Pular para o conteúdo

Kingston: uma cidade para todos os tipos de visitantes

Recentemente passamos um final de semana incrível em Kingston e é claro que eu não poderia deixar de trazer essa dica para vocês. Localizada convenientemente na highway 401, a apenas três horas de Toronto e Montreal e apenas 90 minutos de Ottawa, Kingston tem tudo o que você poderia esperar de um destino. A antiga capital do Canadá abriga um Patrimônio Mundial da UNESCO (UNESCO World Heritage Site), 22 Locais Históricos Nacionais (National Historic Sites) e mais restaurantes per capita do que a maioria das cidades do Canadá. Kingston é um destino fantástico e uma única cidade para todos os tipos de visitantes.

Kingston para os amantes de culinária

Se você curte comer bem Kingston é um ótimo destino. Eu já havia ouvido falar da boa reputação dos restaurantes da cidade, mas desta vez pudemos comprovar que a comida lá é deliciosa e a variedade incrível. Gostei MUITO do fato do centro da cidade ter restaurantes maravilhosos e que são acessíveis a pé se você está hospedado por lá. A maioria dos restaurantes que fomos possuem pet-friendly patio, o que deixou nosso passeio ainda mais especial pois pudemos fazer todas as refeições com a Ella, nossa scottie dog. Abaixo listo todos os restaurantes que visitamos nessa viagem e recomendamos.

Chez Piggy

Endereço: 68 Princess Street, Kingston

Em 1979, Rose Richardson e Zal Yanovsky reformaram um estábulo de calcário abandonado e lançaram uma experiência gastronômica que combina graça e entusiasmo, sabor e imaginação – e tem sido um destino para os amantes da gastronomia que visitam Kingston: o Chez Piggy. Aninhado no coração do centro de Kingston, “o Porco”, como é carinhosamente conhecido, é a escolha perfeita para coquetéis à tarde no pátio, noites românticas e pessoas que buscam um ambiente único na cidade. Fazia tempo que não visitávamos um restaurante tão delicioso: tudo impecável e perfeito. Depois da nossa entrada com sopa e hummus, todos nós comemos massas frescas que estavam maravilhosas. Super recomendo e devo confessar que deu vontade de voltar todos os dias.

Pan Chancho

Endereço: 44 Princess Street, Kingston

Pan Chancho é uma mistura de loja, padaria e restaurante que tem uma vibe incrível. Nós fomos no local almoçar no sábado e ficamos impressionados com a energia do local. A loja na frente vende produtos gourmet e locais. Além disso há uma padaria e uma parte cheia de doces incríveis. Por fim, na parte de trás do local há um restaurante e um patio super gostoso, com vários pratos de brunch, saladas e sanduíches. O local estava lotado então vale a pena chegar cedo e garantir seu lugar, especialmente se você estiver em um grupo grande de pessoas.

Harper’s Burger Bar

Endereço: 195 Ontario Street, Kingston

Se você digitar no Google “melhores lugares para comer em Kingston” o Harper’s Burger Bar estará entre os primeiros locais. Esta hamburgeria tem reviews maravilhosos e já foi destaque do programa ‘You Gotta Eat Here’ do Food Network Canada. O menu é enorme e possui diferentes tipos de burgers (carne bovina, frango e vegetarianos), além de diversos acompanhamentos. Não deixe de provar a batata-frita gourmet, que é feita com parmesão, tomilho, sal marinho e aioli de trufa branca: uma delícia! O local serve cervejas artesanais e tem um ambiente incrível, além de um atendimento impecável. Novamente: imperdível!

Wharf and Feather

Endereço: 2 Princess Street, Kingston

Como vocês vão ver abaixo, ficamos hospedados no Holiday Inn Kingston Waterfront. O restaurante do hotel é o Wharf & Feather Restaurant and Patio, onde tomamos todos os nossos cafés da manhã. O local é nada mais nada menos que o maior pátio na frente da água de Kingston, e todos seus cantinhos foram projetados para que seus clientes aproveitem ao máximo esta orla lindíssima. Nós não jantamos no local mas sempre que passávamos à noite estava super cheio. O café da manhã era buffet e muito delicioso: pratos quentes (ovo, bacon, sausage, batatas), frutas, iogurte, pães e diversos bolos. Além de tudo o atendimento foi muito bom e todas as atendentes ajudavam os meninos se servirem e foram muito atenciosas.

Mio Gelato

Endereço: 178 Ontario Street, Kingston

Se você me acompanha há algum tempo sabe que eu sempre tenho que incluir uma sorveteria nos meus roteiros de viagem. E em Kingston vocês não podem deixar de visitar a Mio Gelato. Esta sorveteria italiana é de comerciantes locais e faz uma variedade enorme de sabores. Ela fica localizada uma quadra do centro de visitantes, então dá para você pegar seu sorvete e sentar nas várias cadeiras muskoka espalhadas por lá. Mas se você quiser comer no local não se preocupe, na frente da sorveteria há vários bancos para você sentar e se deliciar com seu sorvete. Uma delícia!

Score Pizza

Endereço: 91 Princess Street, Kingston

Quando fomos na hamburgeria vimos que do lado havia uma pizzaria super movimentada, então no outro dia voltamos para conferir e almoçar antes de voltarmos para casa. Adoramos a experiência e o conceito da Score Pizza: você monta a sua pizza com os ingredientes que quer e ela é feita no forno à lenha na hora e rapidinho. Uma delícia e super prática! Olhando no site vi que a pizzaria é uma rede e possui lojas em vários lugares de Ontário, incluindo Barrie e Newmarket.

Kingston para os amantes da natureza

Kingston possui muitos parques e belezas naturais ao seu redor. A orla é belíssima, há muitas trilhas e a cidade fica pertinho do belíssimo Frontenac Provincial Park. É difícil não colocar a natureza nos outros tipos de visitas – porque vários lugares históricos e kid-friendly citados são verdes – mas vou destacar abaixo um lugar fantástico que conhecemos.

Lemoine Point Conservation Area

Endereço: 1440 Cloverdale Drive, Kingston

Nesta visita fomos ao Lemoine Point Conservation Area, uma área de preservação na parte oeste da cidade com136 hectares de floresta, campo e pântano, mais de 2.500 metros de costa e 11 km de trilhas para caminhadas. Além das belezas naturais a região tem muita história e inclusive várias balas de canhão antigas foram desenterradas por lá. Desde 1975 o local foi adquirido pela Autoridade de Conservação da Região do Cataraqui e o parque se estabeleceu. Há duas entradas e entramos pela parte norte, pois fica mais perto das trilhas na beira da água. Na trilha que fizemos vimos vários animais como patos, tartaruga e pica-paus que vinham comer na nossa mão. Os meninos amaram a experiência, a Ella (nossa scottie) amou a experiência, eu e meu marido amamos a experiência. Um passeio imperdível!

Kingston para os amantes da história

Como falei anteriormente Kingston foi a primeira capital do Canadá (1841), então obviamente a cidade possui uma história rica, perfeita para quem curte esse tipo de viagem. Kingston foi também o lar do primeiro primeiro-ministro do Canadá, Sir John A. Macdonald. Se você estiver na cidade pode visitar a casa onde ele criou sua família no National Historic Site Bellevue House, construído na década de 1840.

Falando nisso, como disse anteriormente Kingston abriga um UNESCO World Heritage Site e 22 National Historic Sites. Rideau Canal e Kingston Mills Locks é considerado patrimônio mundial da UNESCO. Para quem não sabe, o Rideau Canal foi um canal aquático de 202 km construído para ligar Kingston à Ottawa. Ele possui 29 individual locks, que são as estruturas que nivelam o canal para que os barcos possam passar. No total são 22 Locais Históricos Nacionais que ficam em Kingston, incluindo a National Historic Site Bellevue House que citei acima, toda a estrutura de fortificações da cidade (como including o maravilhoso Fort Henry National Historic Site of Canada e a belíssima Murney Tower NHSC). O Kingston City Hall e sua Market Square (a praça atrás do edifício) são também Locais Históricos Nacionais, inclusive o Kingston Public Market é a feira pública mais antiga do Canadá (desde 1801), que acontece terças, quintas e sábados nesta praça.

Ainda para amantes de história, no centro de Kingston fica o campus da Queen’s University, que é datado de 1841. E para completar, Kingston possui muitas igrejas. As mais bonitas na minha opinião são Cathedral of Saint Mary, St. Andrew’s Presbyterian Church, St George’s Anglican Cathedral e Chalmers United Church. Como vocês podem ver Kingston é realmente uma cidade perfeita para amantes de história: vale a pena explorar suas ruas e todos os detalhes que fazem dela um local tão único.

Kingston para quem viaja com crianças

Eu fiquei impressionada em como Kingston é um ótimo destino para as crianças: os meninos amaram e curtiram muito a cidade, um dos seus museus (não queriam sair dele0, as praças com bastante espaço para correr e os parquinhos com splash pad. Claro que outras dicas que coloquei neste post são válidas para quem viaja com pequenos (como as alleyways e o Kingston Trolley tour), mas aqui quero destacar algumas atrações que eles amaram.

PumpHouse Museum

Endereço: 23 Ontario Street, Kingston

O PumpHouse Museum é o lar da estação de bombeamento de água original de Kingston (à vapor), que virou museu e apresenta uma variedade de exposições a cada temporada. O local fica aberto de abril à novembro e além das bombas possui uma parte com trens e o Discovery Centre Room, uma área com diversas atividades para crianças. Os meninos amaram e não queriam sair de lá! O prédio é lindo e fica localizado na beira da água e no caminho da Kingston’s Waterfront pathway, uma trilha de 8km que costeia o lago Ontario e passa por várias atrações e belos cenários.

Lake Ontario Park

Endereço: 920 King St W, Kingston

O Lake Ontario Park é o maior parque urbano à beira-mar da cidade de Kingston e foi reaberto em 2013 após passar por uma revitalização completa. Ele oferece uma paisagem natural significativa atraindo visitantes e moradores para piqueniques e passeios panorâmicos ao longo da orla. É talvez nosso lugar favorito na cidade e toda vez que passamos por lá voltamos, porque amamos as trilhas, o parquinho e o splash pad largo. É um lugar perfeito para levar as crianças se você estiver visitando a cidade – e se visitar sem crianças também vale a pena, porque é muito bonito mesmo.

Confederation Park

Endereço: Ontario Street, Kingston

Este é o parque mais famoso de Kingston, onde está o letreiro da cidade, a fonte com arco, a antiga estação de trem (onde funciona o centro de visitantes da cidade) e uma locomotiva antiga (Engine 1095). O local tem gramado e várias cadeiras para você sentar, além de uma orla linda cheia de barcos e a Shoal Tower National Historic Site, uma das 6 torres deste tipo (martello towers) que existem na cidade. Essa torre não pode ser visitada a Murney Tower que eu citei anteriormente pode. Por fim, vale falar que é de um dos piers do Confederation Park que partem os barcos que fazem tour pela região, incluindo os passeios a 1000 Islands: Kingston 1000 Islands Cruises.

City Park

Endereço: 64 West Street #44, Kingston

Pertinho do Confederation Park (10 minutos de lá) fica o City Park, este parque enorme no centro da cidade. É o lugar perfeito para você levar os pequenos para gastar energia quando tiver explorando o centro da cidade. No verão o parque possui um splah pad enorme (o endereço colocado acima te leva diretamente até lá) e dois parquinhos (sendo um acessível). No inverno possui dois rinks de patinação no gelo. O parque é lindo e super bem cuidado. Na parte norte dele fica a Kingston (Frontenac County) Courthouse, a corte da cidade e um dos edifícios mais lindos de lá. Na frente há um gramado enorme, um belo lugar para um picnic.

Breakwater Park

Endereço: Waterfront Pathway, Kingston

Enquanto passeávamos pela orla de Kingston notamos um cantinho com areia e cheio de pessoas. Fui pesquisar e descobri que esta área é chamada de Breakwater Park (e ali também fica o Gord Downie Pier). Essa praia urbana já ganhou até prêmio de arquitetura e possui uma pebble beach (praia com pedra) de água bem rasa, ótimo para ir com crianças. Uma área do lago foi “fechada” e dá a impressão de ser uma piscina (tem até escadas para você descer e curtir a água). Ali pertinho fica o Juniper Cafe, que vende caixas com delícias para você fazer um picnic na praia.

Kingston para os curiosos

Se você é uma pessoa curiosa e tem vontade de descobrir lugares diferentes e conhecer a cidade que você está em todos os seus detalhes, Kingston é um ótimo destino. O centro histórico é cheio de lugares diferentes e até descobrimos vários becos com restaurantes e galerias de arte. Para conhecer detalhes da cidade sugiro o passeio abaixo, onde descobrimos que em 1840 aconteceu um grande incêndio na cidade e praticamente destruiu tudo que hoje é o centro de Kingston (40 edifícios e causando mais de 70.000 libras em danos). Por conta disso, uma lei foi estipulada onde as novas construções não poderiam ser de madeira mas de pedra – e é por isso que você notará que a maioria dos edifícios históricos de Kingston são de pedra. Por fim, se você é uma pessoa curiosa irá querer conhecer mais sobre as penitenciárias da cidade, incluindo tour pela Kingston Penitentiary.

Alleyways

Endereço: espalhadas pelo centro da cidade

Ao redor do centro de Kingston existem alleyways (becos ou ruelas) que ficam escondidas e possuem restaurantes e galerias de arte. O restaurante Chez Piggy que citei acima fica em uma delas e foi à partir da nossa visita nele que descobrimos esses cantinhos em Kingston e começamos a explorar a cidade além das ruas normais. A Martello Alley é uma delas, super fotogênica com uma galeria de arte. Outra é a Rocheleau Court, onde está o Chez Piggy e outros restaurantes e lojas. Nessa alleyway especificamente há luzes e obras de arte, muito legal.

Kingston Trolley Tours

Endereço onde o tour começa: 209 Ontario Street, Kingston

Nós adoramos fazer o tour do Kingston Trolley Tours pois pudemos ouvir mais sobre a história da cidade em um ônibus todo aberto. Os meninos amaram! Esta excursão de uma hora começou no centro histórico de Kingston e nos levou para vários lugares históricos e principais atrações. Foi ótimo poder conhecer a cidade desta maneira. O passeio faz paradas em diferentes pontos de interesse ao redor de Kingston, incluindo Fort Henry, Kingston Pen e Queen’s University. O Kingston Trolley Tour é uma ótima maneira de conhecer Kingston e entender sua história, além de passar pelas principais atrações da cidade e poder voltar depois com calma.

Kingston Pen

Endereço: 560 King St W, Kingston

A atração número 1 da cidade de Kingston é a antiga penitenciária, chamada de Kingston Pen. O local é enorme e impressiona mesmo. Existem diferentes passeios oferecidos de 60 a 90 minutos. Os passeios pela Penitenciária de Kingston oferecem uma oportunidade rara e única de entrar por trás dos muros da prisão de segurança máxima mais antiga e notória do Canadá, que fechou suas portas em 2013. Do outro lado da rua fica a antiga prisão feminina e a Warden’s House, que hoje é um museu. Existem diferentes passeios, incluindo passeios arquitetônicos e até passeios a sets de filmagem (já que várias produções acontecem no local). Este é um passeio certamente interessante mas que desta vez não fizemos: mesmo assim eu resolvi colocar aqui na lista porque certamente se você é uma pessoa curiosa irá querer visitar o local.

Onde se hospedar em Kingston

Nós ficamos hospedados no Holiday Inn Kingston Waterfront e achamos a experiência incrível. O hotel fica todo em um pier (veja abaixo as fotos dele de dois lados diferentes) e quase todos os quartos possuem sacada que dá para a água. Acordar pela manhã abrindo a cortina e contemplando o azul da água foi incrível. Acho o quarto enorme e super confortável. No hotel há piscina, academia e o restaurante Wharf & Feather Restaurant and Patio que citei acima. O hotel é pet-friendly, mas vale falar que seu cachorro não pode ficar sozinho no quarto. Sorte que a maioria dos passeios e restaurantes eram pet-friendly e quando não eram a gente se organizada para um de nós ficar com a Ella.

Espero que tenham gostado do post. Se vocês quiserem mais dicas sobre a cidade de Kingston vale a pena visitar o site do Tourism Kingston. Você pode ver mais dicas da cidade incluindo as seguintes (links com informação em inglês):

Por fim, agradeço eles por terem nos recebido muito bem: foi um final de semana muito especial e certamente voltaremos muitas e muitas vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *