Pular para o conteúdo

World’s Biggest Bookstore em Toronto

ALibraryIsAHospitalForTheMind

Eu sempre passo na frente de uma livraria chamada World’s Biggest Bookstore ou a Maior Livraria do Mundo – pois fica pertinho do Eaton Centre e caminho de quem anda sentido U of T e Eaton – e confesso pra vocês que o nome nunca me chamou a atenção. Isso porque os Canadenses, assim como os Americanos, tem mania de grandeza: tudo deles é o maior do mundo, o melhor do mundo, ou até o menor do mundo, o pior do mundo (enfim, de uma maneira ou de outra eles tem sempre que se destacar entre os outros). Porém, um leitor do blog e amante de livros me mandou uma mensagem mês passado falando sobre esta livraria (obrigada Geraldo!), e despertou meu interesse sobre ela. Comecei a ler sobre a tal Maior Livraria do Mundo e fiquei triste com a notícia de seu provável fechamento no final deste ano. E resolvi escrever para vocês o quanto antes, pois ainda há tempo para visitá-la.

8033201198_645bc54e94_z

Quando foi aberta em 1980, em uma antiga pista de boliche, a World’s Biggest Bookstore recebeu este nome (lembra da mania de grandeza do povo do Norte?!) e seu título não foi contestado. Sabe-se que ela foi sim a primeira livraria Megastore. Embora mantenha o nome, o Guinness Book of World Records lista atualmente uma Barnes and Noble da cidade de Nova York (122 Fifth Avenue) como a maior livraria do mundo com base no espaço, e a Powell’s Books of Portland, em Oregon (1005 W Burnside St) como a maior livraria com base no espaço de prateleiras. No entanto, a World’s Biggest Bookstore ainda reivindica o título com base no número de anos que permaneceu como número 1.

Disputas a parte, a World’s Biggest Bookstore parece estar com seu dias contados. O contrato de locação acaba em Dezembro de 2013 e não foi renovado. Devido a sua ótima localização parece que várias construtoras estão interessadas em comprar o locar e construir um condo gigante. É minha gente, o dinheiro e a modernidade sempre vencem a cultura e história… até mesmo aqui no Canadá.

Localização: 20 Edward St, Toronto (400m da entrada do Eaton Centre)
Como chegar: a livraria fica a uma quadra da estação de metro Dundas
Horário de atendimento: segundas a sábado 9am-10pm, domingos 11am-9pm

MapaWBBookstore

4 comentários em “World’s Biggest Bookstore em Toronto”

    1. Oi Mia! Poisé, eu nunca tinha me preocupado em escrever no blog sobre ela porque o povo do Norte adora achar títulos para tudo. Mas o local em si não tem nada de mais… só mesmo para dar uma volta! 🙂
      Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *