Pular para o conteúdo

Passo a passo para que a reforma do banheiro seja um sucesso

O banheiro é um dos primeiros ambientes que as pessoas pensam em reformar ao comprar uma casa. Um banheiro renovado faz toda diferença no nosso dia a dia além de adicionar bastante valor à sua casa.

Nesse post vamos dar um passo a passo para que sua reforma seja um sucesso.

PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO

  • A primeira coisa a fazer é organizar e entender o que te agrada e o que você quer mudar. O que vai ser mantido e o que vai ser trocado, com base no seu orçamento. 
  • Encare essa reforma como um investimento. Ela vai valorizar sua casa/apartamento, e você vai ter um banheiro mais agradável e renovado da maneira como você gostaria que ele fosse. 
  • Depois da lista dos itens a serem feitos, seria ideal contratar um profissional qualificado para os itens mais específicos e que precisam de um trabalho especializado, como elétrica e hidráulica.
  • Em seguida, tire as medidas corretas e se atente aos espaços para abertura de gavetas e portas, batentes de portas, espaços entre vaso e paredes, e a circulação mínima. 

DESIGN

  • Depois do planejamento pronto, da lista de itens a serem feitos e do contato com a equipe de mão de obra, o próximo passo é decidir o design do banheiro e definir o que fazer para o tornar mais prático e funcional: estilo, acabamentos, cores, etc. 
  • Escolha a paleta de cores do seu banheiro. A opção mais usada para as paredes é a branca. Essa cor traz claridade, amplitude, e te dá maior liberdade para colocar cores em outros itens como cabinets, tiles e acessórios. 
  • Escolha bem o seu armário! Não tente economizar em peças que você gostaria que durasse muitos anos. Parece clichê, mas o barato sai realmente caro. O investimento em um belo gabinete faz toda diferença. Principalmente se o seu espaço é limitado e você precisa que cada centímetro seja aproveitado, a encomenda de um móvel customizado é altamente recomendada.  
  • A iluminação precisa ser decorativa e funcional. Pot lights são a melhor opção para a funcionalidade do espaço. Luminárias de parede em cima do espelho trazem o charme e aconchego do ambiente. 
  • Se a renovação está sendo feita no seu lavabo, tente ousar na escolha do papel de parede.

MÃO DE OBRA

  • Depois de ter o projeto feito, acabamentos escolhidos e encomendados,  é hora de dar início à obra. 
  • Tenha certeza que a mão de obra esteja organizada e com o cronograma em mãos.
  • Faça questão de ter alguém sempre acompanhando o andamento de cada processo, seja o empreiteiro, o designer que fez o projeto, ou você mesmo. É sempre bom evitar erros logo no começo, para não atrasar o cronograma e desperdiçar dinheiro.
  • No final da obra faça uma conferência de todos os itens para que tenha certeza que tudo esteja funcionando e com bom acabamento.  

A reforma de um banheiro com certeza é um investimento que vale a pena. E um planejamento bem feito com a equipe certa é a garantia de sucesso. 

Este post foi escrito pela F2Interiors, uma empresa de design de interiores com profissionais brasileiras que trabalham em Toronto e arredores em pequenos projetos, renovação completa e e-design. Mais detalhes sobre a empresa vocês encontram aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *