Essa semana visitei pela primeira vez um festival de Maple Syrup com os meninos e apesar de ter sido o mesmo que fomos em 2014 – leia aqui – eu resolvi trazer o relato da nossa experiência agora como pais. Apesar do passeio ter sido muito parecido com o que fizemos anos atrás o “olhar” das crianças faz tudo ser diferente – e também muita coisa mudou por conta da pandemia. Então segue abaixo detalhes desta atividade típica do início da primavera.
O Canadá é o maior produtos de maple syrup do mundo e não é a toa que a folha de maple está até na bandeira do país. O maple syrup – chamado em português de xarope de bordo ou xarope de ácer – é o xarope extraído da seiva bruta das árvores do gênero maple que são bem comuns por aqui. Para que a seiva seja extraída das árvores – o primeiro passo do processo – é necessário que os dias sejam quentes mas as noites frias. Então, esta época do ano (final de março até meio de abril) é perfeita – e é por isso que os festivais de maple syrup acontecem por aqui nesta época.
O festival que visitamos foi novamente o do Bruce’s Mill Conservation Area, uma área de conservação que fica a quase 50 km Norte do centro de Toronto e possui várias trilhas. O Maple Syrup Festival acontece entre os dias 12 de março e 10 de abril: durante a semana do March Break o festival acontece todos os dias da semana, mas depois somente nos finais de semana. Você pode ver horários e comprar ingressos aqui. É importante falar que ingressos NÃO são vendidos no local, então você tem que comprar eles com antecedência no link anterior.
O festival de Maple Syrup nada mais é que uma demonstração de como o maple syrup era produzido antigamente e como ele é produzido hoje. Você inicia o passeio caminhando por uma trilha linda e parando em estações interativas com curiosidades sobre a atividade (por exemplo, como o sap era coletado, ver peles e esqueletos de animais da região, ver como a seiva era coletado e como o maple era feito). Todas as atividades são interativas e as crianças ficaram bem interessadas em tudo. No final da trilha da floresta você pode até provar maple.
Depois de passar pela floresta você entra em uma sugar shack e aprende como o maple é feito hoje. E dali você pode seguir para uma lojinha com vários tipos de maples. Na primeira vez que fomos podíamos comer panquecas com maple no restaurante do local mas por conta do COVID há um food track vendendo as gostosuras. Há ainda atividades para os pequenos no local, como labirinto, torres de feno, hockey no feno e muito mais.
Eu amei a experiência com a criançada e também o fato deles estarem muito interessados, perguntando muitas coisas e curiosos com todas as placas e atividades no local. Vale muito o passeio com a família toda – inclusive os cachorros, já que o Maple Syrup Festival é pet-friendly. Fica aqui a dica e aproveito para finalizar agradecendo o Attractions Ontario pelo convite.
Dentro do Bruce’s Mill Conservation Area está também o Treetop Treeking (leia mais aqui), então se você vai com crianças vale a pena combinar os passeios assim como fizemos.