Pular para o conteúdo

As 10 cidades mais baratas para se viver no Canadá

Não passa uma semana que eu não receba uma mensagem perguntando sobre custo de vida no Canadá, sobre valores em aluguel e se há alguma cidade na região de Toronto que seja mais barata para morar. Eu tenho vários posts aqui no blog sobre custo de vida em Toronto (clique aqui para ler todos eles), mas mesmo assim acho difícil definir um valor porque cada pessoa tem seu estilo de vida e gasta de acordo com ele. Mas uma coisa é unânime: todos precisam de um teto para morar. Então a maioria das pesquisas relacionadas as cidades mais baratas para se viver no Canadá se baseiam no custo do imóvel. Eu selecionei abaixo uma lista com 10 mas leve em consideração que as pesquisas utilizam este fator. Vale falar que a vida em si aqui não é cara e o gasto maior certamente será na compra do seu imóvel.

1. Sept-Îles, Quebec

Cidadezinha localizada na parte norte do golfo do Rio São Lourenço com 28,500 habitantes e cujas casas custam C$204,042. A economia do local é focada na extração de ferro e alumínio e também no turismo, já que no local param cruzeiros.

2. Bécancour, Quebec

Cidade colada com Trois-Rivières (do outro lado do rio São Lourença), no meio do caminho entre Montreal e Quebéc City. Essa é uma cidade industrial, com foco em petróleo e metais. Possui 12,500 habitantes e o custo do imóvel está em cerca de C$206,748.

3. Quesnel, British Columbia

Com a população de 12,000 habitantes e o custo de casas em C$209,133 esta cidadezinha fica no meio das montanhas rochosas e tem sua economia focada no turismo.

4. Cornwall, Ontario

Esta cidade fica na divisa entre Ontário e Quebéc e possui muitos call centres e distribution centres. No local moram 47,000 pessoas e o preço das casas está em torno de C$211,715.

5. Timmins, Ontario

Cidadezinha no norte de Ontario com economia baseada em minério e madeira. Possui 41,000 habitantes e o valor das casas está em torno de C$212,922.

6. Saint-Georges, Quebec

Com 31,000 habitantes, esta cidade é a maior ao sul de Quebéc City. O preço das casas fica em torno de C$219,124. Ali fica a sede da maior empresa de trailers customizados de caminhões da América do Norte, a Manac.

7. Rimouski, Quebec

Uma cidade linda na beira do Rio São Lourenço que eu amei conhecer quando fomos para a Península de Gaspé em 2020 (veja aqui). No local moram 47,000 pessoas e o preço médio das casas é de $227,673.

8. Sault Ste. Marie, Ontario

Outra cidade que recentemente exploramos (veja aqui) e onde moram 73,000 pessoas. A economia da região vem de energia e turismo e o preço das casas está em torno de C$238,013.

9. Rouyn-Noranda, Quebec

Cidadezinha ao norte de Quebec perto da divisa com Ontario, possui 42,000 habitantes e o preço médio das casas é $240,191. A economia da região é baseada na extração do cobre.

10. Sainte-Marie, Quebec

A última cidade da lista também fica em Quebec, mais precisamente ao sul de Quebec City. No local moram 13,000 pessoas e a média dos imóveis é C$243,980.

Espero que tenham gostado da lista. Parece que realmente as cidades mais baratas para se viver são as pequenas cidades nas províncias de Ontário e principalmente Quebec. Mas claro que a escolha do local para morar no Canadá deve envolver vários fatores, especialmente estar em um local que te dê oportunidades de trabalho e estudo. Então, pesquisar e realmente conhecer a região que você pretende morar é muito importante. No nosso caso, optamos por morar em Toronto – um dos lugares mais caros do Canadá – mas as oportunidades profissionais acabaram sendo maiores do que a preocupação com o custo de vida. Sabe aquela coisa de pagar mais para viver mas ter um salário melhor? Funcionou para a gente.

Espero que tenham gostado do post e boa sorte na escolha da cidade para morar no Canadá!

6 comentários em “As 10 cidades mais baratas para se viver no Canadá”

  1. Ei Gabi, não sei se perdi o comentário, mas esse comparativo é baseado em casas de qual tamanho? Tipo casa de x quartos, x banheiros, com garagem simples, attached/detached….

  2. Olá Gaby boa noite! Eu gostei demais das informações das casas ? achei formidável. Eu moro hoje em Juiz de Fora Minas Gerais, tentei aquele formulário para ter a licença de morar e trabalhar no Canadá, mas, não consegui. Você acha que posso ficar ilegal no Canadá? Muito obrigado!

    1. Para que você tenha direito à saúde e educação, por exemplo, você precisa do visto. Ilegais não têm direitos no país. Portanto, o melhor é seguir todo o processo legalmente, mesmo que a princípio seja mais trabalhoso.

    2. Vai com visto de trabalho geralmente eles permite fica 3 anos la entao quando vc tiver com dois ano la e tiver certeza tenta o visto ja estando la dentro mesmo ja q demora bastante nesse resto de um ano acho q da ( creio eu que no canada é meio dificil ficar ilegal la

  3. Vou pela primeira vez ao Canadá agora para 2023 ou 2024 desejo saber se fazer vendas de culinária freelancer na rua é viável em quais cidades? Vancouver.montreal. Quebec?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *