Dica prática: uso de taxi em Toronto

Ontem recebi um email perguntando sobre o uso de taxi em Toronto. Esta não foi a primeira vez que fui questionada sobre isso: segurança; preços; agilidade; tudo isso é sempre questionado. Por isso resolvi escrever este post simples e rápido sobre isso.

1. Identificação
Aqui a coisa não é organizada como em NY, aonde todos os taxis são amarelos (ou a maioria). Aqui tem taxi todo laranja, laranja e vermelho, vermelho e amarelo, preto (limosines) e, os meus preferidos: verde e laranja. O jeito aqui é olhar mesmo a plaquinha de taxi no topo do carro.

2. Quando usar
No centro da cidade não há a necessidade de usar taxi, até porque o trânsito daqui é super ruim, então você vai perder mais tempo de carro, do que a pé (o ideal no centro é usar metro, streetcar, ou andar a pé).
Nós usamos taxi basicamente para ir e voltar do aeroporto. Isso porque o Pearson Airport fica afastado da cidade, e não tem acesso direto via metro (você tem que pegar um metro, depois um ônibus para chegar até lá – o que nao rola com malas).

3. Tarifas
Como somente usamos para ir para o aeroporto, sempre optamos pela tarifa fixa. Você combina antes com o taxista o valor e pronto, se pegar um tráfego horrível o preço é o mesmo. Quando você liga para marcar o taxi, pode informar a forma e pagamento (cash, débito, crédito). Eu sempre “arredondo” a tarifa (não dou grandes gorjetas). Mas quando viajo sozinha e o taxista me ajuda com as malas eu sempre dou um $$ a mais (tipo 10%).
Aqui você pode pesquisar as tarifas de taxi do aeroporto até o centro da cidade. O mapa abaixo também mostra as tarifas do aeroporto ao centro, por região.

Mapa com tarifas em downtown

4. Segurança
Os taxis geralmente são seguros, e a maioria dos taxista é de origem indiana, árabe. Mas não estranhe (ou se preocupe): já peguei várias vezes taxi sozinha (porque eu sempre viajo sozinha) e foi super tranquilo. Nunca peguei taxi na rua, eu sempre ligo para as empresas, e eles sempre pegam seu telefone e informam o numero e nome do veículo.

5. Contatos
Eu sempre chamo o taxi no telefone (416)751-5555. São taxis normais (porque há serviços que vc pode incluir limosine ou algum carro maior, caso aja mais pessoas).
Clique aqui e veja uma lista completa dos serviços de taxi em Toronto.



15 Comment threads
8 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
15 Comment authors
Joyce Braga

Oiii Gaby tem algum aplicativo que eu consiga chamar? Porque não falo ingles muito bem, para telefonar

Solange Oliveira Lucas da Silva

Oi Gaby, sou a Solange e meu sonho era ir para um país que falasse a língua inglesa e escolhi o Canadá por ser mais perto e o dolar mais barato. Eu irei agora em maio e voltarei em junho, vou fazer um curso na Sttaford House. Você pode me dar algumas dicas sobre onde fazer uma refeição barata e boa ali por perto, pois sairei de manhã e ficarei o dia todo na rua.

Ana Alice

Boa noite
Ao desembarcar, na saída do aeroporto, é possível conseguir um taxi sem dificuldade ok??

Geraldineli Azevedo

Oi Gaby.

Em primeiro lugar meu parabéns pelo don que você tem de transmitir suas experiências para outros turistas.
Viajarei ao Canadá chegando no Aerporto Pearson em Toronto á 1 hora da madrugada.
Pergunto-lhe, se possível, indicar-me o valor médio do Taxi do Aeroporto ao Centro da cidade, mesmo que seja fora deste horário, só para eu ter uma ideia.

Desde já muitíssimo obrigado.

Geraldineli
Rio de Janeiro/BRASIL

orlando

Boa tarde Gaby.

Os taxis no aeroporto aceitam pagamento com cartão de credito ou debito?