Pular para o conteúdo

Testando o primeiro serviço do Canadá de entrega de alimentos com embalagens reutilizáveis: Loop

Hoje eu vou trazer detalhes de um serviço que eu recentemente testei: Loop. Este é um sistema de entrega de alimentos criado pela empresa TerraCycle com o intuito de eliminar o número de lixo que acaba caindo em aterros e oceanos. Quando eu penso no planeta que eu quero que meus filhos (e os filhos deles) vivam, eu sei que são serviços como este que devem ser utilizados e é por isso que estou escrevendo este post hoje para vocês. E a foto acima dos meninos super felizes mostra que este motivo é mais do que suficiente, não é mesmo?

Loop é definido como uma nova maneira de comprar todos os seus produtos favoritos sem produzir muito lixo. A idéia é simples: você NÃO precisa da embalagem, mas do que está dentro, correto? Então várias pessoas podem utilizar a mesma embalagem, obviamente limpando e tomando importantes cuidados. Este serviço já foi implementado nos USA e Europa e chegou em Ontário no dia 1 de fevereiro de 2021.

Segue abaixo um resumo de como ele funciona, passo a passo:

  1. Você deve entrar no site do Loop e fazer suas compras aqui. Há 100 produtos para você escolher e de ótimas marcas como Haagen-Dazs, Hersheys, President’s Choise e Organic Meadow. Há também marcas pouco conhecidas mas que são bem a favor da natureza como Puretto e Noice.
  2. Quando você fizer suas compras você terá que fazer um depósito 100% reembolsável das embalagens, já que elas são emprestadas. Quando você devolver seus produtos o depósito será automaticamente devolvido para você.
  3. Vale falar aqui que não há mensalidade ou algo do tipo e você pode utilizar o serviço quantas vezes quiser.
  4. A entrega é gratuita para compras acima de $50.
  5. Os produtos são entregues em uma caixa – tote bag – também reutilizável (veja mais detalhes sobre ela aqui). Não há papelão, papel bolha ou qualquer coisa que seja descartada. O lacre que vem na caixa deve ser colocado dentro dela para que a empresa recicle. A tote bag foi feita para você receber e enviar seus produtos e é totalmente lavável.
  6. Depois que você utilizar todos os seus produtos você só precisa colocar eles lavados de volta na tote bag e marcar aqui para alguém pegar sua embalagem gratuitamente. Há ainda a opção de levar para um FedEx drop off point. O serviço está trabalhando para que as embalagens possam ser devolvidas em supermercados e restaurantes.
Esse é o lacre que vem na caixa quando você recebe. Como diz nele, você deve colocar o lacre cortado dentro da sacola para que eles reciclem. Olhem na foto abaixo o lacre novo que vem para você utilizar quando for enviar de volta os produtos.
Como disse para vocês, após ter consumido todos os produtos você marca da empresa vir pegar a caixa e utiliza o lacre para fechar. O cartão com seu endereço e o da empresa tem dois lados, então é só virar para o lado que diz: “entregue para a empresa” e pronto.
Os produtos vem assim dentro da caixa: todos com divisórias e uma espuma que será higienizada e reutilizada na próxima compra.

Obviamente – e especialmente nos tempos que estamos vivendo – a dúvida maior é sobre a limpeza das embalagens. E tudo está explicadinho aqui. Em resumo, há muitas regras, auditorias e leis que fazem com que esta limpeza seja feita de uma maneira segura.

Aqui estão alguns dos produtos que recebemos para testar esta experiência: suco, ketchup, molho de tomate, azeite, sabonete, dipping sauce, pasta de dente e desodorante.
Por mais que os produtos sejam de marcas conhecidas eles tem uma diferença: na embalagem há a indicação que o produto é do serviço Loop (na maioria das vezes está no rótulo). Eu achei isso ótimo porque até mudarmos nosso hábito esse detalhe nos faz lembrar que não podemos jogar a embalagem fora.

Vale falar que o Loop está apenas começando por aqui e eles pretendem expandir para outros locais no Canadá e também se associar ao Tim Hortons para que as pessoas utilizem copos reutilizáveis para seus cafés. Eu adorei a experiência e quero virar compradora assídua, porque acho que essa pequena mudança nos nossos hábitos pode fazer muita diferença lá no futuro.

1 comentário em “Testando o primeiro serviço do Canadá de entrega de alimentos com embalagens reutilizáveis: Loop”

  1. Nossa!! Que legal!!! Eu ja tinha ouvido falar e estava ansiosa pra vinda deles pro Canadá. Agora vejo a hora de chegarem em Quebec ?? Obrigada pelo post! Legal demais!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *