Pular para o conteúdo

Onde encontrar livros em Português vivendo no exterior?

Livros são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Mas você já parou para se perguntar quantos livros são suficientes? Essa foi a pergunta que ouvimos de um pai. A pergunta parece um pouco estranha, mas é uma dúvida legítima de muitos pais expatriados. Brasileiros que vivem fora do país possuem acesso limitado aos livros em Língua Portuguesa e sabem que seus filhos não encontram estes livros na escola local.

Como oferecer aos nossos filhos acesso a livros? E quantos livros são suficientes para estimular a Língua de Herança? Uma criança em idade escolar na Educação Infantil no Brasil, por exemplo, escuta em média uma história por dia, apenas na escola. Considerando um ano letivo típico de 200 dias, esta criança será exposta a 200 livros por ano, exclusivamente no ambiente escolar.

Mas será que nós, brasileiros vivendo mundo afora, precisamos ler este tanto de livros aos nossos filhos? Claro que não! A língua de herança deve ser sempre valorizada e cultivada, mas o aprendizado deve ser algo divertido e leve.

Qual é a sua expectativa de desenvolvimento linguístico do seu filho na língua de herança? É muito difícil querer comparar a fluência na Língua Portuguesa de nossos filhos com crianças nascidas e criadas no Brasil. Os desafios para fortalecer a fluência e o uso da Língua Portuguesa são muitos. Um brasileirinho nascido e criado no Brasil não tem uma linguagem desenvolta apenas porque vive no país, mas porque tem a oportunidade de engajar-se diariamente na escola e na comunidade em atividades que ampliam sua capacidade linguística oral e escrita.

O livro é sem dúvida um dos recursos principais de incentivo ao desenvolvimento da linguagem. A escola brasileira reconhece isso e nós também. Um livro apresenta cenários, vocabulários, narrativas e variações linguísticas que os pais sozinhos jamais poderiam apresentar à criança num contexto do cotidiano. Então, se você cria filhos fora do Brasil e gostaria de fortalecer o português como língua de herança, tenha certeza: cada livro que você lê para seu filho conta! CADA LIVRO QUE VOCÊ PUDER LER PARA SEU FILHO CONTA!

Mas, para além da quantidade, é preciso saber que a qualidade do livro importa muito mais. Por isso, reunimos aqui algumas dicas para as famílias brasileiras vivendo mundo afora sobre como encontrar livros de qualidade  em Português morando no exterior. Vamos lá?

1. Plataforma Digital Elefante Letrado

A plataforma oferece um acervo delicioso de livros nivelados em Língua Portuguesa. Os alunos e professores do Português Lúdico já usam e aprovam a plataforma. Você não precisa estar vinculado à uma escola para adquirir este recurso para o seu filho. Por uma anuidade justa, você consegue aderir ao plano família.

2. Livros da ABC Multicultural na Amazon

Uma editora multicultural e excepcional! Ela possui livros em Português através da Amazon e entregam nos mais variados países do mundo, incluindo Canadá, Estados Unidos, Austrália e muitos outros.

3. Livro “Ser Brasileiro é…”

Da autora Amarílis Pereira, o livro “Ser Brasileiro é…” é uma leitura que rende pano pra manga! A obra – com ilustrações incríveis – apresenta e até mesmo aproxima bebês, crianças e adolescentes da cultura, tradições e costumes brasileiros. É um livro que promove o diálogo em família, instiga a curiosidade e aborda nossa diversidade e regionalismos. O livro já é um favorito de muitas famílias expatriadas. Você encontra esse queridinho na Amazon Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, França, Portugal, Espanha, Austrália, Alemanha, Japão e outros. E mais: paga preço local e tem chance de frete grátis. Você pode comprar o livro na Amazon aqui.

4. Na sua biblioteca local

Talvez você nem imagine, mas é possível encontrar livros em Língua Portuguesa nas bibliotecas locais. Aqui em Toronto você encontra na Toronto Public Library. Nem sempre os livros estarão na biblioteca que você visitar, mas você pode pedir para reservar e ir buscar quando estiverem disponíveis. Você também pode fazer sua reserva online no site www.torontopubliclibrary.ca usando filtros por língua e idade. O ruim é que nem todos os livros possuem imagem das capas e às vezes é um tiro no escuro. No nosso perfil do Instagram @portuguesludico criamos um destaque para ajudar vocês a encontrarem alguns títulos interessantes para a criançada. Dá para clicar aqui e ver uma pesquisa já iniciada de livros em português para crianças. Se você não mora em Toronto, consulte a sua biblioteca local.

5. E-Books / Livros Digitais

Outra opção possível seria comprar livros digitais em português para ler com as crianças. Utilizando dispositivos como o Kindle, você consegue encontrar livros infantis em português. No entanto, sabemos que as lojas virtuais geralmente apresentam versões diferentes para cada país, com negociações de direitos autorais variando de região para região. Por vezes, é difícil encontrá-los da mesma maneira com que encontramos os conteúdos em inglês. Ao acessar a loja virtual do país em que mora para achar conteúdos em português, é preciso saber exatamente o que se está procurando, já que esses livros não vão estar aparentes. Apesar destes pormenores, este também é um caminho de acesso aos livros infantis em língua Portuguesa.

Para fechar esta reflexão, a resposta para nossa pergunta inicial pode ser resumida da seguinte maneira: Leia sempre mais um, livros nunca são demais! 

Este post é patrocinado. Por Camilla França, Juliana Braz, Priscilla Mury do Português Lúdico e colaboradores.

2 comentários em “Onde encontrar livros em Português vivendo no exterior?”

  1. Post incrível, super obrigada!
    Meus filhos amam livros e mesmo trazendo alguns do Brasil, para variar acabava escolhendo títulos em inglês para ler em português. Só que os livros estão ficando mais elaborados, o mais velho memoriza como eu conto e ja lê algumas palavras em inglês o que não está deixando minha tradução muito fácil, kkkk. E como não sabemos quando será possível viajar novamente essas dicas são perfeitas!
    Frequentamos muito a biblioteca de Toronto, e nunca passou pela minha cabeça checar se eles tinham livros em português, vou fazer pedidos com certeza!
    Beijos

  2. Oi.
    Posso divulgar meu livro para crianças, em português? Ele também está disponível na Amazon, em diversos países!
    O link é https://subscribepage.io/Yn3DbH
    “O sumiço do girino Rabicho é um livro de ficção infantil que apresenta um dos mais belos e fascinantes fenômenos naturais: a metamorfose dos anfíbios!
    Navegando pelas imagens, a criança mergulhará em uma história de suspense e busca, do começo ao fim.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *