Pular para o conteúdo

Dica prática: uso de taxi em Toronto

Ontem recebi um email perguntando sobre o uso de taxi em Toronto. Esta não foi a primeira vez que fui questionada sobre isso: segurança; preços; agilidade; tudo isso é sempre questionado. Por isso resolvi escrever este post simples e rápido sobre isso.

1. Identificação
Aqui a coisa não é organizada como em NY, aonde todos os taxis são amarelos (ou a maioria). Aqui tem taxi todo laranja, laranja e vermelho, vermelho e amarelo, preto (limosines) e, os meus preferidos: verde e laranja. O jeito aqui é olhar mesmo a plaquinha de taxi no topo do carro.

2. Quando usar
No centro da cidade não há a necessidade de usar taxi, até porque o trânsito daqui é super ruim, então você vai perder mais tempo de carro, do que a pé (o ideal no centro é usar metro, streetcar, ou andar a pé).
Nós usamos taxi basicamente para ir e voltar do aeroporto. Isso porque o Pearson Airport fica afastado da cidade, e não tem acesso direto via metro (você tem que pegar um metro, depois um ônibus para chegar até lá – o que nao rola com malas).

3. Tarifas
Como somente usamos para ir para o aeroporto, sempre optamos pela tarifa fixa. Você combina antes com o taxista o valor e pronto, se pegar um tráfego horrível o preço é o mesmo. Quando você liga para marcar o taxi, pode informar a forma e pagamento (cash, débito, crédito). Eu sempre “arredondo” a tarifa (não dou grandes gorjetas). Mas quando viajo sozinha e o taxista me ajuda com as malas eu sempre dou um $$ a mais (tipo 10%).
Aqui você pode pesquisar as tarifas de taxi do aeroporto até o centro da cidade. O mapa abaixo também mostra as tarifas do aeroporto ao centro, por região.

Mapa com tarifas em downtown

4. Segurança
Os taxis geralmente são seguros, e a maioria dos taxista é de origem indiana, árabe. Mas não estranhe (ou se preocupe): já peguei várias vezes taxi sozinha (porque eu sempre viajo sozinha) e foi super tranquilo. Nunca peguei taxi na rua, eu sempre ligo para as empresas, e eles sempre pegam seu telefone e informam o numero e nome do veículo.

5. Contatos
Eu sempre chamo o taxi no telefone (416)751-5555. São taxis normais (porque há serviços que vc pode incluir limosine ou algum carro maior, caso aja mais pessoas).
Clique aqui e veja uma lista completa dos serviços de taxi em Toronto.

24 comentários em “Dica prática: uso de taxi em Toronto”

  1. Pingback: Are you ready for Toronto? | Gaby no Canada

  2. Olá Gaby, vc tem alguma dica de taxi bom e barato que leve do aeroporto ao hotel The Westin Harbour Castle? Sabe o valor aproximado? Agradeço… E parabéns pelo blog, estou fazendo meu roteiro em Toronto baseado em todas as suas dicas!!!

    1. Olá Ana! Eu uso o taxi do aeroporto, as limosines pretas (mesmo preço dos táxis laranjas) e quando morava no centro dava em torno de $60. Que bom que o blog esta sendo útil 😉 pode mandar perguntas sempre! Beijos

  3. Oi Gabi , Boa Tarde, estamos indo para o Canadá de 02 a 17/05/16 e estou em duvida entre alugar carro e andar de taxi , metro e trem , estou indo para TORONTO/MONTREAL/QUEBEC/OTTAWA/NIAGARA FALLS nessa ordem , somos 3 adultos . O que vc sugere ????

    1. Olá Flávio. Acho que se puder alugar carro para conhecer as cidades seria ótimo – nós sempre viajamos de carro e gostamos. Tem a opção de fazer Toronto > Montreal de trem, em Montreal alugar um carro e ir até Quebec City e voltar para Toronto passando por Ottawa. Niagara Falls tbem vale ir de carro para visitar as vinícolas. Para passear por Toronto use transporte publico.

  4. Olá, Gabi.Eu, meu marido e dois filhos adolescentes pretendemos viajar para o Canadá em setembro.Nossa idéia é ficarmos 12dias e queremos visitar Toronto, Otawa, Quebec e Montreal.Vc acha que fica muito corrido?Como podemos dividir esses dias ?Conhece alguns imóveis pra alugarmos?Achamos que em apartamento/casa ficaremos mais à vontade do que em hotel, além de ser mais barato.Alugaremos carros somente para deslocamento entre as cidades.O custo de vida (alimentação, transporte, passeios)é muito caro no Canadá?Fico no aguardo.Obrigada e um abraço.

    1. Olá Ana Lúcia. Acho que pode ser corrido ir até Quebec, eu faria 4= Toronto, 4=Montreal, 2=Ottawa e 2= deslocamento (dá para usar um destes dias e ir nas 1000 ilhas por exemplo – procure post aqui no blog). Sobre aluguel, eu sugiro o Airbnb (tem post no blog). Tbem tem post sobre custo de vida em Toronto – dá uma pesquisada. Abraços e boa viagem

  5. Olá Gaby. Acompanho seu blog . Estou indo para Toronto dia 20/04/16 com o maridão. Ficarei 5 dias. Os taxis do aeroporto tem tabela fixa? Bjs

  6. oi Gaby. somos 6 pessoas de uma mesma familia e iremos visitar o leste do Canadá em Agosto.
    Queremos visitar as Mil Ilhas e as Cataratas aproveitando para jantar por lá à noite.
    Vc indica alguma empresa de turismo(por lá ou através da internet) que faça esses passeios, partindo de Toronto, aonde ficaremos por mais tempo? ! Obrigada, abs, Sonia

  7. Oi Gabi, pelo que entendi você não está mais no Canadá, mais conhece bem, estamos indo pra lá em três casais no dia 23/06 e chegaremos lá no dia da parada Gay, vai ser o máximo, rs, mas creio que vai estar complicado, temos dois dias livres em Toronto para depois, começarmos nosso pacote, queria saber se você poderia indicar algum guia que não cobrasse muito caro ou até mesmo um estudante brasileiro que quisesse fazer um bico nos acompanhando nesses dois dias para não perdermos tempo e queria saber se você sabe de algum táxi para seis pessoas que possamos chamar caso necessário, na chegada do aeroporto já temos transfer, seria só pra nós locomovermos nesses dois dias que antecedem nosso pacote. Obrigada e adoro seus vídeos você é uma linda. Bjs

  8. Gaby, a noite para saidas, na volta è aconselhável usar taxi. minha filha vai para Toronto e fico preocupada quando ela sair a noite para voltar para casa

  9. Oi Gaby.

    Em primeiro lugar meu parabéns pelo don que você tem de transmitir suas experiências para outros turistas.
    Viajarei ao Canadá chegando no Aerporto Pearson em Toronto á 1 hora da madrugada.
    Pergunto-lhe, se possível, indicar-me o valor médio do Taxi do Aeroporto ao Centro da cidade, mesmo que seja fora deste horário, só para eu ter uma ideia.

    Desde já muitíssimo obrigado.

    Geraldineli
    Rio de Janeiro/BRASIL

  10. Solange Oliveira Lucas da Silva

    Oi Gaby, sou a Solange e meu sonho era ir para um país que falasse a língua inglesa e escolhi o Canadá por ser mais perto e o dolar mais barato. Eu irei agora em maio e voltarei em junho, vou fazer um curso na Sttaford House. Você pode me dar algumas dicas sobre onde fazer uma refeição barata e boa ali por perto, pois sairei de manhã e ficarei o dia todo na rua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *