Pular para o conteúdo

Nossa experiência alugando um barco no Lake Simcoe

No Canadá tem tantos lagos que o país possui metade da quantidade de água doce do mundo. A província de Ontário possui 1/5 da água doce do mundo em seus mais de 250 mil lagos. E é por isso quando quando o calor chega você vê barcos por todos os lados por aqui, porque é uma atividade que todos amam fazer nesta época do ano. Nós já moramos no Canadá há 11 anos e já fizemos alguns passeios de barco, mas nunca alugamos e exploramos os barcos por diversão, da maneira que os Canadenses são acostumados. Neste final de semana fomos convidados pela Cooks Bay Marina a fazer esta atividade e AMAMOS! Ainda não acredito que não fizemos isso antes! E hoje vou contar aqui no blog todos os detalhes para vocês.

Lake Simcoe

O lago Simcoe é um lago localizado ao norte de Toronto, com 722 quilômetros quadrados de superfície. Ele é o quarto maior lago da província de Ontário, depois do Lago Nipigon, Lac Seul e Lago Nipissing. Ao redor do lago Simcoe ficam as cidades de Georgina (parte sul), Innisfil, Barrie, Orillia e na ponta norte Port Severn. Há algumas ilhas dentro do lago como Georgina Island (a maior), e Snake e Fox Islands. O lago é utilizado praticamente para diversão e lazer e no inverno fica totalmente congelado e é onde muitas pessoas vão fazer pescaria de inverno. O lago é cercado por chalés de verão, que oferecem grande uso recreativo e náutico. Há uma série de praias que atraem visitantes de todas as regiões, já que o Lago Simcoe tem uma reputação de águas mais limpas e quentes do que as praias vizinhas do Lago Ontário. Há diversas marinas e yacht clubs ao redor do lago.

Cooks Bay Marina

Cooks Bay é o nome dado a baía mais ao sul do lago Simcoe, localizada na maior parte na cidade de Georgina. A Cooks Bay Marina fica localizada nesta região, a apenas 1h ao norte de Toronto. O local fica dentro de um pequeno harbour e trabalha com pessoas que tem barco (mas precisam de um lugar para colocá-lo na água: launch a boat) e também aqueles que, como nós, não possuem barco mas querem alugar um (boat rentals). O lugar é muito aconchegante e possui estacionamento próprio, food truck (veja abaixo mais detalhes), sorveteria, banheiros, mesinhas e wi-fi. O ambiente é muito familiar e bonito.

A experiência alugando e dirigindo um barco

A Cooks Bay Marina possui diversos barcos para alugar e você pode ver todos eles (incluindo valores) clicando aqui. Você não precisa ter uma carteira de motorista de barco, mas a carteira de motorista do meu marido foi pedida na chegada. Há também um depósito feito no seu cartão de crédito caso haja algum dano no barco. Nós alugamos o Tri-Toon, um barco incrível que tem capacidade para até 11 pessoas. Meu marido já tinha dirigido barco outras vezes mas nenhuma vez no Canadá.

Chegando lá recebemos instruções de como o barco funcionava e de onde estavam os itens de segurança. Recebemos também nossos salva-vidas. Ai, nosso instrutor literalmente foi com a gente até o meio do lago e, pacientemente, nos mostrou como o barco funcionava, fez o Juliano andar um pouco e tirar todas as dúvidas, e deu dicas de on de deveríamos ir. Achamos o atendimento PERFEITO – juro, não poderia ser melhor – e gostamos de todo o cuidado e atenção recebidos. Em nenhum dos lugares que alugamos barco (em viagens anteriores) recebemos instruções tão atenciosas. Até uma foto da nossa família no barco foi batida pelo nosso instrutor: e ficou linda!

Depois Juliano foi dirigindo o barco e deixou ele na marina e ai fomos fazer nosso passeio em família. Vale aqui falar que há duas opções de aluguel em todos os barcos: meio dia e dia inteiro. Pensando em tudo que você tem para explorar no lago Simcoe e o fato de você querer fazer tudo com calma eu nem preciso dizer que o dia completo é melhor. Foi isso que nós fizemos e foi perfeito! Nós pegamos o barco 9am e devolvemos perto das 3pm. Mais informações sobre a marina e dúvidas frequentes podem ser encontradas aqui.

Onde fomos passear de barco

Acho importante falar que você vê de TUDO no lago Simcoe e que tem que realmente estar atento e olhando para todos os lados. Como é um lago recreacional e estamos no auge do verão há muita gente passeando em todas as velocidades. Mas fomos super bem instruídos e nos sentimos muito seguros para explorarmos a parte sul do barco. Durante o treinamento conversamos sobre algumas regiões que gostaríamos de visitar e fomos explicados se valia ou não passar por elas.

Primeiro nós fomos para a região do outro lado da marina (leste de Cooks Bay) ver as casas enormes com garagens de barco. Dali resolvemos ir direto para a praia de Innisfil, para ancorar e tomar banho de lago. Foi isso que fizemos e foi UMA DELÍCIA. A água é muito transparente e não é tão fundo em algumas partes mais longe da costa, então nos sentimos super seguros e ficamos horas por lá. Tomamos banho, comemos algo, voltamos para a água, ouvimos música, pegamos sol… ai que delícia! E dali fomos na De Grassi Point e também tomamos mais um banho de lago, porque novamente por lá há partes não tão fundas que você pode nadar com mais segurança (no meu caso que tenho medo). Foi perfeito e inesquecível.

Cooks By The Bay

Eu amei a estrutura da Cooks Bay Marina e o fato de ter um food truck @cooksbythebay no local com várias delícias para você pegar antes de sair de barco ou depois, quando chegar. E foi exatamente isso que fizemos: depois que chegamos do passeio de barco sentamos em uma das mesinhas disponíveis e comemos algumas delícias. Tudo estava muito gostoso e o atendimento incrível. O dono da marina estava lá sempre muito atencioso e organizando tudo – e isso faz muita diferença. Depois do nosso lanche tomamos sorvete ali mesmo, já que eles possuem máquinas de sorvete da Menchie’s. Uma delícia!

Amamos a experiência! Não poderia ter sido melhor! Fica aqui a dica se vocês quiserem ter esta experiência e explorarem a região também por água. A sensação que eu tive foi que eu não conhecia esta parte de Ontário ainda, que é completamente diferente de tudo que eu já vi. Os barcos cheios de famílias e com cachorros, os kayaks, as pessoas pescando, as crianças sendo puxadas por lancha… foi incrível! Agradeço a Cooks Bay Marina pelo convite. Já falei para o marido que logo logo vou querer fazer esta experiência novamente, pois todos amaram! Os meninos mesmo eram só sorriso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *