Pular para o conteúdo

Chegou a hora de você agendar o camping de verão nos parques de Ontario

Sim, é muito louco pensar que no meio do inverno a gente tem que programar o verão. Mais louco ainda é pensar que daqui a alguns meses o frio vai embora e o calor chega para valer trazendo – esperamos – dias melhores, com menos restrições e a possibilidade da gente poder sair de casa e ter uma vida um pouco mais normal.

Na semana que passou recebi mensagens de alguns amigos perguntando se já estávamos programando nossos campings para o verão e ai eu lembrei que temos que planejar com uma certa antecedência, especialmente diante do que estamos vivendo. Ano passado a gente começou a acampar – leia aqui – e não havíamos planejado isso no inverno. Foi a pandemia que nos incentivou a fazer isso e neste verão queremos repetir a dose, mas desta vez com um certo planejamento já que ano passado tivemos dificuldade de encontrar vários lugares para ficar. Ainda, há muita incerteza sobre o verão e se poderemos viajar para fora do Canadá – e até se iremos querer viajar para fora do país. Então, acredito que teremos novamente um verão local e cheio de descobertas. Aliás, escrevi um post super completo com vários lugares lindos que visitamos no verão de 2020 (clique aqui para ler).

Por isso eu resolvi deixar aqui algumas dicas do que você pode fazer agora para se planejar para acampar no verão, especialmente em parques de Ontario (apesar que eu preciso dizer que nós acampamos muito mais nos campgrounds do KOA e adoramos as experiências).

Lembre que existem parques nacionais e provinciais

A primeira coisa que você tem que fazer é pesquisar os lugares que você quer visitar e saber se você terá que reservar seu espaço para acampar em um parque nacional ou provincial. Isso porque os parques são reservados em lugares diferentes e algumas vezes com regras diferentes. Por exemplo, Bruce Peninsula é um National Park e o Algonquin Park um Ontario Park. Sempre legal olhar e já fazer sua conta nos dois sites para garantir.

  • Para reservas nos Ontario Parks (+100 Parks) clique aqui
  • Para reservas nos National Parks (6 em Ontario) clique aqui

Faça sua pesquisa nos parques e campsites e escolha antes da data de “abrir” no site

Uma coisa super legal que o site do Ontario Parks possui é uma foto dos sites para acampar. Então acho super válido fazer uma pesquisa antes de dar os 5 meses e já escolher uns 3 sites que você curte. Cada um deles tem, além da foto, as suas características e também uma nota para a qualidade. Só clicar em “view more details” no site. Como eu escrevi antes, você pode reservar o site no mínimo 5 meses antes da data que você quer visitar e obviamente há finais de semana no verão que são movimentados. Então vale a pena olhar antes o local que você quer e se programar para conseguir o tão sonhado espaço. Vale falar que os sites estão abertos às 7am.

O Passe Anual

Para você visitar os parques daqui você precisa de uma permissão, que pode ser diária, anual ou sazonal. O valor de um dia para visitar um Ontario Park estava em torno de $15 e o passe anual custa $99 (veja todos os valores aqui). O valor do passe para os parques nacionais varia mas fica em torno de $16 por família por dia e $140 por família para o passe anual (veja mais sobre valores aqui). O que acontece é que quando você reserva o seu camping nos parques você NÃO precisa comprar o passe diário ou anual. Mas se você, assim como nós, gosta de fazer passeios de carro, vale muito a pena ter o passe e economizar. Agora que estamos nos mudando vamos morar perto de um parque e certamente iremos muitas vezes.

Diferentes hospedagens dentro dos parques

Você pode ver este post e pensar que ele não é válido para você porque você não curte acampar. Ele é sim válido porque em ambos os parques há outras opção de hospedagem, como cabins e tents. Vale falar que as cabins rústicas e as tents não possuem banheiro então você estará pagando mais caro mas não terá o banheiro (na minha opinião o banheiro é o “problema” do camping em si). Enfim, você pode escolher roofed accommodations no site do Ontario Parks ou ver todos os tipos de acomodações nos parques nacionais – são MUITOS – e decidir qual o melhor para você.

Qual parque escolher?

Essa pergunta é bem pessoal porque cada parque traz atrativos para pessoas diferentes. Eu, particularmente, gosto dos parques mais afastados e menos populares, especialmente se for acampar nos finais de semana – e diante da pandemia esse gosto de lugares menos lotados ficou ainda mais evidente.

O parque nacional mais movimentado é o Bruce Peninsula. Os parques de Ontario mais populares e movimentados são o Algonquin, Killbear, The Pinery, Sandbanks e Bon Echo. Destes, o único que ainda não visitamos foi o Bon Echo mas eu venho sonhando com esta visita desde 2017 (veja post aqui). No verão de 2021 eu estou programando conhecer lugares improváveis ou não tão populares e irei contar todos os detalhes para vocês. Já tivemos uma surpresa incrível quando visitamos alguns parques menos conhecidos no ano passado, como o Frontenac Provincial Park e o Charleston Lake Provincial Park, então estamos aqui fazendo nossa listinha, esperando as reservas abrirem e torcendo muito para termos um verão melhor.

Espero que tenham gostado da dica e me contem nos comentários se tiveram alguma dúvida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *