Pular para o conteúdo

25+ motivos para visitar a belíssima Stratford em Ontário

Passamos um final de semana maravilhoso na bela cidade de Stratford – mostrei tudo no instagram – e hoje vou contar detalhes do que visitamos e trazer vários motivos para você visitar este destino imperdível em Ontário. Dentro dos motivos listados abaixo vocês irão encontrar informações sobre: como chegar na cidade, uma dica de hotel pet-friendly para você se hospedar, principais atividades e atrações e melhores restaurantes, cafés, cervejarias e sorveterias.

1. Fica pertinho de Toronto

Quando você vier para Toronto tem que incluir no seu roteiro visitar uma cidadezinha pitoresca no interior da província: a vibe é outra e você vai certamente se apaixonar e conhecer mais sobre a vida aqui no Canadá quando visitar essas cidadezinhas lindas e charmosas do interior. E uma delas – imperdível mesmo – é Stratford. A cidade fica à 150km de Toronto (entre 1h30-2h de carro). Se você não tem carro não se preocupe: você pode chegar na cidade de ônibus: veja mais informações aqui. Em Stratford as atrações estão condensadas no centro histórico, então eu acho que pode ser uma boa opção ir de ônibus e pegar um táxi para alguns (poucos) locais mais afastados: nós praticamente fizemos tudo a pé.

2. Hospedar-se em um local histórico

Nós ficamos hospedados no The Parlour Inn, um hotel vintage localizado em um edifício de 1871 no centro de Stratford, literalmente pertinho de tudo. O hotel possui estacionamento próprio (com carregador elétrico), um quarto enorme com cama extremamente confortável, TV e frigobar, além de ser pet-friendly. A experiência no hotel foi incrível e o staff extremamente gentil: um senhor da manutenção inclusive veio dar carrinho para os meninos. Vale falar que junto do hotel há um gastropub com pátio no verão.

3. Fazer o Chocolate Trail

Chocolate Trail é uma atividade incrível para você fazer em Stratford por vários motivos. Em primeiro lugar obviamente porque envolve chocolate: você compra o passe e ganha 6 vouchers para trocar por produtos de chocolate em 6 lojas locais que você vai escolher dentro de uma lista 20. Os meninos AMARAM a experiência de entrar nas lojas, entregar um ticket e ganhar um chocolate. O segundo motivo que me fez amar a experiência foi realmente explorar a cidade, entrar nas lojas locais e caminhar atrás da loja que irá te dar seu chocolate. É assim que a gente realmente conhece os lugares e achei a experiência fantástica.

4. Comer dentro de uma igreja

Revival House é um restaurante que funciona dentro de uma antiga igreja. Comer no local vai além da comida em si, é uma experiência incrível. Nós já tínhamos ido no local antes e desta vez incluímos um almoço no Revival dentro do nosso itinerário em Stratford. Desta vez comemos na parte superior do local: belíssimo. A comida estava uma delícia: os meninos comeram waffle com frango, o marido comeu burger e eu uma salada enorme com molho tailandês que estava deliciosa. Foi difícil escolher uma foto para ilustrar este momento, mas eu resolvi colocar uma da vista do salão principal para vocês terem noção de como o local é belíssimo.

5. Jantar um steak maravilhoso do Foster’s Inn

Foster’s Inn é um hotel boutique com 9 quartos construído em um edício vitoriano de 1906 pertinho do Avon Theatre. O restaurante no andar térreo é lindíssimo e com um ambiente incrível, incluindo um cocktail lounge. O prato destaque do local são os steaks e foi exatemente isso que pedimos: tenderloin (filet mignon) com molho de vinho, batatas e salada. Perfeito! Aliás, a experiência toda foi perfeita!

6. Conhecer o menor cinema do mundo

Enquanto explorava as ruas de Stratford me deparei com essa placa ai da foto: The Little Prince Cinema, o melhor cinema do mundo segundo o The Guinness World Records. Claro que tive que pesquisar e é isso mesmo: o pequeno cinema ganhou o título por possui apenas 13 lugares. Nas duas vezes que passei na frente o local estava cheio (provavelmente uma festa), mas mesmo assim achei interessante colocar aqui nesta lista, porque não é sempre que você encontra algo reconhecido assim. Clique aqui para mais informações sobre o local.

7. Visitar o maravilhoso Shakespearean Gardens

Este jardim de Shakespeare é simplesmente belíssimo e cultiva (nos meses quentes) todas as 175 plantas mencionadas nas obras de William Shakespeare. Já visitei o jardim no verão repleto de flores e fiquei apaixonada. Mesmo no inverno o lugar é belíssimo pois temos vistas da ponte de pedra, do rio e algumas estruturas belíssimas como a entrada de madeira, a torre e o belíssimo prédio da corte. É um lugar que você vai querer sentar e passar algumas boas horas apenas apreciando.

8. Conhecer a cidade natal do Justin Bieber

Justin Bieber nasceu em Stratford e o museu da cidade está com uma exposição chamada Justin Bieber: Steps to Stardom que foi extendida até final de 2022, que conta a história do cantor por Stratford e também após a fama. Justin sentava nas escadas do Avon Theatre e cantava para as pessoas, por isso ele abaixo na foto. Há vários itens super pessoais do cantor como seu convite de casamento, prêmios e muito mais. Ele inclusive visitou o local com a esposa e assinou a parede de visitantes. Achei imperdível para quem é super fã do cantor. E não esqueça de passar na frente do Avon Theatre para ver a estrela no chão em homenagem ao cantor.

9. Ver o belíssimo City Hall de vários ângulos

Stratford possui vários edifícios belíssimos, que certamente você vai se impressionar. Entre eles o meu favorito é o City Hall, a prefeitura da cidade. O prédio avermelhado se destaca no centro histórico de Stratford e é belíssimo. A prefeitura original foi construída em 1856 e incorporou espaço para bancas de mercado e outras lojas, além de fornecer espaço para uma sala de concertos, delegacia de polícia, corpo de bombeiros e câmaras do conselho. O edifício foi destruído por um incêndio em 1897 e reconstruído em 1900. Em 1976 o local foi designado como Sítio Histórico Nacional do Canadá.

10. Visitar uma padaria toda com delícias de cachorro

Se você viaja com cachorros vai entender que, assim como procuramos lugares para agradar as crianças, temos que encontrar lugares para agradar os cachorros. Pesquisando sobre estes lugares em Stratford eu encontrei a The Barkery, uma padaria de delícias saudáveis para cachorros. Fomos fazer uma visitar e dá para ver na foto da entrada que a Ella estava puxando para entrar: ela amou! Provou vários petiscos e escolheu os favoritos – que compramos: com iogurte e com bacon. Fiquei maravilhada com o atendimento e a variedade das delícias caninas: eles tem até sorvete para os peludos. Fica aqui a dica e vale falar que eles entregam também em toda província.

11. Conhecer um dos lugares onde o Thomas Edison viveu

Thomas Edison – sim, o famoso inventor da lâmpada elétrica – viveu em Stratford quando tinha 16 anos (1863) para seu primeiro emprego de telegrafista. O local que ele morou por este tempo virou um café (Edison’s Cafe Bar) e um hotel super cool, com 3 quartos (Edison’s Inn). Stratford é cheia de história em todos os cantos e vale a pena realmente explorar todos eles – e é por isso que eu fiquei apaixonada por ela. A foto abaixo é de Thomas Edison na entrada do Inn pela York Street, que é uma rua lindíssima que vocês devem incluir no roteiro quando visitarem Stratdford.

12. Visitar a primeira loja do Balzac’s Coffee Roasters

Balzac’s Coffee Roasters é uma rede de cafeterias canadense que é super famosa por aqui, especialmente em Toronto. Nós AMAMOS tudo do local: os cafés, as delícias assadas, o chocolate quente e o ambiente das lojas, sempre lindo. A primeira loja do Balzac’s abriu em 1996 em Stratford e desde então são 16 lojas espalhadas por Ontário. Vale a pena visitar qualquer uma das lojas do Balzac’s que cruzar o caminho de vocês quando estiverem no Canadá, melhor ainda se for a primeira loja no endereço 149 Ontario Street em Stratford.

13. Visitar a loja de chocolate mais tradicional da cidade

Ela faz parte do Chocolate Trail, mas mesmo se você não fizer esta atividade tem que visitar a Rheo Thompson Candies, uma loja de doces que está aberta desde 1969 em Stratford. O chocolate mais famoso do local é o Mint Smoothies, que é um quadrado de chocolate ao leite ou amargo com menta que desmancha na boca, uma delícia! Além disso o local possui diversos tipos de chocolates e agora com a Páscoa todos os formatos de coelho que vocês podem imaginar. Achei os preços ótimos e a variedade impressionou. Parada obrigatória para quem visita Stratford e ama chocolate.

14. Tomar café da manhã no Madelyn’s Diner

Um local super tradicional em Stratford, que serve café da manhã estilo americano (panquecas, ovos, bacon) há mais de 25 anos. O local é bem simples e operado por 3 gerações da mesma família. Os pratos são enormes! A melhor parte do café da manhã sãs as buttertarts, que são doces tipicamente canadenses (torta doce com recheio de manteiga, açúcar e ovo, assada até o recheio ficar semi-sólido com uma cobertura crocante). Madelyn’s Diner possui buttertarts de diversos sabores como coco queimado (maravilhoso!), pecan e até bacon. Vale a pena pegar uma caixinha para trazer para casa.

15. Visitar a Market Square

Market Square é a praça principal da cidade de Stratford, que fica atrás da prefeitura. O local tem cadeiras e bancos e sempre tem gente. É um local ótimo para colocar a criançada para correr e também apreciar com calma a prefeitura (como falei anteriormente, linda em todos os ângulos). No local há lojinhas, pub, cafés e muito mais. No verão o local possui uma feira aos domingos.

16. Jantar no restaurante italiano Pazzo

Não sei quanto a vocês, mas quando não sabemos o que queremos comer ou estamos na dúvida do que comer sempre acabamos parando em um restaurante italiano. E um dos restaurantes mais populares de Stratford é o italiano Pazzo – delicioso! O restaurante fica em um basement super estiloso e com um ambiente super romântico. O menu é super variado e serve pizzas, massas caseiras, vinhos e cervejas artesanais. Marido comeu uma massa de frutos do mar, os meninos massa com manteiga e eu frango, polenta e vegetais. Tudo delicioso! Te entrada pedimos a famosa House Made Burrata que veio com pão caseiro: a melhor que eu já comi. Veja mais informações e o menu do restaurante aqui.

17. Conhecer a história da região no Stratford Perth Museum

O museu da região – chamado Stratford Perth Museum – é imperdível para quem quer conhecer mais sobre o local. É nele que está acontecendo a exposição do Justin Bieber mas tem muito mais do que isso por lá. O museu é do século XX e possui exibições sobre o local que reparava trens (CNR Locomotive Repair Shop) que empregava o maior n;umero de pessoas em Stratford e movia a economia do local até 1964, artefatos de fábricas e escolas lovais e muito mais. Como parte do museu está uma mansão vitoriana de 1870 que voc6e vai visitar e também há bosques e trilhas. Clique aqui para saber mais.

18. Provar as cervejas locais

A cidade possui 3 cervejarias locais e há ainda 2 outras nas cidades vizinhas. São elas: Black Swan Brewing Company, Heritage Hops Brewing Company, Jobsite Brewing Company (as 3 no centro de Stratford), Broken Rail Brewing (na cidadezinha de St. Marys) e Shakespeare Brewing Company (na cidadezinha de Shakespeare). Uma coisa boa é que você não precisa ir às cervejarias para provar seus produtos: vários dos restaurantes locais vendem as bebidas dessas cervejarias locais. Marido provou as cervejas da Black Swan no Revival. Ele gostou bastante!

19. Comer muito sorvete, sorvete, sorvete

Um viagem não é completa sem provarmos um sorvete em uma lojinha local, não é mesmo? E Stratford é cheia de sorveterias maravilhosas, então segue a lista abaixo com algumas delas:

20. Passear pela cidade à noite

Stratford é ainda mais linda à noite: os edifícios antigos ficam iluminados e a cidade fica ainda mais charmosa. No verão você vai encontrar os pátios dos restaurantes lotados no entardecer e a dica é jantar, pegar um sorvete em uma sorveteria local e caminhar sem pressa pelas ruas desta linda cidade. Quando chegamos na cidade na sexta estava 17C positivos e foi exatamente isso que fizemos: com sorvete na mão passeamos por Stratford e nos maravilhamos com sua arquitetura. E se você curte luzes vale falar aqui que no inverno há um festival de luzes chamado Lights on Stratford.

21. Visitar os jardins e trilhas ao redor do Avon River

Além de toda a cultura e gastronomia da cidade, Stratford possui muitos parques, jardins, trilhas e muito verde. Além do Shakespeare Gardens que eu citei acima, existem outros jardins que merecem uma visita e algumas trilhas lindas, que acompanham o rio.

22. Comer um brunch no Romeos Corner Cafe

Gente do céu: anotem o nome deste local. O Romeos Corner Cafe é um restaurante que serve café da manhã, almoço e jantar. Nós fomos tomar um brunch e estava simplesmente maravilhoso. As panquecas com gostinho de vanilla e servidas com maple syrup local, os ovos super bem feitos e deliciosos, a batata que acompanhava os pratos fininha e o café perfeito. É um lugar que iremos voltar com certeza e além da comida maravilhosa achamos o ambiente lindo e o atendimento ótimo.

23. Apreciar os murais da Allen’s Alley

Localizado no endereço 56 Wellington Street em Stratford fica um pequeno beco chamado Allen’s Alley que possui 13 murais pintados em homenagem aos visitantes e celebridades locais. Alguns vislumbres únicos da história musical de Stratford são retratados com cada um dos murais. Originalmente, Allen’s Alley era uma passagem para o Livery Stables atrás dos hotéis da Wellington Street. Um lugar muito legal para passar quando estiver explorando o centro de Stratford.

24. Tomar um café e chocolate quente no Revel

Stratford é cheia de cafeterias com ambientes lindos, lugares que você pode tomar um ótimo café sentado e apreciando a bela cidade. Entre os vários cafés nós adoramos o Revel, que fica na frente da Market Square. O café é maravilhoso mas o chocolate quente simplesmente ganhou meu coração. Só digo uma coisa: prove! Há também várias delícias para você comer com sua bebida e se você tiver sorte pode pegar uma das mesas que ficam na janela e apreciar a praça. a prefeitura de lá.

25. Conhecer e fazer compras nas lojas locais

O comércio local de Stratford é super variado e as lojas são lindas. É super legal ver como ao andar pelo centro da cidade você só encontra lojinhas locais – nada de grandes marcas – e todas com ótimos produtos. Quando eu viajo eu gosto muito de fazer compras de produtos locais e andar pelas lojinhas das cidades vendo as vitrines e o que eles vendem. Essa é uma dica valiosa: compre algo em uma loja local, ajude a comunidade e traga um produto único para sua casa.

26. Visitar a Gallery Stratford

Galeria de arte da cidade cuja entrada é gratuita (doações são incentivadas). Localizado no endereço 54 Romeo Street South, em uma área cheia de parques e com muito estacionamento. Fundada em 1967, a Gallery Stratford é uma das mais antigas de Ontario. Fica localizada em um edifício histórico (original pump house de Stratford) e suas exposições focam em arte contemporânea. Clique aqui para sabe os horários de abertura.

27. Ver a Perth County Court House de vários ângulos

O Tribunal do Condado de Perth é um edifício histórico de estilo neogótico concluído com tijolos amarelos em 1887. Fica localizado no endereço 1 Huron Street e se destaca em Stratford por parecer um castelo e pela sua beleza. Ao lado dele fica a prisão da cidade, a biblioteca pública e uma escola. As visões do edifício do Shakespeare Gardens e do Memorial Gardens são lindas, mas vale a pena caminhar pelos arredores para pegar ótimos ângulos.

… e muito mais!

Espero que tenham gostado das dicas. Como vocês podem ver, motivos não faltam para visitar Stratford. Se quiserem mais informações sobre a cidade não deixem de visitar o ste de turismo oficial do local: Visit Stratford. Por fim, gostaria de agradecer o convite que a cidade fez para explorarmos a região e contarmos tudo para vocês.

1 comentário em “25+ motivos para visitar a belíssima Stratford em Ontário”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *