Doors Open Toronto é um dos eventos – senão “o” evento – mais legais e interessantes da cidade. Primeiro porque é sempre no último final de semana de maio, em uma ótima época do ano quando as temperaturas já estão elevadas e você quer ficar na rua, já que ficou hibernando por 6 meses. Segundo porque envolve conhecer lugares incríveis da cidade de graça, ou seja, você pode conhecer vários pontos turísticos sem pagar nada. Terceiro porque acontece durante durante dois dias (sábado e domingo) então dá para fazer muita coisa e curtir muito. Por fim, é o maior evento do gênero no Canadá e um dos três maiores eventos de portas abertas no mundo. Portanto, razões para você participar são várias!
O Doors Open Toronto 2015 é a 16th edição do evento e acontecerá nos dias 23 e 24 de maio, oferecendo acesso gratuito a mais de 155 edifícios arquitetonicamente, historicamente, culturalmente e socialmente significativos em toda a cidade. Em honra aos Jogos Panamericanos de 2015, o tema deste ano será “esportes, recreação e lazer” e trará acesso a diferentes centros esportivos privadas e públicas, que vão desde centros aquáticos a estádios de atletismo.
Você pode pesquisar locais para visitar clicando aqui. Mas como eu sou muito boazinha, irei facilitar a vida de vocês e fazer uma lista de 10 lugares para visitar que já fomos e recomendamos. Vale falar que sempre é bom fazer um planejamento antes, ver a localização de cada edifício, quando os locais estarão abertos (e.g. alguns abrem mais cedo, outros somente no sábado). Planejamento é a palavra para que você consiga curtir bastante o evento.
1. Osgoode Hall
Osgoode Hall é um patrimônio histórico do Canadá com sua construção iniciada entre 1829 e 1832 nos estilos de Paládio e Neoclássico. Abriga o Tribunal de Recurso de Ontário, o Tribunal Divisional do Superior Tribunal de Justiça, e da Law Society of Upper Canada. O nome do edifício honra William Osgoode, o primeiro juíz chefe da província de Ontario. O edifício abrigou a Osgoode Hall Law School até 1969, quando a faculdade foi transferida para o campus da Universidade de York, na comunidade de North York. Clique aqui e veja post sobre este edifício lindo.
2. Teatro Elgin e Winter Garden
Os teatros Elgin e Winter Garden (Jardim de Inverno) são um dos últimos teatros do tipo stacked (empilhados) do mundo. Estão localizados na Yonde Street, pertinho do Eaton Centre, sendo que o Winter Garden fica localizado 7 andares acima do teatro Elgin. Foram originalmente construídos em 1913 (este ano estão fazendo 100 anos e em setembro vários eventos irão comemorar esta data).Clique aqui e veja post detalhado sobre estes lugares únicos e incríveis.
3. Commerce Court North
O prédio do Commerce Court North fica no meio do centro financeiro de Toronto e hoje fica escondido no meio de tantos arranha-céus. Porém, acreditem: este prédio de 34 andares construído em 1931 já foi considerado o maior do pais. A estagnação econômica da Depressão, e a interrupção da Segunda Guerra Mundial garantiram o reinado incontestado deste edifício como mais alto no Canadá por mais de trinta anos. Além da arquitetura exterior incrível do prédio, o que também chama a atenção no edifício é seu “banking hall”, com um teto alto, lustres enormes, teto de ouro, arcos e grande janelas. Clique aqui e leia mais sobre este local.
4. Black Creek Pioneer Village
A Black Creek Pioneer Village (em português, a vila pioneira do riacho negro) é um museu à céu aberto, que recria o estilo de vida dos Torontonianos no século 19. Lá você encontra uma coleção de edifícios e artefatos que vão fazer você imergir na vida, costumes e arredores dos primeiros moradores da cidade, que construíram as bases para a Toronto moderna. Abrangendo mais de 30 hectares de paisagens rurais intocadas, a Vila é uma experiência única com edifícios históricos – algumas originais, outras realocadas ou reconstruídas – de comunidades em todo o centro-sul de Ontário, que foram fielmente decorados com mobiliário original e artefatos. Estivemos lá no outono passado e contei tudo para vocês aqui.
5. Canada Life Building
O Canada Life Building é daqueles edifícios que fazem você ficar de boca aberta de tão lindo. Fica localizado na University Avenue e possui 15 andares (+2 na torre central). Lá fica a sede da Canada Life Insurance Company (empresa de seguros do Canadá) e este é um dos poucos edifícios de escritórios em Toronto que as janelas podem ser abertas por seus ocupantes. O observatório no 17th andar é incrível. Clique aqui e veja mais sobre este edifício lindo e histórico.
6. Hart House
Um dos edifícios mais lindos e mais históricos do campus St George da UofT é a Hart House. A Hart House é um dos primeiros centros estudantis da América do Norte, fundado em 1919 por Vincent Massey, um ex-aluno e benfeitor da universidade que colocou o nome do local em homenagem ao seu avô, Hart Massey. Eu já falei sobre a Hart House aqui no blog e várias pessoas me perguntaram sobre como visitar o local. Portanto, uma chance para conhecer este lugar incrível e histórico.
7. Thomas Fisher Rare Library
A Thomas Fisher Rare Book Library constitui-se no maior repositório de livros e manuscritos raros acessíveis publicamente no Canadá, incluindo uma extensa coleção de primeiras edições de Lewis Carroll (autor de Alice no Pais das Maravilhas), material biográfico, e fotográfico. Há muita coisa diferente, como uma coleção de rótulos vintage de cervejas Canadenses, manuscritos da Era Medieval, entre outros. O manuscrito mais antigo da biblioteca data de 1789 B.C (antes de Cristo). Vale a pena a visita. Clique aqui e leia mais sobre este lugar incrível. Vale falar que a biblioteca só estará aberta para visitas no sábado.
8. Fort York
Toronto possui um forte militar histórico localizado no oeste da cidade (perto do lago e da Gardiner) e construído pelo governo do Reino Unido em 1793. O Fort York é super lindo e geralmente palco de vários eventos (como o festival gastronômico taste of toronto, que fomos ano passado e contei aqui para vocês). No caso do Doors Open Toronto você terá acesso ao Fort York National Historic Site, uma espécie de museu que conta a história do forte e traz artefatos militares e outras surpresas.
9. Old City Hall e Toronto City Hall
O prédio da antiga prefeitura (Old City Hall) destaca-se no centro de Toronto: estilo neo-romanesco, antigo cercado de edifícios modenos, uma torre com relógio e 3 sinos que tocam a cada hora. Difícil acreditar que durante a construção do Eaton Centre este edifício quase foi demolido. O Old City Hall foi a casa do conselho municipal entre 1899-1966 e continua sendo uma das estruturas mais importantes da cidade. Vai estar aberto para o Doors Open Toronto mas você não pode bater fotos (mesmo assim vale muito a visita).
Pertinho dali fica a atual prefeitura de Toronto (Toronto City Hall), casa do governo municipal que foi construída em 1899 para substituir a antiga prefeitura devido a uma escassez de espaço e fica localizada na famosa Nathan Phillips Square. Durante o Doors Open você consegue visitar algumas áreas mais restritas do edifício, como o terraço da torre leste. Clique aqui e veja mais sobre as prefeituras da cidade.
10. Assembléia Legislativa de Ontario
O quinto prédio da Assembléia Legislativa de Ontario fica localizada ao sul do Queens Park e é um edifício lindo por fora e mais ainda por dentro. Lá fica localizado o cabinete do Premier, que na prática é o líder da Província de Ontario (o nosso governador no Brasil). O edifício possui 2 alas, uma leste e outra oeste, muito diferentes devido a um incêndio em 1909 que destruiu parte da ala oeste. Por causa disso, a ala leste é formada de madeira escura, incluindo colunas de madeira e grades. Por outro lado, a reconstrução da ala oeste resultou em um projeto maravilhosos de mármore branco italiano. Clique aqui e leia mais sobre este edifício lindo.
Espero que tenham gostado das minhas dicas de edifício e não deixem de comentar se vocês acrescentariam mais algum local. Aguardem pois estaremos visitando novos lugares (minha listinha está enooorme) e estarei contando tudo para vocês. Ah, não deixem de usar a hashtag #gabynocanada para eu poder ir acompanhando as fotos de vocês no dia do evento.
Caramba, meu irmão pegou essa época quando ele fez intercambio para Toronto, ja quando eu fui era outono…dai não vi 🙁 ai que saudade de Toronto!!! Mas eu volto, e volto pra ficar <3
Acho tão bacana esses eventos que acontecem por aí, faz com que o acesso à cultura e informação chegue a todos de maneira igual. Muito legal mesmo, adorei! 🙂
Gaby, todos os lugares desse evento são totalmente gratuitos? Nem o Black Creek Pioneer Village paga para entrar?
Sim
E fora das datas, é pago?