Pular para o conteúdo

22 datas que você deve marcar no seu calendário de 2022 se você mora ou vem passear no Canadá

s para

Quando a gente pensa em data comemorativa sempre vem em mente Natal, feriados e comemorações. Mas existem algumas datas que nem todo mundo conhece ou que são celebradas diferentes em outros países e eu achei legal colocar neste post para quem mora ou está vindo passear no Canadá em 2022. Olha só!

15 de janeiro de 2022: Começo do agendamento dos campings do verão

Acampar nos parques provinciais é uma maneira barata de curtir o verão aqui em Ontário. Além disso, é muito divertido e também extremamente popular. Para reservar os sites dos campings você precisa de um certo planejamento – conforme contei aqui – e também agendar com antecedência. Os sites abrem para agendar 5 meses antes da data que você quer ir e eu sempre tenho agendado 15 de janeiro para começar a agendar, porque eu gosto de acampar em junho já que os parques não estão tão cheios.

17 de janeiro de 2022: Blue Monday

A Blue Monday acontece todos os anos na terceira segunda-feira de janeiro. O significado deste dia é polêmico porque é considerado o “dia mais triste do ano”. Isso porque as temperaturas nesta época são sempre muito frias (janeiro é o mês mais frio no Canadá), a euforia das festas de final de ano já passaram e as contas do cartão de crédito aparecem. O azul é associado à depressão então por isso a data ficou conhecida como segunda-feira azul.

1 de fevereiro de 2022: Chinese New Year

Um pouco mais de 5% da população do Canadá é Chinesa, o que corresponde a 1.76 milhões de pessoas. Então esta data não poderia deixar de estar aqui, porque se você está no Canadá nesta época verá comemorações por conta disso. Este é Ano Novo Chinês que em 2022 será o ano do tigre. Vale a pena ler e aprender mais sobre esta tradição.

2 de fevereiro de 2022: Groundhog Day

O Groundhog Day (dia da marmota) é um feriado que foca na ideia folclórica da marmota saindo de sua toca e prevendo o clima do resto do inverno. Diz a lenda que nesta manhã, se uma marmota puder ver sua sombra, haverá mais seis semanas de inverno. Se ele não consegue ver sua sombra, a primavera está a caminho. Clique aqui para ler mais sobre o assunto.

14 de fevereiro de 2022: Valentine’s Day

O dia dos namorados no Hemisfério Norte é celebrado em fevereiro. Eu sempre coloco esta data no calendário porque ela vai além da celebração do amor entre casais: é também a celebração do amor entre familiares e amigos. A data é sempre celebrada nas escolas e eu acho lindo. Além disso, vale a dica de evitar os restaurantes lotados se você resolver jantar fora no dia.

21 de fevereiro de 2022: Family Day

É um feriado relativamente recente aqui no Canadá – começou em 2008 em Ontário – e o objetivo é realmente ter uma folga e curtir a família no meio do inverno. Como janeiro e março não há feriados aqui, esta data é uma pausa na loucura do começo do ano e um dia para relaxar. O próximo feriado aqui será a Páscoa.

24 de fevereiro de 2022: Pink Shirt Day

Em 2007, na província de Nova Scotia, os alunos David Shepherd e Travis Price (grade 12) viram que um aluno da grade 9 estava sendo bullied por usar uma camisa rosa no primeiro dia de aula. Esses alunos então decidiram sair e comprar um monte de camisas rosas e distribuí-las para outros alunos usarem. No final daquela semana, a maioria dos alunos da escola estava usando camisetas rosa para mostrar apoio ao aluno da grade 9 que foi vítima de bullying. E esse ato acabou tomando conta do Canadá todo e virou esta data.

13 de março de 2022: Começo do Horário de Verão

O começo do horário de verão no Canadá em 2022 será no dia 13 de março, mais de uma semana antes do início oficial da primavera. Essa é uma data importante para marcar no calendário porque é uma mudança que fará diferença nos dias mais curtos – mas infelizmente o frio ainda continua por algumas semanas.

18 de abril de 2022: Easter Monday

A Segunda-feira de Páscoa é a segunda-feira depois da Páscoa, que é um feriado obrigatório para funcionários federais. Embora não seja obrigatório por regulamentação federal, alguns empregadores também concedem esse dia de folga aos funcionários que não são federais (eu, por exemplo, tenho este feriado). Como sexta-feira é feriado também, temos 4 dias de folga. Para algumas províncias este é o primeiro feriado do ano.

23 de maio de 2022: Victoria Day

Victoria Day é um feriado federal canadense celebrado na última segunda-feira anterior a 25 de maio, que em 2022 cai no dia 23 de maio. Inicialmente em homenagem ao aniversário da Rainha Vitória, hoje celebra o aniversário do sovereign do Canadá (que é a Rainha Elizabeth). É informalmente considerado o início da temporada de verão no Canadá e geralmente é quando o calor chega por aqui.

24 de junho de 2022: Último dia de aula na maioria das escolas

O ano escolar aqui no Canadá começa em setembro de um ano e vai até o final de junho do outro. É bem diferente do que temos no Brasil, incluindo as férias. Isso porque o verão aqui acontece entre julho-agosto e a pausa para as festas de final de ano é bem pequena (2 semanas). Eu sempre gosto de olhar quando as aulas irão acabar para poder planejar as minhas férias e aproveitar ao máximo os meninos em casa. Este ano Ian sai da creche e irá para a escola, então será um ano super incrível!

1 de julho de 2022: Canada Day

Não poderia deixar de incluir o Dia do Canadá, o feriado mais importante do país. Este feriado nacional marca o aniversário da Confederação em 1867, quando a Lei da América do Norte Britânica entrou em vigor e transformou o Canadá em país. Era originalmente conhecido como Dominion Day até ser renomeado em 1982. É no auge do verão e um dia sempre muito especial e emocionante.

26 de agosto de 2022: National Dog Day

Sim: o Canadá tem um dia nacional para celebrar os cachorros. Eu sempre celebrei a data com Jojoe e fazia uma caminhada longa e dava atenção extra para meu peludo. Com a Ella não será diferente: eu já coloco na agenda para não esquecer e tornar o dia dela ainda mais especial.

30 de setembro de 2022: Orange Shirt Day

É uma data que começou a ser celebrada em 2013 com o objetivo de educar as pessoas e promover a conscientização no Canadá sobre o sistema escolar residencial feito com os índios e o impacto que ele teve nas comunidades indígenas por mais de um século – um impacto reconhecido como um genocídio cultural e que continua até hoje. É um dia em que homenageamos as crianças indígenas que foram enviadas para escolas residenciais no Canadá e aprendemos mais sobre a história.

5 de outubro: World Teachers’ Day

A data para celebrar os professores aqui no Canadá não é 15 de outubro como fazemos no Brasil, mas dia 5. Eu SEMPRE esqueço então já marco a data na agenda. Vale falar que a data é celebrada por aqui desde 1962.

10 de outubro de 2022: Thanksgiving no Canadá

O Dia de Ação de Graças é um feriado tão – ou até mais – importante que/quanto o Natal. A data aqui é celebrada antes do Thanksgiving dos USA, porque originalmente celebra a colheita. Como o Canadá fica mais ao norte é mais frio e a colheita acontece antes. É um dos meus feriados favoritos não só pelo significado (dia de agradecer) mas porque as cores do outono sempre estão vibrantes nesta época.

6 de novembro de 2022: Fim do horário de verão

Assim como marcamos o começo do horário, vale também marcar o final. Os dias já ficam mais frios e curtos nesta época e já começamos a “sentir” a chegada do inverno para valer.

11 de novembro de 2022: Remembrance Day

O Dia da Memória é comemorado em 11 de novembro de cada ano e marca o fim da Primeira Guerra Mundial em 1918. A intenção do dia é relembrar todos que lutaram nas guerras e para muitos é só depois desta data que, por respeito, você pode começar a decorar a sua casa para o Natal. É um feriado somente para quem trabalha em órgãos federais.

18 de novembro de 2022: Início da Copa do Mundo no Qatar

Eu AMO copa do mundo e a última copa do mundo que tivemos – e a primeira do Thomas – foi “celebrada” no hospital. Eu estava de repouso esperando o Ian nascer e lembro de assistir os jogos para tentar fazer o tempo passar pois fiquei lá mais de 2 meses. Enfim, esta será então a primeira copa do mundo do Ian e a primeira “oficial” do Thomas e queremos curtir muito com eles. O início será dia 18 de novembro no Al-Bayt Stadium em Al-Khor, cidade ao norte da capital Doha.

20 de novembro de 2022: National Child Day

O dia das crianças no Canadá é celebrado no dia 20 de novembro e, devo confessar, bem diferente de como celebramos no Brasil. A data é celebrada como reconhecimento do compromisso do Canadá com a defesa dos direitos da criança e destaca dois eventos históricos: a assinatura em 1959 da Declaração dos Direitos da Criança da ONU e a adoção da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança em 1989. Não há presentes.

25 de novembro de 2022: Black Friday

Apesar do Thanksgiving do Canadá ser comemorado em outubro, o Black Friday aqui é celebrado a partir do Thanksgiving Americano. Black Friday é a sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Tradicionalmente, marca o início da temporada de compras de Natal. Aqui os preços são realmente muito bons e vale a pena olhar e fazer algumas compras.

26 de dezembro de 2022: Boxing Day

Ta ai um feriado bem Canadense: o Boxing day. Esta data depois do Natal é considerada a melhor época para fazer compras, quando as lojas liquidam tudo que sobrou do Natal. Dizem que os preços são muito melhores que os da Black Friday. A data é feriado aqui, então temos 2 dias consecutivos – Natal e Boxing Day – off.

Espero que tenham gostado da dica e atualizado os calendários de vocês para o novo ano! A foto deste post é do Canva Pro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *