pelo blog. Muito show. Esse ano estou me organizando para fazer a mudança definitiva. NÓS poderiamos conversar por e-mail? Desde que nao lhe atrapalhe é obvio. Gewandyr@gmail.com
    Desde ja, grato pelo esclarecimento e pelo blog.
    Um grande abraço
    Gustavo Ewandyr

  55. ola gabriela, tudo bom? adorei o seu blog! ele está sendo muito instrutivo para mim. eu sou professor de educação física e atualmente sou concursado. Eu comentei há alguns dias com minha amiga de que estava pensando em sair do brasil pois as coisas por aqui estão difíceis e ela disse para eu tentar ir para o Canadá. Isso martelou na miha cabeça que não quer mais sair hehe. Vou correr atrás do TOEFL ainda esse ano pois meu inglês é intermediário… e espero que até o ano que vem eu consiga estar no Canadá permanentemente. Vc me aconselha alguma cidade em que eu consiga ter mais chance de sucesso?

    1. Olá Anderson, obrigada pelo recado. Difícil dizer qual cidade será melhor. Durante o processo imigratório vá pesquisando sobre as cidades canadenses e as possibilidades de emprego que você pode encontrar uma cidade que una o que você busca no Canadá + possibilidade de emprego.

  56. Olá Gaby,.tudo bem? Sou farmacêutica e estou indo para London na província de Ontário em maio… pretendo fazer um college na área da saúde e li que você também é da área da saúde… poderia me dar umas dicas de como é o mercado de trabalho na nossa área e se é muito difícil conseguir trabalho? Muito obrigada!

    1. Ola Denise. Obrigada pelo recado. Olha, não é fácil não, mas como em todo lugar estudando e se dedicando você consegue seu espaço. Eu trabalho como pesquisadora, então não tenho conhecimento da área de trabalho em profissionais de saúde per se. Obrigada pela visita ao blog

  57. olá… pode me dar uma dica?
    tenho 45 anos (formação normal superior) mestrado em psicologia.
    esposa 41 e letras
    quais as chances de imigrar nestas condições?

    1. Olá Luiz. Não sei, não sou especialista em imigração. Há empresas que trabalham com isso e certamente outras características – além das que você escreveu – irão influenciar no seu processo. No site do cic.gc.ca você encontra mais informações. Boa sorte!

  58. oi Gabriela, eu queria morar no canada mas eu n sei falar inglês nem Frances, tipo eu queria começar uma nova vida por ai , queria saber se da pra estudar e trabalhar estudar o inglês em um periodo e trabalhar em outro e depois até mesmo fazer uma facu. desde já obrigado

  59. Queria saber, para um formado ou seja graduado qual é o salário minimamente? E qual valor minimamente para se manter aí mensalmente?

  60. Olá gaby estou terminando o curso de inglês gostaria de saber como faço pra ir mora no Canadá. Tenho umas econômica não é muito. Sou formada técnico em mecânica trabalho em uma termoelétrica aqui no Brasil aí no Canadá vc sabe como é o mecardo nessa área. O redentor me organizar pra sair do Brasil no primeiro semestre de 2017.

  61. Ola… Sou Brasileiro e quero ir morar no Canadá. Qual cidade você indica para começar a vida novamente. Sou casado tenho um filho de 7 anos, e queria proporcionar a meu filho e minha esposa uma vida melhor.

  62. Ola, quero tanto ir morar definitivo no Canada, só que tenho dois filhos e sou casado, logo quero levar toda minha familia.
    qual visto aplicar para ir com toda a familia?
    quanto precisaria de dollar canadiano para levar?

  63. Oi gabi.Tudo bom?Estou me aposentando e queria passar um tempo no canadá para estudar, pois não sei falar inglês e queria saber o que fazer, pois terei que trabalhar também.Como fazer? Você pode indicar uma escola de intercambio.Tenho 48a de idade.Não penso ficar definitivo. só mudar um pouco, uma cultura nova, aprender essa lingua e ainda tenho a ousadia de querer falar francês também.Tem como vocé me ajudar a organizar as ideias.Espero uma resposata sua.Já enviei algo para você mas não tive resposta.

    1. Olá. Infelizmente eu não conheço nenhuma escola de inglês, ou melhor, não indico nenhuma porque não fiz inglês aqui. Sugiro que você vá em uma agência de intercâmbio pois eles trabalham com isso e certamente irão indicar as melhores opções. Boa sorte!

  64. Gabriela Gostei do seu blog, o conteúdo é algo que me ajudou a entender muito como é lá fora, eu me chamo Bruno tenho 20 anos, não sei falar inglês ainda mas pretendo fazer um curso básico pra me preparar melhor, estou pensando em morar definitivo no Canadá, não sei ao certo em que cidade, sei que pra mim ainda falta muito, por que preciso me preparar financeiramente, quero começar a ajuntar dinheiro logo, e seu site serviu de inspiração pra mim, sua história é muito linda apesar das dificuldades que vc enfrentou, quero mostrar que também sou capaz de fazer o que vc fez, estou pesquisando melhor a respeito de toda papelada que precisa ter antes de viajar pra lá, mas acima de tudo muito obrigado, vc me ajudou a entender melhor sobre como é lá fora!

  65. Boa tarde Gaby, estou com projetos de ir definitivo para Vancouver mas nas agências que andei pesquisando diz que não é mais liberado o visto para trabalhar. .. vc saberia me informar se é verdade?
    Muito obrigada

  66. Oi, eu tenho sonho de morar permanentemente no Canadá, tenho 30 anos e não tenho faculdade. O Canadá exige que o estrangeiro tenha alguma formação ou cursando universidade ou curso técnico?

    Quero viver normalmente no Canadá, trabalhando e estudando e tirar minha cnh AB no país, sou solteiro e pretendo casar com uma canadense ou se não com uma brasileira mesmo.

    Eles exigem faculdade ou curso técnico para poder morar permanentemente no país?

    Meu sonho de morar aí, no momento estou desempregado, não tenho problemas com o dinheiro quando trabalho, mas desempregado não tem como realizar sonhos e a crise brasileira destruindo o sonho de muitos, o desemprego assombra o país. Eu pegando um emprego, pronto! Aí faço curso de inglês para aprender a falar bem, tinha estudado na Wizard mas saí porque naquela tempo estava recém desempregado aí tive que sair, lá todo mês subir o valor mensal do curso. Agora preciso voltar, e trabalhando já era, entro em uma escola melhor para aprender bem o inglês e se preparar pra morar no Canadá. Quero ver quando eu entrar na faculdade se curso Design Projeto de Produtos, Biologia Marinha ou Psicologia.

    Novamente pergunto, eles exigem formação ou cursando faculdade ou técnico em país de origem? Ou não tem nada disso?

  67. Ola Gabi!

    Eu e meu namorado estamos com planos de morar no Canada em no máximo dois anos, pois precisamos nos organizar bem antes desta decisão. Porem, o que mais me assusta é em relação a trabalho, sou formada em ADM e no momento sem muitos anos de experiencia, e ele formado em TI voltado para criação de jogos, então gostaria de mais informações sobre o mercado de trabalho ai, como funciona, é fácil conquistar um emprego? E caso eu queira, após ter me estabelecido no pais, iniciar os estudos em alguma universidade, eu posso ou tem um tempo minimo para isso?

    Amei seu blog, conheci hoje, e vai ser meu guia agr!!
    Abraço.

    1. Olá Gabi! eu e meu marido também estamos pensando em morar no Canadá no próximo ano, ele também é formado em T.I, se vocês tiverem interesse estamos pensando em montar um grupo só com pessoas com esse objetivo!

  68. Olá Gaby, tudo bem? Tenho 21 anos, em Junho de 2017 me formo em Jornalismo e planejo morar permanentemente nos EUA ou no Canadá. Sou fluente em inglês, quero trabalhar e estudar, mas tenho um pouco de medo de não conseguir os vistos apropriados. O que acharia melhor? Eu fazer outra faculdade aí, ou fazer uma pós na minha área? O que seria mais fácil para arrumar um emprego e conseguir construir uma vida fora do Brasil?

  69. Olá Gaby,

    Simplesmente amei seu blog, você me fez pensar em coisas que jamais lembraria de fazer rsrsrsrs.

    Parabéns!!!

  70. Olá bom dia estou me preparando para ir morar no Canadá mas não falo nada da língua queria estudar
    A língua mas ae no país o que você acha

  71. Olá! Estou indo pro Canadá, vou estudar por um período de 6 meses e já tenho casa de amigos para ficar, então, só preciso contatar e pagar somente uma escola de idiomas? Posso ir atras da escola lá mesmo?

  72. Olá Gabriela td bem? aqui e o Beto! Então eu e é minha mãe estamos querendo ir pro Canadá pra trabalhar de qualquer coisa! Será q é fácil pra achar serviço la?
    I qual cidade e melhor de emprego?

  73. Olá gaby tudo bem?
    Sempre acesso seu blog tem dicas super interessantes por aqui.
    Mas vamos lá
    Sempre achei interessante o Canadá, e aqui vai algumas perguntas
    Você acha que fazer faculdade é melhor no Brasil ou aí ?
    A imigração é muito rigorosa?
    Gostaria de saber se realmente é verdade que no Canadá os supermercados,shoppings etc. fecham super cedo ?
    Na verdade estou indo para Toronto em dezembro.
    E penso nessa possibilidade de morar neste país. Só que mais pra frente claro. Rsrs
    Quero lhe fazer um convite vamos tomar um café ou chá em Toronto ?
    Oque você acha?
    Vou precisar de algumas dicas da cidade.
    Pois farei um breve intercâmbio.
    Bjos e espero que a resposta seja sim rsrs.

  74. Eu tenho uma duvida ja pesquisei e nao achei resposta se eu tiver o visto de turismo pro canada e se eu gosta de la e querer morar la e possivel eu mexer com os documento la no canada ou nao preciso arrumar tudo aqui ? Me respondem por favor

    1. Ola Lude. Infelizmente não é fácil conseguir o visto de residente do Canadá. Dê uma olhada no site do cic.gc.ca e veja quais categorias vc pode aplicar e os prazos. Tudo depende das suas características e há várias categorias, com prazos diferentes.

  75. Leandro Batista Guidine Santos

    Bom dia Gabriela, possuo cidadania europeia (italiana), e gostaria de ir morar aí, também sou formado em Engenharia Civil. Quando chegar aí, e muito complicado conseguir residência permanente?

    Desde já agradeço.

  76. Camilla Gabriele dos Santos

    Ola Gabriela,eu irei com minha amiga e a mãe dela para o Canadá para estudar. Ficaremos lá ate terminarmos a faculdade, e estamos no oitavo ano.
    Como eu sou menor de idade,nossas mães estão em duvida porque minha mãe não irá e não sabemos quais documentos iremos precisar e se eles irão me deixar morar la durante esse tempo com minha amiga e a mãe dela.
    Agradeço,obrigada

  77. Sandra Tinoco dos Santos

    Olá Gabriela meu nome é Sandra, sou Enfermeira. Gostaria de saber como eu inicio uma busca por trabalho no Canadá, como funciona os tramites legais. Tenho desejo de ir trabalhar e morar neste país. Tenho feito inglês para aprimorar minhas ofertas de trabalho. Obrigada.

    1. oi gaby tudo bem sou a rose f
      estou indo passear por 10 dias no canada vc me aconselharia qual hotel e vc acha pouco tempo pra eu fk ai :se vc puder me dar suas sugestoes agradeco bjoss.

  78. Ola, Gaby
    Minha prima Mora em Toronto ha 8 anos e estou pensando em ir pra la para estudar inglés e trabalhar. Meu receio é que eu nao Sei ingles ainda, tenho um pouco de medo de nao saber me comunicar. Poderia me dar alguma dica?

  79. Olá Gabi. Eu sempre tive o sonho de morar no Canadá , estudo Arquitetura , estou em pouco mais da metade do curso , sei falar inglês e tenho curso técnico em edificações, tenho vontade sim de ir para ai e quem sabe fazer pós e etc .Adoro o seu site e por isso queria saber de você qual o meio que você acha mais interessante para o meu caso.
    Desde já agradeço pelo site e a atenção dos seus artigos 🙂

  80. Ola Gaby’! Otimo post! Estou arrumando as malas (literalmente) para chegar em janeiro e nao tinha ouvido falar da declaracao de saida AINDA! Obrigada pela ajuda!

  81. Olá Gaby! Vc tem ideia de comi ajuda tantas pessoas?! Mto obrigada por isso! Eu e o meu marido estamos indo pra Toronto em abril e nossos vistos saíram só agora e a correria vai ser grande! Ainda tenho dúvidas em relação ao sistema de saúde daí! Nós com visto de estudante e trabalho não teremos direito ao OHIP? Qual é a nossa opção, ter um seguro saúde privado? Ainda fico um pouco confusa com relação a isso. Bj!

    1. Olá Adriana. Obrigada pelo recado e pela visita ao blog. Você só tem direito ao OHIP depois de estar trabalhando a 3 meses com o visto de trabalho. Antes tem que fazer seguro saúde (não vale arriscar). Acredito que é essa a resposta. Vou pesquisar mais e devo escrever um post logo. Aguarde!

  82. Gaby, se você puder responder, tenho 2 dúvidas: 1 – Como a princípio meu marido vai fazer College e tentar imigrar durante os 4/5 anos aí , podemos fazer aquela declaração de saida do Brasil daí do Canadá sem voltar ao brasil, porque quando formos é para ele estudar 2 anos e só depois que der tudo certo , ficaríamos de vez. 2- O plano de saúde vc acha que devemos fazer daqui do Brasil ou aí mesmo no Canadá? Caso eu não trabalhe (pois vamos com a nossa filha de 6 anos e não sei se consigo emprego na hora que ela estiver na escola) vou precisar pagar um plano de saúde daí né? Você tem noção de valores? Muito Obrigada

  83. Ola Gabi, tudo bem? Eu e meu esposo estamos planejando mudar para o Canada com os nossos filhos de 11 e 14 anos, porém, só iremos legalizados. Tenho 50 anos e meu esposo 52 e podemos aposentar aqui no Brasil, minha pergunta é: existe alguma politica diferenciada para os aposentados que comprovem renda ai no Canada? é mais facil conseguir o visto ? temos rendimentos e imóveis que podemos comprovar, isso ajuda? meu marido fala Ingles fluentimente isso ajuda? se tiver como nos ajudar agradeceria muito. obrigada

  84. Gabi amei o seu post me ajudou bastante so que estou um pouco preucupada em ir estudar la eu não sei falar inglês , tipo minha mae vai morar no Canadá e estou com medo de acabar nao conseguindo me adapitar la e n consegui fazer amigos

  85. Stephanie victoria fauth Moreira

    Ooi Gabi fiquei muito feliz com tudo que li, está me dando muita força nessa hora tenho apenas 19 anos obrigada por compartilhar conosco sua experiência. Só tenho dúvidas….
    Só posso entrar de cabeça nas papelada depois de ser aceita na faculdade?
    Você recomenda ir mora aí antes de se matrícula na faculdade?
    Fazer por essa ordem que você deu da imigração?
    Sei são bastantes perguntas se puder me responder agradeço!! ?????
    Aah e qual cidade me recomenda vou ir sozinha para aí fazer faculdade…

    1. Stephanie, a primeira coisa que eu recomendo você fazer é o IELTS academic! Comece a se preparar! Pois as universidades só vão te aceitar se você se qualificar. Os colleges tem o pathway para quem nao tem o nivel de ingles necessario. Daí você tem que escolher o curso e o college ou university, ver o valor e o valor para se manter no Canadá por um ano ( é isso que o consulado exige para te dar o visto) caso você nao tenha o dinheiro, seus pais podem ser seus patrocinadores. Daí voce manda sua documentaçao para a faculdade e eles vao te enviar uma carta de aceitaçao e um valor para você pagar de matrícula. Daí entao voce solicita o visto no consulado!

      Ou vicê pode ir antes fazer um curso de inglês e cer se você realmente gosta do país! Agira se voce ja tem o ingles bom e ja tem certeza que quer ir….. melhor ja ir direto para a faculdade para nao gastar aida mais dinheiro. Custa MUITO caro e fazendo curso de ingles você nao pode trabalhar.

  86. Olá Gabi. Estou indo para Toronto mes que vem e sou menor de idade, gostaria de saber se vc tem alguma dica de como receber dinheiro dos meus pais aqui do brasil, se posso abrir uma conta em um banco mesmo sendo menor ou se existe outra alternativa.
    Obrigada, seu blog me ajudou muito ao tomar essa decisão 🙂

  87. Oi Gaby, primeiramente, parabéns pelo post! Muito organizado e útil.
    Gaby, você menciona sobre fechar as contas em bancos aqui no Brasil antes de ir – eu penso o mesmo -, mas… como levar todo o dinheiro que tinha no banco? Se para abrir conta no Canadá você tem que estar lá e para transferir o seu dinheiro do banco daqui do Brasil para lá você precisa ter uma conta lá, como você fecha a conta aqui no Brasil antes de ir??? Alguma dica? Obrigada!

    1. Ola Mariana. No site da Receita Federal tem todas as informações. Eu vou escrever um post sobre isso.
      Ai com as tal notificação de saída do país vc pode fechar suas contas. Para transferir o dinheiro vc faz pelo próprio banco ou corretoras.

  88. Caramba…. todas as minhas dúvidas sanadas em poucos minutos de leitura! Primeiramente parabéns pelo post… segundo, meu sonho de ir pro Canadá simplesmente começou junto com meus planos hoje. Eu e meu noivo decidimos ir no fim do ano que vem, abrimos mão da festa de casamento para irmos pra lá, eu tentar uma bolsa de pós em Vancouver e ele tentar um trabalho. Estamos super felizes com a decisão e saiba que a partir de hoje virei adepta a leitura do seu blog!

    Bjs!

  89. olá Gabriela ! é o meu sonho morar com a minha família no Canadá e lendo o seu post percebi o quanto tenho que fazer para essa grande realização, mas tenho uma grande duvida e espero que possa me ajuda, por a caso é obrigado falar inglês ou francês para entrar ou morar no Canadá?

  90. Gaby, tudo bem?

    Posso abusar da sua bondade, e perguntar se você acha viável uma pessoa solteira bancar a vida por ai? Eu e meu ex marido estávamos com planos a pleno vapor para ir no próximo ano, mas infelizmente, o casamento não durou e estamos nos separando, mas gostaria de manter os planos. Trabalho como secretária executiva e a agência que estava nos assessorando, acha que consigo ir, mas fiquei em dúvida sobre a capacidade financeira de me manter (e aos meus dois peludos). Os salários para minha profissão variam de 25,65 a 40,38 a hora pelo que pesquisei.

  91. Ola Gaby! Ja estou me sentindo íntima de tanto ler seus posts! Tb fui aceita em uma universidade agora em abril, estamos dando entrada no visto para minha família mas estou preocupada com o tempo do visto, em quanto tempo saiu o seu? Qual a média? Será o meu de estudante, de trabalho para meu marido, de estudante para um doa meus filhos e outro de visitante para meu bebê! Estou preocuoada de chegar aí um pouco antea do semestre começar para organizar a casa! Parabéns pelo blog sempre útil!

  92. Oi Gaby parabėns pelo post, ficou super completo. meu nome ė Karina e devo mudar para Toronto atė dezembro. meu marido via trabalhar me Toronto e estamos nos preparando. Tenho dois filhos um menino de 6 e uma menina de 3 estamos olhando escolas e um bairro para no inicio alugar uma casa. Pensamos em privilegiar três pontos inicialmente uma escola que tenha uma % de filhos de imigrandes, uma boa pontuacão na classificação, e que seja um bairro proximo de uma Linda de metro, pois meu marido vai trabalhar em Toronto downtown . VocÊ teria dicas de bairros para nos dar? Ou uma boa regiāo em Toronto onde podemos entrorar uma Casa razoàvel? Meu marido deve ir primeiro, o que vocÊ acha sobre procurar um lugar só quando ele ja estiver ai?pensamos em ir juntos um pouch antes dele começar e nos dedicarmos a isso no entanto acha que sò vamos poder fazer o processor da escola da escola e Casa quando ele ja estiver trabalhando. VocÊ sabe me dizer se eles teriam problema em a either meu filho de 6 Amos na escola no meio do simestre pois devemos ir com as crianças sò em dezembro Ou janeiro.

  93. Oi Gaby, me chamo Felipe, tenho 18 anos. A família de uma amiga e eu estamos planejando imigrar para Toronto até 2020 (no máximo), uma das principais razões de pensarmos na imigração é a universidade para minha amiga e eu, e uma boa qualidade de vida durante a velhice para os pais dela. Estamos bem no começo do planejamento e como obsessivo por informação que sou, me deparei com seu blog em minhas pesquisas, já tendo lido mais de 40 posts. Uma coisa que ainda me deixa de cabelo em pé é a situação do visto, neste ano, surgiu uma notícia na mídia brasileira de que o governo Canadense estaria parando de pedir visto (de qualquer modalidade) para Brasileiros, gostaria de saber se isso procede ou se é apenas falácia brasileira?
    Tendo como life goals conseguir a cidadania canadense, teria alguma informação de como podemos adquirir tal título?

    Desde já agradeço, seu blog tem sido uma fonte de muita informação de qualidade e de grande ajuda no processo de realização deste sonho!

  94. Oi Gaby,
    Estamos de mudança para Toronto agora em Março. Acompanho seu blog faz muito tempo. Obrigada por tanta dedicação em nos passar informações de qualidade. Tenho uma dúvida : Além do relatório de saúde que fica registrado no sistema do consulado. É necessário um relatório de vacinação detalhado para crianças.?Tenho duas filhas, de 10 anos e 5 anos e já fizeram todas as vacinas requisitadas para a idade. Esse relatório precisa ser traduzido juramentado? Desde já obrigada

    1. Ola Michele.
      Obrigada pelo recado e pelo carinho.
      Sinceramente eu não sei. Quando viemos para cá não éramos pais e não pediram nossa vacinação. Acredito que na escola podem precisar e tbem acho importante ter algo para o médico de família ter conhecimento, mas não sei se a tradução juramentada é necessária.
      Desculpe não ajudar.
      Boa sorte!

  95. REGIANE BRAGANÇA MATOS SABOIA FERREIRA

    Olá Gaby. Uma vez que vc vai definitivo para o Canadá. Não pode mais voltar para o Brasil? Adorei suas dicas. Meu esposo esta pensando em ir primeiro estudar em um college e trabalhar. Para depois ir eu e meus dois filhos. O que vc acha. Que dica vc nos dá. Desde já agradeço.

  96. Olá Gaby, meu nome é Fernanda tenho2 filhos 7 e 10 anos, meu marido recebeu da empresa a proposta para ir trabalbar em Toronto a minha dúvida e que neu filho de 10 anos é neurotipico, com grau de autismo leve, vc saberia como é o suporte, a inclusão escolar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *