Pular para o conteúdo

O final de um ciclo

Desde dezembro de 2014 eu faço parte de um projeto chamado 6 on 6 Canada (leia o primeiro post aqui). O objetivo do projeto era super atraente e eu topei na hora: dar dicas de uma maneira diferente (6 fotos, 6 dicas sobre um mesmo tema, todo dia 6 por 6 blogueiros em 6 lugares diferentes do Canadá). Foi o primeiro projeto colaborativo que participei com outros produtores de conteúdo do Canadá e o mais longo de todos: fui convidada na primeira versão e me mantive fiel até hoje, quase 7 anos depois desde este convite.

No total foram 85 posts do projeto. Mas este ciclo maravilhoso chegou ao fim…

Quando fui convidada pela Jaque – idealizadora do projeto – eu sempre via o 6 on 6 Canada como um projeto de blog: 6 fotos e uma escrita elaborada de cada um dos 6 lados que caracterizavam aquele tema. Eu AMAVA escrever para ele e lembro de criarmos as listas já no início do ano e eu ficar pensando sobre como iria elaborar os textos e qual o ângulo meu texto iria tomar. Era um desafio não só escrever sobre um assunto específico de 6 maneiras diferentes mas achar 6 fotos para ilustrar cada um desses assuntos. Um desafio prazeiroso.

Eu lembro com muito carinho quando o tema de março de 2015 foi definido leitura e eu, grávida do Thomas, fui para a Universidade de Toronto bater fotos das minhas bibliotecas favoritas. Meu marido bateu as fotos e eu andava por aqueles lugares como “ex-aluna” feliz da vida de estar lá agora grávida. Teve também o post de junho de 2018 com os meus 6 cantinhos favoritos de Toronto, onde eu abri meu coração e declarei meu amor pela cidade. O tema de março de 2020 também foi muito especial sobre os 6 momentos da minha vida Canadense que eu gostaria de reviver. E teve até post há 1 anos atrás celebrando os 5 anos completos de projeto, com uma lista de todos os posts que rolaram nesta época.

Ai você vai se perguntar: se você gosta tanto do projeto por que vai sair? Na verdade, o projeto irá acabar… ou dar uma pausa, não sei. Fato é que de um tempo para cá os blogs estão se tornando uma raridade e eu até entendo, porque “isso aqui” dá um trabalho enorme. Manter um hobby no qual a dedicação tem que ser grande não é uma tarefa fácil e cada vez mais eu vejo – infelizmente – lugares que eu amava acessar e ler desaparecerem. E com isso o projeto acabou perdendo o sentido. Tentamos mudar ele para a rede social do momento – o instagram – mas não foi a mesma coisa. Aliás, para mim nada se compara a um bom texto escrito com paixão, sem limite de caracteres, sem preocupação com o número de “likes”.

Escrever um blog é como escrever um diário, só que para o mundo ler. É colocar em linhas os seus sentimentos e a maneira que você vê a vida. É compartilhar quem você é para quem não te conhece. É guardar de uma maneira pública os seus sentimentos e relê-los daqui a um tempo, para entender a sua jornada e quem você se tornou. Algumas coisas que faço aqui eu não consigo fazer em nenhum lugar. A maneira que eu escrevo aqui você não vai encontrar em nenhum lugar. Não há rede social que se iguale a parceria e intimidade que eu tenho com meu blog e é por isso que eu sempre falo que ESTE é o MEU espaço na internet, e não minha conta de instagram ou meu canal (abandonado) no YouTube.

Um projeto tão especial como o 6 on 6 Canada não faz sentido em outro espaço que não seja este… e como a maneira de consumir o conteúdo está mudando e os blogs hoje são raridade, achamos melhor encerrar este ciclo, que foi de muito sucesso, gratidão e ensinamentos. Quantas pessoas incríveis eu conheci. Quantos textos maravilhosos eu li. Quantas maneiras diferentes de ver um mesmo tema eu aprendi. Encerramos este ciclo felizes e com o dever cumprido… e, como eu sempre digo: um ciclo se fecha para que outros se iniciem. Então não vejo a hora dos novos ciclos surgirem…

7 comentários em “O final de um ciclo”

  1. Ai que pena!!! Fico feliz e triste porque o seu blog é o ÚNICO eu disse U N I C O que eu leio com prazer e acompanho. Mas fico feliz para que o novo possa chegar e espero que ele venha recheado de coisas boas. Seguirei acompanhando pelo Instagram. Sentirei saudades.

  2. Uma pena Gaby, mas cada vez menos as pessoas têm paciência para ler um texto com mais de 140 caracteres. Vida longa ao seu blog!

  3. Olá, Gabi!
    Super compreendo você.
    Amo ler seu blog! Amo leitura.
    Conheci seu blog a quatro anos atrás… quando estávamos começando o planejamento para virmos para o Canadá.
    O planejamento deu certo, e faz quatro meses que estamos aqui.
    Suas informações e dicas são muito úteis. Contiuarei a ler os demais posts.

    Sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *