Pular para o conteúdo

Sobre ler para os meninos nos dias que antecedem o Natal

Assim que dezembro chega nós já mudamos os ares aqui em casa: colocamos decoração de Natal e começamos tradições para deixar essa data ainda mais especial para os meninos. Eu tenho muitas memórias lindas desta época do ano e quero que os meninos tenham elas também, especialmente neste louco ano de 2020.

Uma das coisas que eu mais gosto é ler e tento passar isso para os meninos. Eu acho que a leitura é uma maneira única de despertar a criatividade das crianças, ajudar na atenção e paciência, e também criar laços entre os pais e os pequenos durante aquele momento de troca tão especial. Nós lemos muito e uma das nossas tradições de Natal é ler um livro nas noites, perto da árvore de Natal.

A cada 5 dias eu deixo 2-3 livros embaixo dela e vamos trocando e relendo. Como o Thomas está aprendendo a ler eu gosto de repetir o mesmo livro algumas vezes. E no caso do Ian acho importante também repetir os livros, porque assim o vocabulário dele aumenta também. Fazemos o seguinte processo: eu leio com eles os livros e depois ele escolhem o favorito e passam as páginas sozinhos: às vezes eles leem sozinhos, as vezes o Thomas lê para o Ian, às vezes o Ian lê para o Thomas e outras vezes os dois brigam porque querem o mesmo.

Segue abaixo a lista dos 3 livros desta semana, que foram recebidos pela Raincoast Books, que é parceira aqui do blog e me manda vários livros diferentes sempre, que me ajuda a manter esse hábito. Para ver os posts antigos com dicas de livros da empresa aqui no blog clique aqui.

O primeiro livro que eu vou indicar é o 5 more sleeps ‘till Christmas do Jimmy Fallon (sim, o apresentador de TV). Ele já foi autor de três livros #New York Times bestseller e eu gosto muito dos livros dele para criança. Esse é muito lindo e perfeito para o Thomas, que está aprendendo os números. Os desenhos são bem coloridos e despertaram a atenção do Ian. Como o nome diz o livro mostra um menino fazendo uma contagem regressiva até o Natal. É um dos nossos favoritos aqui em casa!

O segundo livro que eu vou indicar neste post é o Little Red Sleigh, que eu confesso para vocês que achei que os meninos não iam gostar, por ter um texto longo em cada página. Para minha surpresa eles amaram e é o que o Ian sempre escolhe para “ler”. O livro conta a estória do pequeno trenó vermelho que queria ajuda o Papai Noel no Natal e faz uma viagem até o Pólo Norte. As ilustrações são lindas e parecem até um quadro. Esse livro me passa a idéia daqueles livros clássicos antigos e gosto muito de contar a história para os meninos porque tem o lado de superação e acreditar em você mesmo.

Esse livro é de um estilo de livro que eu amo: sem textos. Eu adoro criar estórias e pedir para os meninos imaginar o que está acontecendo através das imagens. No caso do Bye, Penguin! ele mostra um pinguim cujo bloco de gelo se desprendeu dos outros e ele foi explorar o mundo. A autora do livro é Seou Lee é super nova e resolveu virar autora depois de ser influenciada pelos livros que os pais tinham em seu daycare. Além de contar a história em si dá para tentar refletir sobre aquecimento global e discutir esse impacto com os pequenos.

Espero que tenham gostado das dicas e que vocês possam se inspirar a trazer a leitura para sua casa não só no Natal, mas todos os dias do ano. Vale citar que alguns links do post são patrocinados e comprando com eles você não paga nada a mais por isso mas me ajuda a manter os custos do blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *