Taxas sobre os produtos no Canadá

Hoje vamos falar de dinheiro aqui no blog; ou melhor, sobre as temidas taxas dos produtos. Porque “dinheiro não nasce em árvore” é importante entender as taxas dos produtos quando você vai para um país, ainda mais paises considerados com “melhores preços” como os da América do Norte.

Não se engane: quando você compra um produto no Canadá você sempre paga a mais do que o preço anunciado. Isso porque a taxa sobre produtos é cobrada na hora que você compra o produto (não está embutido no preço, como ai no Brasil). Existem duas taxas: o PST e o GST. O GST é a taxa federal, de 5%, enquanto o PST, taxa provincial, varia de uma provincia para outra entre 7% a 10%. Recentemente algumas provincias combinaram o PST e o GST numa taxa única, chamada HST (Harmonized Sales Tax), que varia entre 13% e 15% de acordo com a província.

Não só roupas e sapatos são taxados. Hotéis, restaurantes e supermercados também. Além da província, as taxas variam em função do tipo de bem consumido. Por exemplo, hotéis você tem uma taxa de 5% + GST (taxa federal); bebidas alcóolicas 10% + 5% GST.

Ainda é importante destacar que o imposto GST (federal) existe em todas as províncias. Já o PST (estadual) varia e pode até não existir, como é o caso de Alberta. Segue abaixo uma lista com os valores das taxas de 2013 para as 10 províncias e os 3 estados Canadenses.

Microsoft Word - Document1

Por fim, uma dúvida comum dos turistas brasileiros em torno do reembolso das taxas pagas sobre produtos comprados no Canadá para não residentes é “Se você não mora no Canadá, como pode ser reembolsado pelas taxas pagas?” O programa de reembolso era conhecido por Visitor Rebate Program e reembolsava as taxas pagas por turistas no momento de saída do país. O programa foi cancelado pelo governo canadense em abril de 2007, o que significa que as taxas pagas não mais são reembolsadas pelo governo canadense. Uma pena!



  • 19 Responses

    1. Niander disse:

      Bom dia,
      Moro em Montreal se comprar um produto da China, serei taxado com alguma taxa na entrega? Via DHL.

    2. Bia disse:

      Oi Gaby, tudo bem?
      Existe algum aplicativo que nos ajude a fazer essa conta? Sou de humanas e contas não são o meu forte HAHAHA

    3. Vanessa disse:

      Gaby, boa noite!
      Passei um mês em Toronto, vou embora domingo agora.
      Queria ter certeza se eu não consigo reembolso do valor gasto no Canadá.

      Obrigada!

    4. Rafael disse:

      Gabi, tudo bem?
      Posso comprar coisas no EUA e mandar entregar no Canada? Existe alguma taxa ou imposto de importação ou é transparente? Só mandar entregar e pronto, nao tem o problema que temos no Brasil de parar nos correios e ter que pagar uma taxa a mais? Obrigado e parabens pelo site, está me ajudando Muito!

    5. Adrea Pedroso disse:

      Muito esclarecedor! ótimo para meu planejamento…
      Obg..

    6. Jéssica disse:

      Oi Gaby, nossa, como eu queria ter lido esse seu post antes…
      Uma amiga foi para Toronto e eu tinha certeza que ela seria reembolsada, aí nós entramos no site canadiantaxferundcenter.com e lançamos todos os gastos dela..
      Não que ao invés de creditar tudo que ela tinha gasto eles ainda cobraram mais CAD 28??
      Fiquei muio triste, minha amiga está querendo me matar… rs

    7. Vinicius disse:

      Bom dia, Afinal, os impostos são reembolsáveis ou não, Poderia me ajudar? obrigado

      • Gabriela disse:

        Vc quer dizer para turistas, certo? Nao, os impostos Canadenses nao são reembolsáveis!

        • Felicio disse:

          Oi Gabi, suas dicas sao muito valiosas. Estou em Toronto a passeio e uma amiga brasileira que mora aqui disse que tinha como pedir o reembolso, mas nao consegui encontrar. Agora vi que nao tem como mesmo!

          • Gabriela disse:

            Ola Felicio! Antigamente Gavin esta possibilidade, mas de um certo tempo para ca nao é mais possivel! Uma pena né? Beijos e obrigada pela mensagem e visita

    8. Joao disse:

      😕 Fui em 2010 e fui reembolsado.

    9. Ana Alves disse:

      Olá, como vai?

      Gostaria apenas de deixar o meu ‘muito obrigada’ por tda a colaboração que vc nos deixa disponivel nos post’s! Estou indo pra Toronto nas férias e estou fazendo meu roteiro baseado na suas dicas! Adoro o senso critico e o toque sincero q vc coloca nas publicações!

      beijos,

      Ana

    10. Lívia disse:

      Muito bacana!
      Dia 15/06 estou embarcando para Toronto, ficarei 1 mês!

    11. Izabella disse:

      Post super útil Gabi!

    1. 21/02/2014

      […] entender a cultura do local e tentar se adaptar, saber como usar táxi e transporte público, as taxas sobre os produtos Canadenses, os aplicativos úteis para baixar no seu celular, o fuso horário Brasil X Toronto, os melhores […]

    2. 01/08/2014

      […] Você tem que acrescentar uma porcentagem do valor anunciado, que aqui em Ontario é 13%. Clique aqui e veja post sobre as taxas dos produtos […]

    3. 09/08/2015

      […] O dólar americano turismo está hoje (08 de agosto de 2015) cotado a R$3.70 (embora na prática seja muito difícil você comprar neste valor). O dólar canadense está valendo hoje R$2.67. Ainda, 1 dólar americano está valendo 1.31 dólares canadenses, ou seja, 31% mais caro. A diferença é enorme, e mesmo com a taxa aqui em Ontário sendo maior que alguns estados americanos (aqui é 13% e no estado de NY é quase 9%, por exemplo) está valendo a pena comprar aqui (a diferença das taxas é 4% e mesmo assim as compras ficam 27% mais caras nos USA). Veja abaixo o mapa com as taxas dos estados americanos retirado do site taxfoundation.org. Para taxas nas províncias canadenses clique aqui. […]

    4. 09/09/2015

      […] menores e traga até um pouco mais de $, para evitar surpresas. Lembre-se sempre da taxa (clique aqui e veja taxas em cada […]

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *