Pular para o conteúdo

Cuidados com o frio extremo do Canadá

6on6logoRED

Primeiro post do projeto 6 on 6 Canada de 2021 e já temos novidade: a Thaís do blog Viajadora volta para o projeto. Veja abaixo o novo mapa de participantes e o link para acessar o blog dela. Esse post vem depois de comemorarmos 5 anos – leia aqui – de um projeto que segue firme e que tem o intuito de mostrar como brasileiros morando em regiões diferentes do Canadá tem muita coisa em comum e também muita diferença. O projeto é parte visual e isso deixa ele ainda mais especial de ser produzido.

O tema deste mês é cuidados com o frio e eu confesso que pesquisando aqui no blog eu achei posts com as dicas que irei dar para vocês, portanto vou falar um pouco neste post e redirecionar vocês a lerem mais detalhes em outros textos. Quando vim para o Canadá eu não tive medo do inverno, mas confesso que eu não sabia de todos os cuidados envolvidos. Tem muita coisa importante que temos que levar em consideração, que vai além de um bom casaco. Segue aqui minhas 6 dicas.

Olhe a previsão do tempo antes de sair de casa e entenda sobre os avisos meteorológicos associados ao frio extremo

DSC_4273

A primeira dica não poderia ser diferente: tenha um ótimo aplicativo de celular com a temperatura e olhe em detalhes a sensação térmica, a quantidade de neve que vai cair e os avisos meteorológicos. Muitas vezes você abrirá a janela do seu quarto e verá um dia de céu azul e sol. Não se engane: o frio pode ser perigoso. Abaixo vocês encontram dois posts sobre o assunto, sendo que no primeiro eu indico o aplicativo para checar a previsão do tempo que que eu uso há muitos anos e adoro.

Glossário: avisos meteorológicos no inverno

Os cuidados que você deve ter com o Extreme Cold Weather Alert em Toronto

Vista-se corretamente

Quando eu penso no cuidado número 1 que você tem que ter no inverno eu só lembro de “um bom casaco, uma boa calça, sapatos adequados e acessórios de frio de qualidade”. Se você não tiver uma roupa correta você não vai conseguir viver no inverno. Eu demorei MUITO para achar minha roupa ideal de inverno, porque no começo eu achava que qualquer coisa iria resolver. Eu sempre digo que quando você estiver planejando a sua viagem para o Canadá no frio você tem que incluir no seu orçamento um valor para as roupas de neve, porque se não investir em roupas de qualidade não conseguirá sair de casa e não irá curtir a viagem como deveria. Eu tenho vários posts com dicas do que usar no frio e irei colocar alguns deles abaixo.

Onde e quando comprar seu casaco de inverno em Toronto

Como se vestir no inverno Canadense

As camadas de roupas que você deve usar nos dias mais frios

Como se vestir para praticar ski ou snowboard

Como vestir seu cachorro para o frio

Como vestir as crianças no inverno canadense

Cuide da sua saúde mental

Comumente eu vejo pessoas usando a palavra depressão quando estão se referindo a um inverno ou frio rigoroso. E apesar da maioria destas pessoas usarem o termo de uma maneira geral esta depressão de inverno é considerada doença, tem nome e sobrenome e é super comum por aqui. Seasonal affective disorder (SAD) ou em português desordem afetiva sazonal é um conjunto de transtornos de humor que acontece durante uma determinada estação do ano, repetidamente, em pessoas que possui uma saúde mental normal durante a maior parte do ano. A SAD é chamada de winter blues e no post abaixo eu trago dicas de como fugir dela.

O que fazer para fugir da winter blues, a depressão de inverno

Cuide da sua pele

photo

Sempre que eu falo de cuidados da pele no inverno eu gosto de trazer essa foto da Sugar Beach cheia de neve, que eu bati quando estava grávida do Thomas. Isso porque a gente sempre tem vários cuidados com a pele no verão e acaba esquecendo do inverno, achando que por nossa pele estar por baixo de várias camadas não devemos nos cuidar. Isso é muito errado. Nop post abaixo eu trago todos os cuidados com a pele, incluindo passar cremes todos os dias e usar protetor solar quando sair para brincar na neve porque o sol reflete e queima muito.

Dicas de cuidados com a saúde nas 4 estações do ano no Canadá

Saia de casa

É engraçado pensar que um cuidado que você deve ter com o frio é exatamente “enfrentá-lo”. Se você ficar com medo do frio você não vai curtir a vida no Canadá, já que aqui temos frio na metade do ano. Minha dica é sempre encontrar um esporte ou atividade que você curta e tentar aprender, aventurar-se mesmo. E no caso das crianças você nem precisa se preocupar, porque elas AMAM neve e irão certamente te influenciar a sair e curtir o frio e a neve. Segue abaixo um texto do blog que traz uma lista com vários esportes e atividades de inverno que você pode fazer.

Checklist para estar pronto para o inverno

O melhor do inverno de Toronto

Os cuidados com seu carro no frio

As outras dicas são de cuidados com você, mas se pararmos para pensar uma outra dica importante é o cuidado com seu carro no frio e também entender como funciona dirigir na neve. Pneu de inverno é indispensável, olhar as placas da rua 1000X para ter certeza que você pode virar ou estacionar (porque as regras de permissão de estacionamento e outras mudam com as estações do ano), ter um kit para limpar os vidros se cair muita neve, trocar os líquidos do carro para os que não congelam e por ai vai. Eu não tenho post aqui no blog sobe o assunto mas quero pedir para fazer um vídeo no YouTube, já que é ele que entende disso.

Segue abaixo os participantes deste projeto que estarão postando em seus blogs hoje sobre o tema.

Embarque com a Pri (Priscila, Victoria)
Sala da Nanda (Nanda, Ottawa)
Mariana Day Blog (Mariana, Calgary)
Viajadora (Thais, New Westminster)
Vivendo em Hamilton (Reinaldo, Hamilton)

3 comentários em “Cuidados com o frio extremo do Canadá”

  1. Oi Gaby! Obrigada pelas boas vindas, tô muito feliz em voltar a fazer parte do projeto! 🙂
    Concordo totalmente com as dicas, principalmente a de encarar o frio e sair de casa – isso faz muita diferença pra eu passar o inverno bem e com a cabeça boa.
    Bjs!

  2. Nossa, vendo o seu post eu percebi que falei tanta coisa no meu blog, mas esqueci completamente de mencionar a importância de checar a temperatura sempre que for sair de casa. Parece uma coisa óbvia, mas eu mesmo já me esqueci completamente de olhar a previsão do tempo, e me arrependi demais depois. Fica mais fácil enfrentar o inverno quando seguimos os cuidados corretamente!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *