Pular para o conteúdo

Nossa experiência de RV durante a neve

Estamos vivendo um ano atípico e, por causa disso, estamos tendo experiências atípicas. Geralmente nosso final de ano vem acompanhado de uma viagem para o Caribe e depois uma longa estadia na Flórida, onde minha irmã mora. Tem sido assim durante os últimos 3 anos, mas não em 2020. Este ano tem se mostrado diferente de tudo que já imaginamos viver e desde que notamos que a pandemia veio para ficar (por alguns longos meses) nós abraçamos esta diferença. Se você me conhece sabe que acampar não faz parte do meu perfil e que eu não teria acampado em situações normais, mas este ano fizemos mais de 10 vezes (e eu contei tudo para vocês aqui no blog). E hoje eu trago mais uma experiência para vocês: um passeio de trailer (RV) durante a neve.

Nós fizemos um passeio de trailer no ano passado – este aqui – e amamos a experiência. Estávamos loucos para fazer novamente mas achamos os preços bem salgados no verão, então imaginávamos que não iríamos mais fazer este ano. Eis que surgiu uma oportunidade única: Thomas teve PA day na escola (dia sem aula), eu e o marido ainda temos alguns dias de férias e a previsão do tempo era de 15C positivos. Literalmente de um dia para o outro decidimos alugar um RV e ter esta experiência quase no final de novembro, sabendo que havia previsão de neve.

Viajando durante o lockdown

Antes de trazer mais detalhes sobre nosso passeio quero dizer que no final da sexta-feira Toronto e algumas outras regiões de Ontario entraram em lockdown. Clique aqui e veja mais sobre todos os níveis de medidas públicas relacionadas à pandemia. Nós já estávamos no parque antes desta medida e resolvemos permanecer no local como planejado. Vale falar que no lockdown é recomendado que as pessoas não saiam da sua região.

Aluguel do trailer

Nós alugamos o RV na Canadream e apesar dos valores serem mais baratos esta é considerada uma das melhores empresas de aluguel deste equipamento aqui, com os veículos sempre novos e em perfeito estado. Se isso já é fundamental em tempos normais imagina em um passeio no inverno e no meio de uma pandemia? Não dá para arriscar, certo?

Muita gente ficou chocada que fizemos um passeio de RV no inverno e recebi centenas de perguntas sobre a experiência, especialmente se estávamos passando frio. A empresa Canadream possui um veículo especial para ser usado no frio, que aguenta até -30C. Esses veículos possuem um aquecedor de alta eficiência, um gerador, quatro baterias de ônibus, um cobertor interno de cabina de inverno e almofadas de ventilação, que tornam o motorhome seguro em praticamente qualquer condição de inverno. Água isolada e aquecida e tanques de retenção permitem o uso total da água (chuveiro, pia e banheiro) em temperaturas baixas de até -30C. Confesso que fiquei chocada quando soube e já adianto que não passamos frio e curtimos muito. A mínima de temperatura que pegamos foi -14C.

Vale falar aqui que o valor do aluguel no inverno é mais barato que o verão, mas mesmo assim esse não é um passeio barato. Nós gastamos $850 por 6 noites, sendo que o mínimo de noites para alugar nesta época do ano é de 5 noites. Fomos perto de Toronto (2h ao norte) e não andamos com o RV para nenhum local, mas mesmo assim gastamos em torno de $250 de gasolina.

O destino: Arrowhead Provincial Park

Neste verão visitamos o Arrowhead pela primeira vez e amamos (leia aqui). O problema foi que fizemos em um bate-volta e não conseguimos aproveitar o local por completo. Já estava nos nossos planos voltar mas a decisão aconteceu porque este é um dos poucos parques provinciais que você pode acampar no inverno. No site do Ontario Parks – este aqui – você consegue ver mais informações sobre pernoitar em parques provinciais no inverno. Vale falar que há várias restrições nos meses frios então vale a pena pesquisar bastante e se informar sobre o local que você está indo para não ter surpresas. Ah, e preciso citar aqui também que olhamos para ficar em algum camping resort da rede KOA mas parece que todos ao redor de Toronto estão fechados durante os meses frios.

Nós ficamos 5 dias no Arrowhead Provincial Park e ficamos maravilhados com o que vimos, especialmente por termos estado no local no inverno. O parque estava vazio mas não deserto, então nos sentimos bem seguros. O lugar do parque que ficamos foi um Pull-through Campground que tinha capacidade para 7 trailers e tinha 5. Além disso as 10 cabins do local estavam quase que totalmente cheias no final de semana. Mesmo assim, o local não estava lotado como nos meses do verão, então parecia que estávamos em um grande jardim só nosso. Sensação incrível!

Vale falar aqui que o Arrowhead Provincial Park é bem famoso entre aqueles que gostam de atividades de inverno. Ele possui uma trilha de 1.3km de patinação no gelo, além de 28km de trilhas para cross-country skiing. Nos finais de semana as trilhas são iluminadas com tochas e o evento é chamado Fire & Ice Nights. Clique aqui para mais informações.

Nos primeiros dias que chegamos estava “calor” (15C, o que é bem quente para esta época do ano). Enquanto estávamos lá caiu a primeira neve do ano e foi MUITO especial poder ver a diferença na paisagem de um dia para o outro e aproveitar a neve fofa e fresh. Fizemos MUITAS caminhadas pelo parque e aproveitamos muito. Os meninos brincaram como nunca e mesmo com neve as temperaturas estavam ótimas (-1C e 0C), o que fez que a gente curtisse muito. O frio congelante só chegou na última noite e ai nem nos importamos de ficar no trailer e curtir lá dentro.

O frio dentro do trailer

Quando perguntei lá no instagram se alguém tinha alguma dúvida ou curiosidade a pergunta campeã foi sobre o frio no trailer. Nós NÃO passamos frio no trailer. Como disse anteriormente nós reservamos um local para ficar no parque com tomada e mantivemos o trailer ligado na eletricidade com o aquecedor on o tempo todo. Vale falar que mesmo fora da tomada o sistema de aquecimento funciona, mas não por tanto tempo obviamente. Tínhamos coberta e as janelas (duplas) uma proteção grossa – espécie de cortina – para proteger. Não tivemos problema nenhum com o frio quando ele chegou – porque como disse antes a gente não achou frio e os meninos até andaram de bicicleta somente com moleton e tênis.

Como sempre, o saldo deste passeio foi muito positivo. Sempre é bom viajar com a família mas ficamos surpreendidos com o que vivemos: não achávamos que seria tão especial. A possibilidade de curtir a natureza com segurança é um dos motivos que me faz amar tanto o Canadá e ter isso o ano todo me deixa muito feliz.

Ter estas experiências em família e poder curtir a companhia um do outro durante a situação tão difícil que estamos vivendo no mundo é uma benção e eu me sinto muito grata por ter a possibilidade de viver isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *