Pular para o conteúdo

RESP: a “poupança” para o ensino superior do seu filho no Canadá

Você sabe o que é RESP? RESP é a sigla de Registered Education Savings Plan. São contas com vantagens fiscais que podem ser abertas por residentes canadenses que querem guardar dinheiro para o ensino superior de crianças. Como vocês sabem a educação superior aqui no Canadá é privada e muito cara, então essa “poupança” é uma ótima opção. Os recursos do RESP podem ser investidos de inúmeras maneiras e, se forem gastos com mensalidades ou despesas relacionadas ao ensino superior, nenhum ganho de investimento na conta estará sujeito a cobranças do imposto de renda.

Além de economizar com as taxas, há outros benefícios do RESP. Uma delas é que o governo investe 20% de todas as contribuições do RESP até CAD$ 2.500 por criança por conta e por ano (i.e. o governo coloca na sua conta RESP um máximo de CAD$500 por criança por ano). Uma outra vantagem do RESP é que os fundos da conta podem ser usados ​​para investir em qualquer tipo de instrumento – fundos mútuos, ETFs, GICs, ações, títulos. Ainda, quando as crianças forem maiores você pode explicar para elas este processo e mostrar o valor e importância da educação e de investir seu dinheiro no futuro. Isso ainda dá segurança para eles, ensinando que eles terão recursos financeiros no futuro para suas despesas de ensino e correrem atrás dos seus sonhos.

Vale falar que esta não é uma conta que os pais podem somente abrir para seus filhos. Contanto que tanto a pessoa que irá abrir conta quanto o beneficiário sejam residentes canadenses, não importa quem abre a conta. Pode ser o pai de uma criança, um avô, um amigo da família ou qualquer pessoa, desde que tenha acesso ao Número de Previdência Social (SIN Number) da criança. RESPs são intransferíveis, exceto para um irmão. Porém há diferentes tipos de RESP e se você quiser abrir um do tipo familiar (i.e. para mais de uma criança da família) este tipo de conta só pode ser aberto pelos pais ou avós das crianças e pode ser gasto na educação de qualquer criança da família.

Claro que existe um limite para a generosidade do governo Canadense. Independentemente da renda familiar, nenhuma criança pode receber mais de CAD$7.200. Se a criança decidir não estudar depois que finalizar o ensino médio (i.e. não fazer um curso superior), a conta pode ser facilmente transferida para um irmão. E se não houver irmão, as pessoas que contribuíram com dinheiro podem transferi-lo para seu RRSP (Registered Retirement Savings Plan) pessoal livre de impostos para poupança de aposentadoria. Quando um RESP é fechado, todas as concessões governamentais devem ser reembolsadas, e todos os ganhos sobre os investimentos dentro das contas registradas estarão sujeitos a impostos. Felizmente, você pode manter RESP aberto por 36 anos, então você terá bastante tempo para convença seu filho a ir para a faculdade antes de você ter que encerrar a conta.

De acordo com a legislação atual, você pode contribuir com um RESP vitalício máximo de CAD$50.000 por beneficiário. O valor do quarto de contribuição anual elegível para o Canadian Education Savings Grant (CESG) é de CAD$ 2.500, como disse anteriormente. Você pode contribuir mais, mas o subsídio de 20% só é igualado pelo governo em até CAD$2.500 por ano. A quantidade de contribuição é acumulada a cada ano, começando em 2007 ou no ano em que a criança nasceu, o que ocorreu por último. O acúmulo continua até e incluindo o ano em que a criança faz 17 anos, onde é possível retirar aquele dinheiro gratuito do governo do CESG mesmo se você perder um ou dois anos. Para maximizar o CESG, você vai querer contribuir com CAD$2.500 por ano por beneficiário durante 14 anos e, em seguida, finalizar com CAD$1.000 extras no 15º ano. Isso ocorre porque o CESG total que uma criança pode receber é de CAD$7.200. Se você perdeu um ano ou começou atrasado, pode contribuir com mais de CAD$ 2.500 para solicitar subsídios retroativamente. Você é elegível para receber CAD$500 adicionais por ano no CESG se você perdeu contribuições de anos anteriores. Resumindo, você pode recuperar o atraso em um ano anterior de cada vez contribuindo com mais de CAD$2.500 por ano.

Resolvi trazer este assunto aqui hoje porque acho muito importante, apesar de entender muito pouco (é o marido o expert em finanças aqui em casa). Se você quiser entender mais sobre o assunto clique aqui e veja tudo sobre RESP no site do governo Canadense. Você também pode conversar com pessoas especializadas na agência do seu banco. Fica aqui a dica para os imigrantes que tem filhos, netos ou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *