Pular para o conteúdo

3 maneiras de curtir o Algonquin Park com crianças pequenas

Agora que estamos morando no “norte” e que já estamos com a casa um pouco mais organizada começamos a explorar e conhecer mais a região que moramos (obviamente seguindo todas as regras de segurança impostas pelo governo durante a pandemia). E eu nem acredito que agora podemos fazer um “bate-volta” para o Algonquin Park, que é o parque provincial Canadense mais antigo e um dos meus lugares favoritos de Ontario.

Se você acompanha meus textos há algum tempo sabe que já visitamos o parque várias vezes – clique aqui e leia os posts. Porém, nenhuma dessas vezes fomos com os meninos e a última vezes que visitamos o local foi a quase 10 anos atrás. Então, imaginem a nossa felicidade em poder pegar o carro, dirigir e logo estar neste local que traz tantas memórias boas para a gente – e morrendo de vontade de criar tantas outras.

Nós nem esperamos o verão chegar para esta primeira visita com os meninos. Na verdade, vimos a previsão do tempo e resolvemos simbolicamente ir no primeiro dia da primavera, que acabou sendo melhor do que esperávamos: dia quente (14C) e céu azul. Perfeito! E apesar de termos nos preocupado um pouco quando chegamos para comprar nosso passe anual do Ontario Parks porque achamos o estacionamento bem cheio – nós sempre compramos o passe de $99 que dá entrada para todos os parques durante um ano interno: vale MUITO a pena – o parque era enorme e não encontramos quase nenhum grupo enquanto fazíamos nossos passeios.

Segue abaixo 3 maneiras de curtir o parque com crianças pequenas, que foram as maneiras que nós fizemos para curtir este dia. Note que iremos voltar muitas e muitas e muitas vezes, então estas dicas certamente vão ficar mais elaboradas a medida que a gente for explorando o parque com os meninos.

Melhores trilhas para fazer com os pequenos

Eu AMO caminhar no mato e mesmo quando os meninos eram pequenos eu dava um jeito para fazer essas caminhadas com eles. Agora que eles estão maiores não é tão fácil, porque se eles estão cansados ou entediados é mais complicado de fazer o trajeto todo. Sempre que nós íamos para o Algonquin nós fazíamos a trilha Lookout de 1.9km, que é considerada moderada mas nunca tivemos problemas. Essa trilha demora 1h e no topo dela você tem uma vista LINDA de todo o parque. Desta vez – por causa da neve – eu queria algo simples e fiquei em dúvida entre duas trilhas que são indicadas para as crianças: Spruce Bog Boardwalk (1.5 km e considerada fácil) e a Algonquin Logging Museum Trail (1.3km e também considerada fácil). Ambas são feitas em 1h. Acabamos optando pela primeira porque a do museu está fechada durante todo o mês de março.

Eu nunca tinha feito essa trilha (Spruce Bog Boardwalk) e amei demais. Ela é toda acessível e há bancos no decorrer da trilha (tudo coberto pela neve). A vegetação muda de fechada para aberta e tudo é muito lindo. O que mais me impressionou foi a quantidade de passarinhos e como eles vinham facilmente na nossa mão. Os meninos AMARAM e não queriam ir embora.

Além dessas trilhas muitos indicam a Hardwood Lookout Trail (0.8km, moderada) para crianças um pouco maiores como uma maneira de começar a mostrar como o hiking pode ser realmente. Segundo relatos você demora com os pequenos 1.5h para terminar o trajeto e o caminho possui algumas partes mais difíceis mas tudo bem conservado, o que acaba sendo fácil para eles. No final da trilha há uma bela vista do Lago Smoke e das colinas ao redor.

Picnic e praia congelada

Água é uma coisa que não falta no Algonquin Park. O local possui mais de 1.500 lagos e 1.200 km de riachos. Nós paramos em uma das diversas praias do local – mais especificamente na beira do Lake of Two Rivers – para fazer um picnic e curtir a água congelada e a paisagem linda do local. Os meninos brincaram nas poças, caíram na água e se divertiram muito. Aliás, se vocês forem para a região com pequenos nesta época do ano levem 3 trocas de roupa porque a cada saída do carro vocês vão ter que trocar tudo. Eu levei 2 trocas e os meninos voltaram para casa de cueca no carro.

Outra área de picnic que é muito indicada para quem vai com criança é o Canisbay Lake Picnic Ground. Tem ainda a popular Tea Lake Dam Picnic Ground mas eu não acho que seja muito própria para os pequenos. Essa que fomos é perfeita por ter um estacionamento grande, praia larga e um gramado enorme para eles correrem. Ah, se você for em baixa temporada como nós vale levar toda a comida, porque praticamente tudo está fechado. E se vocês quiserem ter uma experiência gastronômica incrível dentro do parque nós indicamos o restaurante do Arowhon Pines: perfeito!

A vida selvagem

Eu era super orgulhosa em dizer que todas as vezes que eu tinha ido ao Algonquin Park eu tinha visto a vida selvagem – fêmea do moose (que não tem os chifres) para ser mais exata. Desta vez não vimos nenhum animal e acho que criamos uma super expectativa para os meninos, que foram falando de casa até lá sobre moose (mas não ficaram tristes porque os passarinhos roubaram a cena). Há também muitas placas que ajudam a aumentar esta expectativa. Fato é que na primavera é muito fácil ver estes animais, especialmente o moose que adora passear ao redor da rodovia que corta o parque. O Corredor da Rodovia 60 é um ótimo lugar se você quer ver animais, porque a maior parte da vida selvagem é vista ali. Início da manhã e final de tarde são mais indicados. Próxima vez tentaremos chegar ainda mais cedo.

Espero que tenham gostado das dicas. Nós passamos na frente do Visitor Centre mas não nos animamos em entrar porque queríamos evitar lugares fechados com os meninos, mas é um lugar incrível que vale a pena ser visitado em anos normais. Ali do lado fica a chamada Fire Tower Trail, que não sei porque tem o nome trail já que é um caminho de 200 metros para chegar na antiga torre de observação do fogo do parque, que tem uma vista linda da região.

Ah, e se conseguirem passem em Hunstville e explorem a linda região de Muskoka – tem algumas dicas aqui. Uma passada na sorveteria Kawartha Dairy é imperdível (ele tem drive thru, o que é perfeito em tempos de pandemia).

1 comentário em “3 maneiras de curtir o Algonquin Park com crianças pequenas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *