Pular para o conteúdo

10 verdades sobre o inverno do Canadá

Estamos no auge do inverno no Canadá – janeiro e fevereiro são os meses mais frios e nevados – e embora eu seja “time inverno” eu achei importante escrever este texto com algumas verdades sobre o inverno. Já adianto que o objetivo do texto não é desanimar vocês, então se quiserem ler sobre meu sentimento com a estação mais fria do ano eu sugiro este texto aqui.

1. A neve não é sempre branca: quando está nevando as ruas ficam branquinhas e tudo parece mágico. Mas depois de alguns minutos os carros começam a passar e a neve fica preta de sujeira, amarela de xixi e certamente você não vai querer colocar a mão nela ou sentar para bater as fotos. Nos parques ela fica mais branca por algum tempo, mas nas ruas movimentadas fica tudo melado. Falei mais neste texto aqui.

2. Depois da vigésima vez que a neve cai em um mesmo mês a empolgação muda: sim, amamos a primeira neve, torcemos por um Natal branco e corremos atrás de lugares com neve para brincar com os meninos, mas confesso que nem sempre a neve caindo é sinônimo de empolgação, especialmente nos últimos meses do inverno. Quando a neve cai em março ou abril a gente até se desanima e quer que a primavera e o calor cheguem rapidamente.

3. O tão temido céu azul: sim, AMO sol e neve e acho que é a paisagem mais linda para uma foto durante todo o ano aqui no Canadá. Mas devo confessar que sempre que o céu está azul eu já sei o que virá: um dia mais frio. Geralmente os dias de céu azul no inverno são os mais gelados e nem sempre dá para sair na rua.

4. A energia das crianças não consegue ser gasta: meus filhos tem 2 e 5 anos e são SUPER ativos. Nós saímos para passear com eles no frio, fazemos trilhas e colocamos eles para brincar na neve, mas parece que as horas que ficamos na rua não são suficientes para fazer eles gastarem todas as suas energias. Também não dá para ficar muitas horas na rua e no frio, então o jeito é ser criativo dentro de casa.

5. Dias curtos: no auge do inverno o sol nasce depois das 7am e escurece 5pm. Pode parecer somente um detalhe mas os dias curtos e de pouco sol afetam sim o nosso humor, especialmente nos primeiros anos (já que estamos acostumados com muito sol no Brasil). Eu falei um pouco sobre o famoso winter blues neste post aqui.

6. O efeito do aquecimento no seu corpo: não, não passamos frio dentro de casa. Pelo contrário: todas as casas no Canadá possuem um sistema de aquecimento que faz com que seja super quente em casa. Nas casas mais antigas não conseguimos nem controlar o calor que vem deste aquecimento e lembro de no nosso primeiro apartamento aqui ter que abrir um pouco a janela para não morrer de calor. A calefação deixa a pele super ressecada e o nariz sangrando muito, então você deve se preparar para isso (leia mais sobre o assunto aqui).

7. O caos no trânsito e o perigo de dirigir na neve: quando neva as estradas viram um caos, há muito trânsito e há muitos cuidados que você deve tomar para não se envolver em um acidente. Até hoje eu não curto dirigir na neve e sempre vou para o trabalho de transporte público quando está nevando. Porém, isso também é um problema enorme (veja ponto 8 abaixo).

8. Atrasos no TTC: junto com a notícia que a neve está caindo certamente você vai encontrar notícias de que o transporte público de Toronto está com atrasos. Sair de casa para trabalhar em dia de neve é o caos, de qualquer maneira. Esperar pelo metrô no frio das estações também não é muito agradável.

9. Usar a mesma roupa por 5 meses: o glamour do Canadá é algo engraçado de entender. Muita gente ama a idéia de morar em um país que tem neve e inverno por achar chique. Sim, é diferente e u particularmente gosto muito, mas não tem nada de chique, especialmente quando o assunto é se vestir. Em primeiro lugar um casaco bom é muito caro, então você vai ter 1-2 no máximo. E com isso vai usar o mesmo durante todos os meses de frio. Nada de sapatos bonitos, já que são as botas de neve quentinhas que irão te fazer suportar o frio e caminhar com segurança no gelo escorregadio. Dá sim para colocar uns acessórios legais, mas eu confesso para vocês que quando encontro uma luva e um gorro quentes eu uso eles direto, porque não curto passar frio.

10. Limpar a neve na frente da sua casa, todos os dias, múltiplas vezes por dia: é responsabilidade do morador da casa de limpar a calçada, para evitar que as pessoas que estejam passando caiam (ou até que elas possam transitar com carrinhos, cadeiras de roda e com segurança). Tem até uma lei na prefeitura e há multa para quem não fizer (leia mais aqui): você tem que limpar dentro de 12h da neve senão terá que pagar um pouco mais de $100 se for multado.

Espero que tenham gostado do texto e me contem se esqueci de algo nesta lista de verdades sobre a estação mais temida – e linda – do ano.

2 comentários em “10 verdades sobre o inverno do Canadá”

    1. Janeiro e fevereiro são os meses mais frios. Este ano estamos tendo um “calor” atípico.
      Os dois dígitos negativos sempre acontecem nesta época do ano e sempre vem para ficar por alguns dias… não sei ainda se virão.
      Está atípico! Aproveite! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *