Pular para o conteúdo

10 estradas cênicas no Canadá

Canadá é o segundo maior país do mundo e possui paisagens lindas e super diferentes em cada província. Sabe aquele ditado “It isn’t about the destination but the journey” (em português, não é sobre o destino, mas a jornada)? Faz todo o sentido quando estamos viajando pelo Canadá. Viajar de carro e curtir as paisagens no caminho é certamente uma experiência incrível que todos deveriam fazer enquanto estiverem no Canadá. Abaixo eu listo 10 estradas cênicas no país e irei colocar links de todas que nós já fizemos (i.e. 8 delas). Uma das estrada que não fizemos ainda iremos conhecer este verão – e obviamente irei compartilhar tudo com vocês.

1. Cabot Trail, Nova Scotia

O Cabot Trail é uma estrada cênica no norte da ilha de Cape Breton, na província de Nova Scotia. A estrada possui 298km e completa um círculo no ponto norte da ilha, passando pelas montanhas da região. A estrada foi concluída em 1932 e seu nome se deve ao explorador John Cabot, que desembarcou na parte Atlântica do Canadá em 1497. Dirigimos pelo local em 2017 e eu tenho um post super completo aqui no blog.

2. Sea-to-Sky Highway, British Columbia

Essa é uma estrada sinuosa de 160km entre Vancouver e Whistler. De um lado da estrada você encontra águas azuis e do outro falésias altas. O Sea-to-Sky passa por cachoeiras, rios, cânions e montanhas, além de várias cidades pitorescas que vale a parada. Nós dirigimos por esta estrada linda em 2009 quando fomos pela primeira vez para o oeste do Canadá e infelizmente não exploramos na maneira que a região merece. Clique aqui para saber mais detalhes sobre essa viagem.

3. Niagara Parkway, Ontario

A Niagara Parkway é uma estrada cênica de 55km paralela ao rio Niagara, que liga Fort Erie ao sul e Niagara on the Lake ao norte. A parkway é uma das mais antigas de Ontário, cuja construção começou em 1908 e foi concluída em 1931. Se você ler meus posts sobre Niagara – clique aqui – verá que eu sempre falo que quando você for para Niagara Falls não deve só ficar na região das cachoeiras, mas dirigir pela Niagara Parkway e ver os parques, vinícolas e cidades pitorescas da região. Um passeio lindo!

4. Gaspé Península, Quebéc

A Gaspésie é uma das regiões mais lindas que já visitamos aqui no Canadá, sem dúvidas! Tenho uma série de 4 posts – clique aqui – que conto em detalhes nossa viagem de 15 dias pela região em 2020. A região fica a 1500km de Toronto, o que dá cerca de 15h de carro direto. A estrada passa pela costa e vale a pena fazer o loop completo (nós fizemos e nos textos vocês vão ver detalhes de todos os trechos). O auge do passeio certamente é chegar em Percé e ver a rocha belíssima do local, além de curtir a natureza da região.

5. North Cape Coastal Drive, Prince Edward Island

Dentro da província Prince Edward Island há 3 rotas: a North Cape Coastal Drive, a Central Coastal
Drive e a Points East Coastal Drive. ada uma delas é representada por um símbolo que está em placas por toda a ilha. Nós fizemos a primeira e a segunda (e certamente quero voltar para fazer a parte leste, porque no trajeto dela há pelo menos 50 praias). Dirigimos toda a parte norte e achei belíssimo, impressionante. Aliás, a ilha toda é! Clique aqui e veja detalhes da nossa visita ao local em 2017.

DSC_2645

6. Icefields Parkway, Alberta

A Icefields Parkway é uma estrada cênica de 235 quilômetros que passa por geleiras e lagos azul-turquesa por entre as montanhas rochosas do Canadá. É a estrada mais famosa do Canadá e considerada uma das mais lindas do mundo. A estrada (Highway 93) liga Lake Louise no Parque Nacional de Banff até a cidadezinha de Jasper e o no Jasper National Park. No meio da estrada você vai encontrar vida selvagem e certamente vai parar inúmeras vezes para as atrações e belas paisagens. Já fizemos essa estrada algumas vezes e você pode ver textos com dicas aqui no blog.

OesteCanadaP6_gabynocanada1

7. Lake Superior Coastline, Ontário

A estrada que liga Sault Saint Marie e Thunder Bay costeia o Lago Superior e é lindíssima, cheia de surpresas. Em 2021 fizemos essa viagem – veja todos os detalhes aqui – e nos apaixonamos pela região, sempre pensando “porque demoramos tanto para vir para cá?”. São 700km cheios de parques nacionais e provinciais, cidadezinhas, praias e vistas panorâmicas belíssimas do lago. Vale o passeio!

8. Thousand Island Parkway, Ontario

Thousand Islands refere-se a um arquipélago de 1864 ilhas que se estende por 80 km no rio São Lourenço, entre os USA e Canadá. Do lado Canadense as ilhas estão entre as cidades de Kingston e Brockville e quando você viaja entre estas cidades tem a opção de passar por uma estrada local que costeia o rio, chamada de Thousand Island Parkway. Ao redor da estrada há parques, praias e pontes lindas, além das cidadezinhas que você pode visitar e as ilhas que irá avistar no caminho. Clique aqui e veja post com dicas da região.

9. Viking Trail, Newfoundland

Viking Trail é uma estrada dos sonhos, que eu quero muito dirigir um dia. Fica em Newfoundland e possui 526 km, ligando dear lake até St Anthony e passando pelo belíssimo Gros Morne National Park. Neste site aqui vocês encontram todos os detalhes dessa estrada que costeia a parte norte da província. Nós já passamos pela província de Newfoundland e o pouco que vimos já foi incrível (clique aqui para ler o nosso post sobre a região).

Créditos da foto: Newfoundland and Labrador Tourism

10. Grasslands National Park, Saskatchewan

Dentro do remoto e lindíssimo Grasslands National Park há duas estradas cênicas. A primeira delas é a Ecotour Scenic Drive no West Block (parte oeste do parque) que tem 80 km de extensão e passa por uma colônia de bisões. A outra é a Badlands Parkway no East Block (parte leste – e mais remota – do parque). Esta estrada tem 11km e é super recente: foi aberta em 2019. Mais informações sobre este parque nacional vocês encontram aqui.

Créditos da foto: Tourism Saskatchewan

E ai, gostaram das dicas. Me conta qual estrada você já visitou ou sonha visitar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *