Pular para o conteúdo

O que muda no Canadá com a morte da rainha Elizabeth II

O Canadá é uma federação de 10 províncias e 3 territórios que compartilham um governo federal comum. No Parlamento, senadores e membros do Parlamento trabalham juntos para representar os canadenses de todo o país. O Parlamento aprova leis que afetam todos os canadenses, em áreas como política externa e defesa nacional. Cada província faz suas próprias leis em outros domínios, como educação e saúde. O Canadá também é uma monarquia constitucional. Isso significa que o monarca é o chefe de Estado e o primeiro-ministro é o chefe de governo. Os projetos de lei são criados e aprovados pelo Parlamento e assinados pelo Governador Geral (o representante do Monarca no Canadá). Abaixo vocês conseguem ver um print que fiz do site do parlamento do Canadá (aqui) mostrando os pilares do poder:

No dia 8 de setembro de 2022 a rainha Elizabeth II morreu. Aqui no canadá isso significou muito mais do que “a rainha da Inglaterra morreu: quem morreu foi também o monarca ou Head of State do país. Isso mesmo, algumas pessoas não sabem mas a rainha Elizabeth II – e agora o King Charles III – fazem parte do governo do Canadá. Na prática eles não opinam em como o governo aqui funciona. Mesmo assim eles estão de certa forma presentes em várias partes da nossa vida canadense, com fotos espalhadas em vários locais públicos, fazem parte do juramento que fizemos quando nos tornamos canadenses (juramos lealdade à rainha quando nos tornamos canadenses em 2018 – veja aqui) e estão estampando em moedas e cédulas.

Eu estava tentando ler sobre o que irá mudar no Canadá com a mudança de monarca. A resposta é: praticamente nada. A sucessão do trono é instantânea e automática e não requer nenhuma ação especial do governo canadense. Por exemplo, não há necessidade de novos juramentos dos membros do parlamento. Mas vale falar que à partir de agora quem se tornar um cidadão canadense terá que jurar fidelidade ao rei Charles III em vez da rainha durante suas cerimônias de cidadania.

Talvez o assunto mais falado seja ter a imagem do rei Charles III no nosso dinheiro (moedas e cédulas). Fato é que a Royal Canadian Mint (o local que faz as moedas) diz que todas as moedas gravadas com a rainha permanecerão em circulação indefinidamente. Eles inclusive falaram que há moedas com a imagem de seu pai, o rei George VI, ainda em circulação. E quanto às cédulas, o Banco do Canadá diz que a atual cédula de $20 com a rainha continuará a circular nos próximos anos e aos poucos será substituída pelo seu sucessor.

Também vi discussões sobre selos que tem a estampa da rainha, prédios com seu nome e as muitas placas espalhadas por todos os cantos falando sobre suas inúmeras visitas dela ao Canadá (22 visitas oficiais). A rainha esteve no poder por 70 anos, então já estamos acostumados com a imagem dela aqui no Canadá. A imagem e o nome do rei Charles serão gradualmente incorporados à sociedade canadense, dizem as notícias.

E talvez algo que eu esperava que estivesse sendo discutido por aqui – mas que eu não vi muito – é o fato de com a morte de Elizabeth o Canadá cortar laços com a monarquia e virar uma república. Se vocês lerem notícias de jornais australianos (a Austrália também tem Elizabeth – e agora Charles – como monarca) verão que por lá estão acontecendo várias discussões sobre o assunto. Segundo eles, estas discussões seriam inevitáveis mas com a morte de Elizabeth se aceleraram.

Segunda-feira será o enterro da rainha e feriado para todos que trabalham em órgãos federais aqui no Canadá. No caso das províncias, apenas British Columbia e as Atlantic Provinces (Nova Scotia, Newfoundland and Labrador, New Brunswick e Prince Edward Island) terão feriado. Por aqui continuaremos trabalhando e o dia será chamado de “day of mourning” ou “dia de luto”.

1 comentário em “O que muda no Canadá com a morte da rainha Elizabeth II”

  1. Pro Canadá deixar de ser uma monarquia todos os territórios e províncias tem q concordam em voto de maioria. Acho quase impossível isso acontecer hahahaha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *