Pular para o conteúdo

Dicas imperdíveis para quem quer esquiar próximo de Toronto

Não temos neve no Brasil e esportes de inverno não fazem parte da nossa vida antes do Canadá. Isso é fato. Mas, preciso acrescentar aqui, encontrar um passatempo ou esporte de inverno é super importante para quem vem morar aqui, não só pela saúde física mas pela saúde mental (não dá para ficar dentro de casa 6 meses do ano). Ainda, se você vem para cá passear no inverno esta é certamente uma experiência que você vai querer ter.

Porém, não é muito simples assim esquiar ou fazer snowboard. Não é algo barato e você precisa ter o equipamento certo para fazer, além de um pouco de noção na minha opinião. Note que eu não acho que você precisa ser expert no esporte – até porque as “montanhas daqui são super pequenas” – mas mesmo assim vale começar em pistas menores e depois evoluir… além de outras dicas.

Esta semana eu postei lá no instagram meu filho Thomas de 6 anos descendo uma pista com snowboard super rápido e também um vídeo meu e do meu marido esquiando. Recebi um montão de mensagens de pessoas perguntando como eu aprendi, onde eu pratico e como eu faço com o equipamento e a roupa. Apesar de já ter escrito sobre o assunto aqui no blog, resolvi escrever este post reunindo as dicas para quem quer começar a esquiar próximo de Toronto e não sabe como.

Dica 1: Roupa adequada

A primeira dica é em relação a roupa. Se engana quem acha que precisa colocar roupas grossas ou comprar algo muito específico. Aqui usamos uma base layer térmica e a roupa de neve impermeável por cima. Eu costumava usar 3 layers de blusa mas morro de calor então duas é tranquilo. No pé sempre meia térmica. Luva super importante ser impermeável (você vai cair muito) e capacete com alguma proteção térmica. Gosto de ter os saquinhos que aquecem a mão também. Neste post/vídeo aqui meu marido mostra mais detalhes sobe o assunto.

Dica 2: Equipamento

Eu sugiro aluguel para todo mundo que irá fazer o esporte pela primeira vez. Imagina gastar $500-$1000 e não gostar? O aluguel não é barato mas vale a pena alugar para ver o que você acha. E mesmo que você goste vale a pena, na minha opinião, alugar mais uma vez para realmente ter certeza que você vai curtir. Depois de confirmado você pode investir em um equipamento, novo ou usado. Eu comprei meu equipamento de ski em uma loja de aluguel e paguei algo em torno de $300-$400, o que eu achei ótimo. Existem lojas especializadas com equipamentos das melhores marcas mas você também acha produtos bons e mais em conta em lojas como Canadian Tire. Como eu curti o esporte, achei importante ter o meu equipamento porque assim eu me sentia mais confiante para praticar. Para vocês terem noção o aluguel do equipamento custa em $100 por dia (e não inclui capacete geralmente).

Dica 3: Fazer ou não fazer aula

Sou suspeita: fiz aula e aprendi muito! Na verdade, a primeira vez que eu esquiei eu estava em uma montanha enorme e não teria coragem de ir lá se não fizesse aula. Fiz aula por 2 dias e aprendi muito. Acho que se você não quiser fazer aula vale a pena praticar na pista pequena mesmo, no magic carpet ou pista de criança. Além do ticket ser mais barato você não sobe e se arrisca a machucar ou ficar caído no meio da pista enquanto as pessoas passam voando do seu lado. Novamente, as montanhas daqui de Ontário são bem pequenas, mas elas são super cheias então melhor não arriscar. O “problema” das aulas nas estações é que, além de caras, elas acontecem em várias semanas, então pode ser um comprometimento que você não queira fazer. E as vagas esgotam super rápido. Vale tentar encontrar opções particulares ou um amigo que te ensine. Mas eu acho super importante fazer aula, porque ai você aprende certinho e não corre o risco de não gostar porque não soube fazer – e não porque não é legal.

Dica 4: As estações perto de Toronto

Segue abaixo a lista de 12 estações de ski perto de Toronto:

  • Blue Mountains: 2h30 de Toronto
  • Mount St Louis Moonstone: 1h20 de Toronto
  • Horseshoe Resort: 1h20 de Toronto
  • Hockley Valley Resort: 1h de Toronto
  • Sir Sam’s Ski / Ride: 2h25 de Toronto
  • Dagmar Ski Resort: 40 minutos de Toronto
  • Lakeridge Ski Resort: 45 minutos de Toronto
  • Glen Eden: 45 minutos de Toronto
  • Hidden Valley: 2h30 de Toronto
  • Brimacombe: 1h de Toronto
  • Mansfield: 1h20 de Toronto
  • Centennial Park: em Toronto

Uma opção mais barata e menos cheia é esquiar à noite. Algumas montanhas possuem luzes e você pode praticar o esporte somente à noite (depois 4pm) e esta pode ser uma ótima opção. Se você quiser saber mais detalhes sobre esquiar à noite, clique aqui.

Nós já visitamos quase todas as estações da lista e nenhuma delas é enorme comparada com as dos USA ou até de Quebéc. Gostamos muito de Moonstone, porém ela não tem uma grande estrutura como Blue Mountains. Horseshoe também é ótima por ter estrutura/hotel pertinho, assim como o Hockley Valley.

Espero que tenham gostado do post. Eu nunca imaginei que iria gostar do esporte e eu amei. Agora com os meninos pequenos não temos ido como gostaríamos, mas assim que eles estiverem maiores queremos ir em família e ten ho certeza que será demais. Thomas já sabe e compramos equipamento de ski para o Ian que está começando a praticar. Logo logo – acredito que na próxima season – teremos fotos da família toda e claro que irei compartilhar com vocês. Bom ski/snowboard para todos porque com o frio e a quantidade de neve que está caindo este ano tudo indica que a season vai até março… torcendo!

2 comentários em “Dicas imperdíveis para quem quer esquiar próximo de Toronto”

  1. Gaby, tem o Snow Valley também que fica coladinho em Barrie. É muito bom para iniciantes. E tem aula para crianças de 3 à 5 anos também.
    Fazer esporte de inverno deixa i inverno mil vezes mais agradável ❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *