Pular para o conteúdo

Blue Mountains além da montanha e da vila

Se você me acompanha por aqui há alguns anos sabe do quanto curtimos visitar a região de Blue Mountains, 2h ao norte de Toronto (clique aqui e leia vários posts sobre a região). O local é super conhecido e um destino turístico para quem visita Toronto, especialmente no inverno: é lá que a maior e mais organizada/estruturada montanha de ski de Ontário está. Para quem vem nos meses quentes o destino também é procurado, já que a montanha tem uma vila super charmosa com diversos restaurantes, pedalinho, praia, parque de piscinas e vila.

Mais uma vez visitamos a região, mas desta vez resolvemos explorá-la de uma maneira diferente e fugir da famosa (e lotada) vila. Já vem algum tempo que temos procurado lugares diferentes para passear na região e como nunca havia trazido esta dica para vocês resolvi escrever este post com alguns lugares legais para vocês visitarem que ficam em Blue Mountains e arredores.

Scenic Caves Nature Adventures: parque com cavernas e fendas de até 21 metros de profundidade, com algumas delas entre 10.000 e 20.000 anos. Tem ainda parquinho, lago e ponte pênsil, além de diversas trilhas. É lindíssimo e muito bem cuidado. Já fomos algumas vezes e contei tudo para vocês aqui no blog.

Craigleith Provincial Park: o Craigleith Provincial Park foi criado em 1967 para ajudar a preservar a histórica praia de xisto betuminoso (oil shale beach). O parque é bem pequeno e localizado entre Collingwood e Thornbury, na costa sul da Baía Georgiana. Possui uma trilha que costeia a baía e vários campings spots na frente da água.

A orla de Meaford: esta é uma cidadezinha ao norte de Blue Mountains e super lindinha. Sua orla tem marina, museu, praias e parques lindos com esta água azul turquesa que deixa a gente deslumbrado. O centrinho tem vários restaurantes e alguns edifícios antigos fofos.

Beautiful Joe Park: parque de 8.5 acres em Meaford com uma história linda: clique aqui para saber sobre o parque e seu nome (em inglês). O parque é um ótimo local para caminhar, com algumas partes da trilha costeando o Bighead River. Vale a pena conhecer, especialmente se você visita a região com seu peludo.

Irish Mountain Scenic Lookout: este mirante fica 10 minutos do centro de Meaford e nele você consegue ter uma vista linda da Baía de Nottawasaga, que é uma parte da Georgian Bay. Para chegar no mirante você deve seguir pela Highway 26 a oeste de Meaford e depois para o norte na Gray County Road 112. Há uma área de estacionamento, banheiro e pavilhão de picnic.

A praia “secreta” de Lora Bay: Lora Bay é uma baía linda e que roubou meu coração. O local possui duas praias, parque, um campo de golf, casas luxuosas e uma comunidade de casas lindas, que parecem tiradas de um filme. Mostrei o local e mais detalhes neste post aqui. O passeio de carro pelo local é lindo e a parada em um dos “cantinhos do lago” é imperdível. 

Historic Thornbury Wooden Trestle Bridge: ponte de pedestres lindíssima na cidade de Thornbury. Ao redor dela há trilhas para você caminhar e ter diversos pontos de visão dela, mas você pode caminhar por ela (que faz parte da Georgian Trail). Por baixo dela passa o Beaver River e ali do lado tem uma represa.

A marina de Thornbury: Thornbury é uma cidade linda – talvez a mais linda da região – que tem centro histórico, restaurantes deliciosos, uma marina extremamente fotogênica e praias e parques na beira do lago Huron. andar pela marina é demais e sempre fico impressionada pela cor da água. Tem várias mesas de picnic para comer por lá (veja fotos e mais detalhes aqui).

Os diversos restaurantes locais: pubs, restaurantes de comida canadense e cafés locais estão espalhados pela região e se você estiver no local e com fome não deve se preocupar. Já comemos nos seguintes restaurantes e aprovamos:

  • The Dam Pub Gastropub & Whisky Bar (Meaford)
  • Pom Pom Ice Cream (Thornbury)
  • Winifred’s English Pub (Thornbury, foto)
  • The Corner Cafe & Grill (Thornbury)
  • The Mill Cafe (Thornbury)

Lighthouse Point Share: este parque em Collingwood é lindo e tem belas vistas da Georgian Bay e das montanhas de Blue Mountains. Tem várias trilhas e você consegue ter uma vista legal dos silos de Collingwood, que são um dos símbolos do local.

Nottawasaga Lighthouse: este farol redondo e lindíssimo foi construído entre 1856-1858 e é um dos poucos símbolos remanescentes do patrimônio marinho da região. Princeton Shores Park em Collingwood é um ótimo lugar para ver a ilha onde o farol está. Há ainda a opção de fazer um passeio turístico pelo local ou alugar um kayak para ir até lá (viagem de 2h, ida e volta).

Espero que tenham gostado das dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *