Pular para o conteúdo

Sobre o mês de maio/2021 em Toronto e arredores

Mais um texto sobre o novo mês que se inicia… e novamente sem grandes eventos ou mudanças de cenário em relação a pandemia. Aqui em Ontário – província onde moro – ainda estamos em “Estado de Emergência”, com escolas, restaurantes e lojas que não vendam itens essenciais (alimentos e remédios) fechados. Maio, que é sempre um mês sempre cheio de eventos, estará um pouco parado por aqui, assim como todos os outros meses deste ano.

Maio de 2020 foi um mês muito tenso: eu lembro de olharmos a previsão do tempo, vermos o calor chegando mas não podermos/querermos sair de casa (neste texto aqui vocês encontram mais sobre isso). Foi só em junho de 2020 que começamos a acampar, fazer passeios de carro ao redor de Toronto e realmente curtir… e eu realmente espero que seja isso que aconteça este ano. As restrições estão marcadas para serem retiradas dia 20 de maio, mas tudo depende do número de casos. A Theresa Tam (Canada’s Chief Public Health Officer) falou que 75% da população do Canadá precisa ser vacinada para termos um verão com menos restrições (veja aqui). O jeito é, então, fazer nossa parte (i.e. seguir as regras de cuidado e tomar a vacina que estiver disponível para nós) e torcer para que os outros façam o mesmo).

Clima

Maio será um mês com temperaturas mais altas que as médias dos outros anos (12C, 2C acima da média) e com menos chuva que o normal (55mm, que é 20mm a menos que os outros anos). Geralmente é em maio que o calor chega para valor e as temperaturas são sempre muito agradáveis, com dias lindos e frescos. Segue a previsão dia a dia: 1 à 5 com chuva e mais frio, 6 à 13 com trovoadas, 14 à 18 com sol e fresco, 19 à 26 com chuva e 27 à 31 com calor e sol. Ou seja, o calor chega no final do mês.

Feriado

Maio é um mês especial por vários motivos e um deles é o Victoria Day. Eu digo querido porque ele é como um divisor de águas: antes dele temos frio, depois dele temos calor. O Victoria Day é um feriado federal que é celebrado no domingo antes do dia 25 de maio. É sempre uma segunda-feira entre os dias 18 a 24 de maio e sempre cai como a penúltima segunda-feira do mês. A data celebra o aniversário da rainha Victoria, bisavó da atual rainha da Inglaterra. O feriado é considerado como o começo do verão no Canadá e envolve vários eventos, sendo os mais disputados os fogos. Este ano o Victoria Day cai no dia 18 de maio. Não sei ainda como serão as comemorações em virtude do COVID-19, mas assim que souber eu atualizo vocês. Além do Victoria Day o mês de maio celebra o Dia das Mães na mesma data que é celebrado no Brasil (note que isto não acontece no dia dos pais). Este ano o Dia das Mães acontece no domingo dia 9 de maio e é tradição aqui em Toronto que as famílias se reunam em um restaurante para um brunch. Eu tenho até um post no blog – este aqui – com uma lista de lugares para vocês tomar brunch de dia das mães em Toronto. Este ano novamente não teremos esta tradição mas isso não quer dizer que o dia não será especial.

Flores e mais flores

É em maio que você verá cor por aqui. Geralmente é uma época que eu fico acompanhando muito perto a abertura das cherry blossoms. Elas abriram já, mas eu resolvi não falar sobre este assunto porque acho importante não estimular ninguém a sair do seu bairro para lugares que certamente estarão cheios de pessoas e, consequentemente, cheios de risco. E sim, as cherry blossoms são lindas, mas tenho certeza que no bairro que você mora há alguma árvore que está florindo e será lindo de ver. A foto em destaque deste post eu bati das flores que nascem nas gramas e são até consideradas pestes, mas que eu acho lindas. Há beleza em todos os lugares nesta época do ano e se quisermos ter um verão sem muitas restrições devemos pensar bem nas nossas ações.

Um bom maio para todos nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *