Pular para o conteúdo

As regras para o uso de cadeirinhas de bebês e crianças no Canadá

Preciso confessar uma coisa: sempre que vejo algum vídeo dos influenciadores que sigo no Brasil eu fico chocada como as cadeirinhas estão sempre soltas ou os cintos não colocados corretamente. É criança dormindo só com a parte de baixo do cinto preso, é bebê virado para frente… eu fico chocada! E por isso eu achei legal escrever aqui um posto sobre as regras para o uso deste equipamento de segurança para bebês de crianças aqui no Canadá. Aliás, as regras aqui são super detalhadas e rígidas, então se você tem filhos ou planeja viajar com crianças vale a pena conferir todos estes detalhes abaixo.

Duas regras super importantes

Em primeiro lugar você tem que saber duas regras super importantes. A primeira é que cada província e território tem suas regras específicas e restrições de idade, altura e peso. Então você não pode achar que o que é válido em Ontário será válido no resto do Canadá (veja mais sobre isso abaixo). Outra coisa é que as cadeirinhas que circulam no Canadá devem ter o National Safety Mark, que é um selo que comprova que a cadeirinha atende aos padrões de segurança canadenses. O governo inclusive fala que é ilegal importar, vender ou usar cadeirinhas infantis no Canadá que não tenham uma Marca de Segurança Nacional. Os pais que moram no Canadá são fortemente aconselhados a comprar uma cadeirinha infantil somente em um revendedor canadense. E vale falar que quando você sai do hospital as enfermeiras checam a cadeirinha, data de validade e se tem o selo. E perguntam como você vaiu para casa, ajudam você a colocar o bebê e dão dicas bem detalhadas (isso aconteceu com os dois meninos e eles nasceram em hospitais diferentes).

As quatro stages do uso da cadeirinha infantil

Existem quatro estágios de assento infantil, incluindo o uso do cinto de segurança para crianças. Cada estágio é projetado para manter seu filho o mais seguro possível, considerando sua idade, altura e peso específicos. Segue abaixo estes estágios:

Estágio 1: rear-facing

Bebês e crianças pequenas viajam voltados para trás em um assento infantil com base removível ou em um assento conversível. Isso ajuda a proteger a cabeça, o pescoço e as costas durante toda a viagem, durante paradas repentinas ou em um acidente. Todas essas cadeirinhas têm um ângulo de inclinação recomendado com base no peso da criança. Por exemplo, recém-nascidos e bebês prematuros precisam ser inclinados para trás mais do que bebês mais velhos. Isso ajuda a apoiar a cabeça e ajuda a manter as vias aéreas abertas. É recomendado manter a criança sentada virada para trás até atingir os limites de peso ou altura do próximo estágio.

Estágio 2: forward-facing

As crianças que ultrapassaram o tamanho do assento voltado para trás e pesam pelo menos 10 kg (22 lb) podem andar para a frente em uma cadeirinha infantil. Estas cadeiras auto têm um cinto para manter a criança segura durante toda a viagem, durante paragens bruscas ou em caso de colisão. Use um assento voltado para a frente até que seu filho atinja os limites máximos de peso ou altura para o assento infantil. Alguns assentos voltados para a frente são feitos para crianças que pesam até 30 kg (65 lb).

Estágio 3: booster seat

Assentos elevadores são projetados para crianças que cresceram demais em seu assento voltado para a frente e pesam pelo menos 18 kg (40 lb). Um booster seat ajuda as crianças a sentarem-se confortavelmente, levantando-as para que possam sentar-se contra o encosto do banco com os joelhos dobrados sobre a borda do assento elevatório ou do veículo. Mesmo que um assento elevatório atenda aos regulamentos canadenses, o assento elevatório que você escolher precisa se adequar ao seu filho e ao seu veículo.

Estágio 4: cinto de segurança

O cinto de segurança do veículo só deve ser usado sozinho quando as crianças já não têm mais assentos elevatórios. Antes de fazer a transição para este estágio importante, certifique-se de que o cinto de segurança se encaixa no seu filho. Os limites mínimos de idade, peso e altura variam de uma província para outra.

Um detalhe importante que vale ser incluso aqui é que algumas vezes há recall e há produtos com defeito. Você pode verificar recalls, avisos de segurança e investigações ativas de defeitos em cadeirinhas aqui.

Regras de cada província canadense

Como disse anteriormente cada província do Canadá tem suas regras para o uso de cada estágio. baixo trago os links específicos de cada província com suas regras:

British Columbia

Alberta

Saskatchewan

Manitoba

Ontario

Quebec

New Brunswick

Prince Edward Island

Newfoundland and Labrador

Nova Scotia

Algumas informações importantes

Táxis e transporte público: não é obrigatório que as crianças estejam em cadeirinhas enquanto andam de táxi e transporte público. Há empresas de táxi que fornecem cadeirinhas mas a gente sempre levou a nossa e apesar de alguns taxistas não terem paciência enquanto a gente instalava sempre fizemos questão de colocar os meninos enquanto estamos em táxis.

Se você quiser ajuda sobre instalação das cadeirinhas e informações personalizadas clique aqui.

Se você quiser fazer um curso sobre o assunto (Child Passenger Safety) clique aqui.

Todas as informações foram tiradas desta página do governo do Canadá: child car seat safety.

Gosto muito deste texto/alerta falando que infant car seats are not cribs (cadeirinhas não são berços) e o perigo de tirar a criança dormindo do carro e deixar ele no chão ou em um móvel dormindo ainda dentro da cadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *