Pular para o conteúdo

Reciclagem de lixo no Canadá

  • Dicas

Lembro de chegar aqui no Canadá e não entender nada sobre reciclagem do lixo. Na verdade, eu achava que a gente separava as latinhas, alguns plásticos e ponto. Mas eu aprendi muito nesses anos morando aqui e não sei como não escrevi nada sobre o assunto, porque é um tópico super importante para quem mora no país. As regras canadenses sobre reciclagem e descarte de lixo são diferentes do Brasil (pelo menos na época que eu morava lá) e até um pouco complexas. Vale falar que elas mudam em função da cidade ou região que você mora. Antes de colocar o lixo fora, é importante saber o que vai para onde e como é coletado.

Separando o lixo doméstico: a base do sistema de reciclagem no Canadá

Nem tudo vai para o mesmo lixo e os moradores do Canadá devem separar seu lixo em latas azuis (blue bin), verdes (green bin) e pretas (black bind), dependendo do material dos itens. Quando você recicla, seus itens descartados são vendidos para reprocessadores para fazer novos produtos. Enquanto isso, o lixo orgânico é processado para produzir biogás e composto. É importante verificar os regulamentos locais, pois as regras podem variar entre os municípios, mas aqui está o que normalmente vai em cada um destes lixos.

Green Bin: o lixo orgânico

Lixeiras verdes são usadas para descartar produtos orgânicos, por exemplo, resíduos de alimentos e sacolas de papel. Todos os alimentos crus e cozidos podem ir para o cesto verde, incluindo vegetais, carnes, laticínios, conchas e produtos assados. Pó de café, filtros e saquinhos de chá também são aceitos, assim como produtos de papel como caixas de pizza e pratos de papel. Resíduos de animais também podem ir para o lixo verde e, às vezes, fraldas, dependendo de onde você morar. Aqui onde moro eles pedem para as fraldas irem em um saco separado, mas no green bin.

Vale falar que por algum tempo por conta do COVID-19 algumas cidades estavam pedindo para que as pessoas não colocassem produtos de papel na lixeira verde (como guardanapos de papel, toalhas ou lenços de papel). Porém parece que agora os produtos já podem ser colocados novamente no lixo orgânico (pelo menos este é o caso de Toronto, leia aqui).

Blue Bin: o lixo reciclável

Os itens recicláveis ​​vão para a lixeira azul. É crucial classificá-los adequadamente, pois os itens não recicláveis ​​podem fazer com que um lote inteiro de materiais recicláveis ​​de boa qualidade seja jogado fora. Geralmente, os recicláveis ​​são colocados na lixeira azul soltos, não ensacados. Isso porque eles devem estar limpos. Os itens aceitos incluem vidro, plástico rígido, plástico macio e elástico, metal, papel, recipientes de papel, papelão e espuma. Muitas embalagens aqui tem o símbolo de reciclável, o que facilita bastante na hora de sabermos onde o lixo irá.

Alguns grandes erros na reciclagem: plástico preto, roupas e tecidos, copos de bebidas quentes com plástico não reciclável por dentro, máscaras e luvas. Todos estes produtos citados devem ir no lixo comum (black bin), mas há algumas excessões então vale sempre olhar o site de Recycling & Garbage Disposal da cidade que você está morando.

Black Bin: o restante do lixo

A lixeira preta é basicamente para onde vai tudo o que não vai para a lixeira verde (lixo orgânico) ou azul (lixo reciclável). Mas claro que há excessões como produtos grande, resíduos de jardim (Yard Waste), eletrônicos (Electronic Waste), etc. Em muitos municípios, as taxas de coleta de lixo dependem do tamanho da sua lixeira e muitas vezes você paga para que o lixo preto seja recolhido. Aqui onde eu moro custa $2 por saco e ele pode ser recolhido de 2 em 2 semanas.

Muitos municípios têm um mecanismo de busca chamado WASTE WIZARD, que lhe dirá em qual lixeira você deve colocar seu item. O de Toronto é este aqui.

A foto em destaque é Canva Pro.

3 comentários em “Reciclagem de lixo no Canadá”

  1. Gaby, até hoje não entendo como pode as fraldas irem para o green bin, para mim não faz o menor sentido porque como que vai decompor plástico? Fora que sempre jogo as wipes junto com as fraldas e wipes é black bin. Anyway, acho essa parte das fraldas bem confusa, rsrs!

    Amei o post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *