Pular para o conteúdo

Ottawa: sempre um ótimo destino

Finalizamos nossa viagem cruzando o Canadá na capital do país: Ottawa. Já perdi as contas do número de vezes que fomos e todas as vezes a gente visita algo novo e se apaixona ainda mais por lá. Ottawa tem muitas atrações, comida ótima, muita história e uma variedade incrível de museus: é um destino para todos os tipos de viajantes e fica há apenas 4h de Toronto ou 2h de Montreal ou Kingston. Tenho vários posts no blog com dicas da cidade – veja todos eles aqui – e hoje trarei mais dicas para vocês.

Hospedagem

Sempre ficamos no centro da cidade e nunca nos arrependemos. Poder deixar o carro na garagem do hotel e explorar Parliament Hill e seus arredores como o Byward Market e o Rideau Canal é incrível. Desta vez ficamos hospedados no Les Suites, um hotel que mais parece um apartamento. Como estávamos no final da viagem – e já cansados de ficar em quartos de hotel simples – foi muito bom ter todo este espaço: pegamos um quarto com cozinha, sala, dois banheiros e dois quartos (enorme e super confortável). Todos os quartos são all-suite, com cozinha, máquina de lavar e secar roupa. Cada suíte um ou dois quartos separados, sofá-cama, varanda privativa, amplo espaço no armário, wi-fi gratuito, duas TVs HD, mesa de jantar, talheres, pratos e utensílios de cozinha. As comodidades do hotel incluem academia, piscina interior aquecida, um café no andar térreo, um pátio com jardim no quinto andar, estacionamento coberto (pago a parte) e office centre funcionando 24 horas.

O Les Suites fica no centro de Ottawa, colado no shopping CF Rideau Centre e há poucos minutos do Byward Market, onde você encontrará muitos restaurantes. Nós passeamos pelo centro da cidade sempre a pé: fomos para o Parlamento ver o show de luzes com os meninos a pé (15 minutos), jantamos todas as noites nos vários restaurantes ao redor do hotel, passeamos no shopping e vimos algumas outras atrações como o Major’s Hill Park, a National gallery of Canada e a Notre Dame Cathedral Basilica. Novamente, tudo a pé e com duas crianças pequenas. Decidíamos a rota antes de sair e os meninos iam com o mapa da cidade na mão, bem turistas.

Fique a terceira noite de graça em Ottawa. Nós ficamos 3 noites em Ottawa e adoramos o fato que está rolando uma promoção super legal: você se hospeda em determinados hotéis entre 1 de junho e 10 de outubro de 2022 por duas noites e a terceira é gratuita. Uma ótima oportunidade de ter mais tempo para explorar e conhecer tudo que a cidade tem a oferecer. Mais informações sobre esta promoção você encontra aqui.

Parliament Hill

Não dá para visitar a capital do Canadá e não ir no Parliament Hill – ou como é chamada por locais, “The Hill”. É ali que fica o governo do Canadá, o Senado e a House of Commons (dá para entender um pouco como funciona o governo do Canadá aqui). Os prédios históricos e neogóticos do Parlamento ocupam este lugar de destaque na colina com vista para o rio Ottawa. Os diversos prédios, jardins e esculturas do local são lindíssimos e impressionam. Além de conhecer por fora uma das coisas mais legais que fizemos foi fazer uma visita guiada gratuita dentro dos edifícios. Nesta visita você pode conhecer detalhes de como funciona o governo canadense, admirar obras de arte históricas bem como a arquitetura dentro destes edifícios belíssimos.

Vale falar que o Bloco Central – construído em 1920 – está fechado para reformas e não poderá ser visitado nos próximos 15 anos (veja aqui mais informações sobre esta super obra de revitalização do local). Por conta disso os membros do Senado e da House of Commons estão se reunindo nos outros edifícios e você consegue sim visitar estes espaços. A Câmara dos Comuns está se reunindo no Bloco Oeste e o Senado está deliberando em um grande edifício em estilo Beaux-Arts – originalmente uma estação de trem – apenas um quarteirão do Parliament Hill. No verão, você também pode visitar o Bloco Leste para ver espaços históricos que foram restaurados para se parecerem com o que eram no final de 1800. Imperdível.

E se você visita Ottawa no verão não pode deixar de visitar o The Sound and Light Show on Parliament Hill Northern Lights. Esta foi a terceira vez que vimos o show e em todas elas eu me emocionei demais. Nos meses de verão, de quinta a segunda, este show multimídia gratuito de 30 minutos acontece nos edifícios do Parlamento. Imagens coloridas são projetadas no Bloco central e Peace Tower e vão contando para você a história do Canadá e tudo que faz este país ser tão especial. Lindo, lindo demais! E mais lindo ainda foi ver os meus canadenses cantando o hino durante o show. A foto acima mostra como a região fica agitada após o show e é uma delícia passear vendo os edifícios iluminados e depois de cantar o hino.

Arredores do Parlamento de Ottawa

Rideau Canal: é a hidrovia em operação contínua mais antiga da América do Norte (contruída entre 1826 e 1832), que liga a cidade de Ottawa à cidade de Kingston. Tem 202 quilômetros de extensão com 45 locks em 24 lockstations. O canal foi inaugurado em 1832 como precaução em caso de guerra com os Estados Unidos. Ele permanece em uso hoje principalmente para passeios de barco durante os meses mais quentes e patinação no gelo nos meses de inverno. Durante o inverno a parte do canal no centro de Ottawa se torna oficialmente a maior pista de patinação do mundo, com uma extensão de 7.8 quilômetros. Sou péssima na patinação do gelo mas morro de vontade de fazer no Rideau Canal. O local é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2007.

Major’s Hill Park: é o primeiro parque da Capital do Canadá, utilizado como tal desde 1826, quando começou a construção do Canal Rideau. Em 1867, fogos de artifício e fogueiras no parque marcaram as primeiras celebrações do Dia do Canadá em Ottawa. O local recebeu o nome de parque somente em 1875 e possui ao sul o Fairmont Château Laurier e ao norte a National Gallery of Canada. O parque possui vários monumentos e jardins, além de um gramado enorme com vista para edifícios lindos no centro de Ottawa. Uma das coisas mais interessantes que vimos foi os restos da casa onde morou o Coronel By durante a construção do Canal Rideau. Passe por lá para ter uma vista LINDA do Parliament Hill.

Byward Market: é um dos maiores e mais antigos farmer’s market do Canadá, e dá nome ao bairro que o envolve. Este bairro é repleto de restaurantes, bistrôs, clubes, cafés, lojas e muito mais. No verão há por volta de 175 lojinhas vendendo nas ruas plantas, flores, vegetais e frutas, além de arte e artesanato. Há vários murais (arte de rua) espalhados pela região que são imperdíveis. No centro dele fica o ByWard Market Square. Nosso hotel ficava do lado do mercado e fomos andar por lá todos os dias, comer, sentar nas cadeirinhas e ver as crianças brincarem. É uma região super gostava e imperdível (veja abaixo a lista de restaurantes que recomendo na cidade, muitos deles ficam no Byward Market).

National Gallery of Canada: este é museu de arte do Canadá. Eu sou apaixonada por museus e ainda não foi desta vez que visitei o National Gallery of Canada porque resolvemos incluir outros museus na nossa visita (veja abaixo). Cada vez que vamos para Ottawa incluímos 2-3 museus e já deixei avisado que na próxima visita eu vou nesse. Mas desta vez entramos no hall de entrada e fomos sentar para nos refrescarmos no café dentro dele – e já deu para ter uma idéia como ele é incrível! Vale passar por lá, espiar a entrada, apreciar seu edifício belíssimo e bater foto com a escultura de aranha gigante.

Notre Dame Cathedral Basilica: é a maior e mais antiga igreja de Ottawa e a sede do arcebispo católico romano da cidade. Construída entre 184 e 1865, a igreja é identificável por suas torres gêmeas e Madonna dourada, facilmente vista da Colina do Parlamento. O local foi designado como Sítio Histórico Nacional do Canadá em 1990. Neste site aqui vocês podem encontrar os horários das missas e também quando a igreja está aberta para visitação. Eu visitei com os meninos e foi muito especial acender uma vela e agradecer pela viagem incrível que tivemos durante o verão.

Canada Science and Technology Museum

O primeiro museu que visitamos desta vez em Ottawa foi o Canada Science and Technology Museum. O museu passou por uma super reforma há alguns anos atrás e reabriu suas portas em 2017 cheio de novidades. O local possui 10 áreas e tem de tudo para todas as idades: área para os pequenos explorarem, espaço para os adultos que amam tecnologia, área cheia de trens e história. Eu fiquei impressionada com o que vi e todos da minha família amaram, especialmente as crianças que não queriam ir embora.

Já na entrada você fica impressionado com o enorme telão de LED com som: ficamos alguns minutos parados apreciando. Super legal. Ai você entra e começa a explorar tudo. Amamos a parte dos trens antigos (Steam: A World in Motion), a parte de música (onde os meninos puderam ver a evolução de como ouvimos música e também girar uma mesa e criar seu próprio som (na área chamada Sound by Design) e a parte das bicicletas e outras criações (Artifact Alley). Fomos em todos os cantos do museu e achei tudo muito didático, bem organizado e sempre com algo interativo para despertar a curiosidade dos pequenos. Destque para The Crazy Kitchen que é um espaço com uma cozinha que tem ilusão de ótica e você não consegue passar andando reto. Os meninos AMARAM e passaram por lá várias vezes. Vale falar que esta exposição é original de quando o museu abriu em 1967.

Certamente a parte que os meninos mais gostaram foi o Zoom, uma área específica para crianças de 0 a 8 anos onde elas podem criar, imaginar, testar e brincar com a tecnologia. É um espaço imersivo que é simplesmente fantástico. Os meninos puderam montar diferentes tipos de quebra-cabeças, escalar uma parede de pedra e construir um carro de corrida e testá-lo em pistas diferentes. Foi um lugar ótimo para sentar e deixar os meninos explorarem e brincarem.

Canada Aviation and Space Museum

O outro museu que visitamos nesta viagem foi o Canada Aviation and Space Museum. Nós amamos museus de aviões e este não decepcionou. O que eu mais gostei é que a exposição principal é em um hangar somente, o que faz com que a gente não perca as crianças já que, apesar de enorme, eles estarão no mesmo espaço que a gente caso saiam correndo. Os aviões estão organizando de uma maneira que você vai andando pelo museu e vendo a evolução – começando pelo Silver Dart de Alexander Graham Bell (o primeiro avião motorizado a voar no Canadá em 1908) e passando por bush planes, aviões da primeira e da segunda guerra e jets. Há alguns aviões mais antigos e raros como o Sopwith Camel e o Fokker D.VII. Vale falar que tem várias partes interativas e cantinhos dedicados para as crianças: os meus AMARAM (e a cara emburrada do Thomas na foto abaixo é porque ele não queria parar a brincadeira para bater foto).

Há ainda uma parte do museu dedicada ao espaço e embora não seja muito grande eu amei porque tem muita história. Em primeiro lugar no local vocês encontram o Canadarm, uma peça crítica de tecnologia super importante para aqueles que trabalhavam na estação espacial internacional entre 1981-2011. Há ainda em exposição o Alouette, o primeiro satélite do Canadá no espaço. E por fim, muitas coisas sobre Chris Hadfield, o astronauta canadense que virou celebridade por aqui (eu já fui até em um congresso que ele deu a palestra inicial).

Vale falar que os dois museus que visitamos tem entrada gratuita diária entre 4 e 5pm.

Restaurantes e delícias

Ottawa possui uma infinidade de restaurantes deliciosos e certamente você vai amar comer por lá. Nós comemos muito bem e não conseguimos nem ir a todos os locais que haviam nos indicado. Segue abaixo uma lista de vários restaurantes deliciosos que fomos ou nos indicaram.

The Grand: localizada no edifício histórico onde ficava o The Grand Hotel, aberto em 1882. Este restaurante fica na região do Byward Market e vamos sempre porque amamos as pizzas napolitanas maravilhosas. Desta vez comemos no pátio e foi super gostoso.

Zak’s Diner: restaurante super tradicional de Byward Market que sempre passamos quando vamos a Ottawa. O motivo: o milkshake de lá é delicioso! O local possui pratos clássicos de lanchonete e além da loja na região do Byward Market tem outras localizações: 220 Elgin St, Downtown Ottawa e 499 Terry Fox Dr, Kanata (fora do centro de Ottawa), além de uma localização em Carleton Place (fora da cidade).

Dow’s Lake Pavilion: localizado no Dow’s Lake, um lago artificial que faz parte do Canal Rideau. No local há marina e aluguel de equipamentos recreativos (no verão, pedalinhos, canoas e caiaques e no inverno aluguel de patins e trenós). Possui um restaurante que tem vista para o belo lago: a dica foi passada para nós mas infelizmente não conseguimos ir.

JOEY Rideau: restaurante da rede JOEY (que tem por todo o Canadá) mas colado no nosso hotel, então foi super prático irmos na nossa primeira noite por lá. O menu do JOEY é ótimo e nós sentamos no pátio, uma delícia. Indico vocês provarem os sushis de lá: maravilhosos!

Johnny Farina: restaurante italiano com pizzas de forno à lenha e pastas. Eu perdi a conta do número de pessoas que me indicaram o local e até tinhamos planos para ir, mas como queríamos fazer tudo a pé e o no final do dia os meninos estavam exaustos acabamos procurando lugares mais pertinhos do hotel. Mas vale aqui a dica.

Lieutenant’s Pump: outra dica super legal que, apesar de ser um pub, é super kid-friendly. Conhecido como “The Pump” o local possuem uma extensa seleção de cervejas locais e internacionais e tem um menu de brunch muito bom. Vale falar que não há menu infantil mas muitos pratos regulares podem ser reduzidos para crianças.

Queen St. Fare: ta ai um local que eu estava LOUCA para conhecer mas pegamos uma tempestade à noite e comemos perto do hotel mesmo. É uma praça de alimentação com vários restaurantes e licenciada para vender bebidas alcóolicas. Então você senta em uma mesa, escolhe a comida que quer comer e curte música e o ambiente super lindo. Já está na lista para a próxima vez que formos.

Beaver Tails: não esqueçam de passar no Byward Market e pegar um rabo de castor. Esta delícia é uma massa fininha frita (com gosto de sonho como conhecemos no Brasil), coberta com açúcar, canela e alguma cobertura que você quiser – como nutella e banana. A banquinha está na frente do restaurante The Grand e está sempre lotada.

Espero que tenham gostado do post: como disse no início todas as vezes que visitamos Ottawa amamos e curtimos muito, e esta vez não foi diferente. Agradeço demais ao Attractions Ontario e Ottawa Tourism pelo convite e pelas dicas para curtirmos a cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *