Pular para o conteúdo

Sobre o mês de dezembro de 2021 em Toronto e arredores

Chegou o último mês de 2021 e eu preciso confessar que, pela primeira vez em muito tempo, eu tive um ano logo. Sabe aquela frase “cadê o ano, eu não vi ele passar”? Não funcionou para o meu 2021. Teve muita mudança na minha vida, muito trabalho e consegui aproveitar e aprender muito. Mesmo faltando somente 31 dias para 2021 acabar você ainda tem MUITO para aproveitar deste ano. Isso porque o mês de dezembro é repleto de atrações. E como sempre eu faço este post no início de cada mês e dou algumas dicas de eventos que eu acho legal. Já falei sobre eventos de luzes aqui e também paradas do papai noel aqui, mas irei repetir nas atrações alguns dos eventos listados nestes posts que acho imperdíveis. Além dos eventos eu falo um pouco da previsão do tempo, feriados e um resumo de tudo que rola por aqui nesta época mágica do ano.

Previsão do Tempo

A previsão do tempo para o sul de Ontario diz que teremos um dezembro mais frio que o normal mas com menos neve. Vale falar que a primeira neve em Toronto nesta season aconteceu dia 28 de novembro. Segue a previsão do tempo, dia a dia: 1 e 2 de dezembro com flurries e frio, 3 a 7 de dezembro com chuva e temperaturas mais amenas, 8 a 13 de dezembro com uma mistura de chuva e neve e temperaturas amenas e 22 a 31 de dezembro com neve e frio. Pela previsão teremos um White Christmas (i.e. Natal com neve) e estou super empolgada com isso! A média de temperatura será de -7C (3C a menos que as médias dos outros anos) e a precipitação será de 50mm (10mm abaixo da média dos outros anos).

Início oficial do inverno

O inverno começa oficialmente no dia 21 de dezembro, que é o primeiro dia astronômico do inverno no Hemisfério Norte. Também é considerado o dia mais curto do ano. Embora o inverno só comece no dia 21 o início de dezembro é de certa forma considerado o início do inverno, já que a partir de agora temos dias curtos, frio e neve.

E se você procura a previsão de como será o inverno 2021-2022 clique aqui (para a previsão do The Weather Network) e aqui (para a previsão do Old Farmer’s Almanac). Estas são duas fonte de previsão do tempo bem populares e confiáveis por aqui e basicamente elas dizem a mesma coisa: o inverno terá extremos, muita neve e também temperaturas acima da média (i.e. mais quentes que o normal). Vamos ver como será!

Feriados

Dezembro possui dois feriados: o Natal (dia 25 de dezembro) e o Boxing Day (dia 26 de dezembro). A tradição aqui é trabalhar no dia 24, celebrar no dia 25 e relaxar no dia 26. O Boxing Day é um feriado originado na Inglaterra e todas suas colônias aderiram, incluindo o Canadá. Em resumo é uma data onde há muitas promoções nas lojas – alguns consideram a melhor data para fazer compras (clique aqui e leia mais sobre o assunto). Além disso as pessoas costumam assistir a jogos de hockey no gelo, que são bem tradicionais nesta data e ficam passando na TV o dia todo. Assim como o dia 24 de dezembro o dia 31 não é feriado. O feriado aqui é dia 1 de janeiro que como cai em um sábado este ano passará para segunda e as aulas e o trabalho já começam normalmente na terça dia 4 de janeiro.

Eventos incríveis nesta época do ano

The Distillery Winter Village: é o antigo Toronto Christmas Market que, pelo que eu vi, não mudou muito das suas versões anteriores e com outro nome. Mesmo assim é um evento incrível e imperdível, que acontece no Distillery District de Toronto até o dia 31 de dezembro.

Cavalcade of Lights: este evento acontece há anos em Toronto e é marcado como o início oficial do inverno e das festividades de Natal. Este ano os fogos aconteceram no final de novembro mas a praça da prefeitura está toda iluminada e ficará assim até 2 de janeiro. Se você for no local vale a pena passar pelas janelas da loja Hudson’s Bay e ver os displays de Natal, que são sempre lindos. Tudo gratuito!

Santa’s Village Toronto: evento no skyline da Union Station onde as crianças tem oportunidade de ver Santa Claus, bater foto e ter uma experiência interativa de 45 minutos. O evento acontece de 3 a 19 de dezembro.

The Original Santa Claus Parade: nós adoramos a parada de Natal de Toronto e íamos sempre. Nos último ano o evento foi online e este ano também será. Ele acontecerá no dia 4 de dezembro às 7pm na emissora CTV. Este ano o evento terá 24 carros alegóricos, sendo um deles um carro alegórico indígena chamado “Creation Story” do artista Anishinaabe Phil Cote.

Winterfest: este evento do Canada’s Wonderland é super popular e pelo que eu vi nos stories das pessoas que estão indo, está super cheio. Eu não poderia deixar de incluir este evento aqui porque é realmente imperdível, mas eu vou pular este ano porque, como disse, achei muito lotado. O evento vai até 31 de dezembro.

Sweaters N’ Snowflakes Food & Wine Bar: um espaço parcialmente aquecido que oferece vinho quente, chocolate quente fortificado, cidra de maçã e outros coquetéis inspirados nas festas de fim de ano. O pop-up também apresenta comida preparada em forno a lenha, como pizza, pernas de peru, sopa vegana e muito mais. O ambiente é todo natalino com pinheiros, guirlandas e luzes. Terá música ao vivo e carolling. O evento acontece de 3 a 31 de dezembro.

Winter Wonderland in the Junction: the Junction é uma região de Toronto que vale a pena visitar, com muitas lojas locais e restaurantes deliciosos. Pelo segundo ano consecutivo a região está fazendo este evento, que é uma exposição ao ar livre de artistas internacionais e artistas do GTA. Aqueles que desejam experimentar a imersão da galeria são incentivados a usar o aplicativo de realidade aumentada ARTvive. O evebto vai até 2 de janeiro e acontece na Dundas Street West, entre as ruas Quebec e Indian Grove.

The Immersive Nutcracker, A Winter Miracle: uma experiência imersiva 360 graus deste clássico de Natal. O evento é produzido pelas mesmas pessoas responsáveis pelo Immersive Van Gogh e Klimt. O evento possui muitos efeitos especiais, música e projeções. Está acontecendo até 26 de dezembro.

Home Alone In Concert: amo estes eventos que reunem nossos filmes favoritos e uma orquestra sinfônica. Este aqui é do filme “Esqueceram de Mim”, um super clássico de Natal. O evento acontecerá dias 3 e 4 de dezembro, 7:30pm e dia 4 de dezembro 2pm no Roy Thomson Hall.

Snow Magic: um drive-thru de “luzes, fogo e gelo” acontecendo no Ontario Place de Toronto durante todo o mês de dezembro (e até 16 de janeiro). Este evento é diferente dos tradicionais eventos deste tipo de Natal que você encontra o Papai Noel: é mais místico e cheio de fogo e efeitos especiais como dragões e vulcões.

Santa’s Magical Adventure: se você busca fazer um passeio de trem de Natal eu indico este em Waterloo. Nós já fizemos e amamos. Esse passeio sai da estação de trem da vila de St Jacobs, que é imperdível. E os passeios temáticos de Natal acontecerão até o dia 19 de dezembro.

Holiday Magic at Blue Mountain: a vila de blue Mountain já é linda, mas iluminada e na época de Natal fica ainda mais mágica. O evento de luzes é gratuito e há fogos nos sábados. Vale a pena visitar o lugar, que fica há 2h ano norte de Toronto. Eu já fui várias vezes e tem dicas aqui no blog de onde se hospedar.

Eventos esportivos

Os eventos esportivos continuam a todo vapor em dezembro. Os times de basquete (Toronto Raptors) e hockey no gelo (Toronto Maple Leafs) jogam muito nesta época do ano. O Raptors vai jogar 10 vezes em Toronto em dezembro (incluindo dia 31 de dezembro) e o Leafs joga 6 vezes na cidade.

Espero que tenham gostado das dicas e ótimo dezembro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *