Pular para o conteúdo

10 curiosidades que vão fazer você se apaixonar ainda mais pela natureza do Canadá

Se você já explorou o Canadá irá notar uma coisa que é comum a todos os lugares: muita natureza. Até Toronto – a maior cidade do país – tem mais de 1500 parques e áreas verdes e é até chamada de “a cidade dentro do parque”. Claro que se você está lendo este texto e é Brasileiro pode não se impressionar com essa afirmação, mas o fato é que a natureza daqui é diferente, diversificada e incrível.

Eu adoro saber sobre curiosidades de um país. Melhor ainda quando estas curiosidades são do lugar que eu escolhi morar e realmente únicas. Segue uma listinha de 10 delas, que eu tenho certeza irão impressionar vocês.

1. O terceiro país com a maior área de floresta no mundo

O mundo possui 39 milhões de metros quadrados de área de floresta. E o Canadá é o terceiro nesta lista, com 34.1% da sua área coberta de florestas. O primeiro país é a Rússia e o segundo o Brasil, com 61.9% de florestas em seu território. É importante falar que a área aqui é floresta e não parques e áreas verdes. A fonte desta informação é esta aqui.

2. Onde foi encontrado o fóssil de pedra mais antigo do mundo

O escudo canadense forma um U que se estende do Lago Superior (sul) até as ilhas árticas (norte) e do oeste do Canadá em direção ao leste até a Groenlândia. É onde podem ser encontradas algumas das rochas mais antigas da Terra. Entre eles, uma rocha de 4,28 bilhões de anos que foi descoberta por geólogos em 2001 na costa leste da Baía de Hudson, no norte de Quebec.

3. Maior fonte de água doce do mundo

Existem muitas lagos em todo o Canadá – só em Muskoka ao norte de Toronto tem 1600 lagos – que não é nenhuma surpresa que o Canadá seja a maior fonte de abastecimento de água doce do mundo. Dois dos maiores lagos do mundo estão nos Territórios do Norte: o Great Bear Lake (31.328 km²) e Great Slave Lake (28.568 km²). O Lago Superior é o maior lago da América do Norte, é apesar de estar no Canadá sua área é compartilhada entre os Estados Unidos. É também o maior lago de água doce do mundo em área e tem aproximadamente o tamanho da Áustria.

4. Mais lagos do que todos os outros lagos do mundo juntos

Ainda falando de lagos – que é uma das maravilhas da natureza aqui no Canadá, o número de lagos no país com mais de três quilômetros quadrados é estimado em cerca de 31.752, dos quais 561 lagos têm uma área de superfície maior que 100 quilômetros quadrados, incluindo quatro dos Grandes Lagos. Ao todo, 9% da superfície do Canadá é coberta por água doce.

5. Maior litoral do mundo

O Canadá tem o maior litoral do mundo, com impressionantes 202.080 km (seguindo por Indonésia, Greenland e Russia). O país faz fronteira com 3 oceanos: o Oceano Pacífico, o Oceano Atlântico e o Oceano Ártico.

6. A maior praia de água doce do mundo fica aqui

A Wasaga Beach – 136km ao norte de Toronto, na província de Ontário – é a maior praia de água doce do mundo. Ele se estende por 14 km ao longo da costa da Georgian Bay no Lago Huron. É uma praia enorme e muito popular na região, sendo que uma parte dela faz parte de um parque provincial (este aqui).

7. É extremamente despovoado

Eu moro próximo a Toronto – na região mais populosa do Canadá – mas já viajei por boa parte do país e posso dizer que ele é muito despovoado, vazio mesmo. Procurei este dado e vi que cerca de 90% do Canadá é desabitado. O Canadá é bem maior do que os USA e tem somente 11% da população do mesmo. E isso certamente contribui para que tenha mais vida selvagem e também mais natureza. O Canadá é lo ar da maior ilha desabitada do mundo em Nunavut.

8. É o lar do maior animal da Terra

O maior animal do planeta Terra chama o Canadá de seu lar – pelo menos parte do tempo. As baleias azuis, que podem crescer até 27 metros de comprimento e pesar até 132 toneladas, são encontradas nas águas canadenses ao longo da costa leste do Canadá. As baleias azuis não são apenas as maiores criaturas do planeta, mas também as mais barulhentas. Elas são vistas com mais frequência no golfo St Lawrence e na costa da Nova Scotia e Newfoundland.

9. Possui um dos parques nacionais mais lindos do mundo

O Canadá possui 48 parques nacionais (e 265 provinciais em várias categorias). Há muitos outros países com mais parques nacionais do que o Canadá mas em várias pesquisas o Parque Nacional de Banff é considerado um dos mais lindos do mundo. E é realmente lindíssimo e imperdível.

10. Possui o seu Mar Morto

O Mar Morto no Oriente Médio é conhecido em todo o mundo por sua água flutuante – devido a alta concentração de sal, cerca de 31.5%, o que o torna mais denso. O Canadá possui um lago na província de Saskatchewan chamado Little Manitou Lake (de 13 quilômetros quadrados) que também possui concentrações altas de sal e você pode flutuar. O local fica a 120km de Saskatoon, maior cidade da província.

Espero que tenham gostado das curiosidades. A foto em destaque é nossa, da primeira vez que visitamos o Lake Louise em 2009 (sem câmera profissional e sem multidões).

1 comentário em “10 curiosidades que vão fazer você se apaixonar ainda mais pela natureza do Canadá”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *